FINAL de WANDAVISION explicado, cenas pós-créditos e futuro do MCU!

WandaVision chegou ao seu episódio final nesta sexta-feira, 5 de março, e não decepcionou os fãs. Teve cena de deixar o espectador arrepiado, teve momento de causar fortes emoções na audiência. E como seria de se esperar de uma das primeiras produções de uma nova fase do MCU, a série trouxe grandes novas informações, mas também deixou várias perguntas.

SPOILER PARA TODOS OS LADOS NO ARTIGO ABAIXO!

O próximo passo de Wanda (cena pós crédito e ligação com Dr Estranho 2)

wandavision final

O episódio final de WandaVision trouxe a triste cena de despedida entre Wanda e sua família, como aqueles que conhecem os quadrinhos da personagem já esperavam. Wanda precisou destruir a Westville que ela criou. Visão, Tommy e Billy faziam parte disso. A cena pós créditos mostrou a personagem sozinha, em uma casa isolada. No interior da casa, contudo, a Feiticeira Escarlate estudava o livro que outrora pertenceu a Agatha.

Com sua presença já confirmada para o filme Doutor Estranho e o multiverso da Loucura, Wanda deve interagir com Steve Strange em uma relação de aluna e mentor. Ainda que a Feiticeira Escarlate seja mais poderosa que o Mago Supremo - como Agatha destacou - ela precisa aprender a usar sua magia do caos, algo que, nas HQs, faz sob a orientação do Dr. Estranho.

Outra ligação entre os arcos dos dois heróis que pode vir a ser abordada envolve o vilão Chthon. Ele é um temido bruxo das trevas e um dos vilões mais populares das histórias do Dr. Estranho. Na trama das HQs, Chthon enfeitiçou Wanda ainda bebê, o que lhe proporcionou seus poderes de criar projeções psiônicas capazes de alterar a realidade. Dada a história já apresentada da Feiticeira Escarlate nos filmes e na série WandaVision, é provável que o personagem não seja abordado como origem dos poderes da Wanda. Ainda assim ele pode ser abordado com algumas modificações, como foi o caso de Agatha.

wandavision final

Além disso, na HQ Fabulosos Vingadores (2014), Mercúrio foi possuído por Chthon, o que fez com que muitos dos fãs teorizassem sobre essa ser a verdadeira identidade do fake Pietro, interpretado por Evan Peters na série. Nos quadrinhos, o vilão destaca a compatibilidade do irmão de Wanda com a magia do caos, usando o jovem como catalizador de caos pelo mundo.

O que podemos esperar de Wanda agora é seu crescimento como Feiticeira Escarlate, sob a orientação do Dr Estranho. Já as próximas histórias devem abordar o multiverso, como sugere o título do segundo filme do mago supremo. As dúvidas sobre o futuro de Wanda que ficam são:

  • Se a Marvel vai abordar a personagem com vilã em algum momento - posição que ela já teve nos quadrinhos - ou se seus erros em WandaVision com a população de Westville já fez esse papel;
  • Se podemos chegar a ver o arco Dinastia M, no qual, após tanto sofrimento (incluindo a morte de Visão e o fim da existência de seus filhos), Wanda tira o poder de quase todos os mutantes que existem.

COMO AS SÉRIES DISNEY PLU SE ENCAIXAM NA CRONOLOGIA DO MCU

Ordem cronológica oficial do MCU: filmes e séries Disney+ da Marvel

A série apresentou o Darkhold

wandavision final

Outra possível ligação entre Wanda e o vilão de Dr. Estranho Chthon é o Darkhold. Um dos artefatos mágicos mais poderosos e perigosos do universo de HQs da Marvel, o Darkhol é um livro, um grimório escrito por ninguém menos que Chthon, o primeiro bruxo praticante de magia sombria e um dos Deuses Anciões da Marvel Comics.

Estamos falando do livro que Agatha usa na série, e que Wanda estuda na cena pós-créditos do episódio final. No último episódio, Agatha confirma que o artefato se trata do Darkhold. Isso significa que Wanda está em contato com a obra também conhecida como "Livro dos Pecados". Esse livro contém palavras associadas a divindades caóticas, bem como a magia da Feiticeira Escarlate.

wandavision final

O livro já foi bastante citado nas séries de quadrinhos de personagens como Blade, Cavaleiro da Lua e Doutor Estranho. E sim, essa galera toda vai estar presente na Fase 4 e na Fase 5 do MCU. A trajetória do Darkhold remonta às histórias do colapso de Atlântida, quando Agatha Harkness era uma de suas guardiãs. Sua história também passa pelo período de Camelot da Marvel, quando foi descrito pelo mago Merlin como um livro de "magias vis e terríveis." Vale lembrar que o Merlin também está conectado ao multiverso.

Tudo sobre a bruxa AGATHA HARKNESS de WandaVision

O que é o "Hex" a que a série faz referência

wandavision final

Além de mostrar vários hexágonos no decorrer dos episódios, a série WandaVision mostrou a palavra "Hex" como sendo o local onde ficava a cidade fictícia de Westview. Isso foi uma referência aos "Poderes Hex".

Nas HQs, Chthon (olha ele de novo!) compartilha parte de sua essência caótica com uma Wanda ainda bebê. Ele faz isso após reconhecer nela o status de um Ser Nexus. Ser Nexus é uma criatura ligada ao Nexus das Realidades, local do Universo Marvel onde as dimensões se tocam. Esta acaba sendo, portanto, mais uma ligação da personagem com o segundo filme do Doutor Estranho, que vai abordar o multiverso..

O que Chthon faz com Wanda faz com que ela manifeste os Poderes Hex. Contudo, esses poderes também são conhecidos por causa má sorte com consequências graves e sombrias para seus usuários, algo que já foi amplamente abordado na vida de Wanda.

O final da Monica dá início à Invasão Secreta?

wandavision

A cena mid-credits de WandaVision mostrou uma Skrull disfarçada de humano. Ao se revelar, a Skrull convida Monica a se unir a "an old friend" de sua mãe, Maria Rambeau. Embora a legenda em português tenha traduzido a fala para "um velho amigo", a palavra em inglês não tem gênero. Logo, permanece a dúvida de se a Skrull se referia a algum líder dos Skrulls ou a Carol Danvers, a Capitã Marvel.

O encontro entre as duas personagens, contudo, já é algo certo, dado que Monica está confirmada para aparecer tanto em Capitã Marvel 2 quanto na série Ms. Marvel. O público de WandaVision, contudo, ficou se perguntando se a aparição da Skrull disfarçada poderia indicar a futura abordagem do aclamado arco Invasão Secreta, e a resposta é: muito provavelmente sim!

Durante o último Dia do Investidor da Disney, no início de 2021, a Marvel Studios anunciou a realização de uma série de Invasão Secreta para o Disney Plus. Nas HQs, a aparição pontual, porém frequente, de skrulls disfarçados foi construindo o caminho para o arco. Logo, essas aparições no MCU também prometem ir "aquecendo" o público para a trama do arco que tem grandes consequências no futuro dos heróis.

Conheça Monica Rambeau, a primeira Capitã Marvel

Entenda o arco Invasão Secreta

wandavision final

Publicado entre junho de 2008 e janeiro de 2009, o arco Invasão Secreta foi escrito por Brian Michael Bendis, com arte de Leinil Francis Yu. Suas seis edições abordaram o climax do pano de infiltração Skrull na Terra. Embora os Skrulls tenha sido apresentados em Capitã Marvel como aliados, as HQs do arco mostraram que há conflitos internos entre eles, com divergências políticas e ideológicas que levam à revolta da extremista religiosa Rainha Veranke.

A decisão do Imperador Dorrek de exilar a rainha causa uma revolta em parte do povo Skrull. Ganhando espaço e força entre seu povo, eventualmente Veranke assume o lugar como líder e dá início à invasão da Terra, com vários skrulls se passando não apenas por civis comuns, mas também por heróis e vilões.

wandavision
Os Vingadores Sombrios

E por que este arco mexeu tanto com os heróis? Porque a batalha final contra os skrull incluiu grandes vilões dos quadrinhos. Contudo, os vilões lutaram ao lado dos Vingadores para combater a Rainha Veranke. E nas HQs, a oponente é morta por ninguém menos que Norman Osborn, o Duende Verde (que já está confirmado para retornar em Homem-Aranha 3!). E isso faz com o povo da Terra passe a confiar em Osborn, que dá início ao chamado Reinado Sombrio, momento em que vários vilões, sob o comando do Duende Verde, assumem a posição de heróis.

Usando o nome de Patriota de Ferro, Osborn cria a agência de inteligência MARTELO, torna-se secretário de defesa dos Estados Unidos e passa a liderar seu time de vilões: os Vingadores Sombrios. Vale lembrar que, nas HQs, o arco Invasão Secreta acontece depois do arco dos Novos Vingadores, o que deve acontecer também no MCU.

Podemos ver Tommy e Billy de novo como Jovens Vingadores!

wandavision final

A despedida de Wanda e Vision de seus filhos Tommy e Billy não foi nada fácil. Contudo, há esperança de revermos os meninos, sim! Na cena pós-crédito, Wanda ouve a voz de seus filhos, indicando que, mesmo com o final do Hex criado por Wanda em Westview, Tommy e Billy existem em algum lugar do multiverso. Nas HQs, as almas dos filhos de Wanda conseguem reincarnar em dois garotos, e a heroína enfim se reúne a seus filhos. Os irmãos, inclusive, se tornam os jovens heróis Wiccano e Célere.

Outro ponto que nos dá esperanças de vermos futuramente uma versão cinematográfica do time Jovens Vingadores são os personagens que já estão anunciados para serem apresentados no MCU:

  • Kate Bishop (Hailee Steinfeld), na série Gavião Arqueiro, como Gaviã Arqueira
  • Cassie Lang (Kathryn Newton), filha de do Homem-Formiga, em Homem-Formiga 3: Quantumania, como Estatura
  • America Chavez (Xochitl Gomez), em Doutor Estranho 2, como Miss America
  • Kamala Khan (Iman Velani), na série Ms. Marvel, como Ms. Marvel

wandavision final

Junte a isso a apresentação de Tommy e Billy, e podemos esperar uma futura união dos Novos Vingadores e dos Jovens Vingadores em algum momento do MCU. Outro integrante da equipe foi um jovem Loki, o que nos deixa com algumas expectativas quanto à série solo do personagem.

Outras perguntas que o episódio final deixou

Wanda deve voltar a contactar Agatha?

wandavision

Nos quadrinhos, a própria Agatha foi responsável por ensinar a Wanda mágicas, feitiços e, principalmente a como aumentar sua concentrar e seu controle sobre a projeção de poderes mentais. Na série, Agatha foi apresentada de fato como vilã, e não como a anti-heroína que é nos quadrinhos. Contudo, o Marvel não descartou a personagem. Wanda não a matou. Ela a deixou sob seu controle para caso viesse a precisar dela.

Quem Ralph Bohner?

wandavision final

Até o momento, Ralph Bohner é apenas um personagem criado para a série WandaVision. A reação dos fãs, que fizeram várias teorias sobre o Fake Pietro, foi apenas de desânimo com a graça que a Marvel fez com a real identidade do personagem.

Contudo, não ficou claro se Agatha conseguia apenas controlar o rapaz ou se ela também he deu seus poderes. Será que a Marvel vai mesmo descartar a possibilidade de usar novamente um ator como Evan Peters em um futuro do MCU? Difícil prever.

Vale lembrar ainda que, embora Chtohn destaque que Pietro seu catalizador de caos, quando ele possui o corpo do irmão de Wanda, a HQ Mercúrio: Sem Rendição (2019) revelou que, na verdade, o jovem sempre foi tão afetado pela magia do caos quando sua irmã. Diferente de Wanda, ele transmitia a energia do caos por meio e suas células. A alta velocidade com a qual esse processo acontecia, inclusive, era o que lhe dava seus poderes. Será que a Marvel vai abordar isso futuramente?

Quem é Cliff?!

wandavision final

Em determinado ponto do último episódio, Jimmy Woo liga para uma amigo que trabalha na Quantico: Cliff. A série não mostra muito mais e este pode ser apenas um nome aleatório. Porém, se é um nome aleatório, por que mostrar a cena?

O único personagem que nos parece ter chances de ser o tal Cliff é Cliff Randall, apresentado nas HQs como um membro de uma raça alienígena de outra dimensão conhecida como Inteligência Coletiva. Nos quadrinhos, Cliff foi enviado à Terra como um agente duplo, se passando por um humano normal para se infiltrar nas forças políticas e militares do planeta. Contudo, quando a Inteligência Coletiva deixa a Terra, Cliff sabota a nave e salva o planeta.

Será que a Marvel pode vir a abordar o personagem? Como membro da Inteligência Coletiva ou como mais uma abertura para o arco Invasão Secreta?