Tudo o que precisa saber sobre a pequena mas poderosa Vespa!

Nos quadrinhos dos Vingadores, a Vespa sempre foi um dos membros mais importantes da equipe original. Conhecida por sua inteligência, perspicácia e lealdade, a super-heroína acabou ganhando um lugar especial no coração dos fãs.

Conheça, então, tudo sobre a mulher-inseto mais determinada do universo Marvel!

Ela nunca escondeu sua verdadeira identidade

vespa

Geralmente, para sua própria segurança e de seus entes queridos, os super-heróis levam vidas duplas, utilizando identidades secretas para combater o crime. Porém, existem alguns personagens na história do universo Marvel que estão confiantes o suficiente para viver sem esse secretismo. Esses heróis incluem o Quarteto Fantástico, o Justiceiro, Doutor Estranho e a Vespa.

Janet é a filha do milionário Dr. Vernon van Dyne e, após seu pai ter sido assassinado por um extraterrestre, ela pediu ajuda a Hank Pym na procura de vingança. Foi assim que ele a nomeou a Vespa, lhe concedendo a possibilidade de fazer crescer asas e diminuir seu tamanho através das Partículas Pym. Desde aí, Janet tem mantido sua identidade pública, nunca escondendo quem ela realmente é.

Poderes de uma pequena lutadora

vespa

A transformação de Janet, com a ajuda das Partículas Pym, lhe concedeu vários poderes que a tornam uma oponente poderosa e temível.

  • Redução e aumento de tamanho: a Vespa consegue reduzir seu tamanho até às dimensões de um inseto. Isso faz com que sua força aumente, ao ponto de conseguir dobrar uma barra de aço. Além disso, Janet consegue aumentar seu tamanho significativamente através de uma aquisição rápida de massa corporal de uma fonte extradimensional. Este processo fortalece todos seus tecidos e lhe concede força sobre-humana. Apesar disso, Janet prefere lutar no seu tamanho minúsculo, aumentando suas dimensões apenas em casos de emergência.
  • Asas bio sintéticas: com esses implantes, a Vespa consegue voar a velocidades incríveis, o que ajuda a melhorar seus reflexos de forma a conseguir se esquivar da maioria dos ataques. Porém, as asas apenas são funcionais quando Janet atinge seu tamanho reduzido.
  • Ferrão de vespa: Janet consegue gerar poderosos ataques bioelétricos através de suas mãos. Estas explosões são tão fortes que até conseguem cortar estruturas de alta densidade.

Designer de moda e apresentadora de show

designer

Durante sua vida, Janet não se acomodou na fortuna da família e procurou ter sua própria carreira. Assim, a Vespa conseguiu se tornar em uma estilista de moda e apresentadora de TV ao mesmo tempo que combatia o crime. Janet frequentemente alterava seu uniforme e desenhou também o de muitos colegas, incluindo o da Mulher-Hulk e Homem Formiga.

Durante o arco Guerra Civil, a heroína criou um show chamado America’s Newest Superhero, em uma tentativa de apoiar a Lei de Registro de Super-Humanos.

Ela fundou e liderou os Vingadores

vingadores

O time original dos Vingadores apareceu pela primeira vez em 1963, em Vingadores #1. Aí, a Vespa e o Homem Formiga trabalhavam juntos e se juntaram a Thor, Hulk e Homem de Ferro para combater Loki. Foi após sua vitória que a super-heroína sugeriu a criação do grupo, com o nome de Vingadores.

Janet van Dyne acabou se tornando no membro mais importante da equipe, com seu pensamento crítico, intuição e inteligência. Ela continuou, durante os anos que se seguiram, como um dos membros mais ativos dos Vingadores, sendo uma das líderes mais duradouras, apenas ultrapassada pelo Capitão América.

A Vespa foi a primeira a reconhecer o Capitão América

cap

Foi também Janet van Dyne que recrutou um dos membros mais importantes da história dos Vingadores. Em Vingadores #4, Capitão América foi reintroduzido no universo Marvel, após ter ficado preso em um bloco de gelo, no oceano Atlântico.

Naquela época, em 1964, os Vingadores estavam lutando contra Namor, o Príncipe Submarino que, sem saber, quebrou o bloco de gelo contendo o Primeiro Vingador. Aí, ao passarem em seu submarino, Janet e os outros Vingadores resgataram e reviveram Steve Rogers, que acabou se juntando à equipe.

Acumulando posições

vespa

Janet se dedicou ao projeto Vingadores de corpo e alma, recrutando vários membros, criando poderosas ligações e ganhando o respeito da comunidade de super-heróis.

Além disso, durante sua carreira combatendo o crime, Janet se juntou a vários grupos afiliados aos Vingadores, incluindo os Vingadores da Costa Oeste, Poderosos Vingadores, Fabulosos Vingadores e até Senhoras Libertadoras.

Ela fez tudo para se casar

casamento

Hank Pym viveu assombrado por sua instabilidade mental, sofrendo vários esgotamentos que resultaram na formação de novas identidades secretas. Porém, Janet sempre esteve do seu lado durante todos esses anos. Mas, embora ela estivesse pronta para o casamento, Hank se sentia muito inseguro para assumir esse compromisso. A Vespa, no entanto, acabou se aproveitando da instabilidade mental do Homem-Formiga e conseguiu enganá-lo durante uma de suas crises.

No seguimento de um experimento fracassado, Hank inalou acidentalmente químicos que alteraram sua mente e o levaram a criar a identidade Jaqueta Amarela. Aí, o super-herói entrou na mansão dos Vingadores gritando ter assassinado Hank Pym e ordenando fazer parte da equipe, acabando por sequestrar a Vespa.

Quando o time ia salvá-la, Janet anunciou seu plano e o casamento ocorreu enquanto Pym ainda estaria confuso sobre sua verdadeira identidade. Ao finalmente retomar o controle de sua mente, Janet se sentiu culpada por tê-lo enganado, mas nunca deixou de o relembrar que o casamento seria legal e por isso Pym teria que o aceitar.

Janet, a Vespa de tamanho humano

gigante

Através das Partículas Pym injetadas em seu corpo, a Vespa consegue diminuir seu tamanho e voar com suas asas bio sintéticas como um verdadeiro inseto. E, embora suas habilidades também a permitam aumentar exponencialmente seu tamanho, ela prefere lutar como um ser minúsculo. Porém, suas habilidades de transformação sofreram um acidente, quando Hank a transformou em uma vespa de tamanho humano.

Após Janet ter ficado gravemente ferida lutando com Homem de Ferro, Hank fez de tudo para cuidar de seus ferimentos e, ao o fazer, a envolveu em um casulo. Ao acordar, Janet descobriu que havia sofrido uma mutação e se tornado em uma vespa de tamanho humano. Neste novo corpo ela se sentiu rejuvenescida e continuou lutando como uma Vingadora, até que Franklin Richards a ajudou a voltar à sua forma original.

Cara metade de Ultron

Ultron

Eventualmente, Janet acabou terminando a sua relação tumultuosa com Hank Pym, após anos de instabilidade mental. Aí, ela se envolveu com vários outros super-heróis, incluindo Tony Stark e Gavião Arqueiro. Porém, sua relação mais estranha foi com Ultron.

Nos quadrinhos, foi Hank Pym quem criou Ultron e este, sendo o único de sua espécie, desejava companheirismo. Então, o robô criou uma namorada, Jocasta e transferiu a mente de Janet para o novo corpo metálico. Porém, Jocasta ao ganhar as emoções de Janet percebeu que ela acabaria por morrer e, se sentindo culpada, pediu ajuda aos restantes Vingadores para restaurar a heroína ao seu corpo original.

Usada como uma bomba viva

bomba

Durante o arco Invasão Secreta, os Vingadores tiveram que derrotar os Skulls para os impedirem de dominar a Terra. Enquanto a guerra decorria, os extraterrestres elaboraram um plano em que a Vespa se tornou em uma bio-bomba.

Ao a ver crescer exponencialmente, emitindo energia mortal de seu corpo, Thor a sacrificou usando Mjolnir para a teletransportar para longe. Janet foi dada como desaparecida e declarada morta.

Hank Pym se tornou a Vespa

hank

Hank Pym ficou completamente devastado com a morte de sua ex-mulher e a forma que ele encontrou para homenagear seu legado foi tomar ele próprio a identidade de Vespa. Pym utilizou o uniforme de Janet e insistiu ser tratado como Vespa, criando uma nova versão dos Poderosos Vingadores.

Durante esse renascimento do personagem, ele serviu como líder da equipe com sucesso. Mais tarde, porém, ele deixou essa identidade para retornar à sua persona original, o Homem Gigante.