As 10 frases mais marcantes do universo Marvel

Essa é a lista das 10 frases mais icônicas dos super-heróis e super-vilões do universo Marvel! Aquelas que nos arrancaram risadas, nos prepararam para a ação ou nos fizeram refletir sobre os personagens e suas histórias.

10. Luke Cage: “Cacetada!”

Luke Cage

A tradução brasileira foi muito criativa com o bordão original, que era um bem mais leve “Sweet Christmas!”. O original é próximo da expressão popular americana “Sweet Jesus!” mas a avó religiosa de Cage não deixava ele usar o santo nome em vão.

Os fãs do herói tiveram seus pedidos ouvidos quando Luke disse o bordão em sua série solo, depois de já ter feito o mesmo em Jessica Jones.

9. Fera: “Ai minha Santa Aquerupita!”

Fera

Outro caso bem engraçado de uma tradução completamente diferente é o da Fera e sua famosa “Ai minha Santa Aquerupita!”. No original, o mutante dizia “Oh, my stars and garters!” e sua tradução literal é próximo de “oh, minhas estrelas e ligas!”. Curiosamente é uma expressão inglesa muito antiga e sempre foi usada para situações de surpresa ou espanto, como Fera usa.

8. Professor Xavier: “Vinde a mim, meus X-Men!”

Professor Xavier

Uma tradução bem certeira do original “To me, my X-Men!” pelo mutante mais poderoso da Terra. Essa frase era muito usada pelo Professor X quando chamava por seus queridos alunos através de seus poderes telepáticos. Até Scott Summers, o Ciclope, já usou essa frase quando assumiu a liderança da equipe de mutantes.

7. Tocha Humana: “Em chamas!”

Tocha Humana

O personagem flamejante do Quarteto Fantástico tem nesse bordão sua chamada para a ação. Quando Johnny Storm faz seu corpo pegar fogo e se transformar no Tocha Humana, ele grita “Em chamas!” vindo do original inglês “Flame on!”.

6. Coisa: “Tá na hora do pau!”

Coisa

O grito de guerra de Coisa quando está prestes a entrar numa luta é uma das maiores marcas do personagem. O elemento rochoso do Quarteto Fantástico diz, no original, “It’s clobberin’ time!” que significa algo como é hora do espancamento. A frase brasileira é apropriada e cômica ao mesmo tempo.

5. Wolverine: “Sou o melhor no que faço, mas o que eu faço não é o melhor”

Wolverine

Essa frase é marcante de Wolverine, e pode-se dizer que ela define a personalidade dele de forma perfeita. Wolverine sabe do que é capaz e não tem receio de mostrar suas habilidades na hora certa. O original é um pouco diferente – "I'm the best there is at what I do, but what I do best isn’t very nice” – mas a tradução mantém a essência da frase inglesa.

4. Capitão América: "Avante, Vingadores!"

Os Vingadores

A união faz a força e esse grito de guerra é o grito de união dos Vingadores. Sob essa convocação, os super-heróis se unem e enfrentam em conjunto os vilões que não conseguem derrotar de forma individual. “Avengers, assemble!” é a frase original que surgiu pela primeira vez pela voz de Capitão América em 1965.

3. Rei do Crime: “Um homem sem esperança é um homem sem medo.”

O Rei do Crime

Wilson Fisk, o Rei do Crime, diz essa frase marcante em A Queda de Mordock, aquela que é considerada a melhor história do Demolidor. Fisk compreende tarde demais que ao procurar destruir a vida do Demolidor, transformou Matt Murdock em alguém sem nada a perder, disposto a tudo para se vingar e sem medo algum. Essa foi uma tradução literal do clássico “A man without hope is a man without fear”.

2. Hulk: "Hulk esmaga!"

Hulk

Hulk é conhecido por sua brutalidade cega e seus instintos destrutivos. Então é esperado que seu bordão seja perfeito para seus ataques primitivos. De forma direta e simples, a frase demonstra aquilo em que Bruce Banner se transforma. O original “Hulk smash!” faz já parte da cultura pop, tendo sido alvo de sátiras divertidas em vários lugares.

1. Homem-Aranha: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades."

Homem-Aranha

Tente pensar em frases icônicas da Marvel ou de Stan Lee e verá o quão rápido surge essa frase marcante dos quadrinhos. O original – “With great power, comes great responsibility” – se tornou o lema da vida de Peter Parker.

Embora essa seja uma frase indissociável do Homem-Aranha, a verdade é que ela se aplica a todos que vestem a pele de super-heróis. Talvez por isso mesmo tenha se tornado memorável dentro e fora do mundo das HQs, servindo como um lema para todos nós.