Ordem cronológica oficial do MCU: filmes e séries Disney+ da Marvel

A fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) já começou! E com o lançamento de novas produções e o anúncio de que as séries Marvel-Disney Plus também são parte oficialmente do MCU, novas dúvidas sobre a cronologia surgiram. Onde os novos filmes se encaixam nessa linha do tempo? E as séries? Saiba a cronologia completa dos 4 filmes e 3 séries (até agora!) cânones do MCU no infográfico abaixo e entenda as conexões entre as produções logo abaixo.

ATENÇÃO: A parte em que explicamos a ligação entre os filmes e séries na cronologia contém SPOILERS dos filmes.

cronologia marvel

CONFIRA TAMBÉM

Descubra a ordem cronológica dos filmes da Marvel (sem séries)

Fase 4 da Marvel | Tudo sobre os filmes e séries (com datas de estreias atualizadas)

1. Capitão América: O Primeiro Vingador [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2011
Ano em que a história acontece: 1943 - 1945

O filme acompanha o início da trajetória de Steve Rogers como Capitão América. As cenas finais, contudo, se passam em 2011, após o herói passar 66 anos congelado.

Ligação com outros personagens e produções

  • Bucky Barnes: melhor amigo de Steve Rogers, Barnes se torna o Soldado Invernal no futuro. pode ser visto nos filmes Capitão América: o Soldado Invernal, Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato; e na série Falcão e o Soldado Invernal
  • Nick Fury: pode ser visto nas cenas finais do filme, e em todos os demais filmes dos Vingadores, Capitã Marvel, Capitão América: o Soldado Invernal e Homem Aranha: Longe de Casa.
  • Howard Stark: pai de Tony Stark, o Homem de Ferro. Steve o conhece ainda jovem

SAIBA MAIS SOBRE O CAPITÃO AMÉRICA

Conheça tudo sobre Steve Rogers, o nobre Capitão América!

2. Capitã Marvel [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 7 de Março de 2019
Ano em que a história acontece: 1995

Embora tenha sido lançado em 2019, á próximo à finalização da Saga do Infinito, Capitã Marvel se passa em 1995, e mostra como Carol Danvers se tornou a heroína que inspirou Nick Fury a criar a Iniciativa Vingadores.

Ligação com outros personagens e produções

  • Nick Fury: a Capitã Marvel foi a primeira pessoa com super poderes que Nick Fury conheceu, quando ainda era um jovem agente da S.H.I.E.L.D.. O personagem pode ser visto em Capitão América: O Primeiro Vingador, em todos os demais filmes dos Vingadores, em Capitão América: o Soldado Invernal, em Capitã Marvel e em Homem Aranha: Longe de Casa.
  • Monica Rambeau: a melhor amiga de Carol em 1995 era a piloto Maria Rambeau, mãe solo da jovem Monica, personagem que vemos ainda criança no filme. Monica retorna como adulta na série WandaVision
  • Skrulls e Krees: depois de Capitã Marvel, os Skrulls e os Kree já foram vistos em produções como Guardiões da Galáxia e a cena pós-crédito da série WandaVision. Os alienígenas devem aparecer novamente no segundo filme da Capitã Marvel, que se chamará The Marvels, e serão o foco da série Invasão Secreta

SAIBA MAIS SOBRE A CAPITÃ MARVEL

Capitã Marvel: conheça a história e os poderes da super-heroína

3. O Incrível Hulk [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2008
Ano em que a história acontece: 2005 - 2009

O filme narra o início da trajetória de Bruce Banner como Hulk, mostrando o momento em que o cientista se transformou. Mais para o final do filme, o período em que a história se passa é o mesmo que alguns dos acontecimentos do primeiro Homem de Ferro. Isso fica claro quando Tony Stark aparece na cena pós-créditos do longa.

Ligação com outros personagens e produções

  • Tony Stark: é o Homem de Ferro, na cena pós-créditos, que convida Banner a se juntar aos Vingadores

SAIBA MAIS SOBRE O HULK

Descubra a incrível história de Bruce Banner, o Hulk

4. Homem de Ferro [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2008
Ano em que a história acontece: 2009 - 2010

O filme mostra o momento em que Tony Stark se torna o Homem de Ferro, primeiro herói a ser convidado por Nick Fury para a iniciativa Vingadores. (A Capitã Marvel inspirou a criação do projeto, mas nunca recebeu um convite oficial de Fury. O Capitão América foi o segundo a ser convidado, após acordar em 2011).

Ligação com outros personagens e produções

  • Organização Dez Aneis: no início do filme, Tony Stark é sequestrado pela organização terrorista Dez Anéis. É para combatê-los que ele cria a primeira armadura do Homem de Ferro. Essa mesma organização reaparece em Homem-Formiga (2015) como um dos grupos que tentou comprar a PymTech de Darren Cross. O grupo também é foco da trama de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneis (2021).
  • Nick Fury: o diretor da S.H.I.E.L.D. aparece na cena pós-créditos convidando Stark para integrar a iniciativa Vingadores. Mas à frente, Fury seria visto nos demais filmes dos Vingadores, em Capitão América: O Soldado Invernal, Capitã Marvel e Homem Aranha: Longe de Casa.
  • J.A.R.V.I.S.: a inteligência artificial que Tony Stark cria vem a se tornar o herói Visão, visto em Vingadores: Era de Ultron, Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e na série WandaVision.

SAIBA MAIS SOBRE O HOMEM DE FERRO

Conheça tudo sobre o excêntrico Homem de Ferro!

5. Homem de Ferro 2 [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2010
Ano em que a história acontece: 2011

Tony Stark precisa enfrentar a pressão do governo americano para que entregue sua armadura, enquanto o cientista russo Ivan Vanko usa a mesma tecnologia para criar armas.

Ligação com outros personagens e produções

  • Viúva Negra: Natasha Romanoff é apresentada pela primeira vez neste filme. Um dos Vingadores originais, a Viúva Negra protagonizaria a seguir todos os filmes dos Vingadores, Capitão América: O Soldado Invernal, Capitão América: Guerra Civil e Viúva Negra.
  • Nick Fury: o diretor da S.H.I.E.L.D. aparece mais uma vez neste filme e apresenta a Viúva Negra ao Homem de Ferro. Fury é visto nos demais filmes dos Vingadores, em Capitão América: O Soldado Invernal , Capitã Marvel e Homem Aranha: Longe de Casa.
  • J.A.R.V.I.S.: a inteligência artificial reaparece neste filme apenas como a voz na armadura de Tony e m seu laboratório. J.A.R.V.I.S. se torna Visão em Vingadores: Era de Ultron, sendo visto também em Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e na série WandaVision.

6. Thor [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2011
Ano em que a história acontece: 2011

No mesmo ano em que os eventos de Homem de Ferro 2 se passavam, Thor chegava à Terra. O príncipe de Asgard tenta voltar a ser digno do Mjöllnir para impedir que seu irmão Loki tome o trono.

Ligação com outros personagens e produções

  • Loki: apresentando em Thor, o deus da trapaça foi o principal antagonista do primeiro filme dos Vingadores. Também fez parte do elenco principal de Thor: Mundo Sombrio e Thor: Ragnarok, está em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato e protagoniza a série Loki.
  • Jane Foster: grande amor de Thor, a cientista faz parte do elenco principal deste filme, pode ser vista em Thor: Mundo Sombrio e vai protagonizar o filme Thor: Amor e Trovão (2022). Neste quarto filme do personagem, Jane se tornará a Poderosa Thor, assumindo os poderes do deus do trovão quando Thor não é capaz.
  • Darcy Lewis: estagiária de Jane Foster, tem um papel secundário no filme. Contudo, a personagem retorna no filme Thor: O Mundo Sombrio e na série WandaVision com um pouco mais de destaque.

SAIBA MAIS SOBRE THOR

7 personagens que conseguiram erguer o martelo do Thor

7. Os Vingadores [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2012
Ano em que a história acontece: 2012

O filme reúne pela primeira vez o seis Vingadores originais: Homem de Ferro, Capitão América, Viúva Negra, Thor, Hulk e Gavião Arqueiro. O time precisa enfrentar a invasão de Loki à Terra.

Ligação com outros personagens e produções

  • Thanos: O titã é visto como aquele por trás da missão de Loki na Terra. Thanos foi o grande vilão da Saga do Infinito, sendo visto rapidamente em cenas pós-créditos de outros filmes, até aparecer de fato em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.
  • Gavião Arqueiro: Clint Barton é apresentado neste filme, mas ele já era amigo de longa data de Natasha Romanoff. O Gavião Arqueiro aparece em todos os filmes dos Vingadores da Saga do Infinito e protagoniza a série Gavião Arqueiro (2021), que vai apresentar a personagem Kate Bishop.

8. Homem de Ferro 3 [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2013
Ano em que a história acontece: 2012

Este filme trouxe o Homem de Ferro combatendo um falso Mandarim. Também foi a primeira produção na qual Pepper Potts assume a identidade heroica de Resgate, usando uma armadura similar à de Tony.

Ligação com outros personagens e produções

  • J.A.R.V.I.S.: a inteligência artificial segue acompanhando o Homem de Ferro, até que se torne o herói Visão em Vingadores: Era de Ultron, sendo visto também em Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e na série WandaVision.
  • Mandarim: embora este filme traga um falso Mandarim, o longa Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneis (2021) apresentará o verdadeiro Mandarim

9. Thor: O Mundo Sombrio [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2013
Ano em que a história acontece: 2013

A trama deste filme acontece pouco depois dos acontecimentos de Vingadores. Loki é condenado à prisão perpétua por Odin, por seus atos na Batalha de Nova York. Thor descobre que um poderoso elemento chamado Éter entrou em Jane Foster. Ele precisa salvá-la e combater o vilão Malekith.

Ligação com outros personagens e produções

  • Loki: mais uma vez Loki é parte do filme de Thor, ainda que dessa vez não como o principal antagonista. Depois deste filme, ele é visto em Thor: Ragnarok, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato e protagoniza a série Loki.
  • Jane Foster: a cientista tem um arco ainda mais importante neste filme, se tornando portadora de uma das Joias do Infinito involuntariamente. Jane vai protagonizar o filme Thor: Amor e Trovão (2022), no qual se tornará a Poderosa Thor
  • Darcy Lewis: mais uma vez no universo de Thor, depois deste filme Darcy pode ser vista na série WandaVision com um pouco mais de destaque.

SAIBA MAIS SOBRE A PODEROSA THOR

Mas afinal, o que a chegada da Poderosa Thor significa para o Thor?

10. Capitão América: O Soldado Invernal [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2014
Ano em que a história acontece: 2014

Dois anos apos a Batalha de Nova York, em Vingadores, Steve Rogers segue trabalhando na S.H.I.E.L.D. ao lado de Natasha Romanoff, a Viúva Negra, sob o comando de Nick Fury. Esta é a primeira produção a abordar a corrupção dentro da S.H.I.E.L.D., que vem sendo controlada pela temida organização Hidra. Neste contexto, Steve Rogers ainda descobre que seu melhor amigo Bucky Barnes está vivo, mas foi sofreu lavagem cerebral e foi transformado no Soldado Invernal.

Ligação com outros personagens e produções

  • Viúva Negra: Natasha Romanoff retorna lutando ao lado de Steve Rogers. Depois deste filme, ela protagoniza todas as produções dos Vingadores, Capitão América: Guerra Civil e Viúva Negra.
  • Bucky Barnes: Barnes retorna já como o Soldado Invernal, e tem importante papel nesta e em outras fases do MCU. Depois deste filme, é em Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato; e na série Falcão e o Soldado Invernal
  • Sam Wilson/Falcão: este filme apresentou Sam Wilson, o Falcão. O herói integra o time ainda em Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato. Protagoniza a série Falcão e o Soldado Invernal, e deve ter grande importância nas próximas fases do MCU
  • Sharon Carter: agente da S.H.I.E.L.D. e neta de Peggy Carter, Sharon é um personagem secundário neste filme, mas retorna na série Falcão e o Soldado Invernal, e deve ter destaque nas próximas fases do MCU
  • Nick Fury: o diretor da S.H.I.E.L.D. aparece neste filme em fuga. O criador da Iniciativa Vingadores aparece ainda nos demais filmes dos Vingadores, em Capitã Marvel e Homem Aranha: Longe de Casa.

SAIBA MAIS SOBRE O SOLDADO INVERNAL

Conheça a história do Soldado Invernal, o herói e vilão da Marvel

11. Guardiões da Galáxia [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2014
Ano em que a história acontece: 2014

O filme que apresentou os Guardiões da Galáxia ao MCU também foi a primeira produção a explicar a existência e a importância das Joias do Infinito. As joias já tinham sido vistas antes em filmes como Capitão América: O Primeiro Vingador (Joia do Espaço, no Tesseract), Vingadores (Joia da Mente, no cetro de Loki), Thor: Mundo Sombrio (Joia da Realidade, dentro de Jane Foster), entre outras produções pela quais as Joias foram passando. Guardiões da Galáxia revela a origem das Joias e apresenta a Joia do Espaço.

Ligação com outros personagens e produções

  • Krees: Ronan, que também aparece em Capitã Marvel, é apresentado neste filme
  • Thanos: vemos mais de Thanos neste filme e conhecemos suas duas filhas, Gamora e Nebulosa
  • Tropa Nova: o filme nos apresenta à Tropa Nova, uma polícia intergáctica liderada por Nova Prime, uma alienígena de Xandar. Futuramente, o MCU pode apresentar o herói Nova, que relação direta com a tropa

12. Guardiões da Galáxia Vol. 2 [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2017
Ano em que a história acontece: 2014

Seguindo os acontecimentos de guardiões da Galáxia, este segundo filme mostra Peter Quill conhecendo seu verdadeiro pai, o Celestial Ego. O grupo se une para combater Ego ao descobrir suas reais intenções.

Ligação com outros personagens e produções

  • Celestiais: Ego é um Celestial, seres responsáveis pela criação dos Eternos. O tema deve ser abordado mais amplamente no filme Eternos (2021), mas vale lembrar que Thanos também é um Eterno, embora tenha traços de deviantes
  • Mantis: este filme apresenta Mantis, uma alienígena empata que se une aos Guardiões da Galáxia. Além de aparecer em outros filmes, como Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, Mantis tem importantes arcos de história nos quadrinhos. Com a introdução de Kang na série Loki, há uma possibilidade de esses arcos serem abordados, embora nada esteja confirmado
  • Adam Warlock: o aguardado personagem foi apresentado na cena pós-créditos deste filme, mas ainda não voltou a ser abordado

SAIBA MAIS SOBRE OS GUARDIÕES DA GALÁXIA

5 curiosidades sobre Groot dos Guardiões da Galáxia que você não sabe

13. Vingadores: Era de Ultron [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2015
Ano em que a história acontece: 2015

Tony Stark e Bruce Banner secretamente dão vida a uma inteligência artificial que encontraram dentro do cetro de Loki. Ultron, como foi chamado, contudo toma como missão destruir a raça humana. Como resposta, a dupla se une novamente e traz J.A.R.V.I.S à vida, que assume o nome de Visão e luta ao lado dos Vingadores no combate a Ultron.

Ligação com outros personagens e produções

  • Visão: apresentado neste filme, Visão se torna parte dos Vingadores, aparecendo em filmes como Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita. Além disso, protagonizou a série WandaVision ao lado da Feiticeira Escarlate.
  • Wanda Maximoff: uma personagem de extrema importância para o MCU, Wanda foi apresentada neste filme e, desde então, lutou ao lado dos Vingadores. Além de integrar a equipe em filmes como Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, protagonizou a série WandaVision. A personagem também está confirmada para o segundo filme do Doutor Estranho, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

14. Homem-Formiga [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2015
Ano em que a história acontece: 2015

Este filme nos apresentou a duas gerações de Homem-Formiga: Hank Pym e Scoot Lang. Além disso, começou a introduzir as noções de Reino Quântico no MCU.

Ligação com outros personagens e produções

  • Hope van Dyne: filha de Hank Pym e de Janet van Dyne, a Vespa original, Hope vem a assumir o manto da heroína no filme Homem-Formiga e a Vespa, e aparece em Vingadores: Ultimato. A personagem retorna para o terceiro filme, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania
  • Cassie Lang: filha de Scott Lang, Cassie aparece neste filme ainda criança, mas já adolescente em Vingadores: Ultimato, após o salto temporal de cinco anos. Nos quadrinhos, Cassie assume a identidade heroica de Estatura e integra a equipe Jovens Vingadores, cujos personagem a Marvel já vem apresentando
  • Reino Quântico: além de ter relação com a viagem no tempo feita em Vingadores: Ultimato, o reino quântico deve ser significativo também na abordagem do multiverso

SAIBA MAIS SOBRE O HOMEM-FORMIGA

Conheça o Homem-Formiga, o pequeno grande herói da Marvel

15. Capitão América: Guerra Civil [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2016
Ano em que a história acontece: 2016

Após discordarem sobre o controle governamental que o Tratado de Sokovia propunha para os Vingadores, o time se separa em dois. O reaparecimento do Soldado Invernal e as tentativas de Steve de protegê-lo alimentam o conflito entre os heróis.

Ligação com outros personagens e produções

  • T-Challa/Pantera Negra: apresentado neste filme, o príncipe de Wakanda ganhou um filme próprio depois, e esteve em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato
  • Peter Parker/Homem-Aranha: também introduzido nesta produção, Peter Parker já protagonizou dois filmes próprios, esteve em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, protagoniza Homem-aranha: Sem Volta para Casa (2021) e será parte importante das novas fases do MCU

16. Pantera Negra [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2018
Ano em que a história acontece: 2016

Pantera Negra nos apresentou a Wakanda, nação africana secreta que avançou em termos de tecnologia como uso de Vibranium, e lar das Dora Milaje e do Pantera Negra. Com a trama acontecendo logo após os eventos de Capitão América: Guerra Civil, vemos o caminho de T-Challa para assumir o trono de Wakanda.

Ligação com outros personagens e produções

  • Dora Milaje: o exército de mulheres de Wakanda também apareceu em Vingadores: Guerra Infinita, Vingadores: Ultimato, na série Falcão e o Soldado Invernale retorna para o filme Pantera Negra: Wakanda Forever (2022)
  • Shuri: irmã de T-Challa, Shuri é uma importante cientista. Também apareceu em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato
  • Bucky Barnes/Soldado Invernal: Bucky busca ajuda em Wakanda para se livrar do controle mental da Hidra. Em recuperação, ele luta ao lado dos Vingadores em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, mas segue sua recuperação na série Falcão e o Soldado Invernal

SAIBA MAIS SOBRE PANTERA NEGRA

Descubra os mistérios de Wakanda, o reino do Pantera Negra

17. Homem-Aranha: De Volta ao Lar [Filme]

Homem-Aranha De Volta ao Lar

Ano de lançamento: 2017
Ano em que a história acontece: 2016

O primeiro filme do Homem-Aranha no MCU se passa pouco depois dos dos acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil, contando inclusive com cenas de quando o herói participou do conflito. O longa ainda teve a participação do Homem de Ferro.

Ligação com outros personagens e produções

  • Abutre: há rumores de que o vilão Abutre, apresentado neste filme, possa retornar na formação do Sexteto Sinistro

18. Viúva Negra [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: julho de 2021
Ano em que a história acontece: 2016

A trama deste filme se passa depois dos acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil e antes da trama de Vingadores: Guerra Infinita. Neste período, Natasha retorna ao leste europeu para tentar novamente derrubar a organização Sala Vermelha.

Ligação com outros personagens e produções

  • Yelena Belova: irmã de Natasha, Yelena também fez parte do programa Viúva Negra. A personagem com certeza será vista em outras produções do MCU. A cena pós-créditos do filme indica que ela pode ser vista já na série Gavião Arqueiro, enquanto conversa com a Condessa Valentina, apresentada na série Falcão e o Soldado Invernal
  • Guardião Vermelho: uma espécie de Capitão América da Rússia, o herói pode ser visto novamente
  • Treinador: vilão no filme da Viúva Negra, esse personagem parece caminhar para uma trajetória de redenção em produções futuras, como o Soldado Invernal

SAIBA MAIS SOBRE YELENA BELOVA

Quem é YELENA BELOVA e que história é essa de nova VIÚVA NEGRA?

19. Doutor Estranho [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2016
Ano em que a história acontece: 2016 a 2017

O filme acompanha a trajetória de Stephen Strange para se tornar o Doutor Estranho. A trama já introduziu um pouco da noção de outras dimensões. Desde então, o personagem já apareceu em filmes como Thor: Ragnarok, Vingadores: Infinita e Vingadores: Ultimato. O Doutor Estranho também já está confirmado para Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021), além de ganhar um segundo filme, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, em 2022.

Ligação com outros personagens e produções

  • Feiticeira Escarlate: embora não apareça neste primeiro filme, Wanda Maximoff está confirmada para Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022). Nos quadrinhos, Doutor Estranho é um dos personagens que ajuda a Feiticeira Escarlate a controlar seus poderes

20. Thor: Ragnarok [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2017
Ano em que a história acontece: 2017

Dois anos após a Batalha de Sokovia (Vingadores: Era de Ultron), Thor ainda está em busca das Joias do Infinito, mas precisa tentar impedir o Ragnarok em Asgard.

Ligação com outros personagens e produções

  • Loki: seguindo com seu jeito de anti-herói, Loki luta ao lado de Thor neste filme e em Vingadores: Guerra Infinita. Ainda pode ser visto em Vingadores: Ultimato e na série Loki
  • Doutor Estranho: em mais uma ligação entre os personagens do MCU, Thor pede ajuda a Stephen Strange para localizar Odin
  • Hulk: Thor encontra Hulk no planeta Sakaar, dois anos após tê-lo visto por último na Batalha de Sokovia.
  • Thanos: em uma cena no meio dos créditos do filme, Thor e Hulk encontram a nave espacial de Thanos. Os acontecimentos deste momento se ligam diretamente ao início de Vingadores: Guerra Infinita

21. Vingadores: Guerra Infinita [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2018
Ano em que a história acontece: 2018

Início da grande conclusão da Saga do Infinito, este filme reuniu quase todos os heróis apresentados no MCU até então. As consequências do sucesso de Thanos em dizimar metade do universo foram abordadas em várias das produções seguintes.

Ligação com outros personagens e produções

  • Feiticeira Escarlate: a morte de Visão foi um dos motivos para as ações de Wanda na série WandaVision
  • Monica e Maria Rambeau: na série WandaVision, vemos as consequências da Dizimação além dos Vingadores. Após desaparecer por 5 anos na dizimação, Monica retorna e descobre que sua mãe, Maria Rambeau, faleceu
  • Falcão: na série Falcão e o Soldado Invernal, que se passa depois de Vingadores: Ultimato, Sam Wilson/Falcão precisa lidar com problemas financeiros que são afetados pelo fato de ele ter ficado desaparecido por 5 anos
  • Apátridas: também na série Falcão e o Soldado Invernal, um grupo de rebeldes se uniu contra as medidas dos governos de diferentes países para ajudar aqueles que foram dizimados e retornaram, visto que as medidas expulsavam imigrantes e refugiados que construíram suas vidas em diferentes países após a dizimação

SAIBA MAIS SOBRE AS JOIAS DO INFINITO

Guia essencial de aficionado para as Joias do Infinito

22. Homem-Formiga e a Vespa [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 2018
Ano em que a história acontece: 2018 (filme termina na Dizimação de Thanos)

Homem-Formiga e a Vespa trouxe a explicação de porque o Homem-Formiga não estava em Vingadores: Guerra Infinita: as tramas se passam quase ao mesmo tempo. Além disso, Scott ainda seguia em seus últimos dias de prisão domiciliar por seus atos na Guerra Civil.

Ligação com outros personagens e produções

Vingadores: Ultimato: enquanto explorava o Reino Quântico, Scott Lang acaba preso quando Hope e seu pai são dizimados por Thanos. A experiência do Homem-Formiga neste momento tem ligação direta com a trama principal de Vingadores: Ultimato.

23. Vingadores: Ultimato [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 25 de Abril de 2019
Ano em que a história acontece: 22 dias após a Dizimação de Thanos, em 2018; e cinco anos depois, em 2023 (linha do tempo atual) e nas linhas do tempo alternativas de 2014, 2013, 2012 e 1970 (viagens no tempo).

O filme que concluiu a Saga do Infinito trouxe os Vingadores descobrindo uma forma de viajar no tempo, abordando ainda a criação de diferentes linhas do tempo. O final do longa marcou ainda a conclusão para importantes personagens e a batalha final contra Thanos.

Ligação com outros personagens e produções

  • Loki: Em uma das viagens no tempo, os Vingadores voltam à Batalha de Nova York, em 2012. Por um erro, o Loki de 2012 acaba pegando o Tesseract e se teletransportando para outro local. A série Loki aborda o que aconteceu ao personagem a partir deste momento.
  • Falcão e o Soldado Invernal: em uma da cenas finais, Steve Rogers repassa o manto do Capitão América para Sam Wilson. A série Falcão e o Soldado Invernal mostra Sam lidando com o peso da nova responsabilidade, e traz Bucky tentando lidar com a ausência de Steve

O QUE VOCÊ PRECISA LEMBRAR ANTES DE VER ULTIMATO

Saga do Infinito | Tudo que aconteceu antes de Vingadores: Ultimato

24. Loki [Série]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 11 de junho de 2021
Ano em que a história acontece: diferentes períodos temporais

A série solo de Loki começa a partir do momento que ele desaparece com o Tesseract em 2012, em uma das viagens no tempo que os Vingadores fazem em Vingadores: Ultimato. Esta é uma variante de Loki. Durante os episódios, ele descobre o que ele fez, as mortes que provocou e o que aconteceu com ele na linha do tempo original (Terra-616), mas também descobre a existência de outras variantes.

Como o personagem está na organização responsável por manter a integridade da linha do tempo sagrada, ele está em uma espécie de "limbo temporal", no qual pode ter acesso a quaisquer eras. Contudo, em termos de ordem cronológica, os eventos da série se passam depois do que acontece em Vingadores: Ultimato, confome já foi oficializado pela Disney e pela Marvel.

Ligação com outros personagens e produções

É difícil precisar em quais produções os acontecimentos de Loki terão influência, mas a probabilidade é de que seja em várias! A primeira temporada da série (com segunda temporada já confirmada) é concluída com a libertação da linha sagrada do tempo e um completo caos do multiverso, o que deve ser abordado em vários dos filmes e séries da fase 4 do MCU (e talvez da fase 5). Os filmes em que esta influência já está confirmada, até o momento, contudo, são:

  • Homem-Aranha: Sem Volta para Casa: o Doutor Estranho já está confirmado para o filme, que deve abordar vilões de diferentes universos devido aos eventos de Loki
  • Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: com a participação confirmada da Feiticeira Escarlate - e um título bem sugestivo - o filme com certeza terá sua temática em torno do multiverso
  • Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania: Kang, vilão apresentado na série, já está confirmado para este filme

Além disso, personagens como Kang e Kid Loki devem retornar em produções futuras. Ao que tudo indica, Kang, o Conquistador deve ser o grande vilão dessa fase do MCU. E podemos ainda ver algumas de suas variantes. Uma delas é o Rapaz de Ferro, que nos quadrinhos integra o grupo Jovens Vingadores ao lado do Kid Loki e dos seguintes personagens:

  • Wiccano e Célere (Tommy e Billy, filhos de Wanda, apresentados em WandaVision)
  • Estatura (Cassie Lang, filha do Homem-Formiga)
  • Kate Bishop (Gaviã Arqueira, será apresentada na série Gavião Arqueiro)
  • America Chavez (será apresentada em Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura)

SAIBA MAIS SOBRE LOKI

Loki | FINAL EXPLICADO e tudo sobre Kang, o Conquistador!

25. WandaVision [Série]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 15 de janeiro de 2021
Ano em que a história acontece: 2023

A trama de WandaVision se passa alguns dias após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato. Em meio ao luto de perder Visão, Wanda cria um mundo próprio, mas acaba descobrindo uma nova dimensão de seus poderes e as consequências de seus atos.

Ligação com outros personagens e produções

  • Monica Rambeau: apresentada em Capitã Marvel ainda criança, Monica Rambeau está de volta, agora adulta
  • Wiccano e Célere: filhos de Wanda, nos quadrinhos Tommy e Billy se tornam os heróis Wiccano e Célere, que integram o time Jovens Vingadores no futuro
  • Visão: a série traz uma possibilidade de ainda vermos Visão em produções Marvel
  • Agatha Harkness: a famosa bruxa e principal vilã da série ainda poderá ser vista no MCU
  • Invasão Secreta e The Marvels: a cena no meio dos créditos do último episódio da série mostra uma agente do governo revelando ser uma Skrull disfarçada e convidando Monica a se juntar a um amigo de sua mãe no espaço. Há referências, portanto, à futura série Invasão Secreta, que deve revelar que vários dos personagens que conhecemos são skrulls disfarçados. E há uma referência a The Marvels, segundo filme da Capitã Marvel que deve mostrar Monica, agora com poderes, se unindo a Carol
  • Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: Wanda já está confirmada para aparecer no filme

SAIBA MAIS SOBRE WANDAVISION

FINAL de WANDAVISION explicado, cenas pós-créditos e futuro do MCU!

26. Falcão e Soldado Invernal [Série]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 19 de março de 2021
Ano em que a história acontece: 2024

A trama de Falcão e Soldado Invernal se passa 6 meses após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato e aborda abertamente as consequências da dizimação de Thanos pelo mundo. A série ainda nos apresenta a importantes personagens que devemos ver no futuro no MCU, como o Agente Americano, John Walker. Nos episódios, vemos Sam lidando com a escolha de se tornar ou não o primeiro Capitão América negro. Lutando ao seu lado, Bucky ainda lida com os fantasmas do passado e a ausência de Steve.

Ligação com outros personagens e produções

  • Sharon Carter: uma cena pós-créditos mostra que Sharon Carter não estava realmente ao lado de Sam e Bucky. Ela se voltou contra os Vingadores? Ela é uma Skrull disfarçada? A personagem com certeza aparecerá novamente no futuro
  • Patriota: a série apresentou rapidamente o personagem Elijah Bradley, que se torna o herói Patriota. Ele é parte do time Jovens Vingadores ao lado de Wiccano e Célere (Tommy e Billy, filhos de Wanda, apresentados em WandaVision), Estatura (Cassie Lang, filha do Homem-Formiga), Kate Bishop (Gaviã Arqueira, será apresentada na série Gavião Arqueiro), America Chavez (será apresentada em Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura) e Kid Loki (apresentado em Loki)
  • Condessa de Fontaine: a misteriosa personagem é vista recrutando John Walker para seu próprio time de heróis. A personagem também aparece na cena pós-créditos de Viúva Negra, passando uma missão para Yelena Belova

SAIBA MAIS SOBRE A CONDESSA DE FONTAINE

Quem é a Condessa de Fontaine, de Falcão e o Soldado Invernal

27. Homem-Aranha: Longe de Casa [Filme]

cronologia marvel

Ano de lançamento: 5 de Julho de 2019
Ano em que a história acontece: 2024

Embora tenha sido a primeira produção lançada após Vingadores: Ultimato, Homem-Aranha: Longe de Casa se passa 8 meses após os acontecimentos do último filme dos Vingadores. Enquanto lida com a morte do Homem de Ferro e com o peso de sua responsabilidade, Peter acaba precisando salvar a Europa de um novo inimigo.

Ligação com outros personagens e produções

  • Mysterio: é bem provável que vejamos Mysterio mais vezes no MCU. Não só o vilão se revela vivo no final do filme, como ele também pode fazer parte de um provável e aguardado Sexteto Sinistro
  • Doutor Estranho: o personagem está confirmado no filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, fortalecendo a ideia de a trama deve abordar o multiverso

SAIBA MAIS SOBRE O UNIVERSO DO HOMEM-ARANHA

Ordem completa dos filmes do Homem-Aranha

Próximos filmes e séries

cronologia marvel

What If [série]
11 de agosto de 2021

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis [filme]
3 de setembro de 2021

Eternos [filme]
5 de novembro de 2021

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa [filme]
Ano de lançamento: 17 de dezembro de 2021

Ms. Marvel [série]
Final de 2021

Gavião Arqueiro [série]
Final de 2021

Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura [filme]
25 de março de 2022

Thor: Love and Thunder [filme]
6 de maio de 2022

Pantera Negra 2 [filme]
8 de julho de 2022

Atualizado em
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Cearense com muito orgulho, graduou-se em Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalha como repórter desde 2010, mas é nerd de carteirinha desde criança.