Loki | FINAL EXPLICADO e tudo sobre Kang, o Conquistador!

Loki chegou ao seu episódio final de um jeito tão bombástico quanto poderíamos esperar. A série abriu caminho para o caos que deve acontecer no multiverso em filmes como Doutor estranho e o Multiverso da Loucura, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Homem-formiga e a Vespa: Quantumania e Quarteto Fantástico. O episódio ainda apresentou Kang, O Conquistador, personagem há muito esperado, e que será parte integral do futuro do MCU. Mas vem entender tudo que rolou e o que você precisa saber sobre o Kang.

O que significa o final de Loki

loki final

Essencialmente: o caos começou. O multiverso da loucura que dá título ao segundo filme do Doutor estranho já teve início.

Após sobrevirem aos desafios do Vazio e conseguirem encantar Alioth, Loki e Sylvie chegaram à cidadela, o castelo daquele que está por trás da TVA (Autoridade de Variância de Tempo). Após recusarem a oferta de voltarem atrás em troca de terem suas vidas e mundos refeitos, os dois encontram o responsável por tudo: Kang.

A dupla de Lokis tenta matar Kang algumas vezes, apenas para se frustarem com a forma como ele controla o tempo. Kang, então, explica a origem da TVA. Originalmente, ele era um cientista do século 31 que descobriu a existência do multiverso e uma forma de se comunicar com outras versões de si mesmo.

A princípio, suas diferentes versões trocaram experiências, tecnologias e informações. Contudo, outras versões de Kang viram na comunicação do multiverso a oportunidade de conquistar novos mundos. Com o caos e a guerra que se iniciou, este primeiro Kang criou a TVA para regular o multiverso, a linha do tempo sagrada e evitar novas batalhas, mas com o preço de tirar o livre arbítrio de inúmeras pessoas, além de destruir seus mundos.

loki final

Ele, então, explica aos Lokis que eles têm duas escolhas. Matá-lo e desencadear o caos, com o surgimento das outras temidas variantes de Kang. Ou assumir o comando da TVA e dar continuidade ao trabalho. Kang estava falando a verdade. Ao matá-lo contra a vontade de Loki (ela envia Loki de volta à TVA), Sylvie "libertou" a linha do tempo e o acesso às diferentes versões de Kang. E aparentemente, eles têm bem pouco controle sobre isso.

Na TVA, vemos Mobius em desespero com a quantidade de novas ramificações na linha do tempo. Loki vai ao seu encontro apenas para descobrir que Mobius não o reconhece. Além disso, agora há uma estátua de Kang no centro da TVA. E isso indica que Sylvie enviou Loki de volta à TVA sem ter consciência de que já o mandava para um multiverso diferente, no qual Mobius nunca o conheceu.

O multiverso está fora do controle. Há múltiplas versões de Kang - e de vários outros personagens - em diferentes ramificações descontroladas. O agravante é que Kang é um viajante do tempo e do multiverso, suas perigosas versões já sabem lidar com o multiverso, algumas delas querem conquistar diferentes universos. E agora elas têm novamente liberdade para tentar.

MAS E ONDE FICAM AS SÉRIES DISNEY PLUS NA LINHA DO TEMPO DO MCU?

Ordem cronológica oficial do MCU: filmes e séries Disney+ da Marvel

Quem é Kang, o Conquistador

kang o conquistador

Nos quadrinhos, Kang foi apresentado em 1964, criado por Stan Lee e Jack Kirby. seu nome verdadeiro é Nathaniel Richards. Mas se você já reconheceu esse nome, calma. Na Terra-616, onde se passa tudo com os vingadores que já conhecemos, Nathaniel Richards era o pai de Reed Richards, líder do Quarteto Fantástico. Mas estamos falando aqui de outro Nathaniel Richards (e dá-lhe, Multiverso!).

Esse Nathaniel Richards que viria a se tornar Kang nasceu no século 30 na Terra-6311. Após seu mundo passar por anos de guerra, sua versão mais antiga da Terra-616 - o pai de Reed Richards - chega à Terra-6311 na intenção de ajudar a conter os conflitos. Com ajuda do Quarteto Fantástico, ele consegue restabelecer a paz. Mas sua contraparte da terra-6311, Kang, usa o aparato científico com o qual Nathaniel viajou para viajar no tempo e no multiverso. Pulando em diferentes linhas do tempo, é neste período em que passa a ser conhecido como Kang, o Conquistador.

Na série, essa identidade original como Nathaniel Richards ou a relação com sua contraparte da Terra-616 não foi citada. Contudo, há algumas linhas de histórias de Kang dos quadrinhos que podemos ver nas próximas produções da Marvel.

Como podemos ver Kang no MCU

Kang já está confirmado para aparecer no filme Homem-Formiga ea Vespa; Quantumania. Mas aqui estão alguns dos arcos de história e versões do personagem que poderíamos ver nas próximas produções da Marvel.

Rama-Tut

kang o conquistador

Após pegar a tecnologia de Nathaniel Richards-616 (vamos identificar assim, para evitar confusões, ok!), Kang viaja para o passado da Terra-616, onde/quando teve sua primeira experiência com o poder. No período, ele foi confundido com um deus pelos egípcios, que viam sua tecnologia de viagem no tempo como poderes divinos. assumindo a identidade de Rama-Tut, ele reinou por um tempo como faraó, até ser confrontado pelos Vingadores e pelo Quarteto Fantástico.

Rapaz de Ferro

kang o conquistador

Em uma das intervenções de Kang, o Conquistador, sua versão mais jovem da Terra-6311 decide agir para que não venha a se tornar um vilão no futuro. Essa versão jovem de Nathaniel Richards-6311 viaja no passado para a Terra-616 e, na tentativa de reconstruir a equipe dos Vingadores, funda o grupo Jovens Vingadores.

Esse jovem Nathaniel-6311 assume a identidade de Rapaz de Ferro. Unem-se ao grupo:

  • Patriota (Eli Bradley, já apresentado em Falcão e Soldado Invernal)
  • Wiccano (Billy, filho de wanda e Visão, apresentado em WandaVision)
  • Célere (Tommy, filho de wanda e Visão, apresentado em WandaVision)
  • Gaviã Arqueira (Kate Bishop, a ser apresentada na série Gavião Arqueiro)
  • Estatura (Cassie Lang, filha do Homem-Formiga)
  • Miss America (America Chavez, será apresentada em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura)
  • Kid Loki (versão jovem de Loki, apresentado em Loki)

Centurião Escarlate

kang loki

Após ser vencido pelos Vingadores e pelo Quarteto Fantástico no Egito na Terra-616, Kang assume a identidade de Centurião Escarlate, com sua nova armadura inspirada no Doutor Destino. Ele consegue enganar os Vingadores da terra-689, mas acaba sendo vencido pelos Vingadores da Terra-616.

Suas ações como Centurião Escarlate, contudo, provocou a origem de ainda mais ralidades alternativas, nas quais acabou entrando em confronto com o Esquadrão Supremo e os X-Men.

Immortus e a busca pela Madona Celestial

kang loki

Uma das maiores batalhas que ocorreu entre Kang, o Conquistador e os Vingadores aconteceu no século XX, na Terra-616. Kang descobriu a existência de um ser chamado de Madona Celestial, cujo destino seria se tornar o mais poderoso do universo. Ele passa a tentar descobrir a identidade desse ser desesperadamente, suspeitando que poderia se tratar de heroínas como a Feiticeira Escarlate ou a bruxa Agatha Harkness.

A real identidade da Madona Celestial, nos quadrinhos, é Mantis.

Após uma tentativa frustrada de matar a Madona Celestial, ele é enviado para o Limbo por um ser conhecido como Immortus. Mais tarde, é revelado que Immortus é a versão futura de Kang na Terra-616.

Quem é a Condessa de Fontaine, de Falcão e o Soldado Invernal

Personagens que devemos voltar a ver

loki final

A cena pós-créditos já confirmou uma segunda temporada de Loki, então existe a probabilidade de revermos quase todos os personagens principais e secundários apresentados. Contudo, há alguns que podemos ver em outras produções do MCU. São eles:

Loki

O MCU não quer perder Loki tão cedo, vide a quantidade de vezes que o personagem voltou à vida. Como a série confirmada para uma segunda temporada, devemos ver o personagem de Tom Hiddleston tanto no programa como em outros filmes, tentando resolver o caos do multiverso.

Kang, o Conquistador (talvez alguns dele)

Conforme destacado acima com as diversas possíveis versões de Kang que podem aparecer no MCU, o personagem tem tudo para se tornar o principal vilão da Fase 4 e talvez das próximas fases do Universo Cinematográfico Marvel.

Sylvie

Assim como Loki, Sylvie não parece ter concluído sua história na primeira temporada da série. A expectativa é de que ela volt a se unir a Loki na tentativa de evitar as guerras que devem se seguir no multiverso.

Mobius

Há rumores de que o ator Owen wilson já teria confirmado o retorno de Mobius no futuro do MCU. A confirmação da segunda temporada aparece nos dar certeza disso. Ainda assim, Mobius deve se unir a Loki e Sylvie na tentativa de combater Kang e o caos que se formou no multiverso. Quem sabe até em outras produções além da série.

Kid Loki

Conforme indicamos acima, todos os personagens que, nos quadrinhos, foram a equipe Jovens Vingadores estão sendo apresentados nas séries e filmes da fase 4 do MCU. Logo, há gigantescas chances de que vejamos o grupo em algum filme ou série. E Kid Loki é um dos integrantes.

Ravona

Além de Ravona apenas desaparecer para um destino desconhecido no episódio final de Loki, há outro detalhe que indica que ainda a veremos no MCU: nos quadrinhos a personagem é o grande amor de Kang, o Conquistador. Não sabemos se, na série, esse relacionamento já aconteceu ou se pode vir a acontecer no futuro.

Atualizado em
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Cearense com muito orgulho, graduou-se em Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalha como repórter desde 2010, mas é nerd de carteirinha desde criança.