Mas afinal, o que a chegada da Poderosa Thor significa para o Thor?

As informações abaixo contêm spoilers de Vingadores: Ultimato e dos quadrinhos A Poderosa Thor.

O filme solo da Viúva Negra apresentou Yelena Belova, que deve assumir o manto da heroína após a morte de Natasha em Vingadores: Ultimato. A série solo do Gavião Arqueiro apresentou Kate Bishop, nova Gaviã Arqueira nas HQs, o que pode significar que Clint pode vir a se aposentar junto a sua família. Mas e o que significa, então, para o Thor, a apresentação de Jane Foster como a Poderosa Thor, no quarto filme da franquia, Thor: Amor e Trovão?!

Calma, que tem muita história aí! Vem entender direitinho quem é a Poderosa Thor e saber o que a apresentação da heroína significou para os quadrinhos do personagem e o que pode significar para os filmes.

A Poderosa Thor

a poderosa thor

A Poderosa Thor chegou aos quadrinhos em 2014, com textos assinados por Jason Aaron, conhecido por gostar de abordar o que torna um deus digno. O assunto, por sua vez, é extremamente conveniente, visto que a premissa do martelo Mjölnir é dar os poderes do deus do trovão apenas àqueles que forem dignos.

Nas HQs, Jane Foster é considerada digna por seu altruísmo e seu trabalho de salvar vidas como médica. Mas as razões que fazem dela merecedora de empunhar o martelo são ainda maiores conforme o desenrolar da história.

Jane acaba enfrentando um câncer de mama em estágio avançado e, todas as vezes em que se torna a Poderosa Thor, seu tratamento é retardado, o que significa que, para salvar vidas, a heroína realmente põe a sua em risco constantemente.

A heroína, contudo, conseguiu alcançar um nível de controle do Mjölnir que Thor nunca alcançara, liberando habilidades do martelo nunca vistas pelo herói.

O destino da Poderosa Thor

a poderosa thor

Para aqueles que já estão prevendo uma morte heroica para a Poderosa Thor: sim, ela morre. Mas calma, ela volta! Após uma última batalha contra o vilão Mangog, Jane morre. Thor a leva para Valhalla e, com ajuda de Odin, a revive.

Com a morte de todas as Valquírias no final da Guerra dos Reinos, nenhum morto pode mais ser levado a Valhalla. Mas o espírito de Brunnhilde e das outras Valquírias transformam Jane Foster na nova Valquíria.

O que significou para os quadrinhos

a poderosa thor

Logo que a Marvel Comics anunciou que a próxima pessoa a assumir o manto de Thor seria uma mulher, em 2014, alguns fãs do herói reclamaram e exigiram que as HQs retornassem a abordar o "verdadeiro Thor".

Contudo, os quadrinhos da Poderosa Thor (que ganhou HQ própria) foram ainda mais bem sucedidos comercialmente do que os do Thor estavam sendo na época. Se a apresentação da heroína teve como objetivo ajudar na evolução de Thor, acabou se tornando algo bem maior.

Os quadrinhos da Poderosa Thor foram publicados por cerca de quatro anos, durante os quais Jane enfrentou Malekith, Loki, os Gigantes de Gelo e outros perigosos inimigos. Além disso, ao abordar um terráquea com câncer, trouxe um elemento humano que parecia começar a faltar nas HQs do todo poderoso quase imbatível Thor.

O que pode significar para o filme

Na saga Pecado Original, o herdeiro de Asgard se torna mais uma vez indigno de levantar o Mjölnir, cenário que já vimos ser abordado em Thor: Ragnarok. É neste momento que Jane aceita a tarefa de assumir os poderes de deusa do Trovão, acreditando que sempre deve haver alguém à frente dessa responsabilidade.

Como o primeiro trailer de Thor: Amor e Trovão mostra, o filme também apresentará Jane como a Poderosa Thor em um momento em que ela deve auxiliar esse processo de amadurecimento do Thor, que começou a ser abordado no terceiro filme da franquia do personagem e também pôde ser sentido em Vingadores: Ultimato.

Mas calma! As HQs da Poderosa Thor também trouxeram incríveis momentos em que os dois lutam lado a lado, o que também já é possível com Jane Foster empunhando o Mjölnir e Thor lutando com o Stormbreaker.

Caso o arco Guerra dos Reinos seja abordado, contudo, é provável que vejamos a morte da Valquíria Brunnhilde.

Resposta aos Haters

a poderosa thor

Como respostas àqueles fãs que questionaram a importância e mesmo o papel da Poderosa Thor no universo da Marvel Comics, Jason Aaron abordou o assunto de forma metalinguística em suas HQs, com inimigos trazendo os questionamentos dos fãs mais conservadores.

No quadrinho acima, por exemplo, o vilão manda Jane buscar sua própria identidade e a questiona sobre "que tipo de Thor você pensa que é?". A resposta da Poderosa Thor é:

"Do tipo que acabou de quebrar o seu maxilar! Isso é por dizer "feminismo" como se fosse uma palavra de quatro letras (Fuck/shit = m3%&a)."

No cinema, Taika Waititi é outro que vai saber tirar de letra quaisquer reações opostas à decisão de trazer a Poderosa Thor para os filmes. Conhecido por ser provocador, Waititi dirigu e protagonizou, por exemplo, o elogiado Jojo Rabbit, no qual interpreta uma versão satírica de Hitler. De acordo com o diretor, o longa era para irritar racistas, algo que ele adora. Bem, ele também não deve se importar muito em irritar aqueles que reclamarem de uma mulher assumindo o manto de Thor. Foi o diretor, inclusive, que apresentou a atriz Natalie Portman, durante a San Diego Comic Con 2019, entregando à atriz o Mjölnir no palco.

Thor: Amor e Trovão estreia no dia 8 de julho de 2022.

FIQUE POR DENTRO

Tudo o que você precisa saber sobre a Poderosa Thor, Jane Foster!

Ordem cronológica oficial do MCU: filmes e séries Disney+ da Marvel

Quem é YELENA BELOVA e que história é essa de nova VIÚVA NEGRA?

Loki | FINAL EXPLICADO e tudo sobre Kang, o Conquistador!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.