Quem é YELENA BELOVA e que história é essa de nova VIÚVA NEGRA?

Em Vingadores: Ultimato, nos despedimos de Natasha Romanoff. E na última San Diego Comic Con, a Marvel Studios confirmou que a atriz Florence Pugh vai trazer Yelena Belova para o Universo Cinematográfico Marvel (MCU) no filme solo da Viúva Negra.

Mas afinal, quem é Yelena Belova? Qual a importância da personagem a ponto de apresentá-la no primeiro filme solo da Viúva Negra? O que sua chegada significa para o futuro do MCU? E que história é essa de nova Viúva Negra?

A Sala Vermelha

yelena belova viúva negra

Assim como Natasha Romanoff, Yelena Belova foi treinada na emblemática Sala Vermelha para se tornar uma espiã e assassina. Uma das unidades de treinamento de espionagem do Departamento X, a Sala Vermelha é conhecida pela crueldade de seus treinamentos.

O programa em que Natasha foi treinada recrutou 28 jovens orfãs, que cresceram aprendendo a ser assassinas em nome de seu país.

Embora não tenha super poderes, as recrutadas do programa Viúva Negra receberam um tratamento especial feito pela Dra. Lyudmila Kudrin, cujo resultado possibilitava às espiãs se manterem jovens por várias décadas, com saúde e grande resistência.

Belova é uma das agentes treinadas pelo novo programa Viúva Negra, e ela afirma ter conseguido pontuações mais altas que Natasha nos treinos físicos.

A nova Viúva Negra?

yelena belova viúva negra

O título de nova Viúva Negra veio por dois motivos. O primeiro deles é que Belova foi de fato recrutada, aos 15 anos, para se tornar a próxima Viúva Negra, uma vez que Natasha Romanoff já não era mais leal apenas à Rússia.

O segundo motivo é que depois Yelena realmente passa a usar o título tanto como identidade heroica quanto criminosa. Mas vamos com calma.

Yelena foi treinada durante 10 anos, e foi justamente sua sede de provar que era melhor que Natasha que fez com que a espiã fosse atrás da heroína e interferisse em suas missões. Mas ela não considerou que a experiência e a inteligência de sua oponente contavam na hora de um conflito.

Em determinado momento, após Natasha completar uma missão, Yelena apontou uma arma para a oponente. Embora tivesse a oportunidade de matá-la, ela resolveu deixar que Natasha vivesse, para que as duas continuassem na disputa por supremacia.

A união das duas Viúvas

yelena belova viúva negra

Em determinado momento, Natasha decide ensinar uma lição a Yelena e usá-la para derrotar seu chefe. Para tanto, ela vai trabalhar com Nick Fury e a SHIELD em uma missão que acaba envolvendo as duas Viúvas e uma troca de aparência (com troca cirúrgica de rostos!) entre elas.

De um lado, Yelena lutava para manter sua identidade. Do outro, Natasha faz com que o superior de Yelena, Yuri Stalyenko, revele seus planos de roubar armas nucleares. Com as revelações, a heroína mostra à colega espiã que Stalyenko a via como um mero peão dispensável.

É neste momento em que as duas Viúvas se unem para derrubar o vilão. Mas Yelena segue ressentida com Natasha, e a parceria não dura muito.

Adaptoide contra os Vingadores

yelena belova viúva negra

Em um dos arcos dos quadrinhos, Yelena percebe que a nova formação dos Vingadores pode ameaçar uma operação ilegal com Vibranium em que trabalhava. Ela termina o conflito gravemente ferida por ex-aliados e é salva por uma figura misteriosa que promete ajudá-la.

Enquanto Yelena ainda está no hospital, a figura se revela um representante da Hydra. Com auxílio de agentes da organização criminosa Ideias Mecânicas Avançadas (AIM), ele a transforma em um ser semelhante ao Super Adaptoide.

Adotando o nome de Adaptoide neste período, Yelena passa a ser capaz de copiar os poderes e movimentos de outros heróis, recurso que ela aplica com os Novos Vingadores.

Nas HQs, contudo, o Homem-Aranha e o Homem de Ferro encontram uma forma de neutralizar a guerreira. Ao perceber que Yelena iria perder a batalha e possivelmente revelar quem tinha a transformado no Adaptoide, o representante da Hydra a demite e causa sua explosão por dentro, o que parece matá-la instantaneamente.

A reunião das duas Viúvas

yelena belova viúva negra

Após um tempo, é revelado que Yelena sobreviveu ao ataque da Hydra e da AIM, e agora vivia em Cuba. As duas acabam envolvidas em problemas com a máfia, mas Yelena resgata Natasha com ajuda de Matt Murdock.

Yelena ainda passa um período trabalhando com a equipe de super heróis Vanguard. Após uma complexa trama envolvendo clones das duas Viúvas, um clone da falecida Natasha acaba matando Yelena.

Poderes e habilidades

yelena belova viúva negra

Assim como Natasha (afinal, elas foram treinadas no mesmo programa), Yelena tem habilidades como:

  1. Alto condicionamento atlético
  2. Acrobacias
  3. Habilidade de atiradora
  4. Multilíngue
  5. Especialista em Táticas
  6. Hacker Talentosa
  7. Mestre em Sedução
  8. Extensa formação militar
  9. Mestre em artes marciais
  10. Perita em espionagem

Vale lembrar ainda que, durante seu período como Adaptoide, Yelena era capaz de espelhar os poderes de qualquer um próximo a ela, o que chegou a fazer com heróis como Home de Ferro, Ms. Marvel, Homem-Aranha, Sentinela, Wolverine e Mulher-Aranha.

Yelena Belova no MCU

yelena belova viúva negra

Durante a última SDCC, a Marvel Studios confirmou que a jovem atriz Florence Pugh vai dar vida à primeira versão cinematográfica de Yelena Belova. Ainda não ficou claro, contudo, como a personagem será abordada no filme solo da Viúva Negra.

Logo que os primeiros rumores sobre uma "nova Viúva Negra" chegaram à imprensa, os fãs já imaginaram a personagem como uma nova versão da heroína que talvez se tornasse membro de uma nova formação dos Vingadores.

Contudo, um estudo mais apurado de sua história, como visto acima, mostra que a espiã também teve seus momentos como antagonista. Até o momento, porém, tudo indica que veremos Yelena e Natasha lutando lado a lado para vencer o vilão Treinador.

-----------------------

Mas e aí, como vocês acham que ela deve ser apresentada no MCU? Como vilã ou como heroína?

Viúva Negra tem estreia marcada para o dia 1º de maio 2020.

FIQUE POR DENTRO

Projeto grande da Marvel Studios pode estar chegando ao Disney+!

Viúva Negra | Olivier Richters revela participação no longa!

Viúva Negra | Olivier Richters revela participação no longa!

Conheça o Treinador, o misterioso mercenário da Marvel!

Viúva Negra | Diretora dá novos detalhes sobre o longa