Ordem cronológica dos filmes do universo de Harry Potter

Desde que o primeiro livro da Saga Harry Potter foi publicado, lá em 1997, a série de livros se tornou um fenômeno de sucesso por todo o mundo, já tendo ganho tradução em mais de 80 idiomas. E esse "boom" só aumentou com os filmes, com a primeira adaptação chegando aos cinemas em 2001.

Uma das "expansões" desse universo foi a nova franquia de filmes Animais Fantásticos. E agora temos duas possíveis ordens para assistir aos filmes, a ordem de lançamento e a cronológica. E é esta segunda que você confere agora!

harry potter cronologia

1. Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016)

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Apesar de ter sido lançado após todos os filmes de Harry Potter, Animais Fantásticos e Onde Habitam é o primeiro nesta linha cronológica. A história do lufano Newt Scamander, autor de um dos livros que Harry estuda em Hogwarts, se inicia lá em 1926, cerca de 70 anos antes das histórias do bruxo da Grifinória.

Embora tenha entrado em território americano para devolver algumas criaturas mágicas a seus habitats, Newt Scamander acaba se envolvendo em diferentes confusões ao deixar alguns animais escaparem de sua mala e até envolver um trouxa/no-maj nisso.

Mas este será o menor dos problemas que Newt terá. O jovem acaba se envolvendo no combate a um dos mais perigosos bruxos das trevas, em ascensão naquele período: Gellert Grindelwald. O filme ainda aborda o preconceito com os bruxos, traz algumas informações da escola americana de bruxaria e nos apresenta incríveis criaturas mágicas.

2. Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018)

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindewald

A trama de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald se passa em 1927, cerca de um ano depois dos acontecimentos do primeiro filme. Gellert Grindelwald foge da custódia da MACUSA e volta a reunir seguidores para seu projeto de supremacia bruxa, com a purificação da raça bruxa e a dominação o mundo sob os no-maj.

Newt precisa retornar aos Estados Unidos para tentar impedir o avanço de Grindelwald. E dessa vez, ele é recrutado por ninguém menos que Alvo Dumbledore. Sim, o longa trouxe uma versão mais jovem do diretor de Hogwarts, que na época ocupava o cargo de professor de Transfiguração.

O longa ainda explorou alguns outros sobrenomes conhecidos da franquia original, como os Lestrange, e mexeu ainda mais com o misterioso passado de Dumbledore.

3. Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

harry potter ordem cronológica

O primeiro filme da saga original mostra o pequeno Harry descobrindo que é um bruxo aos 11 anos. Depois de anos sofrendo os maus tratos de seus tios, ele descobre a verdade sobre a morte de seus pais e sobre os estranhos eventos que aconteciam ao seu redor.

Na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Harry precisa lidar com sua recém descoberta fama, por ter sido a única pessoa que sobreviveu ao ataque do temido Voldemort, que desapareceu após tentar matar Harry quando ele tinha apenas um ano. Mas o menino também precisa aprender diferentes novas habilidades em aulas como Feitiços, Poções, Transfiguração, Herbologia, entre outras.

Embora o filme tenha chegado aos cinemas em 2001, a trama se passa entre 1991 e 1992. Ao lado de seus amigos, Ron e Hermione, Harry precisará enfrentar desafios ainda maiores que o esperado, quando eles descobrem que Voldemort pode estar tentando retornar usando a mítica Pedra Filosofal.

4. Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

harry potter ordem cronológica

Entre 1992 e 1993, Harry Potter cursou seu segundo ano em Hogwarts, e ele não foi exatamente mais tranquilo que o primeiro. Alertado pelo elfo doméstico Dobby que um grande perigo atingiria a escola neste ano, Harry logo confirma o aviso do elfo, ao descobrir que alguns alunos estão sendo misteriosamente petrificados.

Além disso, de alguma forma um diário em branco, que pertenceu a um tal de Tom Riddle, foi parar em suas coisas. Quando ele tenta escrever no livro pela primeira vez, suas palavras desaparecem, como se houvessem sido engolidas pelas páginas, mas uma resposta aparece logo em seguida. Além do diário que conversa, Harry ainda precisa lidar com um vaidoso novo professor de Defesa Contra As Artes das Trevas, mais famoso do que competente.

Quando mais alunos são petrificados e mensagens nas paredes afirmam que a Câmara Secreta foi reaberta pelo herdeiro de Slytherin, os alunos e os professores precisam admitir que a existência da câmara não é apenas uma lenda. E é na tentativa de salvar seus amigos e parar o monstro da câmara que Harry vai descobrir mais sobre o passado de alguns ex-alunos de Hogwarts e uma inesperada ligação com o perigoso herdeiro de Slytherin.

5. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

harry potter ordem cronológica

Em seu terceiro ano, entre 1993 e 1994, Harry precisa lidar com um novo perigo. O temido assassino Sirius Black fugiu da prisão bruxa Askaban, após 12 anos encarcerado. Além de ser considerado quase impossível fugir de Askaban, testemunhas diziam que Black repetia o nome de Harry enquanto dormia.

Para proteger a escola, a prisão enviou seus tenebrosos guardas, criaturas que sugam energias boas conhecidas como dementadores. Sua presença, contudo, apenas abalou mais Harry, cujos grandes traumas do passado fazem com que ele seja mais afetado pelos dementadores que os demais.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban trouxe uma estética e um tom diferente dos dois primeiros filmes, com uma bem vinda maturidade proporcionada pela direção de Alfonso Cuarón. Os dois primeiros longas tinham um clima mais jovial (e apropriado para o início da saga) assinado pelo diretor Chris Columbus.

6. Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

harry potter ordem cronológica

Durante o quarto ano de escola de Harry, Ron e Hermione, entre 1994 e 1995, Hogwarts sedia uma das maiores competições bruxas, o Torneio Tribruxo. Recebendo alunos de outras duas escolas de magia da Europa, Beauxbatons e Durmstrang, a escola sede sorteará os participantes com o auxílio do Cálice e Fogo, onde apenas estudantes acima dos 16 anos podem depositar seus nomes para serem selecionados. Contudo, misteriosamente, o nome de Harry está entre os escolhidos sem que ele tenha sequer se candidatado.

Agora Harry precisa de toda a ajuda possível para se preparar para as difíceis provas do torneio, enquanto tenta descobrir o que há por trás de tudo isso. Um novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Olho Tonto Moody, é um tanto quanto peculiar, mas parece gostar de Harry e dá boas aulas, tendo demonstrado inclusive quais são as Três Maldições Imperdoáveis.

Harry ainda precisa lidar com os ciúmes de ver seu primeiro interesse romântico com outra pessoa. Além disso, uma fofoqueira repórter começa a cobrir o evento e a inventar mentiras sobre os participantes. Mas o final do torneio pode guardar bem mais surpresas do que Harry poderia esperar.

7. Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Os desafios só aumentam conforme Harry e seus amigos iniciam seu quinto ano escolar em Hogwarts, entre 1995 e 1996. O Ministro da Magia, Cornelio Fudge, não acredita no retorno de Voldemort e acha que Dumbledore está inventando isso para causar pânico na população e tomar seu cargo como ministro.

Para evitar que Dumbledore crie um exército seu, o ministro exige que a próxima professora de Defesa Contra as Artes das Trevas seja Dolores Umbridge, uma funcionária sádica do Ministério que fará de tudo para impedir o aprendizado dos estudantes.

Em contrapartida, os membros da organização Ordem da Fênix voltaram a se reunir secretamente, para organizar o novo combate a Voldemort, entre eles estão toda a família de Ron e Sirius Black, pdrinho de Harry. Frustrados com as medidas de Umbridge, Harry, Ron e Hermione fundam a Armada de Dumbledore, um grupo secreto no qual Harry dá aulas de feitiços para outros estudantes. Mas o Lorde das Trevas está de volta. E ele fará de tudo para atrair Harry em sua direção.

8. Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Entre 1996 e 1997, Harry viveu o que seria o ano mais desafiante de sua passagem escolar por Hogwarts. O Lorde das Trevas segue se fortalecendo. Agora que sabe a verdade sobre a profecia que determina que Harry deverá ser aquele que matará Voldemort, o bruxo passa por sessões particulares com Dumbledore, nas quais o diretor de Hogwarts tenta passar a Harry o máximo de informações que conseguiu recolher acerca do bruxo das trevas.

Na tentativa de atingir sua imortalidade, Voldemort criou Horcruxes, objetos nos quais guardou pedaços de sua alma. O bruxo só voltará a ser realmente mortal quando todas essas Horcruxes forem destruídas. O "Passeio" pelas memórias de Dumbledore acerca do que ele descobriu da infância, da origem e da juventude de Tom Riddle seria para descobrir que objetos seriam esses e onde poderiam estar.

Em meio a tudo isso, ataques estranhos que pareciam se direcionar a Dumbledore começam a acontecer, e Harry desconfia de que Draco e Snape estão por trás disso.

9. Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 (2010)

Harry Ppotter e as Relíquias da Morte part. 1

Harry, Ron e Hermione não retornam para finalizar seus estudos em Hogwarts, em 1997. O Ministério caiu e Voldemort apenas se fortalece. Enquanto a Ordem da Fênix tenta lidar com os avanços das forças do bruxo das trevas, o trio precisa procurar as horcruxes de Voldemort.

Mas a missão não é fácil. Eles precisam acampar em diferentes partes do mundos completamente escondidos, por vezes precisando fugir de diferentes emboscadas. E novas informações sobre o passado de Dumbledore deixam Harry confuso. Bem como o presente que o diretor deixou de herança para Hermione, o livro Os Contos de Beedle o Bardo, no qual o grupo encontra a história sobre as Relíquias da Morte

Agora o grupo precisa decidir em se dedicar à busca pelas horcruxes ou a pela as Relíquias da Morte, enquanto tentam sobreviver aos mais diferentes obstáculos e às tentativa dos seguidores de Voldemort de capturar Harry.

10. Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (2011)

Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2

Ainda juntando forças para destruir Voldemort e seus aliados, Harry, Ron e Hermione estão atrás das últimas Horcruxes do Lorde das Trevas. Uma visita quase mortal a Godric's Hollow, a morte de um amigo querido, a quase captura de todo o grupo, e um plano para assaltar o banco Gringotes são algumas das coisas pelas quais o trio passa na segunda parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Mas as últimas horcruxes estão em Hogwarts, o que faz com que Harry, Ron e Hermione retornem à escola, onde encontram vários de seus amigos ainda resistindo ao domínio das trevas sobre a escola, e todos com fé de que Harry retornaria.

A Batalha de Hogwarts tem início, com quase todos os professores e alunos ajudando a defender a escola, enquanto os exércitos de Voldemort cercam o castelo. Em meio à guerra, Harry precisa encontrar a horcruxe e uma forma de destruí-la. Mas ele também vai descobrir que há ainda um último segredo sobre sua relação com Voldemort e sobre o que ele precisa fazer para derrotar o bruxo de vez.

Quem aí é fã de Harry Potter e já assistiu a todos os filmes da saga? Conta pra gente: você já assistiu aos longas em ordem cronológica?

Em breve, o terceiro filme que faz parte do spinoff de Harry Potter chegará aos cinemas. Animais Fantásticos 3 (ainda sem subtítulo) será um grande presente para os fãs brasileiros, já que ele se passará aqui no Rio de Janeiro.

FIQUE LIGADO:

Esta é a ordem correta dos livros do Universo Harry Potter

As 20 melhores frases da saga Harry Potter

Conheça os símbolos do universo Harry Potter

Jogos Vorazes | Em qual ordem conferir os filmes e livros

Saga Crepúsculo: a ordem correta para assistir aos filmes