A ordem correta para assistir os filmes da franquia X-Men!

Os mutantes dos X-Men já ganharam duas franquias completamente voltadas para eles nos últimos vinte anos. Entretanto, muitos fãs ainda se confundem bastante com as linhas cronológicas criadas por esses eventos, o que é bem compreensível, principalmente depois do lançamento de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, que chegou separando as linhas do tempo e tornando quase impossível termos uma ordem cronológica completa para vermos todos os filmes da franquia.

Mas a gente pode tentar, né?! Mas fica de olho, que no decorrer do artigo vamos explicando algumas exceções que precisaram ser feitas por causa das viagens no tempo de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido.

1. X-Men: Primeira Classe

xmen cronologia

Ano de lançamento: 2011
Ano em que se passa: 1963

O primeiro filme desta lista, por incrível que pareça, é um dos mais recentes da franquia. X-Men: Primeira Classe foi lançado em 2011, mas se passa na década de 60. A premissa inicial do filme é mostrar o motivo pelo qual Charles Xavier e Erik Lehnsherr, o Magneto, se tornaram rivais.

Ele é o quinto longa dos mutantes na linha de lançamento dos filmes da franquia, mas é o primeiro da linha cronológica por razões óbvias. Além de apresentar os personagens já conhecidos em versões mais jovens, a gente acaba descobrindo como Xavier ficou paraplégico.

2. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (parte no passado)

x men cronologia

Ano de lançamento: 2014
Ano em que se passa: 1973/2023

Aqui, a linha do tempo fica um pouco confusa. Isso porque este filme envolveu viagens no tempo e se passa em dois perídos diferentes: 1973 e 2023. Então, para a cronologia ficar correta, é preciso considerarmos a parte deste filme que acontece no passado.

Na trama do longa, Wolverine viaja para os anos 1970 com a ajuda de Kitty Pride, com o objetivo de mudar algo no passado que possa ajudar os mutantes no presente/futuro a evitar a destruição que o perigoso dr. Bolivar Trask vem fazendo durante os anos. Completamente contra os mutantes, o cientista criou gigantescos robôs para persegui-los.

AVISO

Nos anos 70, vemos a sequência aos acontecimentos de X-Men: Primeira Classe, contudo é preciso deixarmos claro que as cenas do presente / futuro podem fazer mais sentido para aqueles que já viram os demais filmes da linha do tempo, logo optar por ver este longa mais à frente na cronologia (conforme vamos indicar aqui) pode ser uma escolha melhor.

3. X-Men Origens: Wolverine

Ordem correta para os filmes da franquia X-Men

Ano de lançamento: 2009
Ano em que se passa: 1986

A gente sabe que Logan, o nosso eterno Wolverine, é um rapaz muito antigo e vivido por esse mundo (o que faria esse filme vir antes de qualquer um na linha). O prelúdio do filme pe ambientado em 1845, enquanto há segundo prelúdio em 1979. Mas a história principal se passa realmente em 1986, sendo a maior parte do filme (e não dividido igualmente entre diferentes épocas, como X-Men: Dias de um Futuro Esquecido).

Neste filme, os fãs acabam conhecendo um pouco mais sobre a origem do Projeto Arma X, aquele que inseriu o Adamantium em Logan e o transformou em um mutante. O mais legal é que nesse primeiro longa, nós vemos Ryan Reynolds como Deadpool pela primeira vez.

4. X-Men: O Filme

Ordem correta para assistir os filmes do X-Men

Ano de lançamento: 2000
Ano em que se passa: 2000

Voltando um pouquinho lá no passado, mas se encaixando na quarta posição da ordem, X-Men: O Filme nos apresenta os personagens da forma como boa parte dos fãs se recordam. Esse foi o primeiro longa dos heróis nos cinemas, por isso ele se tornou um marco na cultura pop.

Neste longa, nós já vemos a equipe de heróis formada e tendo que lidar com a ira de Magneto, que acredita que os humanos não merecem perdão por odiar os mutantes. O mais interessante de tudo é que o filme fez um barulho estrondoso e é considerado um dos primeiros a abrir as portas para o universo de super-heróis nas telonas.

5. X-Men 2

xmen cronologia

Ano de lançamento: 2003
Ano em que se passa: 2003

Seguindo na ordem, X-Men 2 é o próximo da lista. Considerado o melhor filme dos heróis, o público conhece alguns novos personagens, como o Noturno. É neste filme também que conhecemos a primeira referência oficial a Fênix Negra.

Na trama, os X-Men precisarão se unir para combater o perigoso Stryker, que dá início a um ataque à escola do Professor Xavier. A ameaça é tamanha que Magneto propõe uma trégua e uma aliança com Xavier para lutar contra o inimigo.

6. X-Men: O Confronto Final

Ordem corret para assistir X-Men

Ano de lançamento: 2006
Ano em que se passa: 2006

Os heróis precisam enfrentar dois problemas neste fechamento da trilogia 'original' de X-Men. O Governo dos Estados Unidos conseguiu desenvolver uma cura para os mutantes, enquanto a Fênix Negra se mostra ser uma inimiga praticamente imbatível.

Apesar do final, os fãs já sabiam que viriam muito mais histórias por aí. E foi assim que o universo de heróis, da parte da equipe dos X-Men, começou a tomar forma com outras tramas sendo contadas.

7. Wolverine: Imortal

Wolveine: Imortal

Ano de lançamento: 2013
Ano em que se passa: 2011

Depois de ter que matar Jean Grey, por conta dos poderes da Fênix Negra, Logan precisa encontrar uma forma de lidar com a culpa e acaba fugindo para longe, tudo para não ser incomodado e sofrer em silêncio. Entretanto, um homem que ele ajudou na época da Segunda Guerra Mundial deseja vê-lo.

É quando Logan embarca para o Japão e acaba se metendo com, ninguém menos que, a Yakusa. Agora o herói, além de ter que conviver com a perda de seu grande amor, Jean Grey, precisa dar um jeito de salvar sua pele neste novo filme.

8. X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (parte no presente/futuro)

X-Me: Dias de Um Futuro Esquecido

Ano de lançamento: 2014
Ano em que se passa: 1973/2023

Conforme explicamos anteriormente, talvez seja melhor conferir este filme nesta posição na linha do tempo, visto que os acontecimentos presentes/futuros poderão fazer mais sentido para os espectadores se eles já tiverem visto os acontecimentos dos longas anteriores. Contudo, se estamos falando sobre cronologia, não tem como não citar este filme lá no início da linha, visto que metade dele se passa em 1973.

Vale ressaltar ainda que, como toda viagem no tempo, os atos dos heróis mudam a realidade no presente, logo é interessante que se saiba qual era essa realidade anteriormente para entender o que foi mudado.

9. X-Men: Apocalipse

X-Men: Apocalipse

Ano de lançamento: 2016
Ano em que se passa: 1983

A bagunça na linha do tempo da franquia segue aqui. Embora a trama de X-Men: Apocalipse se passe anos antes dos acontecimentos finais de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, o filme é uma continuação do que aconteceu aos mutantes da Primeira Classe, eventos também mostrados na parte do passado de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido. Confuso? Sim, bastante!

Na trama, a equipe de mutantes da década de 80 precisa lidar com uma nova ameaça, o En Sabah Nur, conhecido também como Apocalipse. Ele foi o primeiro mutante a existir na Terra e vai até o presente para recrutar pessoas que compartilham do mesmo dom para exterminar a raça humana. Nessa nova linha do tempo, Mistica agora faz parte dos X-Men, luta ao lado de Jean Grey e do professor Xavier. Além disso, os fãs conhecem mais sobre os primeiros mutantes existentes.

EXPLICAÇÃO

A verdade é que X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido fez com que não houvesse uma ordem cronológica correta para unir os filmes das duas franquias perfeitamente. Em termos de cronologia, tanto X-Men: Apocalipse quanto X-Men: Fênix Negra deveriam vir depois dos acontecimentos do passado de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, cujos eventos são uma sequência para X-Men: Primeira Classe. Contudo, o X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido também traz importantes acontecimentos do presente/futuro, que exigem que o espectador tenha visto os demais filmes da cronologia para compreender toda essa outra parte do longa que se passa em 2023.

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido dividiu a cronologia da franquia em duas linhas do tempo, a do passado e a do presente/futuro. A partir dele, a melhor forma para seguir assistindo aos filmes com a melhor compreensão possível é acompanhar a evolução cronológica de cada linha separadamente.

10. X-Men: Fênix Negra

X-Men: Fênix Negra

Ano de lançamento: 2019
Ano em que se passa: 1992

Apesar de ter sido o mais recente filme dos X-Men a ser lançado, Fênix Negra entra antes nesta extensa linha cronológica., dando continuidade à linha temporal do passado. E é neste filme que vemos - mais uma vez - a história dos poderes da entidade já apresentada no início dos anos 2000 nas telonas novamente.

Entretanto, a Fênix Negra se mostra muito mais forte do que antes e o longa mostra a batalha de Jean Grey para não sucumbir ao enorme poder. Agora todos os mutantes precisam encontrar uma forma de proteger a garota e de se protegerem.

11. Logan

Logan

Ano de lançamento: 2017
Ano em que se passa: 2029

O último filme da extensa linha cronológica dos X-Men, é Logan, que emocionou um batalhão de fãs. O longa se passa em 2029, bem depois dos acontecimentos de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

Logan apresenta os últimos momentos de Hugh Jackman como o personagem ao lado de Xavier, vivido por Patrick Stewart. É quando uma mulher pede ajuda para proteger uma garotinha, chamada Laura. Logan acaba descobrindo que ela é uma "atualização" do Projeto Arma X - que o transformou em mutante.

Onde você pode assistir os filmes do X-Men

10 filmes dos X-Men você consegue assistir em streaming, assinando o Disney+ no site oficial.

Logan é o único filme da lista que é para maiores de idade, por isso não está disponível no Disney+.

Acha que agora está preparado para uma maratona de peso com os filmes dos X-Men? Você assiste aos filmes de outra maneira? Conta pra gente nos comentários!

Outras franquias com as ordens certinhas para maratonar:

Esta é a ordem cronológica certa para assistir aos filmes e séries da Marvel

A ordem correta para assistir aos filmes do universo de Invocação do Mal!

Ordem cronológica dos filmes do universo de Harry Potter