Conheça o Homem-Formiga, o pequeno grande herói da Marvel

O Homem Formiga é um dos mais icônicos personagens da Marvel. No entanto, ele somente ganhou o estrelato após a sua inclusão no Universo Cinematográfico da editora, em 2015.

Curiosamente, a Marvel não optou por Hank Pym, a versão original do herói, para a sua versão cinematográfica. Em vez disso, eles preferiram escolher Scott Lang, o segundo homem a vestir o manto do Homem-Formiga nas HQs.

Criado pelo roteirista David Michelinie e pelo roteirista e ilustrador John Byrne, o Homem-Formiga de Scott Lang chegou pela primeira vez aos quadrinhos no ano de 1979, em uma edição das HQs dos Vingadores. A partir desse momento Scott Lang apareceu em mais de 600 edições diferentes!

O bandido com bom coração

scott-lang-marvel

Scott Lang nunca foi um cara com muita sorte. Apesar de ter um talento fora do normal para a engenharia eletrônica, ele acabou por se transformar num ladrão com o objetivo de conseguir ter rendimentos suficientes para manter a sua família.

Contudo, Scott Lang demonstrou que não era um bandido muito talentoso, tendo sido capturado pela polícia logo no seu primeiro assalto. Apesar de ter sido enviado para a prisão, ele não cumpriu a totalidade da pena, sendo assim libertado por bom comportamento.

Depois disso ele voltou a trabalhar como engenheiro eletrônico para as empresas Stark numa tentativa de voltar a colocar a sua vida num rumo positivo. Porém, algo aconteceu que viria a mudar a vida de Scott para sempre.

Um herói emerge de forma imprevisível!

hank-pym-marvel

Pouco tempo depois de ter começado a trabalhar para as empresas Stark, Scott descobre que a sua filha Cassie tem uma doença muito grave no coração.

Como é óbvio, Scott estava disposto a fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para salvar a sua filha, tendo procurado a brilhante microcirurgiã Dr.ª Erica Sondheim.

Mas as coisas se complicaram, assim que ele descobriu que a Dr.ª Sondheim tinha sido raptada pelo mutante Darren Cross. Para conseguir resgatar a talentosa cirurgiã, Scott decidiu roubar o uniforme do Homem-Formiga a Hank Pym. Com a ajuda do traje e dos seus poderes, ele foi capaz de salvar a Dr.ª Sondheim e de derrotar Darren Cross.

A bênção de Hank Pym

scott-hank-ant

Depois de ter roubado o traje de Hank Pym, Scott estava preparado para voltar à prisão pelo delito que havia cometido. Contudo, Hank Pym ficou impressionado pela bravura de Scott, e viu potencial nele para se tornar um herói.

Foi a partir desse momento que Hank Pym autorizou que Scott utilizasse o uniforme do Homem-Formiga, adotando desta forma a identidade do super-herói.

Felizmente, a Dr.ª Erica Sondheim foi ainda capaz de tratar a pequena Cassie, contudo Scott acabou por perder a custódia de Cassie, que passou a viver com a sua mãe.

Homem-Formiga, o Vingador!

hank-avengers

Scott passou a dividir o seu tempo em três diferentes áreas. Ele continuava trabalhando como engenheiro eletrônico, mantinha o seu papel de pai junto da pequena Cassie e ainda lutava contra o crime utilizando a identidade do Homem-Formiga.

Durante os seus primeiros tempos como super-herói, Scott contou com a ajuda de diversos personagens da Marvel nas suas missões. Para além disso ele também enfrentou vários vilões, sendo que inicialmente o mercenário Treinador era uma figura recorrente nos quadrinhos do Homem-Formiga.

Foi depois de os Vingadores terem conseguido derrotar o vilão com a sua ajuda, que Scott ganhou o respeito por parte do time de super-heróis, sendo convidado mais tarde para integrar a equipe.

O quinto elemento do Quarteto Fantástico

ant-man-four

Mas os Vingadores não foi o único time em que Scott Lang alinhou. Depois do misterioso desaparecimento do Senhor Fantástico, Scott foi recrutado pelos restantes membros do Quarteto Fantástico para o substituir como especialista de eletrônica e tecnologia.

O Homem-Formiga provou ser uma excelente adição para o time, tendo ajudado a equipe em várias missões enfrentando inúmeros vilões.

O seu excelente desempenho na equipe fez com que Scott ganhasse uma nova confiança em si mesmo. Assim que o Senhor Fantástico voltou para o time, Scott decidiu abandonar o grupo de super-heróis. No entanto ele o fez com um sentimento de missão cumprida.

Muito mais que uma questão de tamanho

ant-man-flying

Muitas vezes a galera pensa (erradamente) que os poderes do Homem-Formiga se centram apenas na manipulação do tamanho do seu corpo, no entanto o herói tem muitas outras habilidades.

Para além de conseguir ficar do tamanho do inseto ou da altura de um gigante, o Homem-Formiga consegue controlar vários tipos de insetos e voar através do propulsor a jato que ele tem no seu uniforme.

Ele também é capaz de atacar com bastante eficácia. O traje do Homem-Formiga tem duas manoplas que podem disparar rajadas de energia bioelétrica.

Apesar de ter sido um superpoder momentâneo, o Homem-Formiga numa série de HQs era capaz de controlar fogo apenas com as suas ondas cerebrais!

Esperamos que com este artigo você tenha descoberto um pouco mais da história de Scott Lang, o Homem-Formiga do Universo Cinematográfico Marvel!