Conheça o Cavaleiro Negro, o fantástico guerreiro da Marvel!

O Cavaleiro Negro já apareceu em mais de mil HQs da Marvel, mas ironicamente não é um personagem tão conhecido quanto poderia ser. Porém, isso com certeza vai mudar a partir de agora, visto que o herói foi apresentado no filme Eternos. Na interpretação de ninguém menos que Kit Harington (nosso Jon Snow, de Game of Thrones), Dane Whitman foi brevemente apresentado no filme, e uma cena pós-crédito alimentou nossa ansiedade para sua transformação no Cavaleiro Negro. Se você quer saber mais sobre este fantástico herói, então está no lugar certo!

De estudante a herói

cavaleironegro

Criado em 1967 pelo roteirista Roy Thomas e pelo ilustrador John Buscema, o Cavaleiro Negro estreou nos quadrinhos da Marvel Comics numa HQ do famoso time dos Vingadores. Dane Whitman nasceu em Gloucester, Massachusetts, e se diplomou em Física. Contudo, a sua vida seguiu um percurso bem diferente daquele que parecia estar reservado ao jovem.

A vida de Dane muda por completo quando ele descobre que a sua família faz parte de uma longa linhagem de antigos guerreiros, a quem lhes foi concedido o título de Cavaleiro Negro. O último a carregar o título havia sido seu tio Nathan Garrett, que infelizmente sucumbiu para o lado do mal, manchando a linhagem. Nos quadrinhos, Nathan é derrotado pelo Homem de Ferro. Pouco antes de morrer, contudo, ele revela que gostaria que seu sobrinho Dane se tornasse o próximo Cavaleiro Negro.

Recusou os Vingadores

cavaleironegro

Bem no início da trajetória de Dane como o novo Cavaleiro Negro, ele acabou sendo confundido com o seu tio. Contudo, o herói usou isso ao seu favor. Passando-se por Nathan, Dane se infiltrar no grupo de vilões Mestres do Terror, agindo como um informante para os Vingadores.

O seu trabalho como espião foi fundamental para que os Vingadores acabassem por derrotar os Mestres do Terror. E essa parceria acabou rendendo a Dane um convite para integrar o grupo. No entanto, o Cavaleiro Negro rejeitou a oferta e decidiu ir para Inglaterra, onde tinha herdado um castelo.

Salvando os heróis mais poderosos da Marvel

cavaleironegro3

No castelo, Dane é contactado pelo fantasma de Percy Scandia, um de seus antepassados e o primeiro de todos os Cavaleiro Negros. É neste momento que ele descobre ser merecedor da poderosa espada Ebony. De volta aos Estados Unidos, ele descobre que os Vingadores estavam em apuros. Os heróis estavam sendo manipulados por Kang, O Conquistador.

Sozinho, o Cavaleiro Negro foi capaz de derrotar Kang e libertar os Vingadores. Depois desta fantástica vitória, os Vingadores voltaram a oferecer um lugar no time ao Cavaleiro Negro. Desta vez, ele aceitou o convite, se transformando assim num Vingador.

Nem tudo correu bem para o Cavaleiro Negro

cavaleironegro

Apesar da sua vida como herói parecer bem incrível, as coisas não correram muito bem para o Cavaleiro Negro, e grande parte desses problemas eram causados pela espada Ebony. Sendo um herói, o Cavaleiro Negro se recusava a matar, contudo a espada fazia com que ele sentisse uma enorme vontade de tirar a vida de seus adversários.

Mais tarde, ele descobre que a espada era, na verdade, uma cópia da verdadeira criada pelo Drácula - daí a sua enorme necessidade em se alimentar de sangue. Entretanto, é revelado que a verdadeira espada estava em Wakanda na posse do Pantera Negra.

Apesar de ter conseguido recuperar a verdadeira espada, o Cavaleiro Negro á estava com sua mente profundamnte afetada. A maldição que a espada continha era muito poderosa e começou a controlá-lo. Subitamente, o herói passou a ficar cada vez mais violento, chegando a matar todos os adversários que se colocavam em seu caminho.

O honrar de um nome

cavaleironegro

Ao contrário do que você possa imaginar, o Cavaleiro Negro não tem qualquer tipo de superpoder ou habilidade especial, ele é apenas um humano com uma preparação física irrepreensível. Para além disso, ele domina o combate corpo-a-corpo e é um verdadeiro mestre quando empunha qualquer espada nas suas mãos.

Aliás, o Cavaleiro Negro recorre muito a objetos que compensam o fato de ele não ter poderes. Um dos melhores exemplos é a espada Ebony, que foi forjada com material de um meteorito que caiu no planeta Terra. Apesar de esta ser extremamente poderosa, ela acaba por consumir grande parte da mente do Cavaleiro Negro.

Cavaleiro Negro e Os Eternos

cavaleiro negro

Durante um período bastante problemático para os Vingadores, o Cavaleiro Negro acabou por assumir a liderança do time dos heróis mais poderosos do planeta. Nas HQs, é neste momento em que ele conheceu Sersi. A Eterna se torna uma das novas integrantes do grupo de heróis, ao lado também de Cristalys, dos Inumanos.

Enquanto Vingadores, o Cavaleiro Negro e a Sersi começaram a se relacionar romanticamente, mas infelizmente as coisas não correram bem para o casal. Dane Whitman começou a se sentir atraído por Cristalys, algo que resultou num triângulo amoroso bem problemático.

Depois disso, para tornar tudo ainda mais complicado, uma versão maligna de Dane Whitman chamada Proctor aparece do nada. Para derrotá-lo, o Cavaleiro Negro e a Sersi tiveram que utilizar uma técnica de Os Eternos chamada gann josin, que basicamente une duas pessoas numa só (uma espécie de fusão).

Ou seja, por um curto período de tempo, o Cavaleiro Negro teve os poderes de um Eterno. No final de tudo isso, Sersi tornou o coração de Whitman em pedra para que ele não se deixasse afetar por emoções, se tornando assim um herói melhor para todo mundo.

O Cavaleiro Negro no MCU

cavaleiro negro eternos

Em Eternos, Dane Whitman foi apresentado de um jeito um pouco diferente. No filme que apresentou o novo grupo de heróis, Dane é um professor universitário e já está em um relacionamento romântico com a eterna Sersi. Em suas poucas aparições no longa, o personagem descobre a verdade sobre os Eternos, mas sua ajuda se limita a sua condição humana,

No decorrer do filme, vemos Sersi aconselhando Dane a fazer as pazes com seu tio, em um referência ao personagem Nathan Whitman, último Cavaleiro Negro. Mas é a cena pós-créditos que nos dá expectativas sobre o que poderemos ver no futuro do MCU para o personagem de Dane. Na pequena cena, o personagem de Kit Harington encontra a Espada Ebony. Neste momento, ele ouve a voz de Blade, como um presságio sobre o que está por vir em produções futuras.

FIQUE LIGADO:

Conheça ECHO, a incrível heroína da Marvel!

Quem é STARFOX, o irmão de Thanos

Quem são os Eternos? Conheça esses seres superpoderosos da Marvel

Conheça Sersi, uma das mais poderosas integrantes de Os Eternos!

Descubra a origem e poderes dos Inumanos da Marvel

Equipe Editorial
O Aficionados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.