Conheça tudo sobre o excêntrico Homem de Ferro!

No mundo fantástico dos quadrinhos, existem muitos heróis com capacidades sobre-humanas ou extraterrestres que chegam na Terra para combater o crime. Porém, existe também Tony Stark, um mulherengo bilionário com um gosto pela bebida, adrenalina e invenções e que criou seu próprio superpoder através de uma armadura altamente avançada.

Confira, então, tudo sobre esse excêntrico super-herói tão amado pelos fãs!

Tony Stark foi baseado em um famoso empresário glamoroso

howard

Quando Stan Lee começou a pensar nos traços característicos do personagem Homem de Ferro, ele pensou em criar um homem rico e glamoroso. Com isso em mente, Tony Stark acabou se baseando no lendário empresário estadunidense Howard Hughes, um inventor, aventureiro, multibilionário e mulherengo notável da época.

Na verdade, Lee criou o Homem de Ferro como um desafio, pois era a oposição de tudo o que os aficionados da Marvel estavam habituados a ver seus heróis representar. De qualquer forma, ele enfrentou essa geração idealista que rejeitava a guerra e o materialismo conseguindo fazer com que o vendedor de armas se tornasse em um dos personagens mais amados do universo Marvel.

Sua primeira aparição não foi escrita por Stan Lee

iron man

Embora tenha sido Lee a desenvolver os traços característicos do personagem que hoje conhecemos, não foi ele que escreveu a primeira história oficial de Homem de Ferro.

Devido a um incontável número de projetos urgentes que o autor tinha em mãos, a tarefa foi delegada a seu irmão, Larry Lieber. Assim, juntamente com os artistas Larry Lieber e Jack Kirby, nasceu a primeira aventura de Homem de Ferro em Tales of Suspense #39, sendo o aspecto original de Tony Stark e Pepper Potts da autoria de Heck e a primeira armadura do herói ilustrada por Kirby.

Tony não é um verdadeiro Stark

stark

Durante 50 anos, foi certo que Tony Stark era filho biológico de Howard e Maria Stark. Porém, em Homem de Ferro Internacional, de 2016, foi revelado que Tony havia sido adotado pelo casal.

Seus pais biológicos, na verdade, são Amanda Armstrong e Jude, dois agentes da S.H.I.E.L.D. Após uma missão em que Jude salvou Amanda de um assassino, os dois se apaixonaram acabando por ter um bebê, Tony.

No entanto, as coisas ficaram rapidamente problemáticas quando Amanda matou o próprio marido e entregou Tony à S.H.I.E.L.D. para que cuidassem do bebê. Aí, a organização deixou Tony em um orfanato, na Bulgária, onde Howard Stark o encontrou e adotou.

Um gênio desde sempre

stark

Desde sempre que Tony mostrou suas capacidades de pequeno gênio inventor. Ainda na infância, ele vivia fascinado com a criação e o controle de máquinas e, com apenas 15 anos, o garoto foi aceito no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), terminando com dois cursos completos em apenas quatro anos.

Após sua formatura, Tony começou a trabalhar nas Indústrias Stark, a empresa de seu pai, mas o jovem estava mais interessado em festas e garotas do que nos negócios da família. Infelizmente, seus pais acabaram por morrer em um acidente de carro, o que levou o jovem Stark, apenas com 21 anos, a liderar a empresa.

Mais tarde, durante a Guerra do Vietnã, Tony foi atacado e raptado por uma gangue liderada pelo revolucionário Wong Chu, o que levou a seus ferimentos e à criação da primeira armadura Homem de Ferro.

Originalmente, o Homem de Ferro era cinza

iron man

Inicialmente, a armadura Homem de Ferro era cinza metálico, uma cor própria de um robô. Porém, uma ex-namorada de Tony, sugeriu que essa cor fazia com que o público o temesse e não aceitasse sua ajuda facilmente.

O herói levou esses conselhos em conta e pintou sua armadura de dourado, por ser uma cor mais amigável. Mais tarde, o Homem de Ferro adotou seu padrão vermelho e dourado que se mantem até hoje.

Rei da mulherada

stark

Uma das características que definem Tony Stark é seu jeito com as mulheres. Sendo um homem de sucesso, rico e inteligente, é normal o vermos sempre rodeado pelo sexo feminino. Porém, Stark conseguiu prender um vasto público feminino de fãs não só no mundo fictício, mas também no real.

Embora as aficionadas de quadrinhos estejam se tornando cada vez mais numerosas nos últimos tempos, nem sempre foi assim. E Tony foi o primeiro super-herói a receber uma grande quantidade de correio de fãs de suas leitoras.

Problemas com o álcool

demon

No final dos anos 70, a HQ do Homem de Ferro revelou um arco pessoal profundo que explora seu problema com a bebida. Em O Demônio em uma Garrafa, vemos como, desde criança, Tony sempre esteve em contato com o álcool, primeiro através de seu pai alcoólatra e, mais tarde, para impressionar seus colegas.

Porém, seu vício piorou durante sua vida adulta, em uma tentativa de combater o estresse de ser um super-herói. Isso levou Tony a várias crises em que quase perdeu a sua empresa, sua armadura e seu único amigo e mordomo, Edwin Jarvis.

Membro fundador dos Vingadores

iron man

Homem de Ferro foi um dos cinco membros fundadores dos Vingadores. Junto com Hulk, Homem Formiga, Thor e a Vespa, eles derrotaram Loki, em Vingadores #1.

Além disso, a primeira base da equipe era uma mansão em Nova Iorque oferecida por Stark e o time era financiado através da Fundação Maria Stark, uma organização de caridade com o nome da mãe de Tony.

Mais do que uma armadura

poderes

Para além de sua poderosa armadura, Tony Stark é mais do que um engenheiro mecânico formando no MIT. Na verdade, sua inteligência é de super-gênio, fazendo dele um dos homens mais inteligentes de todo o planeta, sendo até capaz de prever situações e formular estratégias e planos brilhantes.

Além disso, Tony consegue dividir sua consciência com a ajuda de suas datashades, operando as três porções de sua mente em três corpos diferentes ao mesmo tempo. O super-herói é também capaz de consertar todo o tipo de maquinaria existente.

Relativamente a suas capacidades físicas, Stark foi treinado em combate desarmado por Steve Rogers. Ele complementou seu treino com aulas da Viúva Negra, do Pantera Negra e de Shang-Chi, se tornando apto a combater em todo o tipo de lutas corpo-a-corpo.

O primeiro humano usando a Manopla do Infinito

manopla

A Manopla do Infinito tem o potencial de ser utilizada para fazer o bem ou para causar destruição. E, quando completa com as seis Joias do Infinito, seu usuário consegue fazer tudo o que quiser. Felizmente, o primeiro humano a usar a manopla foi Homem de Ferro e suas intenções eram altruístas.

Após os Vingadores derrotarem o vilão Capuz, o qual tinha coletado todas as Joias do Infinito, Homem de Ferro utilizou a Manopla para o transportar de volta a Ryker Island. Porém, Stark, ao invés de destruir o objeto como havia prometido, o transportou para a base dos Illuminati, compartilhando as seis Joias pelos seus companheiros.

Dono da Área 51

Area 51

Na HQ Vingadores #19, Tony Stark confessou ter comprado a Área 51 em um leilão, após o local ter sido abandonado pelo governo estadunidense. Para já, não foi mencionada qualquer razão para a compra, se bem que é especulado que lá esteja guardada uma Joia do Infinito.

De qualquer forma, Tony Stark tem dinheiro suficiente para esse tipo de caprichos. Na verdade, ele até ficou em 5º lugar na lista publicada pela revista Forbes dos personagens fictícios mais ricos de sempre.

Ministro da Defesa Tony Stark

defesa

Tony Stark não passou todo o seu tempo dentro da armadura de Homem de Ferro, lutando contra o crime. Durante um período, após revelar sua verdadeira identidade como o super-herói, ele serviu como Ministro da Defesa dos EUA. Isto com o objetivo de monitorar o uso de sua tecnologia pelos militares do seu país.

Além disso, Stark assumiu o cargo de diretor da S.H.I.E.L.D. durante os eventos do arco Guerra Civil, já que o governo achou que isso faria com que os heróis dissidentes voltassem.

Seu cérebro foi reiniciado

reboot

Infelizmente, após os eventos do arco Guerra Civil, Homem de Ferro perdeu muitos fãs. A maioria dos fãs da Marvel ficaram do lado do Capitão América, olhando Stark como o antagonista que perseguia alguns heróis favoritos, incluindo Bucky e Homem-Aranha.

Em uma tentativa de tentar salvar a reputação do personagem, a Marvel fez com que Stark reiniciasse seu cérebro de forma a esquecer todos seus segredos para que o vilão Norman Osborn, agora na liderança de S.H.I.E.L.D., não os conseguisse descobrir. 

Entretanto, nos vestígios da mente de Stark, ele imaginava estar em um deserto, procurando relíquias perdidas de sua vida, com a ajuda de um casal chamado Howard e Maria.

Felizmente, com o auxilio de seus companheiros, Tony conseguiu se recuperar dos danos cerebrais graves que o procedimento lhe havia causado, retornando como um super-herói redimido.