É comum que os super-heróis possuam duas identidades, a civil, também conhecida como identidade secreta, e a heroica. O mesmo acontece com um dos heróis mais populares e poderosos da Marvel, que não apenas possui duas identidades, como elas disputam o controle do corpo que compartilham. Essa é a dinâmica entre Bruce Banner e seu alter ego, o Hulk, e por isso são dois dos personagens mais complexos dos quadrinhos.

Origem tóxica

Bruce Banner

Sabemos que a origem do Hulk é por radiação e não toxinas. A sua origem origem tóxica é mesmo uma referência a sua infância traumática. Bruce é o filho de Brian e Rebecca Banner, ambos muito apaixonados um pelo o outro. Entretanto, Brian sempre teve muitos ciúmes do amor que Rebecca tinha pelo filho. Brian era um homem muito furioso e um alcoólatra que constantemente batia em Bruce. Sua raiva chegou ao extremo de o impulsionar a matar sua esposa. Desde então foi preso em uma instituição mental e Bruce passou a viver com sua tia Susan Banner.

Desde muito cedo Bruce mostrou ser muito inteligente, considerado uma criança prodígio. Sempre teve uma grande atração pela ciência e seguiu os estudos de física nuclear durante seu ensino superior. Passou por diversas universidades, como a Universidade Estadual da Pensilvânia e Oxford. Especializou-se em radiação gama e obteve seu doutorado na Caltech.

Por mais que quisesse fazer pesquisas científicas que também fossem filantrópicas, Banner nunca conseguia financiadores. Por falta de opções, foi trabalhar no Departamento de Defesa Nuclear dos EUA, onde conheceu o General Thaddeus "Thunderbolt" Ross e sua filha, Betty Ross. Foi na base militar que Bruce desenvolveria duas coisas que mudariam sua vida: seu amor por Betty, e a bomba de raios gama.

Verde de raiva

Transformação

Poucos minutos antes do teste subterrâneo da bomba de raios gamas, um civil invadiu a área de testes. Bruce rapidamente saiu em resgate daquele homem desavisado e conseguiu empurrá-lo para a área segura, contudo, não conseguiu escapar a tempo da detonação. A radiação da explosão deveria ter matado Bruce, no entanto, o que aconteceu foi que seu corpo absorveu as partículas gama, que modificaram o DNA do cientista.

Bruce foi levado imediatamente para a ala hospitalar da base militar e lá se transformou pela primeira vez no monstruoso Hulk (nome dado por um dos soldados que o enfrentou). A princípio, a transformação ocorria ao pôr do sol e se revertia com o nascer do sol. Todavia, isso mudou ao longo do tempo, e a transformação em Hulk aconteceria sempre que seu corpo liberasse adrenalina.

Ao se transformar, o corpo de Banner passava a irradiar partículas gama e aumentava de tamanho e musculatura, além de sua pele mudar de cor. Tornava-se um gigante verde extremamente forte e muito, mas muito furioso. O Hulk retinha apenas parte da mente e memórias de Bruce Banner e é muito relutante em retornar a forma do pequeno cientista. Betty Ross era uma das poucas pessoas capazes de acalmar o Hulk.

Caçado pelo exército

Caçado

Desde sua primeira aparição, o Hulk foi considerado um inimigo pelo exército americano. Mesmo após a descoberta de que Hulk e Dr. Bruce Banner eram a mesma pessoa, o gigante verde continuou sendo um alvo dos militares. Segundo o General Ross, eles não possuem certeza se Banner controla ou não o Hulk, ou mesmo se ele faz tudo propositadamente, de toda forma ele é uma ameaça à segurança nacional.

Além desse motivo, General Ross gostava de caçar o gigante verde. Pois isso significava o seu retorno ao campo de combate e o fim do trabalho burocrático que possuía. O general é o principal responsável por deslocar tropas e tanques para combater o Hulk e, ao longo dos anos, conseguiu capturá-lo algumas vezes. No entanto, a quantidade de vezes que foi vencido pelo herói é muito maior.

Trabalho em equipe

Vingadores

Hulk é um dos personagens mais presentes no universo Marvel , já tendo participado de várias equipes de super-heróis.

Por exemplo, foi a razão pelo qual os Vingadores foram formados pela primeira vez. Certa vez, o deus asgardiano, Loki, usou sua magia para controlar o Hulk, fazendo ele combater Thor. Respondendo o pedido de ajuda do deus do trovão, Homem de Ferro, Homem-Formiga e a Vespa apareceram para restaurar a consciência do gigante verde. Após isso, Hulk se junta aos outros heróis e juntos derrotam Loki.

Apesar de sua aliança aos vingadores não ter durado tanto tempo, Hulk ainda se aliaria a muitas outras equipes. Junto de Doutor Estranho e Namor, foi fundador dos Protetores e um membro fixo por um bom tempo. Também já foi um integrante do Novo Quarteto Fantástico e assumiu a posição da Guerra entre os Cavaleiros do Apocalipse.

Planos de contingência

Hulkbuster

É evidente que o Hulk é absurdamente poderoso e que ele é propenso a ataques de fúria que podem ocasionar em muita destruição. Por isso, enquanto Bruce Banner não consegue encontrar uma cura para a sua condição esverdeada, alguns heróis desenvolveram protocolos de segurança para conter o Hulk, caso um dia ele fique fora controle.

Um desses planos de contingência é a armadura Hulkbuster do Homem de Ferro. Uma armadura gigantesca feita especialmente para um combate contra o Hulk. Possui foguetes propulsores nos braços para potencializar seus golpes, sensores de radiação gama, e lâminas gama (compostas por vários nanorrobôs que emitem uma linha de radiação capaz de cortar a pele do Hulk). O Pantera Negra também possui uma armadura Hukbuster feita com a tecnologia de Wakanda.

Outra medida que foi tomada para proteger a Terra da destruição do Hulk foi tomada pelos Iluminati, grupo formado por Homem de Ferro, Doutor Estranho, Raio Negro, Namor e Senhor Fantástico. Esses heróis fizeram com que a nave espacial em que Hulk estava no momento fosse redirecionada, enviando-o para um planeta em outra galáxia. Isso foi o evento que deu origem às sagas Planeta Hulk e Guerra Mundial Hulk nos quadrinhos.

Poderes e habilidades

SMASH!!!

Bruce Banner é o melhor físico nuclear do mundo e uma das pessoas mais inteligentes da Terra. Contudo, quando se transforma em Hulk, sua inteligência diminui consideravelmente, ao passo de que sua força, resistência e vigor aumentam absurdamente. Abaixo estão alguns dos principais poderes do Hulk:

Força ilimitada

É isso mesmo, Hulk não tem super-força, ele está em outro nível infinitamente superior. A força desse personagem pode aumentar milhares de vezes à medida que fica mais furioso. Sua força é tamanha que ele já foi capaz de destruir um asteroide duas vezes maior que a Terra com apenas um soco! É a sua força que o permite pular grandes distâncias de uma só vez.

Resistência e vigor ilimitados

O condicionamento físico e suas resistência precisam acompanhar o ritmo do aumento de sua força, ou seu golpes não apenas destruiriam o inimigo como a si próprio. Poucos materiais são capazes de perfurar sua pele,  o adamantium e o vibranium são alguns deles. Seu vigor, em união à sua força, permite com que o Hulk corra a grande velocidades.

Fator de cura regenerativo

Caso alguém consiga ultrapassar a barreira da resistência do corpo do Hulk e conseguir feri-lo, se deparará com o fator de cura do personagem. Hulk é capaz de regenerar ferimentos, mesmo aqueles em órgãos vitais e também regenerar membros inteiros. Seu fator de cura o faz imune a todas as doenças da Terra e desacelera o seu envelhecimento.

Adaptabilidade

Hulk é o combatente perfeito, pois seu corpo se adapta aos cenários mais inóspitos. Por conta disso, Hulk já foi capaz de sobreviver e lutar por longos períodos em ambientes como o espaço e o fundo do mar.

Agora você conhece um pouco mais desse super-herói dividido, cujos poderes são tanto uma dádiva quanto uma maldição. De toda forma, é bom manter uma distância de segurança quando ele estiver em ação.