Velozes e Furiosos! | Esta é a ordem cronológica para assistir aos filmes da franquia!

Se você está preparando uma maratona para assistir todos os filmes, existe uma ordem cronológica que não é a ordem de lançamento – como por exemplo acontece com os filmes e séries da Marvel.

Neste artigo colocamos a lista CORRETA para assistir aos filmes da franquia Velozes e Furiosos (The Fast and the Furious), mas avance com precaução pois poderá encontrar alguns SPOILERS!

Velozes e Furiosos

velozes

Data de estreia: 28 de setembro de 2001

O primeiro filme de Velozes e Furiosos estreou em 2001 e conta história de Brian O'Conner (Paul Walker) um policial que se infiltra na gangue de Dominic Toretto (Vin Diesel) na tentativa de descobrir quem está por trás de um grupo de assaltantes que utilizam três Honda Civic modificados nos seus crimes.

No final do filme, Brian O'Conner se apaixona pela irmã de Dominic Toretto e acaba por o ajudar a escapar da polícia.

Prelúdio para +Velozes +Furiosos

Prelúdio para +Velozes +Furiosos

Data de estreia: 3 de junho de 2003

Esta é uma curta-metragem de seis minutos que foi incluída no DVD da edição especial de +Velozes +Furiosos. Não é essencial assistir mas liga o primeiro filme ao segundo, mostrando Brian O'Conner como um fugitivo procurado pelo FBI por ter permitido que Dominic Toretto escapasse.

É uma curta bem legal e que os fãs da franquia certamente vão adorar, vendo Brian O’Conner vencendo várias corridas e acabando por viajar para a cidade de Miami.

Los Bandoleros

Los Bandoleros

Data de estreia: 28 de julho de 2009

Los Bandoleros é a segunda curta-metragem da franquia Velozes e Furiosos, contudo esta é bem mais longa que aquela que foi lançada em 2003, tendo cerca de 20 minutos. O principal objetivo desta curta é contar em detalhe os eventos que antecederam o quarto filme de Velozes e Furiosos.

Em Los Bandoleros podemos ver o retorno de Dominic Toretto, que é agora um fugitivo que vive escondido na República Dominicana.

Velozes & Furiosos 4

Velozes & Furiosos 4

Data de estreia: 3 de abril de 2009

Em Velozes & Furiosos 4 podemos ver Domonic Toretto e Brian O'Conner se reunindo após Dom ter andado fugido da polícia durante cinco anos. Inicialmente parte da ação acontece na República Dominicana, até que Dom se vê obrigado a retornar aos Estados Unidos assim que descobriu que a sua amada Letty tinha morrido.

Depois de muita ação e carros velozes Dom acaba mesmo por ser preso pelo FBI e sentenciado a 25 anos de prisão... Tudo parecia correr mal até Brian e seus amigos interceptarem o carro que levava Dom para a prisão.

Velozes & Furiosos 5: Operação Rio

Velozes & Furiosos 5: Operação Rio

Data de estreia: 15 de abril de 2011

Este filme começa com todos os personagens principais no Rio de Janeiro, onde se estão escondendo do FBI após terem liberado Dominic Toretto da prisão. Velozes & Furiosos 5: Operação Rio é ainda o filme que introduz o personagem Luke Hobbs (Dwayne Johnson) um agente do FBI que é enviado para o Brasil para capturar Brian e Dom.

As coisas acabam por seguir um caminho bem bizarro com Dom e Brian se aliando a Hobbs e à agente Elena Neves com a missão de derrubar o barão do crime Hernan Reyes. O filme acaba com uma misteriosa imagem de Letty, que Dom pensa estar morta.

Velozes & Furiosos 6

Velozes & Furiosos 6

Data de estreia: 23 de maio de 2013

Velozes & Furiosos 6 começa com todos os membros da missão no Brasil vivendo felizes e em um ambiente super pacífico. Brian e Mia têm um filho chamado Jack, Dom e Elena estão juntos, Hans e Gisele também estão juntos e Roman e Tej estão vivendo uma vida de luxo.

Entretanto o agente Luke Hobbs interrompe essa paz convencendo Dom a capturar um ex-soldado de operações especiais chamado Owen Shaw e a sua equipe, sendo que uma das integrantes é Letty, a esposa de Dom.

Dom e o seu time aceitam a proposta, mas em retorno pedem que seus cadastros sejam limpos de forma a retornarem para os Estados Unidos. A missão acaba por ser bem sucedida e o filme termina com uma imagem de Han em Tóquio... Uma referência ao filme de 2006, Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio.

Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio

Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio

Data de estreia: 11 de agosto de 2006

Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio se centra no estudante norte-americano Sean Boswell, que decide ir morar para Tóquio de forma a evitar a prisão pela sua participação em várias corridas de rua. Em Tóquio, Sean entra em contato com as corridas de drift sendo que é nesse meio que ele acaba por conhecer Han.

No final Han acaba por morrer e Sean é nomeado como o novo rei do drift de Tóquio. O filme termina com Dominic Toretto desafiando Sean Boswell para uma corrida.

Velozes & Furiosos 7

Velozes & Furiosos 7

Data de estreia: 15 de abril de 2011

Velozes & Furiosos 7 dá destaque a Deckard Shaw (Jason Statham), que pretende se vingar da equipe de Dominic Toretto por terem deixado o seu irmão Owen Shaw em coma durante os acontecimentos de Velozes e Furiosos 6.

Após algumas lutas e uma briga espetacular entre Dom e Shaw no topo de uma garagem, Hobbs retorna para salvar o dia. O filme termina com Shawn na prisão e Dom e sua equipe de volta à praia. É ainda neste filme que Brian se aposenta da equipe para ficar com Mia e seu filho.

Velozes & Furiosos 8

Velozes & Furiosos 8

Data de estreia: 2 de abril de 2015

No oitavo filme de Velozes e Furiosos, Dominic Toretto é coagido a trabalhar para o ciberterrorista Cipher, se vendo obrigado a enfrentar seu próprio time composto por Letty, Roman, Tej e Ramsay.

Este acaba por ser um dos filmes com mais ação de toda a franquia, com um número bem grande de twists e de surpresas, afinal de contas não é todos os dias que vemos Domic Toretto enfrentando os seus amigos.

Este filme foi ainda uma peça fundamental para a produção do spin-off Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw, que deu destaque a estes dois personagens.

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw

Data de estreia: 15 de agosto de 2019

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw é o primeiro spin-off da franquia Velozes e Furiosos, tendo sido lançado no dia 9 de agosto de 2019. Neste filme podemos ver Luke Hobbs e Deckard Shaw se unindo para impedir Brixton Lore (Idris Elba), que é um terrorista cibernético que possui um vírus mortal que o próprio criou.

Neste filme não aparecem nenhum dos outros personagens de Velozes e Furiosos.

Futuros filmes!

Velocidade Furiosa 9

Velozes & Furiosos 9: A Saga Velozes & Furiosos

Data de estreia: 21 de Maio de 2020

Décimo filme ainda sem título

Data de Estreia: 2 de Arbil de 2021

Filme sem título protagonizado por mulheres

Data de Estreia: por anunciar

FIQUE LIGADO:

Velozes e Furiosos 9 | John Cena fará parte do elenco!

Velozes e Furiosos ganha animação pela Netflix!

Esta é a ordem cronológica certa para assistir aos filmes e séries da Marvel