Fase 4 da Marvel | Tudo sobre os filmes e séries (com datas de estreias atualizadas)

Após o espetacular evento que foi a conclusão da chamada Saga do Infinito - com Vingadores: Ultimato e Homem-aranha: Longe de Casa - os fãs querem saber: o que vem por aí na Fase 4 da Marvel? Quando vem? O que já sabemos sobre o que vem? E a gente te conta tudo agora!

Atenção! Estamos atualizando os artigos com as informações das séries e filmes que são lançados. Ou seja, há spoilers das produções que já estrearam.

* Este artigo está sendo atualizado com as novas datas de estreias dos filmes, adiadas devido à pandemia do coronavírus.

Índice com as datas de estreia (Fase 4 da Marvel)

Se quiser ver logo as informações a respeito de um filme ou série em específico, basta clicar nos links abaixo e "pular" para a parte que falamos sobre eles aqui no texto. Divirta-se!

WandaVision - 15 de janeiro de 2021

WandaVision surpreendeu positivamente os fãs, que só reclamaram do curto tamanho dos episódios e da ansiedade de ter que esperar uma semana para ver o próximo capítulo.

Com uma estética que misturou o estilo de várias séries televisivas de diferentes décadas, o programa nos apresentou ao mundo que Wanda criou para lidar com o trauma da morte de Visão. Assim como acontece nas HQs, a heroína cria um mundo a sua volta, que inclui até mesmo seus filhos gêmeos, Tommy e Billy (que nas HQs se tornam os heróis Wiccano e Célere).

Enquanto isso, a organização Sword tentava invadir o local e dominar Wanda, algo que três personagens já conhecidos do público tentam impedir. Darcy (Thor), Jimmy Woo (ex-agente da Shield) e Monica Rambeau (vista ainda criança, em Capitã Marvel) se unem para tentar ajudar Wanda a parar com o que está fazendo, mas também para protegê-la de outras pessoas.

A série também nos apresentou à icônica vilã (anti-heroína nos quadrinhos) Agatha Harkness e a itens como o livro Darkhold, elemento que promete ser importante no futuro do MCU. Como prometido, a trama nos mostrou como Wanda se tornou a Feiticeira Escarlate e, claro, deixou várias perguntas e ganchos para as próximas produções do estúdio, incluindo as possíveis ligações com o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, e as séries Ms. Marvel e Invasão Secreta. Ah, cada episódio custou U$25 milhões, com o orçamento da série totalizando em U$225 milhões.

Confira todas as informações sobre a série, as dúvidas que deixou, os personagens que apresentou, as revelações que fez e como a série influenciou no MCU no link abaixo sobre o final de WandaVision.

PARA SABER MAIS SOBRE WANDAVISION

Conheça a poderosa e mística Feiticeira Escarlate!

Tudo sobre a bruxa AGATHA HARKNESS de WandaVision

Conheça Monica Rambeau, a heroína Próton

Como Doutor Estranho 2 e WandaVision abrem portas para Dinastia M no UCM?

Falcão e Soldado Invernal - 19 de março

Com cenas de ação comparadas pelos críticos às de Capitão América: O Soldado Invernal, a trama de Falcão e Soldado Invernal se passa 6 meses depois dos eventos de Vingadores: Ultimato, e mostra como Bucky Barnes e Sam Wilson, que estiveram ausentes por 5 anos após serem dizimados, enfrentam os atuais desafios.

A série trouxe dois principais antagonistas. O primeiro deles foi o grupo de rebeldes conhecido como Apátridas, um movimento que ia contra as ações de vários governos mundiais de expulsar imigrantes aós o retorno de metade da população da terra, com as ações do Vingadores em, Vingadores: Ultimato. O grupo, contudo, é violento e não mede esforços para alcançar seus objetivos.

O segundo obstáculo é John Walker (Wyatt Russell), ex-militar que é escolhido pelo governo americano como novo Capitão América. O personagem foi apresentado nos quadrinhos como Agente Americano, em 1980. Inicialmente, ele era um vilão que imitava o Capitão América, mas acaba se redimindo. Na série, Walker também encontrou redenção por seus erros e acabou assumindo o título de Agente americano, aceitando trabalhar para a condessa Valentina. (Confira mais informações sobre a Madame Hydra nos links abaixo)!

mcu fase 4

Outros personagens já conhecidos que retornaram à série. Daniel Brühl volta para dar vida mais uma vez ao vilão Barão Zemo. Responsável pela criação do conflito em Capitão América: Guerra Civil, o personagem segue sendo contra a existência do soro do super soldado, motivo pelo qual aceita ajudar Bucky e Sam no confronto contra os Apátridas. Já Emily VanCamp interpreta mais uma vez a personagem que viveu em Capitão América: O Soldado Invernal, Sharon Carter, neta da Agente Carter.

A personagem, inclusive, protagonizou uma reviravolta, na qual foi revelado que ela era o Mercador do Poder, antagonista responsável por dar o soro do super soldado para os Apátridas. De volta ao seu posto no governo americano, Sharon tem planos de vender segredos, armas e outras coisas agindo como agente dupla.

A reviravolta, contudo, provocou uma teoria: Sharon poderia ser um Skrull disfarçado. Com uma série já confirmada no futuro no MCU, o arco Invasão Secreta conta a história da invasão da raça alienígena skrull, com milhares deles se passando por humanos, incluindo importantes personagens e heróis das histórias Marvel. Nas HQs, inclusive, a personagem Condessa Valentina é uma das primeiras skrulls infiltradas descoberta por Nick Fury.

Neste contexto, ainda vemos Bucky enfrentando seus monstros pessoais, com o peso da culpa pelos atos que cometeu quando estava sobre o domínio da Hydra. Mas é Sam que dá o tom da trama ao trazer o conflito pelo qual passa, como homem negro, para assumir o manto do Capitão América. O tema do racismo, bem como a xenofobia, é debatido em várias cenas.

A direção foi assinada por Kari Skogland, diretora que tem em seu currículo produções como The Handmaid's Tale, Penny Dreadful e Vikings.

A série apresentou o Patriota

fase 4 mcu

Para quem não sabe, o neto do icônico Isaiah Bradley, Elijah Bradley, futuramente assume a identidade heroica de Patriota. Embora apresentado em cenas breves na série, a chegada do personagem ao MCU confirma a apresentação dos Jovens Vingadores. O grupo é formado por:

  • Wiccano e Célere (Tommy e Billy, filhos de Wanda, apresentados em WandaVision)
  • Ms. Marvel
  • Estatura (Cassie Lang, filha do Homem-Formiga)
  • Kate Bishop (Gaviã Arqueira, será apresentada na série Hawkeye)
  • America Chavez (será apresentada em Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura)
  • Kid Loki (apresentado em Loki)

PARA SABER MAIS SOBRE FALCÃO E SOLDADO INVERNAL

Quem é a Condessa de Fontaine, de Falcão e o Soldado Invernal

Saiba tudo sobre Sam Wilson, aka Falcão, o herói alado da Marvel!

Conheça a história do Soldado Invernal, o herói e vilão da Marvel

COMO AS SÉRIES SE ENCAIXAM NA LINHA DO TEMPO DO MCU?

Ordem cronológica oficial do MCU: filmes e séries Disney+ da Marvel

Loki - 11 de junho de 2021

A série Loki tem início logo depois de o deus da trapaça desaparecer com o Tesseract, na viagem no tempo que os Vingadores fizeram a 2012, em Vingadores: Ultimato. Loki acaba indo parar na Autoridade de Variância de Tempo (TVA), onde é informado que cometeu um crime com a linha sagrada do tempo, por ser uma variante que não deveria ter saído daquela linha temporal.

Na TVA, o Loki de 2012 acaba descobrindo tudo pelo que passou na sua linha do tempo, da morte de sua mãe e da destruição de Asgard até sua própria morte. Questionando todos os seus planos e motivações, ele ainda recebe a missão de ajudar a capturar uma de suas variantes. Mas há muito mais por trás da TVA do que estão lhe contando. A série já teve sua segunda temporada confirmada.

Que variantes de Loki conhecemos

Loki variantes

A série apresentou múltiplas variantes de Loki. Algumas delas apareceram apenas rapidamente, a exemplo do Hulk Loki, do Viking Loki, do Tour De France Loki, o Gigante de Gelo Loki e do Presidente Loki (que estava cercado de outras variantes). Mas algumas variantes tiveram grande destaque na série, e algumas delas devem retornar ao MCU na segunda temporada da série ou em um dos futuros filmes.

A primeira dessas variantes, claro, é Sylvie, vivida pela atriz Sophia Di Martino. A versão feminina de Loki, Sylvie era a variante que ele deveria ajudar a prender. Contudo, os dois acabam trabalhando juntos e se aproximando no decorrer da série. É ela que provoca o emblemático final que vimos no último episódio da série (mas falamos disso daqui a pouco!). A adaptação da personagem parece ter misturado as história de Lady Loki e de Sylvie, a feiticeira. Com certeza, é uma personagem que voltaremos a ver.

Loki variantes

Outro destaque ficou para o Loki clássico. Interpretado por Richard E. Grant, o personagem é um Loki mais maduro. Infelizmente, não devemos ver o Loki Clássico em outras produções no MCU, contudo o personagem teve seu momento de heroísmo na série, sendo de fundamental importância para a missão de Loki e Sylvie de descobrir quem estava por trás da TVA.

Outra variante que devemos rever muito em breve é o Kid Loki. Como já era esperado, a versão criança de Loki foi apresentada na série. Ainda que tenha aparecido rapidamente e com sua história ligeiramente diferente, é bem provável que este Loki faça parte da equipe Jovens Vingadores, a exemplo do que acontece nos quadrinhos.

Loki variantes

Além dele, outros integrantes do grupos já foram apresentados ou estão confirmados para serem introduzidos em breve. São eles: Wiccano e Célere (Tommy e Billy, filhos de Wanda, apresentados em WandaVision), Ms. Marvel, Estatura (Cassie Lang, filha do Homem-Formiga), Kate Bishop (Gaviã Arqueira, será apresentada na série Hawkeye) e America Chavez (será apresentada em Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura).

Não há indicativo de que veremos o Loki Crocodilo novamente. Mas o personagem caiu nas graças dos fãs e merecia a menção.

Kang, o conquistador e o multiverso

Loki variantes

O episódio final da primeira temporada de Loki confirmou que quem estava por trás de tudo na TVA era Kang, o Conquistador. Um dos personagens mais poderosos dos quadrinhos Marvel, Kang é um viajante do tempo e do multiverso. Em seus vários arcos de história, o vilão tem relação direta com os Vingadores, os Jovens Vingadores, o Quarteto Fantástico, os X-Men, entre outros.

Sua introdução foi feita em um momento em que a série Loki preparou o caminho para as demais futuras produções do MCU que devem abordar o multiverso. Afinal, a primeira temporada é concluída com a linha sagrada do tempo sendo "libertada" (bem como as outras variantes de Kang) e formando inúmeras ramificações.

Para saber mais sobre Kang, descobrir quais de suas variantes podemos er futuramente no MCU e conferir a explicação do final da primeira temporada de Loki, confira o artigo no link logo abaixo.

PARA SABER MAIS SOBRE LOKI

Loki | FINAL EXPLICADO e tudo sobre KANG, o Conquistador!

Conheça os mistérios de Loki, o vilão da Marvel

Viúva Negra - 9 de julho de 2021

Viúva Negra foi o primeiro filme Marvel a chegar aos cinemas desde que a pandemia começou. A trama do longa se passa em 2016, entre os acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita. Natasha está de volta ao leste europeu e se reúne com sua primeira família: a agente do programa Viúva Negra Melina Vostokoff (Rachel Weisz), o agente russo Guardião Vermelho (David Harbour) e a também agente Viúva Negra Yelena Belova (Florence Pugh).

Natasha acreditava ter destruído a temida organização Sala Vermelha, que realiza o cruel treinamento das Viúvas Negras. Ao descobrir que a organização ainda existe e agora está usando uma espécie de substância química para manter um controle psicológica sobre suas recrutas, Natasha se une a sua antiga família para encontrar e combater aquele por trás da organização.

fase 4 mcu

O filme trouxe ainda a adaptação do vilão Treinador. Nos quadrinhos, esse personagem é um habilidoso oponente capaz de aprender os ataques e técnicas de seus inimigos para usá-los contra eles. No filme, a identidade do personagem é uma das surpresas da trama.

Outra surpresa do longa veio na cena pós-créditos, que mostra Yelena conversando com ninguém menos que a Condessa Valentina, personagem apresentada na série Falcão e o Soldado Invernal. A Condessa conta a Yelena que o Gavião Arqueiro foi o responsável pela morte de Natasha, o que torna bem provável uma aparição de Yelena na série do herói. Cate Shortland assina a direção do filme.

PARA SABER MAIS SOBRE VIÚVA NEGRA

Descubra todos os segredos da Viúva Negra, a espiã da Marvel

Quem é YELENA BELOVA e que história é essa de nova VIÚVA NEGRA?

Conheça o Treinador, o misterioso mercenário da Marvel!

What If...? - 11 de agosto de 2021

What If...? será uma série animada que trará para as telinhas as bizarras histórias da série de quadrinhos de mesmo nome. A trama dos episódios mostram acontecimentos hipotéticos que poderiam ter mudado por completo o rumo dos heróis do MCU.

Para se ter uma ideia, algumas das edições dos quadrinhos são: E se o Homem-Aranha tivesse se juntado ao Quarteto Fantástico?, E se os Vingadores nunca tivessem existido?, E se o Capitão América não tivesse desaparecido durante a Segunda Guerra Mundial?, E se o Doutor Estranho fosse um discípulo de Dormammu?, E se o Homem-Aranha nunca tivesse se tornado um combatente do crime?, E se o Tio Ben do Homem-Aranha tivesse vivido?, E se Loki encontrasse o martelo do Thor?, entre outras.

Quais histórias serão adaptadas

A única informação divulgada pelo próprio Kevin Feige, na última SDCC, é a de que a primeira temporada da série vai explorar um pouco da trama e dos personagens de cada um dos 23 filmes da Saga do Infinito. Inclusive, as versões animadas dos heróis serão dubladas pelos próprios atores que deram vida a eles no cinema. A série ainda vai contar com Jeffrey Wright (Westworld), que dará voz ao Vigia, narrador dos episódios.

Mas ganhamos uma pequena prévia da série com um trecho que vazou na internet. Nas cenas, vemos Peggy Carter como Capitã Britânia ao lado de Steve Rogers, Bucky Barnes enfrentando uma versão zumbi do Capitão América, e T'Challa como Senhor das Estrelas.

Após o vazamento de uma imagem conceitual do Homem de Ferro, acredita-se também que o herói poderá substituir Thor em Sakaar, planeta sob o comando do Grão-Mestre, interpretado por Jeff Goldblum. Goldblum, inclusive, falou em entrevista ao Buzzfeed sobre gravar suas falar para What If...?, e revelou que o Homem de Ferro está no episódio, o que fortalece a teoria.

Shang Chi e a Lenda dos Dez Aneis - 3 de setembro de 2021

O primeiro super herói asiático do MCU promete chegar com tudo aos cinemas! A trama nos apresentará ao mestre de artes marciais Shang-Chi. Considerado o maior artista marcial do mundo, ele cresceu com seus treinos de Kung Fu como principal passatempo em uma infância solitária.

Sem saber a identidade de sua mãe, ele foi criado pelo pai, o Dr. Fu Manchu, um homem ambicioso e mal cujas intenções seu filho desconhecia. Em uma missão, ele encontra o nêmesis de seu pai, Sir. Denis Nayland Smith, que acaba abrindo seus olhos para quem Fu Manchu realmente é.

Vários vilões (entre eles, o Mandarim!)

Sim, veremos uma nova versão do Mandarim! Mas há rumores que indicam que ele não será o único vilão de Shang-Chi. Em outubro de 2019, o site MCU Cosmic Universe publicou que fontes ligadas à Marvel Studios teriam garantido que o mestre do kung-fu pode enfrentar também o Criador de Fantasmas, o Garra de Aço, o Sombra Móvel e o Punho de Navalha. Contudo, esses outros nomes não foram confirmados.

Relação com outros heróis

fase 4 mcu

Para podermos imaginar como Shang-Chi vai se integrar ao MCU e aos possíveis times de heróis que devem se formar no futuro desse universo cinematográfico, basta lembrarmos que o personagem já fez importantes conexões nos quadrinhos.

Na HQ Heróis de Aluguel, de 2007, Shang-Chi lutou ao lado do Punho de Ferro, de Misty Knight e Luke Cage para salvar Colleen Wing. Embora não saibamos quando e se esses personagens voltarão a ter adaptação para as telas após o final do acordo entre Marvel e Netflix, há mais uma interação do herói importante de destacar: Shang-Chi pertenceu aos Vingadores!

O herói já integrou a equipe dos Vingadores Secretos e, depois dos acontecimentos do arco Vingadores vs. X-Men, passou a fazer parte dos Vingadores originais, a convite do Capitão América.

Novos quadrinhos

fase 4 mcu

Em abril de 2020, a Marvel anunciou o lançamento de uma nova minissérie de HQs de Shang-Chi para junho. Com roteiro de Gene Luen Yang (O Chinês Americano, Novo Super-Man), as cinco edições trarão aventuras mais modernas do personagem criado em 1973. E uma das novidades é um novo traje, como é possível ver na imagem acima.

O elenco

fase 4 mcu

Em uma foto compartilhada pelo diretor Destin Daniel Cretton (Temporário 12, O Castelo de Vidro) em abril de 2020, vimos pela primeira vez o elenco do filme reunido nos sets de gravações. Estrelando o longa estão: Simu Liu, como Shang-Chi; a vencedora do Globo de Ouro Awkwafina, em papel não divulgado; e Tony Leung, vivendo o verdadeiro Mandarim. Além deles, praticamente todo o elenco será formado por atores e atrizes asiáticos, bem como toda a equipe criativa.

PARA SABER MAIS SOBRE SHANG-CHI

Descubra Shang-Chi, o mestre do Kung Fu do Universo Marvel

Shang-Chi | Roteiro do filme será moderno e vai evitar esteriótipos

Os melhores heróis da Marvel sem superpoderes extraordinários!

Eternos - 5 de novembro de 2021

fase 4 mcu

Considerado um dos projetos mais ambiciosos do MCU, o mais importante filme da Fase 4 vai nos apresentar aos emblemáticos Eternos, uma das três novas raças criadas pelos experimentos genéticos dos seres cósmicos Celestiais. Após uma visita à Terra, esses seres extraterrestres superpoderosos fizeram experiências com a espécie mais desenvolvida do planeta.

Os resultados foram os Eternos, que possuem aparência física semelhante a dos humanos, mas são superpoderosos e praticamente imortais; os Deviantes, seres superpoderosos, agressivos e de genética instável; e os humanos comuns.

O filme deva explicar a origem dos Eternos e revelar o motivo de essa raça ter se mantido escondida na Terra por tanto tempo. A sinopse oficial ainda revelou que "uma tragédia inesperada", após os eventos de Vingadores: Ultimato, vai forçá-los a sair das sombras para enfrentar os Deviantes.

O elenco estelar

mcu fase 4

Os Eternos contará provavelmente com o elenco de mais peso já visto em uma produção Marvel, com exceção de Vingadores: Ultimato. Mas estamos falando de uma história nova e não a reunião de tantos personagens em uma linha do tempo de 11 anos. De acordo com as descrições da sinopse oficial:

  • Angelina Jolie dará vida a feroz guerreira Thena
  • Kit Harington será Dane Whitman, o Cavaleiro Negro
  • Richard Madden será o todo poderoso Ikaris
  • Gemma Chan viverá a amante da humanidade Sersi
  • Kumail Nanjiani vai interpretar o cosmicamente poderoso Kingo
  • Lauren Ridloff vive a super-rápida Makkari
  • Brian Tyree interpretará o inteligente inventor Phastos
  • Salma Hayek será a sábia e espiritual líder Ajak
  • Lia McHugh viverá a eternamente jovem e alma antiga Sprite
  • Don Lee vai interpretar o poderoso Gilgamesh
  • Barry Keoghan será o distante e solitário Druig

A direção ficou por conta de Chloé Zhao.

Fotos vazadas dos sets de filmagens

fase 4 mcu

O possível grande vilão

Além do combate aos Deviantes como um todo, aparentemente os Eternos precisarão enfrentar a supremacia de um deviante em particular: Kro. Uma informação vazada pelo linha de colecionáveis Funko Pop revelou que o personagem está no filme, embora sua presença e o ator que irá interpretá-lo não tenham sido divulgados.

Líder dos Deviantes nas HQs, Kro tem a capacidade de mudar a forma de seu corpo, já tendo até mesmo se passado pelo Diabo, para apavorar os humanos. Um dos primeiros deviantes a serem criados, ele é imortal e é conhecido por sua sede por mortes e maldades. Mas, em alguns momentos, isso mudou: enquanto manteve um relacionamento com a eterna Thena. Para mais informações sobre a relação dos dois (que chegou a resultar em filhos!), confira o link abaixo sobre a Thena.

Filme terá primeiro beijo gay do MCU

fase 4 mcu

A proposta de mais diversidade no MCU já poderá ser vista com mais destaque em Os Eternos. O filme contará com o primeiro casal LGBTQ+ dos filmes Marvel. Em entrevista ao site Logo, em fevereiro, o ator Hazz Sleiman revelou que vai interpretar o marido do super herói Phastos, que será vivido por Brian Tyree Henry.

"A gente representa uma família gay que tem um filho."

O ator ainda confirmou, quando questionado se o filme incluiria uma cena de um beijo entre o casal.

"Sim, absolutamente, e é um lindo e muito emocionante beijo. Todo mundo chorou no set. Para mim, é muito importante mostrar como uma família gay pode ser amorosa e bonita."

A representatividade também está presente na decisão de trocar o gênero de alguns dos Eternos, cuja formação era predominantemente masculina, mas, para o filme, ganhou mais mulheres entre seus integrantes principais. Além disso, a Fase 4 é, com certeza, a que conta com mais diretoras à frente das produções do estúdio.

PARA SABER MAIS SOBRE OS ETERNOS

Quem são os Eternos? Conheça esses seres superpoderosos da Marvel

GUIA definitivo sobre THENA, de OS ETERNOS!

Conheça Sersi, uma das mais poderosas integrantes de Os Eternos!

Conheça Ikaris, um dos líderes dos Eternos da Terra!

Conheça o Cavaleiro Negro, o fantástico guerreiro da Marvel!

Fatos essenciais sobre os incríveis Celestiais da Marvel

Homem-Aranha: No Way Home - 17 de dezembro de 2021

homem-aranha 3

Homem-Aranha: No Way Home foi uma das produções, a princípio, não inclusas na Fase 4 do MCU. Com as mudanças de datas de produções e estreias, contudo, o filme vai chegar aos cinemas antes de outros longas apresentados no cronograma Marvel na SDCC.

Pouco (quase nada, na verdade) se sabe sobre a trama do terceiro filme do teioso de Tom Holland. Desde o fim e a retomada da parceria entre Marvel e Sony, especula-se que o longa possa enfim apresentar o encontro entre o herói e o aclamado vilão Venom. Além disso, Peter precisa lidar com as consequências do que aconteceu em Homem-Aranha: Longe de Casa, quando Mysterio expôs sua verdadeira identidade para o mundo.

O que já está confirmado e teorias

homem-aranha 3

Embora a Marvel e o próprio Tom Holland sigam negando a possibilidade de um Aranhaverso com o encontro entre os Homens-Aranhas de Holland, Tobey Maguire e Andrew Garfield, esse encontro entre os três ainda é uma das teorias mais populares sobre o filme. E o que já está confirmado sobre o longa apenas fortalece isso. Se liga!

Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) está confirmadíssimo no terceiro longa do teioso, o que também confirma a relação entre a trama desta produção e do segundo filme de Steve Strange, bem como a das séries Loki e WandaVision. E o que liga esses filmes e séries: a abordagem do multiverso. Mas tem mais!

Foi confirmado que Homem-Aranha: Sem Volta para Casa contará com o retorno de Alfred Molina ao papel do vilão Doutor Octopus (da franquia de Tobey Maguire), e de Jamie Foxx para viver novamente o vilão Electro (da franquia de Andrew Garfield).

PARA SABER MAIS SOBRE HOMEM-ARANHA

Conheça a origem e história de Peter Parker, o Homem-Aranha!

Conheça as várias namoradas do Homem-Aranha

Descubra as outras versões do Homem-Aranha do Aranhaverso

Os maiores vilões da história do Homem-Aranha

Ms. Marvel - Final de 2021

marvel fase 4

Com a produção e as gravações de Ms. Marvel ainda sendo realizada, os detalhes sobre a série ainda são bem poucos. A jovem atriz Iman Vellani foi a escolhida para viver a primeira heroína muçulmana da Marvel, Kamala Khan. Pelas poucas imagens e vídeos que já vazaram do set, a série deve seguir a HQ Nada Normal, Graphic Novel na qual a menina ganha seus poderes.

Até o momento, o que também foi confirmado foi a presença tanto da Ms. Marvel quanto de Monica Rambeau em Capitã Marvel 2, cujo título será The Marvels, dada a ligação que Kamala e Carol desenvolvem nas HQs, com a jovem tendo a heroína como um ídolo.

O início dos Jovens Vingadores?

fase 4 mcu

Vale lembrar ainda que a Marvel parece está apresentando os personagens que um dia podem formar uma versão cinematográfica dos Jovens Vingadores:

  • Wiccano e Célere (Tommy e Billy, filhos de Wanda, apresentados em WandaVision)
  • Ms. Marvel
  • Estatura (Cassie Lang, filha do Homem-Formiga)
  • Kate Bishop (Gaviã Arqueira, que será apresentada na série Hawkeye)
  • America Chavez (que será apresntada em Doutor Estranho no Multierso da Loucura)
  • Elijah Bradley (Patriota, apresentado na série Falcão e o Soldado Invernal)
  • Kid Loki (apresentado na série Loki)

PARA SABER MAIS SOBRE MS MARVEL

Conheça Kamala Khan, a incrível Miss Marvel!

Gavião Arqueiro - Final de 2021

hawkeye

Fechando - pelo menos por enquanto - as séries cujos personagens nunca ganharam um filme próprio no MCU, temos Gavião Arqueiro. Mas os episódios não vão focar em apenas um Hawkeye, mas sim em dois! O programa vai apresentar Kate Bishop, que será interpretada por Hailee Steinfeld.

Uma profunda admiração pelo Gavião Arqueiro, um grande trauma do passado e uma vontade de ajudar as pessoas fizeram com que a jovem Kate Bishop começasse a treinar arco e flecha. Eventualmente, ela começa a tentar salvar quem precisasse de algum auxílio.

Como a menina começou a se envolver em diferentes encrencas, Clint Barton acabou decidindo treiná-la. Nos quadrinhos, Kate é a terceira personagem e a primeira mulher a assumir a identidade de Hawkeye, ou Gaviã Arqueira.

Em qual HQ vai se basear a série

fase 4 mcu

De acordo com Jeremy Conrad, do site MCU Cosmic, o programa vai se basear na aclamada nova série de quadrinhos de Matt Fraction e David Aja, de 2013. A trama vai ter, inclusive, referências aos figurinos, com Barton usando a camisa preta com o símbolo roxo, como na imagem acima.

Nas histórias criadas por Fraction, o foco está mais em Clint Barton do que em sua versão heroica como Gavião Arqueiro. Na edição Quem pelo arco Vive, conhecemos a rotina de Barton quando ele não está integrando os Vingadores, em seu dia a dia pelo Brooklyn, lidando com vizinhos e inquilinos, mas também com a máfia russa.

E sim, nesta série de HQs temos também Kate Bishop, em uma fase na qual a jovem deixou para traz sua família rica e passou a trabalhar como heroína de aluguel. Outros personagens que ganham destaque são o cachorro do herói, Lucky; o irmão de Clint, o malvado Trickshot; e a vilã Madame Máscara.

PARA SABER MAIS SOBRE GAVIÃO ARQUEIRO

Fatos que você desconhecia sobre o Gavião Arqueiro

Quem é Kate Bishop, a Gaviã Arqueira dos Jovens Vingadores

Conheça os Jovens Vingadores, o time que vai desafiar a sua imaginação!

Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura - 25 de março de 2022

fase 4 mcu

Se você conferiu as informações de todas as produções acima, sabe que este filme vai ter uma grande importância para esta fase do MCU. Com ligações diretas com as séries WandaVision, Loki e Homem-Aranha: No way Home, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura vai explorar realidades alternativas. Isso, inclusive, pode fazer com que revejamos alguns personagens que já não existem na linha do tempo principal do MCU.

O pouco que sabemos até o momento sobre o longa é que ele vai ter toques de filme de terror. Além disso, recentemente, foi anunciado que Sam Raimi (trilogia Homem-Aranha original) assumiu a direção do projeto.

Quem poderíamos rever

fase 4 mcu

Aqui, os fãs apostam em todos os personagens que já não vamos mais acompanhar no MCU, como Homem de Ferro e Capitão América. Contudo, há um deles cujo retorno parece fazer bastante sentido: Mercúrio.

Com a morte prematura de Mercúrio em Vingadores: Era de Ultron, aparentemente tínhamos perdido a oportunidade de ver nos cinemas grandes cenas entre ele e sua irmã, Wanda (incluindo a Dinastia M!). Com a participação da Feiticeira Escarlate já confirmada no segundo filme do Doutor Estranho, não seria uma grande surpresa os dois acabarem trazendo Mercúrio de outra linha do tempo.

Quer mais uma informação curiosa que pode ou não ter relação com essa teoria? O ator Aaron Taylor-Johnson, que interpretou o Mercúrio no MCU, foi visto nos sets de gravação de Vingadores: Ultimato. Será que tinham planos para ele aparecer e cortaram a cena? Mas se tinham esses planos antes, será que a Marvel desistiu de trazer o herói de volta ou apenas decidiu esperar mais um pouco?

Mais de um vilão

fase 4 mcu

A Marvel Studios confirmou que o vilão do segundo filme do Doutor Estranho será Pesadelo, o líder da Dimensão dos Sonhos. Capaz de provocar pesadelos nas mentes humanas, o vilão se alimenta do medo que causa. Manipular dimensões e formas de energias e controlar as emoções de seus adversários também está entre seus poderes.

Mas há rumores de que ele pode não ser o único vilão do longa. A temível feiticeira Agatha Harkness, apresentada em WandaVision, e o abominável Shuma-Gorath também podem integrar o time de antagonistas. Enquanto Shuma-Gorath é conhecido como a "personificação do mal em todo o Multiverso", Agatha Harkness é uma bruxa extremamente poderosa que, assim como o Doutor Estranho, foi uma das pessoas que ajudou a Feiticeira Escarlate a controlar e ampliar seus poderes.

Outra possibilidade é o perigoso Chthon. Um dos vilões mais famosos do universo do Doutor Estranho, nas HQs uma das fontes dos poderes de Wanda foi o feitiço que o bruxo das trevas lançou sobre ela, lhe proporcionando a capacidade de criar projeções psiônicas que podem manipular probabilidades e alterar a realidade. Com a presença de Wanda no filme, fica fácil ver como esse vilão poderia aparecer.

Há ainda a teoria de que a Feiticeira Escarlate possa ser a grande vilã do filme. Vale lembrar que, nos quadrinhos, após perder Visão e seus filhos, a heroína entra em colapso e se torna uma grande ameaça a todos. Seus poderes são suficientes para derrotar os Vingadores, sendo parada apenas pelo Doutor Estranho.

PARA SABER MAIS SOBRE DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA

Tudo o que você sempre quis saber sobre Doutor Estranho

Os melhores poderes e artefatos do Doutor Estranho

Conheça o Pesadelo, um dos inimigos do Doutor Estranho!

Doutor Estranho 2 | 7 vilões que poderiam ser melhores que Pesadelo

Thor: Amor e Trovão - 6 de maio de 2022

fase 4 mcu

Pouco se sabe, até o momento, sobre a trama do quarto filme do deus do trovão. Em uma entrevista ao jornal The Philadelphia Inquirer, no dia 24 de abril de 2020, o protagonista Chris Hemsworth adiantou que o roteiro de Taika Waititi está ainda mais selvagem e estranho que o de Thor: Ragnarok. Waititi, inclusive, retorna para a direção do longa. Na entrevista, Hemsworth foi só elogios para o cineasta:

"É um dos melhores roteiros que li em anos. É o Taika no seu extremo e no seu melhor. Se a versão que eu li é a que nós gravaremos, será bem insano."

A chegada da Poderosa Thor

fase 4 mcu

A Poderosa Thor foi apresentada nos quadrinhos em 2014, na série assinada por Jason Aaron, um quadrinista conhecido por abordar o que torna um deus digno. Na trama, Thor mais uma vez perde os direitos ao Mjölnir, e Jane Foster decide assumir o martelo para ajudar.

O que faz dela digna do Mjölnir? Além de seu trabalho de salvar vidas como médica, Jane está enfrentando um câncer de mama em estágio avançado. Sempre que ela assume sua forma como Poderosa Thor, os sintomas de sua doença desaparecem; mas quando ela retorna a sua forma humana, os efeitos de seu tratamento foram retardados.

Ainda assim, ela segue arriscando a própria vida para salvar os outros, alcançando um nível de controle do Mjölnir que Thor nunca conseguiu. Isso vai possibilitar que a heroína libere habilidades do martelo que ainda não vimos no cinema.

Christian Bale dará vida ao vilão

thor bale

Sim, ninguém menos que o brilhante Christian Bale (O Cavaleiro das Trevas, Ford vs Ferrari) vai interpretar o principal vilão de Thor: Amor e Trovão.

Bale vai viver Gorr, também conhecido como o Carniceiro dos Deuses. O personagem foi apresentado nas HQs em 2013, e é revelado que ele caça o Deus do Trovão em três linhas temporais diferentes: no passado, quando Thor era jovem e imaturo; no presente; e no futuro, quando o filho de Odin é o solitário Rei Amargo. Gorr busca se vingar dos deuses, por eles terem abandonado seu planeta em uma miséria extrema.

Nos quadrinhos, as tentativas de Thor de combater a violência do vilão é um dos principais fatores que fazem com que o herói se torne indigno de usar o Mjölnir. É quando o martelo procura por Jane Foster e a transforma na Poderosa Thor.

Personagem LGBTQ+

fase 4 mcu

Sim, Thor: Amor e Trovão também contará com um personagem gay. Aliás, já conta! Mas agora sua sexualidade não será mais escondida. Estamos falando de Valquíria. Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, garantiu que a orientação sexual da personagem de Tessa Thompson será abordada no quarto longa da franquia.

Novo personagem

Segundo a página Illuminerdi, a Marvel estaria ainda em busca de um jovem ator negro, com 11 ou 12 anos, para interpretar um novo personagem chamado Zappa. Como não há registros do personagem nos quadrinhos, naturalmente já existem teorias sobre quem ele pode ser.

A primeira delas aposta que o garoto poderia ser o Kid Loki, a versão criança do deus da trapaça que pode ser apresentada na série solo do anti-herói. A segunda acredita que o jovem poderia ser a reencarnação de Heimdall.

Relação com os X-Men

fase 4 mcu

Sim, desde que a Marvel recuperou os direitos dos X-Men, praticamente todos os próximos filmes e séries estão envolvidos em teorias e especulações sobre qual deles pode começar a introduzir os mutantes no MCU. Mas por que não vários deles?

E o diretor e roteirista Taika Waititi confirmou uma ligação que existirá entre Thor: Amor e Trovão e os X-Men: a presença dos Tubarões Espaciais. Essa raça alienígena foi apresentada em 1982, na HQ Uncanny X-Men #162, mas posteriormente apareceu em títulos como Thor: Deus do Trovão e Rei Thor.

Os Tubarões Espaciais são gigantes criaturas alienígenas que flutuam pelo espaço. Nos quadrinhos, eles foram capturados e aprimorados pela Ninhada, uma raça inimiga dos X-Men.

PARA SABER MAIS SOBRE THOR: AMOR E TROVÃO

Mas afinal, o que a chegada da Poderosa Thor significa para o Thor?

O essencial sobre Valquíria, a guerreira feroz de Thor: Ragnarok!

Conheça o Mjolnir, o lendário martelo de Thor no universo Marvel

Conheça o poderoso e elétrico Thor, o deus do trovão da Marvel!

Personagens que conseguiram erguer o martelo do Thor

Pantera Negra: Wakanda Forever - 8 de julho de 2022

marvel fase 4

Pantera Negra 2 foi mais uma das produções que, inicialmente, não estavam previstas para a Fase 4 do MCU. Com as novas datas anunciadas pela Marvel, o filme ganhou seu dia de estreia. Muito pouco se sabe, até o momento, sobre a trama, principalmente após o falecimento do ator Chadwick Boseman, que dava vida ao herói. Mas já há várias teorias sobre o filme.

Veremos Shuri como Pantera Negra?

fase 4 mcu

Lá em 2018, quando Pantera Negra fez sua estreia estrondosa nos cinemas mundiais, a Marvel lançou o livro Marvel’s Black Panther: The Art of the Movie (Pantera Negra da Marvel: A Arte do Filme, em tradução livre) com artes conceituais do longa. Uma delas chamou a atenção: Shuri com o uniforme do Pantera Negra. Como a cena não esteve no primeiro filme, desde então, os fãs se questionam se veremos a irmã de T'Challa se tornar a Pantera Negra em uma sequência.

Nos quadrinhos, Shuri assume o manto do herói e se torna a primeira Pantera Negra mulher, após T'Challa ficar em coma, consequência de uma batalha contra os vilões do grupo do Doutor Destino. Com seu irmão incapaz de governar e proteger Wakanda, Shuri é nomeada rainha e passa por vários testes para se tornar a Pantera Negra.

Como Pantera Negra, Shuri consegue salvar Wakanda do vilão Morlun e ainda põe fim ao coma de T'Challa. A guerreira e cientista seguiu no poder enquanto seu irmão se recuperava, e um dos desafios que teve que enfrentar nesse período foi uma guerra contra Atlantis sob o comando de Namor.

Namor vem por aí?

fase 4 mcu

Não é de hoje que os fãs fazem teorias e especulações em torno da apresentação de Namor no MCU. Mas, dessa vez, temos um outro fator a favor dessa possibilidade: um easter egg em Vingadores: Ultimato.

Durante a cena em que a Viúva Negra fala com vários aliados pelo mundo, vemos um holograma de Okoye, general de Wakanda, relatando tremores no oceano. Desde então, os fãs teorizam que a fala fazia uma referência ao Rei de Atlântida da Marvel. E essa teoria praticamente foi confirmada pelos roteiristas de Ultimato.

No final de abril de 2020, em uma exibição online conjunta para comemorar um ano desde o lançamento de Vingadores: Ultimato, os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely foram questionados sobre o suposto easter egg de Namor. Markus respondeu:

"Às vezes, você planta sementes. Às vezes, elas crescem."

Só para relembrar, Namor é um mutante, ok! O personagem, inclusive, tem uma série de quadrinhos com o título Namor - O Primeiro Mutante.

Podemos ver Killmonger novamente

fase 4 mcu

Em janeiro de 2019, durante o SAG Awards, o marido de Angela Basset, Courtney B. Vance, sugeriu que podemos voltar a ver Killmonger. Após a intérprete da mãe de T'Challa ser questionada pelo site ET sobre a possibilidade de todo o elenco retornar para a sequência, Vance respondeu:

"Sim, só vá em frente e diga, sim! Todos estarão lá, incluindo Michael B. [Jordan]."

Mas, então, como poderíamos ver o personagem, que caiu nas graças dos fãs rapidamente? Afinal, ele morreu, correto? Na ocasião, Basset completou a fala do marido.

"Tecnicamente, nós não vimos ele sendo jogado no oceano, não."

Possível nova vilã

fase 4 mcu

Em junho de 2019, Roger Wardell, conhecido por vazar informações do universo geek que já se provaram reais, falou em entrevista ao The Independent que a próximo oponente de T'Challa será a Rainha Divine Justice.

A personagem, que se chama Ce'Athauna Asira Davin, é princesa da tribo Jabari, mas foi criada nos Estados Unidos sem ter conhecimento de sua verdadeira origem e herança. Após seu pai ser morto por extremistas, ela é resgatada por T'Chaka e cresce em Wakanda, vindo a se tornar uma das fieis Dora Milaje.

Um conflito político se forma, contudo, quando ela descobre sua verdadeira linhagem. Afinal, como herdeira do trono Jabari, ela também é uma representante legal ao governo de Wakanda.

PARA SABER MAIS SOBRE PANTERA NEGRA 2

Coisas para saber sobre o temível Pantera Negra

Conheça as Dora Milaje, a imponente guarda real do Pantera Negra

Descubra quem é Shuri, a irmã guerreira do Pantera Negra

Descubra os mistérios de Wakanda, o reino do Pantera Negra

Pantera Negra: As referências africanas que inspiraram os figurinos

The Marvels - 11 de novembro de 2022

the Marvels

Antes previsto para ser lançado depois de Guardiões da Galáxia Vol. 3 e Blade, Capitã Marvel 2 foi mais uma das produções que recebeu uma nova posição na ordem de lançamentos do MCU após a reorganização das datas de estreia. Resta saber se o filme vai fechar a Fase 4 ou dar início à Fase 5.

E se você acha que, por ser a última estreia confirmada, até o momento, ainda teríamos poucas informações sobre o filme, é aí que você se engana. O longa terá supervisão de Kevin Feige e seu roteiro será assinado por Megan McDonnell, que também trabalhou na primeira temporada da websérie WandaVision. Mas tem mais!

Quando se passa o novo filme?

fase 4 mcu

Uma das grandes dúvidas que existia sobre o filme era em que período ele deve se passar. A trama trará Carol Danvers depois dos acontecimentos de Vingadores: Ultimato? Ou mostrará mais do passado da heroína ajudando aqueles que precisam pelo espaço? Com a estreia de WandaVision e, principalmente, com a cena mid-credits do episódio final da série, aparentemente já temos essa resposta: no presente!

A cena em questão mostra um Skrull que estava disfarçada de humana se revelando para Monica Rambeau e afirmando que ela está sendo requisitada no espaço por alguém que ela conhece. Vale lembrar que a personagem já foi confirmada em Capitã Marvel 2. Além disso, algumas de suas cenas em WandaVision sugeriram que ela guarda algum rancor de Carol, assunto que deve ser retomado no filme. É provável que as vejamos lutando juntas, agora que Monica já ganhou seus poderes.

Ms. Marvel vem aí

fase 4 mcu

Ms. Marvel vem aí! Brie Larson já tinha declarado em algumas entrevistas que gostaria de ver Kamala Khan no filme. E a presença da jovem heroína no filme já foi confirmada.

Primeira heroína muçulmana da Marvel, a jovem Kamala idolatrava a Capitã Marvel e, inclusive, foi apresentada na edição #14 de Capitã Marvel, em 2013, mas ganhou sua série de quadrinhos própria depois disso. As duas não só já lutaram lado a lado como Carol deu sua benção para Kamala usar o nome Ms. Marvel.

Desde então, a jovem Ms. Marvel caiu nas graças dos fãs Marvel, motivo pelo qual o anúncio de uma série no Disney+ foi muito bem recebido. Por isso e porque a heroína também faz parte de um importante grupo de heróis dos quadrinhos: Os Novos Vingadores!

Capitã Marvel 2 pode apresentar os Novos Vingadores

fase 4 mcu

Com as novas datas, tudo leva a crer que Capitã Marvel 2 agora vai encerrar a Fase 4 do MCU, que não incluiu nenhum filme dos Vingadores. A teoria dos fãs é que o longa vai introduzir o grupo, antes de um anúncio oficial de Vingadores 5 para a próxima fase do MCU.

Vale lembrar que Ms. Marvel já fez parte de algumas das formações do grupo, que também já teve como integrantes o Capitão América de Sam Wilson, Nova, Visão, Homem-Aranha (Miles Morales), Demolidor, Quarteto Fantástico, Soldado Invernal, Luke Cage e Wolverine. Mas há ainda outra evidência da provável introdução dos Novos Vingadores.

Em novembro de 2019, um vídeo supostamente de uma audição para Ms. Marvel vazou na Internet. A candidata a Kamala Khan lê um texto que cita os Novos Vingadores e os Inumanos. A jovem se dirige a alguém que se identifica como "Capitã", explica que viu os Novos Vingadores e que um de seus parentes é um inumano. Vale destacar, contudo, que a Marvel não confirmou a veracidade desse vídeo.

Mutantes em Capitã Marvel 2?

fase 4 mcu

Sim, Capitã Marvel 2 pode ser mais uma das produções que vão introduzir os mutantes no MCU. De acordo com uma publicação que o canal Superhero Buzz fez em abril de 2020, a sequência pode contar com a presença de Vampira.

A mutante seria apresentada como uma vilã líder de um grupo terrorista mutante. Caso você esteja estranhando essa versão da personagem, é importante destacarmos: essa é a origem da Vampira nas HQs!

Nos quadrinhos, a mutante é uma vilã treinada por Mística para acabar com os X-Men. E sabe quando ela se une ao grupo de Charles Xavier? Depois de absorver os poderes e a psique de Carol Danvers! Enquanto Vampira começa sua trajetória como heroína, a Capitã Marvel acaba em um coma. A informação ainda não foi confirmada pela Marvel.

PARA SABER MAIS SOBRE CAPITÃ MARVEL 2

Capitã Marvel: conheça a história e os poderes da super-heroína

Capitã Marvel | Conheça as 2 principais origens da heroína!

Conheça Monica Rambeau, a primeira Capitã Marvel

Conheça Kamala Khan, a incrível Miss Marvel!

Conheça Goose, o espetacular gato da Capitã Marvel!

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania - 17 de fevereiro de 2023

marvel fase 4

Ainda sem informações sobre o filme.

PARA SABER MAIS SOBRE O HOMEM-FORMIGA E A VESPA

Conheça o Homem-Formiga, o pequeno grande herói da Marvel

Os curiosos poderes do Homem-Formiga que você precisa conhecer

Tudo o que precisa saber sobre a pequena mas poderosa Vespa!

Guardiões da Galáxia: Vol. 3 - 5 de maio de 2023

marvel fase 4

Ainda sem informações sobre o filme.

PARA SABER MAIS SOBRE OS GUARDIÕES DA GALÁXIA

Conheça a origem e história dos Guardiões da Galáxia nos quadrinhos

5 fatos insanos sobre Rocket Raccoon dos Guardiões da Galáxia

5 curiosidades sobre Groot dos Guardiões da Galáxia que você não sabe

Quarteto Fantástico - Ainda sem data

marvel fase 4

Ainda sem informações sobre o filme.

PARA SABER MAIS SOBRE O QUARTETO FANTÁSTICO

Novo visual do Sr. Fantástico em HQ parece muito com John Krasinski!

Quarteto Fantástico | Marvel estaria sondando John Krasinski e Emily Blunt!

4 histórias do Quarteto Fantástico que caberiam no MCU!

5 histórias dos X-Men e Quarteto Fantástico para os filmes da Marvel

Outros filmes e séries já confirmados (Fase 5)

fase 4 mcu

Além dos projetos descritos acima - que já estão mais avançados em sua produção - a Marvel Studios já confirmou o desenvolvimento e os planos para outros importantes projetos. São eles:

  • Filme de Blade em desenvolvimento com Mahershala Ali no papel principal
  • Série de Cavaleiro da Lua confirmada com Oscar Isaac no papel principal
  • Série She-Hulk confirmada com Tatiana Maslany no papel principal (2022)
  • Série Invasão Secreta confirmada com Samuel L. Jackson, Ben Mendelsohn
  • Série Ironheart com Dominque Thorne no papel principal
  • Série Armor Wars, com Don Cheadle retornando ao papel de Máquina de Guerra