Ordem cronológica dos filmes do universo de Harry Potter

Harry Potter se tornou um fenômeno no início dos anos 2000. A história do bruxinho mais famoso do mundo tomou conta de gerações.

E se fosse para acompanhar Harry Potter por sua ordem cronológica, qual seria? Confira aqui no Aficionados a ordem para assistir cronologicamente os filmes do universo de Harry Potter.

Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016)

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Apesar de ter sido lançado após todos os filmes de Harry Potter, ele seria o primeiro nesta linha cronológica. A história do lufano Newt Scamander se inicia lá em 1926, cerca de 70 anos antes das histórias do bruxo da Grifinória.

Quando entra em território americano, Newt Scamander, autor de um dos livro de estudos obrigatórios de Hogwarts, deixa alguns animais escaparem de sua mala. Isso acaba causando um problema com o Congresso Mágico dos Estados Unidos, a MACUSA, que zela pela exclusão da sociedade bruxa da sociedade no-maj (pros fãs antigos, os famosos trouxas).

A exposição que Newt acaba causando com os animais, faz com que as autoridades no-maj e a família Shaw até um grupo radical de extermínio bruxo, chamado Second Salamers.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindewald (2018)

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindewald

Continuando no universo de Animais Fantásticos, o segundo filme se passa cerca de 60 anos antes da história que Harry Potter protagoniza. Mas dessa vez, os fãs dão de cara com alguns personagens já conhecidos do universo do bruxinho.

No final do primeiro filme, o poderoso bruxo das trevas Gellert Grindelwald foi capturado pela MACUSA com a ajuda de Newt Scamander. Mas como prometido, Grindewald escapa da custódia e começa a recrutar seguidores para criar bruxos de sangue puro e dominar o mundo não-mágico.

Pensando no que pode fazer para parar o bruxo das trevas, Alvo Dumbledore recruta seu ex-aluno, Newt. Porém, eles precisarão enfrentar diversas ameaças e o mais importante: saber se a lealdade de ambos em um mundo bruxo dividido.

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Se passando entre 1991 e 1992, o primeiro filme mostra como o garoto que sobreviveu, Harry Potter, descobre que é um bruxo e seu primeiro contato com esse mundo de magia.

O filme foi lançado em 2001, contando a história de um garoto órfão que vive com seus tios e primo, os quais maltratam demais Harry. Nas vésperas de seu aniversário de onze anos, Potter vai para o zoológico com seus parentes e coisas incomuns começam a acontecer, como descobrir que consegue conversar com uma cobra e o poder de fazer o vidro de um aquário sumir.

Harry não demora em descobrir que é um bruxo e tem uma vaga garantida na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde ele conhece diversos amigos e descobre mais sobre sua história. Além de ter seu primeiro contato com Lord Voldemort, o lorde das trevas que tentou matar Harry quando ainda era um bebê.

Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

Harry Potter e a Câmara Secreta

Acompanhando a história de Harry, no segundo filme, A Câmara Secreta, nós embarcamos em mais uma aventura do bruxo e de seus amigos. Mas dessa vez, Potter tem um contato maior com Lord Voldemort, Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado.

Em seu segundo ano em Hogwarts, uma estranha besta começa a andar pelo castelo em que a escola reside. Isso porque, a Câmara Secreta foi aberta e libertou aquele a bizarra criatura. Agora Harry e seus amigos precisam desvendar os mistérios por trás das lendas na escola e dar um jeito de trazer todos aqueles que foram afetados pelo monstro que anda nos túneis de ar de Hogwarts.

É neste segundo filme que os fãs conhecem um pouco mais sobre o passado de Voldemort e se deparam com seu nome verdadeiro. Já que em um fragmento do passado, Tom Riddle mostra um pouco mais do seu diário.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban

Em seu terceiro ano, Harry e seus amigos acabam conhecendo novas criaturas e um estranho clima paira sobre todos no mundo bruxo. Isso porque, um perigoso prisioneiro conseguiu a audácia de escapar de Azkaban, a prisão para todos aqueles que cometem crimes no mundo dos bruxos.

Nesta nova aventura, Harry descobre que ainda tem uma chance de ter uma família, já que descobre a existência de seu padrinho. Além de conhecer um novo professor na escola, que é ligado a história de seus pais, e descobrir que é possível voltar no tempo.

Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Em seu quinto ano, as coisas começam a ficar complicadas para Harry Potter. Após ter seu nome inserido, de modo misterioso na taça do Torneio Tribruxo, ele terá de enfrentar outros alunos pelo título e para tornar Hogwarts a escola vencedora.

O que ele não sabe é que dentro das missões que são dadas para os participantes do Torneio Tribruxo, os estudantes têm que enfrentar diversas provas de tirar o fôlego - e a vida se não tomar cuidado - para acumular pontos.

E dentro do grande evento, Harry tem a prova de que seu destino está cada vez mais próximo. Já que após a confusão causada por Rabicho, o servo consegue dar um jeito de trazer de volta à vida Lord Voldemort.

Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)

Harry Potter e a Ordem da Fênix

No sexto ano em Hogwarts, as coisas parecem não estar favorecendo Harry Potter. Após o retorno do Lord das Trevas, Voldemort, muitos ainda duvidam que o vilão tenha retornado e o garoto começa a ser alvo de ataques dos colegas de escola.

Além dos problemas, uma nova professora chamada Dolores Umbridge chegou para intervir em Hogwarts a mando do Ministério da Magia. Harry e seus amigos, agora, precisam lidar com todos os problemas e ainda criar um grupo para que possam enfrentar as faces do mal que estão andando lado a lado com Lord Voldemort.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry Potter segue indo para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwars, porém está cada vez mais complicado para confiar nas pessoas. O Lorde das Trevas está se fortalecendo cada vez mais e seus seguidores, os Comensais da Morte, começam a atacar todos os cantos.

O bruxinho que dá nome aos longas acaba se tornando o favorito de um dos professores da escola de bruxaria e, por não ter o material necessário, começa a usar um livro surrado que pertenceu a um aluno que se denominava Príncipe Mestiço. Agora, com a ajuda de Horácio Slugorn e Dumbledore, ele precisa descobrir como destruir as almas de Voldemort, que foram divididas nas chamadas Horcruxes.

Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 1 (2010)

Harry Ppotter e as Relíquias da Morte part. 1

Harry Potter e seus amigos decidiram não voltar para a escola em seu último ano, decididos a encontrar todas as Horcruxes de Voldemort e destruir o Lorde das Trevas de uma vez.

Duas peças contendo a alma de Voldemort já foram destruídas, agora os amigos precisam dar um jeito de destruir o medalhão e as outras partes do vilão, que estão dentro da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Aos poucos, todos se unem a Potter na tentativa de ajudar o garoto.

Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2 (2011)

Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2

Ainda juntando forças para destruir Voldemort e seus aliados, Harry, Rony e Hermione estão atrás das três últimas Horcruxes do Lorde das Trevas. Além disso, o filme final da saga mostra a batalha de Hogwars, que ocorre em 1997.

Harry Potter e Voldemort fazem parte de uma profecia e precisam lutar um contra o outro para colocar um ponto final na história de ambos de uma vez. No capítulo final da saga do bruxo mais famoso do mundo, os fãs embarcam em uma aventura e participam da luta do bem contra o mal.

Quem aí é fã de Harry Potter e já assistiu a todos os filmes da saga? Conta pra gente: você já assistiu aos longas em ordem cronológica?

Em breve, o terceiro filme que faz parte do spinoff de Harry Potter chegará aos cinemas. Animais Fantásticos 3 (ainda sem subtítulo) será um grande presente para os fãs brasileiros, já que ele se passará aqui no Rio de Janeiro.

FIQUE LIGADO:

As 20 melhores frases da saga Harry Potter

Conheça os símbolos do universo Harry Potter

Castelobruxo, a escola de magia brasileira do mundo de Harry Potter