Fase 4 da Marvel | Tudo sobre os filmes e séries (com datas de estreias atualizadas)

Após o espetacular evento que foi a conclusão da chamada Saga do Infinito - com Vingadores: Ultimato e Homem-aranha: Longe de Casa - os fãs querem saber: o que vem por aí na Fase 4 da Marvel? Quando vem? O que já sabemos sobre o que vem? E a gente te conta tudo agora!

Atenção! Estamos atualizando os artigos com as informações das séries e filmes que são lançados. Ou seja, há spoilers das produções que já estrearam.

Índice com as datas de estreia (Fase 4 da Marvel)

Se quiser ver logo as informações a respeito de um filme ou série em específico, basta clicar nos links abaixo e "pular" para a parte que falamos sobre eles aqui no texto. Divirta-se!

JÁ ESTREARAM!

O QUE VEM A SEGUIR!

WandaVision - 15 de janeiro de 2021

WandaVision surpreendeu positivamente os fãs, que só reclamaram do curto tamanho dos episódios e da ansiedade de ter que esperar uma semana para ver o próximo capítulo.

Com uma estética que misturou o estilo de várias séries televisivas de diferentes décadas, o programa nos apresentou ao mundo que Wanda criou para lidar com o trauma da morte de Visão. Assim como acontece nas HQs, a heroína cria um mundo a sua volta, que inclui até mesmo seus filhos gêmeos, Tommy e Billy (que nas HQs se tornam os heróis Wiccano e Célere).

Enquanto isso, a organização Sword tentava invadir o local e dominar Wanda, algo que três personagens já conhecidos do público tentam impedir. Darcy (Thor), Jimmy Woo (ex-agente da Shield) e Monica Rambeau (vista ainda criança, em Capitã Marvel) se unem para tentar ajudar Wanda a parar com o que está fazendo, mas também para protegê-la de outras pessoas.

A série também nos apresentou à icônica vilã (anti-heroína nos quadrinhos) Agatha Harkness e a itens como o livro Darkhold, elemento que promete ser importante no futuro do MCU. Como prometido, a trama nos mostrou como Wanda se tornou a Feiticeira Escarlate e, claro, deixou várias perguntas e ganchos para as próximas produções do estúdio, incluindo as possíveis ligações com o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, e as séries Ms. Marvel e Invasão Secreta. Ah, cada episódio custou U$25 milhões, com o orçamento da série totalizando em U$225 milhões.

Confira todas as informações sobre a série, as dúvidas que deixou, os personagens que apresentou, as revelações que fez e como a série influenciou no MCU no link abaixo sobre o final de WandaVision.

PARA SABER MAIS SOBRE WANDAVISION

Conheça a poderosa e mística Feiticeira Escarlate!

Tudo sobre a bruxa AGATHA HARKNESS de WandaVision

Conheça Monica Rambeau, a heroína Próton

Como Doutor Estranho 2 e WandaVision abrem portas para Dinastia M no UCM?

Falcão e Soldado Invernal - 19 de março

Com cenas de ação comparadas pelos críticos às de Capitão América: O Soldado Invernal, a trama de Falcão e Soldado Invernal se passa 6 meses depois dos eventos de Vingadores: Ultimato, e mostra como Bucky Barnes e Sam Wilson, que estiveram ausentes por 5 anos após serem dizimados, enfrentam os atuais desafios.

A série trouxe dois principais antagonistas. O primeiro deles foi o grupo de rebeldes conhecido como Apátridas, um movimento que ia contra as ações de vários governos mundiais de expulsar imigrantes aós o retorno de metade da população da terra, com as ações do Vingadores em, Vingadores: Ultimato. O grupo, contudo, é violento e não mede esforços para alcançar seus objetivos.

O segundo obstáculo é John Walker (Wyatt Russell), ex-militar que é escolhido pelo governo americano como novo Capitão América. O personagem foi apresentado nos quadrinhos como Agente Americano, em 1980. Inicialmente, ele era um vilão que imitava o Capitão América, mas acaba se redimindo. Na série, Walker também encontrou redenção por seus erros e acabou assumindo o título de Agente americano, aceitando trabalhar para a condessa Valentina. (Confira mais informações sobre a Madame Hydra nos links abaixo)!

mcu fase 4

Outros personagens já conhecidos que retornaram à série. Daniel Brühl volta para dar vida mais uma vez ao vilão Barão Zemo. Responsável pela criação do conflito em Capitão América: Guerra Civil, o personagem segue sendo contra a existência do soro do super soldado, motivo pelo qual aceita ajudar Bucky e Sam no confronto contra os Apátridas. Já Emily VanCamp interpreta mais uma vez a personagem que viveu em Capitão América: O Soldado Invernal, Sharon Carter, neta da Agente Carter.

A personagem, inclusive, protagonizou uma reviravolta, na qual foi revelado que ela era o Mercador do Poder, antagonista responsável por dar o soro do super soldado para os Apátridas. De volta ao seu posto no governo americano, Sharon tem planos de vender segredos, armas e outras coisas agindo como agente dupla.

A reviravolta, contudo, provocou uma teoria: Sharon poderia ser um Skrull disfarçado. Com uma série já confirmada no futuro no MCU, o arco Invasão Secreta conta a história da invasão da raça alienígena skrull, com milhares deles se passando por humanos, incluindo importantes personagens e heróis das histórias Marvel. Nas HQs, inclusive, a personagem Condessa Valentina é uma das primeiras skrulls infiltradas descoberta por Nick Fury.

Neste contexto, ainda vemos Bucky enfrentando seus monstros pessoais, com o peso da culpa pelos atos que cometeu quando estava sobre o domínio da Hydra. Mas é Sam que dá o tom da trama ao trazer o conflito pelo qual passa, como homem negro, para assumir o manto do Capitão América. O tema do racismo, bem como a xenofobia, é debatido em várias cenas.

A direção foi assinada por Kari Skogland, diretora que tem em seu currículo produções como The Handmaid's Tale, Penny Dreadful e Vikings.

A série apresentou o Patriota

fase 4 mcu

Para quem não sabe, o neto do icônico Isaiah Bradley, Elijah Bradley, futuramente assume a identidade heroica de Patriota. Embora apresentado em cenas breves na série, a chegada do personagem ao MCU confirma a apresentação dos Jovens Vingadores. O grupo é formado por:

  • Wiccano e Célere (Tommy e Billy, filhos de Wanda, apresentados em WandaVision)
  • Ms. Marvel
  • Estatura (Cassie Lang, filha do Homem-Formiga)
  • Kate Bishop (Gaviã Arqueira, será apresentada na série Hawkeye)
  • America Chavez (será apresentada em Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura)
  • Kid Loki (apresentado em Loki)

PARA SABER MAIS SOBRE FALCÃO E SOLDADO INVERNAL

Quem é a Condessa de Fontaine, de Falcão e o Soldado Invernal

Saiba tudo sobre Sam Wilson, aka Falcão, o herói alado da Marvel!

Conheça a história do Soldado Invernal, o herói e vilão da Marvel

COMO AS SÉRIES SE ENCAIXAM NA LINHA DO TEMPO DO MCU?

Ordem cronológica oficial do MCU: filmes e séries Disney+ da Marvel

Loki - 11 de junho de 2021

A série Loki tem início logo depois de o deus da trapaça desaparecer com o Tesseract, na viagem no tempo que os Vingadores fizeram a 2012, em Vingadores: Ultimato. Loki acaba indo parar na Autoridade de Variância de Tempo (TVA), onde é informado que cometeu um crime com a linha sagrada do tempo, por ser uma variante que não deveria ter saído daquela linha temporal.

Na TVA, o Loki de 2012 acaba descobrindo tudo pelo que passou na sua linha do tempo, da morte de sua mãe e da destruição de Asgard até sua própria morte. Questionando todos os seus planos e motivações, ele ainda recebe a missão de ajudar a capturar uma de suas variantes. Mas há muito mais por trás da TVA do que estão lhe contando. A série já teve sua segunda temporada confirmada.

Que variantes de Loki conhecemos

Loki variantes

A série apresentou múltiplas variantes de Loki. Algumas delas apareceram apenas rapidamente, a exemplo do Hulk Loki, do Viking Loki, do Tour De France Loki, o Gigante de Gelo Loki e do Presidente Loki (que estava cercado de outras variantes). Mas algumas variantes tiveram grande destaque na série, e algumas delas devem retornar ao MCU na segunda temporada da série ou em um dos futuros filmes.

A primeira dessas variantes, claro, é Sylvie, vivida pela atriz Sophia Di Martino. A versão feminina de Loki, Sylvie era a variante que ele deveria ajudar a prender. Contudo, os dois acabam trabalhando juntos e se aproximando no decorrer da série. É ela que provoca o emblemático final que vimos no último episódio da série (mas falamos disso daqui a pouco!). A adaptação da personagem parece ter misturado as história de Lady Loki e de Sylvie, a feiticeira. Com certeza, é uma personagem que voltaremos a ver.

Loki variantes

Outro destaque ficou para o Loki clássico. Interpretado por Richard E. Grant, o personagem é um Loki mais maduro. Infelizmente, não devemos ver o Loki Clássico em outras produções no MCU, contudo o personagem teve seu momento de heroísmo na série, sendo de fundamental importância para a missão de Loki e Sylvie de descobrir quem estava por trás da TVA.

Outra variante que devemos rever muito em breve é o Kid Loki. Como já era esperado, a versão criança de Loki foi apresentada na série. Ainda que tenha aparecido rapidamente e com sua história ligeiramente diferente, é bem provável que este Loki faça parte da equipe Jovens Vingadores, a exemplo do que acontece nos quadrinhos.

Loki variantes

Além dele, outros integrantes do grupos já foram apresentados ou estão confirmados para serem introduzidos em breve. São eles: Wiccano e Célere (Tommy e Billy, filhos de Wanda, apresentados em WandaVision), Ms. Marvel, Estatura (Cassie Lang, filha do Homem-Formiga), Kate Bishop (Gaviã Arqueira, será apresentada na série Hawkeye) e America Chavez (será apresentada em Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura).

Não há indicativo de que veremos o Loki Crocodilo novamente. Mas o personagem caiu nas graças dos fãs e merecia a menção.

Kang, o conquistador e o multiverso

Loki variantes

O episódio final da primeira temporada de Loki confirmou que quem estava por trás de tudo na TVA era Kang, o Conquistador. Um dos personagens mais poderosos dos quadrinhos Marvel, Kang é um viajante do tempo e do multiverso. Em seus vários arcos de história, o vilão tem relação direta com os Vingadores, os Jovens Vingadores, o Quarteto Fantástico, os X-Men, entre outros.

Sua introdução foi feita em um momento em que a série Loki preparou o caminho para as demais futuras produções do MCU que devem abordar o multiverso. Afinal, a primeira temporada é concluída com a linha sagrada do tempo sendo "libertada" (bem como as outras variantes de Kang) e formando inúmeras ramificações.

Para saber mais sobre Kang, descobrir quais de suas variantes podemos er futuramente no MCU e conferir a explicação do final da primeira temporada de Loki, confira o artigo no link logo abaixo.

PARA SABER MAIS SOBRE LOKI

Loki | FINAL EXPLICADO e tudo sobre KANG, o Conquistador!

Conheça os mistérios de Loki, o vilão da Marvel

Viúva Negra - 9 de julho de 2021

Viúva Negra foi o primeiro filme Marvel a chegar aos cinemas desde que a pandemia começou. A trama do longa se passa em 2016, entre os acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita. Natasha está de volta ao leste europeu e se reúne com sua primeira família: a agente do programa Viúva Negra Melina Vostokoff (Rachel Weisz), o agente russo Guardião Vermelho (David Harbour) e a também agente Viúva Negra Yelena Belova (Florence Pugh).

Natasha acreditava ter destruído a temida organização Sala Vermelha, que realiza o cruel treinamento das Viúvas Negras. Ao descobrir que a organização ainda existe e agora está usando uma espécie de substância química para manter um controle psicológica sobre suas recrutas, Natasha se une a sua antiga família para encontrar e combater aquele por trás da organização.

fase 4 mcu

O filme trouxe ainda a adaptação do vilão Treinador. Nos quadrinhos, esse personagem é um habilidoso oponente capaz de aprender os ataques e técnicas de seus inimigos para usá-los contra eles. No filme, a identidade do personagem é uma das surpresas da trama.

Outra surpresa do longa veio na cena pós-créditos, que mostra Yelena conversando com ninguém menos que a Condessa Valentina, personagem apresentada na série Falcão e o Soldado Invernal. A Condessa conta a Yelena que o Gavião Arqueiro foi o responsável pela morte de Natasha, o que torna bem provável uma aparição de Yelena na série do herói. Cate Shortland assina a direção do filme.

PARA SABER MAIS SOBRE VIÚVA NEGRA

Descubra todos os segredos da Viúva Negra, a espiã da Marvel

Quem é YELENA BELOVA e que história é essa de nova VIÚVA NEGRA?

Conheça o Treinador, o misterioso mercenário da Marvel!

What If...? - 11 de agosto de 2021

What If...? é uma série animada que trouxe para as telinhas as bizarras histórias da série de quadrinhos de mesmo nome. A trama das HQs mostram acontecimentos hipotéticos que poderiam ter mudado por completo o rumo dos heróis do MCU. Na série do Disney+, contudo, as histórias são algumas das diferentes realidades alternativas do multiverso, criado pelo caos que Loki causou na linha do tempo em sua série.

Durante os episódios, vimos realidades nas quais T'Challa era um saqueador parte dos Guardiões da Galáxia, Peggy Carter se tornava a super soldado Capitã Carter, o Doutor Estranho perdia o uso de seu coração, entre outras possibilidades.

A primeira temporada ainda foi marcada pela formação temporária do grupo Guardiões do Multiverso. Capitã Carter, Viúva Negra, Doutor Estranho Supremo, Thor, T'Challa Senhor das Estrelas e Killmonger de diferentes realidades integraram a equipe.

A série pode influenciar no MCU?

Na última SDCC, Kevin Feige revelou que as séries Marvel-Disney + fazem parte oficialmente do Universo Cinematográfico Marvel. E sim, o presidente da Marvel Studios já deu a entender que poderíamos, um dia, ver um dos personagens de What If...? em versão live-action. Em suas respectivas realidades, estes são os períodos de tempo nos quais os episódios se passam:

  • Super Soldado Peggy Carter: 1940s - 2011
  • T'Challa Saqueador: 1988 - 2008
  • Vingadores assassinados: 2010
  • Doutor Estranho do mal: Antes do século 20 - 2016 - 2018
  • Apocalipse Zombie: 2018
  • Killmonger salva Tony Stark: 2009
  • Thor filho único: 2010
  • Vitória de Ultron: 2015

Shang Chi e a Lenda dos Dez Aneis - 3 de setembro de 2021

O primeiro super herói asiático do MCU promete chegar com tudo aos cinemas! A trama nos apresentará ao mestre de artes marciais Shang-Chi. Considerado o maior artista marcial do mundo, ele cresceu com seus treinos de Kung Fu como principal passatempo em uma infância solitária.

Sem saber a identidade de sua mãe, ele foi criado pelo pai, o Dr. Fu Manchu, um homem ambicioso e mal cujas intenções seu filho desconhecia. Em uma missão, ele encontra o nêmesis de seu pai, Sir. Denis Nayland Smith, que acaba abrindo seus olhos para quem Fu Manchu realmente é.

Vários vilões (entre eles, o Mandarim!)

Sim, veremos uma nova versão do Mandarim! Mas há rumores que indicam que ele não será o único vilão de Shang-Chi. Em outubro de 2019, o site MCU Cosmic Universe publicou que fontes ligadas à Marvel Studios teriam garantido que o mestre do kung-fu pode enfrentar também o Criador de Fantasmas, o Garra de Aço, o Sombra Móvel e o Punho de Navalha. Contudo, esses outros nomes não foram confirmados.

Relação com outros heróis

fase 4 mcu

Para podermos imaginar como Shang-Chi vai se integrar ao MCU e aos possíveis times de heróis que devem se formar no futuro desse universo cinematográfico, basta lembrarmos que o personagem já fez importantes conexões nos quadrinhos.

Na HQ Heróis de Aluguel, de 2007, Shang-Chi lutou ao lado do Punho de Ferro, de Misty Knight e Luke Cage para salvar Colleen Wing. Embora não saibamos quando e se esses personagens voltarão a ter adaptação para as telas após o final do acordo entre Marvel e Netflix, há mais uma interação do herói importante de destacar: Shang-Chi pertenceu aos Vingadores!

O herói já integrou a equipe dos Vingadores Secretos e, depois dos acontecimentos do arco Vingadores vs. X-Men, passou a fazer parte dos Vingadores originais, a convite do Capitão América.

Novos quadrinhos

fase 4 mcu

Em abril de 2020, a Marvel anunciou o lançamento de uma nova minissérie de HQs de Shang-Chi para junho. Com roteiro de Gene Luen Yang (O Chinês Americano, Novo Super-Man), as cinco edições trarão aventuras mais modernas do personagem criado em 1973. E uma das novidades é um novo traje, como é possível ver na imagem acima.

O elenco

fase 4 mcu

Em uma foto compartilhada pelo diretor Destin Daniel Cretton (Temporário 12, O Castelo de Vidro) em abril de 2020, vimos pela primeira vez o elenco do filme reunido nos sets de gravações. Estrelando o longa estão: Simu Liu, como Shang-Chi; a vencedora do Globo de Ouro Awkwafina, em papel não divulgado; e Tony Leung, vivendo o verdadeiro Mandarim. Além deles, praticamente todo o elenco será formado por atores e atrizes asiáticos, bem como toda a equipe criativa.

PARA SABER MAIS SOBRE SHANG-CHI

Descubra Shang-Chi, o mestre do Kung Fu do Universo Marvel

Shang-Chi | Roteiro do filme será moderno e vai evitar esteriótipos

Os melhores heróis da Marvel sem superpoderes extraordinários!

Eternos - 5 de novembro de 2021

fase 4 mcu

Considerado um dos projetos mais ambiciosos do MCU, Eternos nos apresentou a diversos novos personagens. Celestiais, Eternos, Deviantes. Como esperávamos, a trama explicou a origem dos Eternos e revelou o motivo de essa raça ter se mantido escondida na Terra por tanto tempo sem ajudar em alguns dos maiores problemas enfrentados pelos humanos, como a batalha contra Thanos.

Criados pelo Celestial Arishem, os Eternos foram enviados para a Terra com a missão de ajudar os humanos apenas nas lutas contra os Deviantes. Centenas de anos após o último Deviante ser visto, os Eternos permanecem na Terra, onde aguardam instruções de Arishem e segue proibidos de intervir em outros conflitos humanos. O retorno inesperado dos Deviantes e a revelação sobre a real missão dos Eternos no planeta pega os heróis de surpresa, e coloca a vida de toda a Terra em risco.

A nova representatividade na Marvel

fase 4 mcu

Eternos brilha também quando o assunto é representatividade, algo que Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, já tinha prometido a partir da Fase 4. O longa foi dirigido pela premiada diretora Chloe Zhao, mulher e oriental. Alguns personagens tiveram seus gêneros mudados dos quadrinhos para o filme, e é possível ver um time mais equilibrado entre mulheres e homens, com iguais níveis de poder.

O próprio time dos Eternos inclui:

  • Makkari: primeira heroína surda do MCU, mulher e negra, interpretada por uma atriz surda
  • Ajak: mulher latina
  • Sersi: mulher oriental
  • Kingo: interpretado pelo ator paquistanês Kumail Nanjiani
  • Phastos: homem negro gay, casado e com filho, no primeiro relacionamento gay do MCU (e primeira cena de beijo gay)

O futuro do MCU

fase 4 mcu

O final de Eternos deixou bem claro que ainda veremos muito de todos aqueles personagens. Além do destino de parte do time na conclusão da trama, duas cenas extras deixaram os espectadores com um gostinho do que vem por aí.

Apresentado no decorrer da trama, Dane Whitman (Kit Harington) tem um papel coadjuvante no filme, ainda que marcante. O personagem, contudo, protagoniza a cena pós-créditos. Nela, vemos Whitman encontrando a Espada Ebony. Com a cena já indicando o início da trajetória do personagem como o aguardado Cavaleiro Negro, ainda ouvimos a voz de Blade se comunicando com ele.

Já a cena mid-credits trouxe um personagem inesperado: Starfox. Na interpretação de ninguém menos que o ator e cantor Harry Styles, o irmão de Thanos se oferece para ajudar a encontrar os Eternos sequestrados. Vale lembrar que, assim como o Cavaleiro Negro, Staarfox também já integrou o time dos Vingadores. Para saber mais sobre os personagens, confira os links abaixo!

PARA SABER MAIS SOBRE OS ETERNOS

Quem é STARFOX, o irmão de Thanos!

Conheça o Cavaleiro Negro, o fantástico guerreiro da Marvel!

Quem são os Eternos? Conheça esses seres superpoderosos da Marvel

Conheça Sersi, uma das mais poderosas integrantes de Os Eternos!

Fatos essenciais sobre os incríveis Celestiais da Marvel

Gavião Arqueiro - 24 de novembro de 2021

hawkeye

Para quem já estava empolgado para conferir Gavião Arqueiro por saber que a série apresentaria Kate Bishop, o programa trouxe ainda mais surpresas. Mas vamos falar primeiro de Kate. Uma profunda admiração pelo Gavião Arqueiro, um grande trauma do passado e uma vontade de ajudar as pessoas fizeram com que a jovem Kate Bishop começasse a treinar arco e flecha. Eventualmente, ela começa a tentar salvar quem precisasse de algum auxílio.

Como a menina começou a se envolver em diferentes encrencas, Clint Barton acabou precisando ajudá-la. Nos quadrinhos, Kate é a terceira personagem e a primeira mulher a assumir a identidade de Hawkeye, ou Gaviã Arqueira. Na série, ao tentar lidar com as suspeitas que tem sobre o novo namorado de sua mãe, Kate acaba se envolvendo com o grupo criminoso Jaquetas Vermelhas, cuja líder estava em busca de se vingar do Ronin. Mas logo a situação passa a envolver bem mais pessoas.

Que outros personagens a série apresentou

Visto que este artigo está sendo atualizado na data de estreia do último episódio da série, vamos esconder o conteúdo abaixo por enquanto, para evitar spoilers, ok!

A primeira personagem sobre a qual precisamos falar é Maya Lopez, a Echo. Já com uma série solo confirmada, Maya aparece na série como líder do Jaquetas Vermelhas, buscando se vingar do Ronin pela morte de seu pai. O que ela vai descobrir, contudo, é que há outra pessoa por trás do assassinato.O mandante do crime oi ninguém menos que Wilson Fisk.

E aqui temos mais uma apresentação/retorno. O Rei do Crime está oficialmente no MCU. Uma espécie de pai adotivo para Maya, ou tio, Fisk está pro trás da morte de seu pai. Descobrir isso fará com que ela busque vingança, no processo no qual assume a identidade de Echo.

Outro importante retorno é o da personagem Yelena Belova. Apresentada no filme Viúva Negra, a heroína é irmã de Natasha Romanoff. Na série, ela tenta cumprir a missão de matar Clint Barton, algo que tenta fazer também por acreditar que ele foi o responsável pela morte de Natasha.

Em qual HQ se baseou a série

fase 4 mcu

De acordo com Jeremy Conrad, do site MCU Cosmic, o programa se baseou na aclamada nova série de quadrinhos de Matt Fraction e David Aja, de 2013. A trama teve referências aos figurinos, com Barton usando a camisa preta com o símbolo roxo, como na imagem acima.

Nas histórias criadas por Fraction, o foco está mais em Clint Barton do que em sua versão heroica como Gavião Arqueiro. Na edição Quem pelo arco Vive, conhecemos a rotina de Barton quando ele não está integrando os Vingadores, em seu dia a dia pelo Brooklyn, lidando com vizinhos e inquilinos, mas também com a máfia russa.

E sim, nesta série de HQs temos também Kate Bishop, em uma fase na qual a jovem deixou para traz sua família rica e passou a trabalhar como heroína de aluguel. Outros personagens que ganham destaque são o cachorro do herói, Lucky; o irmão de Clint, o malvado Trickshot; e a vilã Madame Máscara.

PARA SABER MAIS SOBRE GAVIÃO ARQUEIRO

Fatos que você desconhecia sobre o Gavião Arqueiro

Quem é Kate Bishop, a Gaviã Arqueira dos Jovens Vingadores

Conheça ECHO, a incrível heroína da Marvel!

Conheça os Jovens Vingadores, o time que vai desafiar a sua imaginação!

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa - 17 de dezembro de 2021

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa se passa logo após os acontecimentos do segundo longa da franquia. A identidade de Peter foi revelada para todo o mundo e ele foi acusado da morte de Mysterio. Em um movimento de desespero, Peter pede ajuda ao Doutor Estranho para fazer com que sua identidade volte a ser um segredo. Contudo, o feitiço dá errado e acaba mexendo com o multiverso.

Agora, vilões que também sabiam da identidade de Peter Parker em outros universos acabam sendo transportados para o universo do Homem-Aranha do MCU. O filme contou com o retorno de Doutor Octopus e Duende Verde (da franquia de Tobey Maguire); e de Electro, Lagarto e Homem de Areia (da franquia de Andrew Garfield). Na trama, o Doutor Estranho explica a Peter como mandar os vilões de volta a seus universos. Mas Peter tem outros planos.

O que rolou no filme (spoilers!)

homem-aranha 3

Embora todo o conteúdo deste artigo seja spoiler de alguma forma, vamos esconder o conteúdo abaixo, dada a proximidade da data de atualização deste artigo ea data de estreia do filme, em respeito aos fãs que ainda não tiveram oportunidade de conferir o longa.

Em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Peter percebe que, antes de serem transportados para este universo, todos os vilões estavam prestes a morrer. Além disso, ele descobre que todos eram boas pessoas, até serem corrompidos de alguma forma por seus poderes. ele decide, então, tentar encontrar uma espécie de cura para cada um deles, para evitar suas mortes quando os enviasse de volta.

A ideia, claro, acaba rendendo muita confusão quando o Duende Verde consegue assumir o controle sobre Norman Osborn. O vilão acaba matando a Tia May, deixando um Peer desolado para trás. Usando um artefato do Doutor Estranho, Ned consegue abrir portais ao desejar ver Peter. Mas acaba trazendo os Peters dos outros dois universos. Após os Peters conseguirem se reunir, eles tentam curar e enviar os vilões de volta. Mas a salvação de todos acaba dependendo de um último e gigante sacrifício do Peter Parker do MCU.

Outros personagens e o futuro do MCU

Senhoras e senhores, Matt Murdock está oficialmente no MCU! Charlie Cox, que interpretou o personagem na série da Netflix, está de volta ao papel de Demolidor. Matt apareceu rapidamente, como advogado de Peter, mas o cameo foi o suficiente para deixar os fãs empolgados para o retorno do herói em futuros projetos da Marvel.

Além deles, tivemos Venom (o da Sony) em uma cena pós-créditos. contudo, ele acaba a cena sendo retransportado para seu universo e deixando parte do Venom para trás. Isso parece indicar que veremos o simbionte no MCU, mas não com o mesmo Eddie Brock da Sony.

A última cena pós-créditos nos trouxe basicamente um teaser de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Em imagens confusas, vimos que o Doutor Estranho vai precisar lidar com as consequências do feitiço que fez em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Ele encontra a feiticeira Escarlate à procura de ajuda. é quando vemos imagens rápidas do que parece ser um Doutor estranho corrompido (seria o de What If...??) e do icônico vilão Shuma-Gorath, conhecido nos quadrinhos como a "personificação do mal em todo o Multiverso".

PARA SABER MAIS SOBRE HOMEM-ARANHA

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa | Final explicado e as perguntas que deixou

Conheça a origem e história de Peter Parker, o Homem-Aranha!

Descubra as outras versões do Homem-Aranha do Aranhaverso

Os maiores vilões da história do Homem-Aranha

Cavaleiro da Lua - 30 de março de 2022

A série nos apresenta a Steve Grant, um funcionário de um museu em Nova York e grande conhecedor dos deuses egípcios. Tímido e sem jeito para socializar, Steve apagões durante os quais esquece por completo o que fez. Acredita sofrer de sonambulismo, por isso chega a se acorrentar a sua cama.

As coisas começam a ficar um pouco mais complicadas quando deuses e criaturas egípcias ganham vida, e Steve percebe que há outra personalidade ou pessoa dentro de si, o corajoso Marc Spector. Quando Marc está no comando, é explicado que ele trabalhava como mercenário e teve sua vida salva pelo deus da lua egípcio Konshu. Desde então, como parte do acordo, ele se tornou o avatar dessa entidade, desenvolvendo poderes como super força, resistência e reflexos que ficam ainda mais intensos durante a lua cheia.

Em meio ao seu transtorno dissociativo de identidade, acompanhamos Marc e Steve tentando sobreviver à perseguição de Arthur Harrow. Essa fanático religioso já foi avatar de Konshu e hoje é avatar da deusa egípcia Ammit, uma entidade que julga e até condena à morte pessoas por possíveis crimes futuros, e não apenas por seus passados. Como Cavaleiro da Lua e Senhor da Lua, respectivamente, Marc e Steve tentam impedir que Harrow liberte Ammit no mundo.

A primeira heroína egípcia

cavaleiro da lua layla

Além de abordar temas importantes, como problemas mentais, a série Cavaleiro da Lua deu mais um passo na representatvidade que a Marvel Studios quer trazer para o MCU e apresentou a primeira heroína egípcia: a Escaravelho Vermelha.

No decorrer da série, conhecemos a arqueóloga e aventureira Layla El-Faouly, esposa de Marc Spector. Embora esteja entrando com um processo de divórcio, Layla ajuda o marido e sua nova personalidade Steve a combater Harrow. Para tanto, em determinado ponto da série, ela aceita se tornar o avatar da simpática deusa egípcia Tuéris (Taweret), ganhando um uniforme cheio de recursos e outros poderes.

Em uma entrevista ao site Polygon, o diretor Mohamed Diab falou ainda sobre a importância da personagem.

"Minha filha, desde que ela tinha cinco anos, sempre quis alisar o cabelo, porque ela nunca tinha se visto em nenhum desenho animado. Hoje, as meninas que se parecem com Layla podem olhar para ela e acreditar que poder ser o que quiserem."

Na ocasião, o diretor egípcio ainda falou do efeito da série como um todo quando o assunto é representatividade. Segundo ele, como parte dos países em desenvolvimento pelo mundo, muitas vezes egípcios e outras nações podem achar que tudo no Ocidente é superior.

"Como se nossa arte não fosse importante [...] Os egípcios fizeram a série por trás das câmeras e mostraram os egípcios na frente da câmera. Agora eles sabem que podem fazer um bom show."

A (quase) conexão com Thor: Amor e Trovão

cavaleiro da lua thor
Momento dos quadrinhos em que o Cavaleiro da Lua consegue convocar o Mjolnir,
revelando que o lendário martelo é feito de pedra da Lua

Os filmes de Thor nos apresentarão à mitologia e aos deuses nórdicos. Eternos nos trouxe um embasamento sobre a mitologia e os deuses gregos. Agora Cavaleiro da Lua introduz os deuses egípcios no MCU. E por também trabalhar com a ficção em cima da crença de deuses de uma cultura específica, a série quase fez referência ao filme Thor: Amor e Trovão.

Antes de ter o filme do deus do trovão e a série do cavaleiro de Konshu terem suas datas de estreias confirmadas, o roteirista de Cavaleiro da Lua Jeremy Slater acreditava que os episódios da produção seriam liberados apenas depois do quarto filme de Thor. Por este motivo, ele planejada incluir uma referência à grande mudança que os acontecimentos do longa devem trazer para a realidade dos deuses nórdicos.

Contexto: Thor: Amor e Trovão vai adaptar o arco da HQ de mesmo título, publicada em 2012. Na história, Thor enfrenta o Gorr, o Destruidor de Deuses, que será interpretado por Christian Bale. Como o nome do vilão já indica, ele se dedica a destruir deuses de diferentes crenças. Em entrevista ao site Den of Geek, Slater revelou que a referência à esta trama se daria quando os demais deuses se recusaram a impedir Arthur Harrow.

Segundo o roteirista, a ideia era explicar que eles preferiram não se envolver porque "estavam ouvindo rumores de que os deuses estavam morrendo". A referência, contudo, foi retirada.

Futuro do Cavaleiro da Lua no MCU

Depois de conhecermos o mercenário americano Marc Spector e o tímido britânico Steve Grant, descobrimos no final da série que há uma terceira personalidade no Cavaleiro da Lua: Jack Lockley. No decorrer dos episódios não vemos Jack, mas vemos os violentos resultados de quando ele assume o comando, sem que Marc ou Steve percebam.

Na cena pós-créditos, descobrimos ainda que Konshu segue usando Marc como seu avatar justamente a partir da personalidade de Jack. Embora ainda não exista informações de como ou quando iremos ver o Cavaleiro da Lua novamente no MCU, é importante lembrar que o personagem integrou três equipes de Vingadores nos quadrinhos: Vingadores da Costa Oeste, Vingadores Secretos e Vingadores.

cavaleiro da lua

SAIBA MAIS

Fatos sensacionais sobre o Cavaleiro da Lua, herói da vingança

Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura - 06 de maio de 2022

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura deu início à ação sem rodeios. Já nas primeiras cenas do filme descobrimos que a jovem America Chavez está sendo perseguida por um demônio que deseja roubar o seu incrível poder: viajar pelo multiverso. Não demora muito e logo descobrimos a identidade do suposto demônio e o verdadeiro vilão do segundo filme de Stephen Strange: Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate.

Corrompida pelo uso do livro Darkhold, Wanda não mede esforços e nem poupa vidas para conseguir os poderes de America e alcançar seu objetivo: viajar para um universo em que seus filhos existam. A decisão vai custar a vida de America, da variante de Wanda no universo para o qual ela for e de quem ficar no seu caminho. Diferente de outras versões suas pelo multiverso, o Doutor Estranho da Terra-616 (universo original do MCU) decide que proteger America deve ser a prioridade.

A apresentação dos Illuminati

illuminati

Conforme o trailer já havia prometido, o longa apresentou os Illuminati. Com uma formação um pouco diferente da original das HQs, o grupo da Terra-838 incluiu:

  • Stephen Strange, Doutor Estranho, já morto
  • Karl Mordo (Chiwitel Ejio)
  • Capitã Carter (Hayley Atwell)
  • O Inumano Black Bolt (Anson Mount)
  • A Capitã Marvel de Maria Rambeau (Lashana Lynch)
  • O professor Charles Xavier (Patrick Stewart)
  • Reed Richard, o Senhor Fantástico (John Krasinski)

Diferente do que os trailers indicavam, o Strange da Terra-616 não foi preso e levado a julgamento perante os Illuminati por causa de suas ações em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. A verdade é que o Doutor Estranho daquele universo usou o Darkhold para fazer viagens em sonhos, o que significa que ele "tomava o comando" dos corpos de outras versões suas de outros universos. A ação, contudo, causou as chamadas incursões, fenômenos em que Terras de diferentes universos colidem.

illuminati

Durante as 8 horas que dura o evento, um dos universos envolvidos pode ser salvo caso a Terra do outro universo seja destruída. Caso contrário, os dois universos acabam sendo destruídos. Mesmo com a desconfiança dos demais, o professor Xavier acaba dando um voto de confiança ao Strange da Terra-616. Contudo, o mutante e quase todos os integrantes dos Illuminati da Terra-383 acabam sendo violentamente mortos pela Feiticeira Escarlate.

Apesar da rápida apresentação e da morte precoce de personagens tão aguardados, os fãs Marvel ainda podem ter esperanças de revê-los no futuro do MCU, e provavelmente com os mesmos atores. E há dois fatores que fortalecem essa probabilidade. O primeiro deles é o fato de que já há filmes confirmados para X-Men e Quarteto Fantástico. E o segundo é que é bem improvável (embora não impossível) que a Marvel Studios tenha escalado atores como Patrick Stweart e John Krasinski apenas para uma rápida participação.

America Chavez, a Miss America, chegou!

doutor estranho

America Chavez chegou ao MCU! Para aqueles que não conheciam ainda a personagem e acham que a adolescente não parece se encaixar ali, se liga: America nasceu em uma dimensão fora do espaço-tempo do multiverso. Além de força, velocidade e resistência sobre-humanas, a jovem tem como seu principal poder a capacidade de viajar pelo multiverso por meio de portais-estrela que cria.

A apresentação da heroína segue ainda a introdução dos integrantes do time Jovens Vingadores, que deve contar com:

  • Wiccano e Célere (Tommy e Billy, filhos de Wanda, apresentados em WandaVision)
  • Ms. Marvel
  • Estatura (Cassie Lang, filha do Homem-Formiga)
  • Kate Bishop (Gaviã Arqueira, apresentada na série Hawkeye)
  • Elijah Bradley (Patriota, apresentado na série Falcão e o Soldado Invernal)
  • Kid Loki (apresentado na série Loki)

Cena mid-credits apresentou Clea!

clea

A cena mid-credits de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura nos apresentou a uma personagem que os fãs dos quadrinhos do heróis já aguardavam muito: Clea. Feiticeira Suprema da Dimensão Sombria, Clea aparece na cena pedindo ajuda de Strange para resolver uma incursão em seu universo.

Nas HQs, Clea também é o interesse romântico de Stephen Strange e eles acabam se casando. No MCU, a personagem foi interpretada por ninguém menos que Charlize Theron.

SAIBA MAIS SOBRE O QUE VEREMOS EM DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: final e cena mid-credits explicados!

Quem são os ILLUMINATI, o poderoso grupo de heróis da Marvel

Conheça America Chavez, a MISS AMERICA da Marvel

Tudo o que você sempre quis saber sobre Doutor Estranho

Quem é DOUTOR DOOM, o possível próximo grande vilão do MCU

Ms. Marvel - 8 de junho de 2022

A jovem atriz Iman Vellani foi a escolhida para viver a primeira heroína muçulmana da Marvel, Kamala Khan. Nascida em New Jersey, Estados Unidos, Kamala é filha de pais paquistaneses e foi criada entre a cultura ocidental e a religião e tradições da orige de sua família.

A série deve seguir a HQ Nada Normal, Graphic Novel na qual a menina ganha seus poderes. Pelo o que podemos ver no trailer, contudo, a produção Marvel-Disney+ deve trazer uma versão diferente de como a jovem adquire suas habilidades.

Nas HQs, Kamala adquire seus poderes após ser exposta à névoa terrígena. Formada por uma substância mutagênica, essa névoa ativa poderes daqueles que possuem gene inumano. De acordo com o trailer, porém, a jovem parece ganhar seus poderes ao usar uma espécie de bracelete, deixando ainda sob mistério a origem real de suas novas habilidades e se a série deve abordar os inumanos.

marvel fase 4

Até o momento, o que também foi confirmado foi a presença tanto da Ms. Marvel quanto de Monica Rambeau em Capitã Marvel 2, cujo título será The Marvels, dada a ligação que Kamala e Carol desenvolvem nas HQs, com a jovem tendo a heroína como um ídolo.

O início dos Jovens Vingadores

fase 4 mcu

Vale lembrar ainda que a Marvel está apresentando os personagens que um dia devem formar a versão cinematográfica dos Jovens Vingadores:

  • Wiccano e Célere (Tommy e Billy, filhos de Wanda, apresentados na série WandaVision)
  • Ms. Marvel (apresentada na série Ms. Marvel)
  • Kate Bishop (Gaviã Arqueira, apresentada na série Hawkeye)
  • America Chavez (apresentada em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura)
  • Elijah Bradley (Patriota, apresentado na série Falcão e o Soldado Invernal)
  • Kid Loki (apresentado na série Loki)
  • Estatura (Cassie Lang, filha do Homem-Formiga e que deve assumir sua identidade heroica em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania)

Outra possibilidade é de que a heroína integre o grupo de heróis Novos Vingadores. Para mais informações sobre isso, veja a parte sobre o filme The Marvels, logo mais abaixo.

PARA SABER MAIS SOBRE MS. MARVEL

Conheça Kamala Khan, a incrível Miss Marvel!

Thor: Amor e Trovão - 08 de julho de 2022

Como podemos ver no trailer acima, em seu quarto filme Thor está passando por um processo de crescimento e mudanças. Querendo se dedicar mais à paz do que à guerra, o filho de Odin entra numa jornada de auto-conhecimento e diz que deixará seus dias de herói para traz. Mas por quanto tempo? Além de contar com a participação dos Guardiões da Galáxia, o filme vai apresentar Jane Foster como a Poderosa Thor, conforme anunciado.

Em uma entrevista ao jornal The Philadelphia Inquirer, no dia 24 de abril de 2020, o protagonista Chris Hemsworth adiantou que o roteiro de Taika Waititi está ainda mais selvagem e estranho que o de Thor: Ragnarok. Waititi, inclusive, retorna para a direção do longa. Na entrevista, Hemsworth foi só elogios para o cineasta:

"É um dos melhores roteiros que li em anos. É o Taika no seu extremo e no seu melhor. Se a versão que eu li é a que nós gravaremos, será bem insano."

A chegada da Poderosa Thor

poderosa thor

A Poderosa Thor foi apresentada nos quadrinhos em 2014, na série assinada por Jason Aaron, um quadrinista conhecido por abordar o que torna um deus digno. Na trama, Thor mais uma vez perde os direitos ao Mjölnir, e Jane Foster decide assumir o martelo para ajudar.

O que faz dela digna do Mjölnir? Além de seu trabalho de salvar vidas como médica, Jane está enfrentando um câncer de mama em estágio avançado. Sempre que ela assume sua forma como Poderosa Thor, os sintomas de sua doença desaparecem; mas quando ela retorna a sua forma humana, os efeitos de seu tratamento foram retardados.

Ainda assim, ela segue arriscando a própria vida para salvar os outros, alcançando um nível de controle do Mjölnir que Thor nunca conseguiu. Isso vai possibilitar que a heroína libere habilidades do martelo que ainda não vimos no cinema.

Christian Bale dará vida ao vilão

thor bale

Sim, ninguém menos que o brilhante Christian Bale (O Cavaleiro das Trevas, Ford vs Ferrari) vai interpretar o principal vilão de Thor: Amor e Trovão.

Bale vai viver Gorr, também conhecido como o Carniceiro dos Deuses. O personagem foi apresentado nas HQs em 2013, e é revelado que ele caça o Deus do Trovão em três linhas temporais diferentes: no passado, quando Thor era jovem e imaturo; no presente; e no futuro, quando o filho de Odin é o solitário Rei Amargo. Gorr busca se vingar dos deuses, por eles terem abandonado seu planeta em uma miséria extrema.

Nos quadrinhos, as tentativas de Thor de combater a violência do vilão é um dos principais fatores que fazem com que o herói se torne indigno de usar o Mjölnir. É quando o martelo procura por Jane Foster e a transforma na Poderosa Thor.

Personagem LGBTQ+

fase 4 mcu

Sim, Thor: Amor e Trovão também contará com um personagem gay. Aliás, já conta! Mas agora sua sexualidade não será mais escondida. Estamos falando de Valquíria. Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, garantiu que a orientação sexual da personagem de Tessa Thompson será abordada no quarto longa da franquia.

Relação com os X-Men

fase 4 mcu

Sim, desde que a Marvel recuperou os direitos dos X-Men, praticamente todos os próximos filmes e séries estão envolvidos em teorias e especulações sobre qual deles pode começar a introduzir os mutantes no MCU. Mas por que não vários deles?

E o diretor e roteirista Taika Waititi confirmou uma ligação que existirá entre Thor: Amor e Trovão e os X-Men: a presença dos Tubarões Espaciais. Essa raça alienígena foi apresentada em 1982, na HQ Uncanny X-Men #162, mas posteriormente apareceu em títulos como Thor: Deus do Trovão e Rei Thor.

Os Tubarões Espaciais são gigantes criaturas alienígenas que flutuam pelo espaço. Nos quadrinhos, eles foram capturados e aprimorados pela Ninhada, uma raça inimiga dos X-Men.

PARA SABER MAIS SOBRE THOR: AMOR E TROVÃO

Mas afinal, o que a chegada da Poderosa Thor significa para o Thor?

O essencial sobre Valquíria, a guerreira feroz de Thor: Ragnarok!

Conheça o Mjolnir, o lendário martelo de Thor no universo Marvel

Conheça o poderoso e elétrico Thor, o deus do trovão da Marvel!

Personagens que conseguiram erguer o martelo do Thor

Pantera Negra: Wakanda Forever - 11 de novembro de 2022

marvel fase 4

Pantera Negra 2 foi mais uma das produções que, inicialmente, não estavam previstas para a Fase 4 do MCU. Com as novas datas anunciadas pela Marvel, o filme ganhou seu dia de estreia. Muito pouco se sabe, até o momento, sobre a trama, principalmente após o falecimento do ator Chadwick Boseman, que dava vida ao herói. Mas já há várias teorias sobre o filme.

Veremos Shuri como Pantera Negra?

fase 4 mcu

Lá em 2018, quando Pantera Negra fez sua estreia estrondosa nos cinemas mundiais, a Marvel lançou o livro Marvel’s Black Panther: The Art of the Movie (Pantera Negra da Marvel: A Arte do Filme, em tradução livre) com artes conceituais do longa. Uma delas chamou a atenção: Shuri com o uniforme do Pantera Negra. Como a cena não esteve no primeiro filme, desde então, os fãs se questionam se veremos a irmã de T'Challa se tornar a Pantera Negra em uma sequência.

Nos quadrinhos, Shuri assume o manto do herói e se torna a primeira Pantera Negra mulher, após T'Challa ficar em coma, consequência de uma batalha contra os vilões do grupo do Doutor Destino. Com seu irmão incapaz de governar e proteger Wakanda, Shuri é nomeada rainha e passa por vários testes para se tornar a Pantera Negra.

Como Pantera Negra, Shuri consegue salvar Wakanda do vilão Morlun e ainda põe fim ao coma de T'Challa. A guerreira e cientista seguiu no poder enquanto seu irmão se recuperava, e um dos desafios que teve que enfrentar nesse período foi uma guerra contra Atlantis sob o comando de Namor.

Namor vem por aí?

fase 4 mcu

Não é de hoje que os fãs fazem teorias e especulações em torno da apresentação de Namor no MCU. Mas, dessa vez, temos um outro fator a favor dessa possibilidade: um easter egg em Vingadores: Ultimato.

Durante a cena em que a Viúva Negra fala com vários aliados pelo mundo, vemos um holograma de Okoye, general de Wakanda, relatando tremores no oceano. Desde então, os fãs teorizam que a fala fazia uma referência ao Rei de Atlântida da Marvel. E essa teoria praticamente foi confirmada pelos roteiristas de Ultimato.

No final de abril de 2020, em uma exibição online conjunta para comemorar um ano desde o lançamento de Vingadores: Ultimato, os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely foram questionados sobre o suposto easter egg de Namor. Markus respondeu:

"Às vezes, você planta sementes. Às vezes, elas crescem."

Só para relembrar, Namor é um mutante, ok! O personagem, inclusive, tem uma série de quadrinhos com o título Namor - O Primeiro Mutante.

Podemos ver Killmonger novamente

fase 4 mcu

Em janeiro de 2019, durante o SAG Awards, o marido de Angela Basset, Courtney B. Vance, sugeriu que podemos voltar a ver Killmonger. Após a intérprete da mãe de T'Challa ser questionada pelo site ET sobre a possibilidade de todo o elenco retornar para a sequência, Vance respondeu:

"Sim, só vá em frente e diga, sim! Todos estarão lá, incluindo Michael B. [Jordan]."

Mas, então, como poderíamos ver o personagem, que caiu nas graças dos fãs rapidamente? Afinal, ele morreu, correto? Na ocasião, Basset completou a fala do marido.

"Tecnicamente, nós não vimos ele sendo jogado no oceano, não."

Possível nova vilã

fase 4 mcu

Em junho de 2019, Roger Wardell, conhecido por vazar informações do universo geek que já se provaram reais, falou em entrevista ao The Independent que a próximo oponente de T'Challa será a Rainha Divine Justice.

A personagem, que se chama Ce'Athauna Asira Davin, é princesa da tribo Jabari, mas foi criada nos Estados Unidos sem ter conhecimento de sua verdadeira origem e herança. Após seu pai ser morto por extremistas, ela é resgatada por T'Chaka e cresce em Wakanda, vindo a se tornar uma das fieis Dora Milaje.

Um conflito político se forma, contudo, quando ela descobre sua verdadeira linhagem. Afinal, como herdeira do trono Jabari, ela também é uma representante legal ao governo de Wakanda.

PARA SABER MAIS SOBRE PANTERA NEGRA 2

Coisas para saber sobre o temível Pantera Negra

Conheça as Dora Milaje, a imponente guarda real do Pantera Negra

Descubra quem é Shuri, a irmã guerreira do Pantera Negra

Descubra os mistérios de Wakanda, o reino do Pantera Negra

Pantera Negra: As referências africanas que inspiraram os figurinos

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania - 17 fevereiro de 2023

marvel fase 4

Pouco se sabe, até o momento, sobre a trama de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. Mas vamos às informações que já temos. Peyton Reed, que dirigiu os dois primeiros filmes do herói, retorna para esta terceira produção.

Já o roteiro será assinado por Jeff Loveness. E se você não conhece o trabalho do roteirista, basta dizermos que ele já trabalho antes com comédia em produções como Rick and Morty, Jimmy Kimme Live!, Emmys e Oscars. Além disso, Loveness também não é estranho ao mundo dos super heróis, já tendo escrito histórias para HQs de personagens como Wolverine, Homem-Aranha, Capitão América e Mulher-Maravilha.

Kang, o Conquistador será o vilão!

loki final

Para quem não está se recordando muito do personagem, aqui vai um resumo. Lá na série Loki, Loki e Sylvie conhecem o verdadeiro nome por trás da TVA: Kang. Um cientista do século 31, Kang descobriu como se comunicar com outras versões suas no multiverso. Algumas de suas versões usaram a oportunidade para trocar conhecimentos e tecnologias. Outras, infelizmente, viram ali a oportunidade para conquistar outros universos.

Para impedir essas batalhas, Kang criou a TVA, uma organização que organizaria o multiverso e a Linha Sagrada do Tempo. Sylvie, porém, não era a favor da falta de livre arbítrio e da destruição de universos e linhas do tempo que a TVA promovia, e decidiu matar Kang. Com sua morte, a Linha Sagrada do Tempo foi "libertada", com várias ramificações/universos/linhas do tempo surgindo a partir daí.

Quando enfim retornam à TVA, Sylvie e Loki descobrem que ninguém lá os conhecem, pois não estão no mesmo universo em que estavam anteriormente. Por trás deles, podemos ver a estátua de uma das versões de Kang que desejava dominar novos universos: Kang, o Conquistador.

Esta variante de Kang foi apresentada nos quadrinhos em 1964. Nas HQs ele também é uma variante de Nathaniel Richards, na Terra 6311. Enquanto na Terra-616 (universo original do MCU), Nathaniel Richards é pai de Reed Richards, o Senhor Fantástico, sua variante da Terra 6311 se tornaria Kang por volta do século 30. Nas HQs, Kang usa uma máquina do tempo do Nathaniel da Terra 616 para viajar no tempo e no multiverso. No MCU, por outro lado, a intervenção de Sylvie parece ter sido a porta de entrada do personagem.

Vale lembrar ainda que o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura nos apresentou ao conceito de incursão. Este fenômeno acontece quando duas Terras de diferentes universos colidem, o que pode resultar na destruição de um ou dos dois universos envolvidos. Quando pensamos nisso, vem a reflexão sobre o poder de Kang. Enquanto Thanos conseguiu fazer com que metade de um universo desaparecesse, Kang pode destruir vários universos.

Estatura vem completar o Jovens Vingadores

cassie lang

Após os cinco anos que se passaram durante a Dizimação de Thanos, Cassie Lang cresceu. Neste filme, ela será interpretada por Kathryn Newton (The Society, Lady Bird). Nas HQs, a jovem assume a identidade heróica de Estatura, tendo poderes similares aos do pai.

Com sua apresentação, a Marvel parece completar o time dos Jovens Vingadores, que deve ser formado por:

  • Estatura (Cassie Lang)
  • Wiccano e Célere (Tommy e Billy, filhos de Wanda, apresentados na série WandaVision)
  • Ms. Marvel (apresentada na série Ms. Marvel)
  • Kate Bishop (Gaviã Arqueira, apresentada na série Hawkeye)
  • America Chavez (apresentada em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura)
  • Elijah Bradley (Patriota, apresentado na série Falcão e o Soldado Invernal)
  • Kid Loki (apresentado na série Loki)

PARA SABER MAIS SOBRE O HOMEM-FORMIGA E A VESPA

Conheça o Homem-Formiga, o pequeno grande herói da Marvel

Os curiosos poderes do Homem-Formiga que você precisa conhecer

Tudo o que precisa saber sobre a pequena mas poderosa Vespa!

Guardiões da Galáxia: Vol. 3 - 5 de maio de 2023

marvel fase 4

Embora ainda tenhamos bem poucas informações sobre o filme, recentemente foi divulgado que o ator Will Poulter (Maze Runner, Midsommar) dará vida ao aguardado personagem Adam Warlock! Para saber mais sobre o personagem, confira o link abaixo.

PARA SABER MAIS SOBRE OS GUARDIÕES DA GALÁXIA

Quem é Adam Warlock? Conheça a história extraordinária do herói!

Conheça a origem e história dos Guardiões da Galáxia nos quadrinhos

5 curiosidades sobre Groot dos Guardiões da Galáxia que você não sabe

The Marvels - 28 de julho de 2023

the Marvels

Antes previsto para ser lançado depois de Guardiões da Galáxia Vol. 3 e Blade, Capitã Marvel 2 foi mais uma das produções que recebeu uma nova posição na ordem de lançamentos do MCU após a reorganização das datas de estreia. Resta saber se o filme vai fechar a Fase 4 ou dar início à Fase 5.

E se você acha que, por ser a última estreia confirmada, até o momento, ainda teríamos poucas informações sobre o filme, é aí que você se engana. O longa terá supervisão de Kevin Feige e seu roteiro será assinado por Megan McDonnell, que também trabalhou na primeira temporada da websérie WandaVision. Mas tem mais!

Quando se passa o novo filme?

fase 4 mcu

Uma das grandes dúvidas que existia sobre o filme era em que período ele deve se passar. A trama trará Carol Danvers depois dos acontecimentos de Vingadores: Ultimato? Ou mostrará mais do passado da heroína ajudando aqueles que precisam pelo espaço? Com a estreia de WandaVision e, principalmente, com a cena mid-credits do episódio final da série, aparentemente já temos essa resposta: no presente!

A cena em questão mostra um Skrull que estava disfarçada de humana se revelando para Monica Rambeau e afirmando que ela está sendo requisitada no espaço por alguém que ela conhece. Vale lembrar que a personagem já foi confirmada em Capitã Marvel 2. Além disso, algumas de suas cenas em WandaVision sugeriram que ela guarda algum rancor de Carol, assunto que deve ser retomado no filme. É provável que as vejamos lutando juntas, agora que Monica já ganhou seus poderes.

Ms. Marvel vem aí

fase 4 mcu

Ms. Marvel vem aí! Brie Larson já tinha declarado em algumas entrevistas que gostaria de ver Kamala Khan no filme. E a presença da jovem heroína no longa já foi confirmada.

Primeira heroína muçulmana da Marvel, a jovem Kamala idolatrava a Capitã Marvel e, inclusive, foi apresentada na edição #14 de Capitã Marvel, em 2013, mas ganhou sua série de quadrinhos própria depois disso. As duas não só já lutaram lado a lado como Carol deu sua bênção para Kamala usar o nome Ms. Marvel.

Desde então, a jovem Ms. Marvel caiu nas graças dos fãs Marvel, motivo pelo qual o anúncio de uma série no Disney+ foi muito bem recebido. Por isso e porque a heroína também faz parte de um importante grupo de heróis dos quadrinhos: Os Novos Vingadores!

Capitã Marvel 2 pode apresentar os Novos Vingadores

fase 4 mcu

Com as novas datas, tudo leva a crer que Capitã Marvel 2 agora vai encerrar a Fase 4 do MCU, que não incluiu nenhum filme dos Vingadores. A teoria dos fãs é que o longa vai introduzir o grupo, antes de um anúncio oficial de Vingadores 5 para a próxima fase do MCU.

Vale lembrar que Ms. Marvel já fez parte de algumas das formações do grupo, que também já teve como integrantes o Capitão América de Sam Wilson, Nova, Visão, Homem-Aranha (Miles Morales), Demolidor, Quarteto Fantástico, Soldado Invernal, Luke Cage e Wolverine. Mas há ainda outra evidência da provável introdução dos Novos Vingadores.

Em novembro de 2019, um vídeo supostamente de uma audição para Ms. Marvel vazou na Internet. A candidata a Kamala Khan lê um texto que cita os Novos Vingadores e os Inumanos. A jovem se dirige a alguém que se identifica como "Capitã", explica que viu os Novos Vingadores e que um de seus parentes é um inumano. Vale destacar, contudo, que a Marvel não confirmou a veracidade desse vídeo.

Mutantes em Capitã Marvel 2?

fase 4 mcu

Sim, Capitã Marvel 2 pode ser mais uma das produções que vão introduzir os mutantes no MCU. De acordo com uma publicação que o canal Superhero Buzz fez em abril de 2020, a sequência pode contar com a presença de Vampira.

A mutante seria apresentada como uma vilã líder de um grupo terrorista mutante. Caso você esteja estranhando essa versão da personagem, é importante destacarmos: essa é a origem da Vampira nas HQs!

Nos quadrinhos, a mutante é uma vilã treinada por Mística para acabar com os X-Men. E sabe quando ela se une ao grupo de Charles Xavier? Depois de absorver os poderes e a psique de Carol Danvers! Enquanto Vampira começa sua trajetória como heroína, a Capitã Marvel acaba em um coma. A informação ainda não foi confirmada pela Marvel.

PARA SABER MAIS SOBRE THE MARVELS

Capitã Marvel: conheça a história e os poderes da super-heroína

Capitã Marvel | Conheça as 2 principais origens da heroína!

Conheça Monica Rambeau, a primeira Capitã Marvel

Conheça Kamala Khan, a incrível Miss Marvel!

Conheça Goose, o espetacular gato da Capitã Marvel!

Outros filmes e séries já confirmados (Fase 5)

fase 4 mcu

Além dos projetos descritos acima - que já estão mais avançados em sua produção - a Marvel Studios já confirmou o desenvolvimento e os planos para outros importantes projetos. São eles:

  • Filme de Blade em desenvolvimento com Mahershala Ali no papel principal
  • Série She-Hulk confirmada com Tatiana Maslany no papel principal (2022)
  • Série Invasão Secreta confirmada com Samuel L. Jackson, Ben Mendelsohn (2023)
  • Série Ironheart com Dominque Thorne no papel principal
  • Série Agatha: House of Harkness, sem data
  • Série Echo, sem data
  • Série Armor Wars, com Don Cheadle retornando ao papel de Máquina de Guerra
  • Filme Quarteto Fantástico
  • Filme Blade
  • Filme Capitão América 4
  • Filme X-Men
  • Série Wakanda
  • Spider-man: Freshman Year [série animada]
  • Marvel Zombies [série animada]
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.