Uma das teorias mais populares da comunidade de fãs dos livros As Crônicas de Gelo e Fogo tem ganho cada vez mais força na série Game of Thrones. As últimas temporadas foram especialmente marcantes no arco narrativo de Cersei e Jaime Lannister e isso pode vir a culminar com uma morte dramática na história de ambos.

Descubra a teoria do valonqar e confira porque acreditamos que será Jaime a matar Cersei.

Uma profecia terrível

Maggy, a Rã

Uma cena dos livros pulou das páginas para a tela no primeiro episódio da quinta temporada. Assistimos a uma memória de Cersei quando ela era uma criança, e visitou uma vidente chamada Maggy, a Rã.

Mas nada poderia preparar Cersei para o que ouviria. A filha de Tywin Lannister faz três perguntas sobre o seu futuro e descobre que:

Ela não se casaria com o príncipe Rhaegar, mas com um rei

Na época do encontro com Maggy, os Lannister esperavam que Cersei casasse com o Príncipe Rhaegar Targaryen. Como previsto pela vidente, isso nunca chegou a acontecer já que Rhaegar casou com Elia Martell e foi morto por Robert Baratheon. Como os fãs sabem, Cersei casou com Robert quando ele já era rei dos Sete Reinos.

Teria três filhos, mas o rei teria muitos mais

Robert Baratheon nunca escondeu a enorme quantidade de amantes e filhos bastardos que teve ao longo da sua vida. Nenhum filho teria em comum com Cersei, tal como Maggy previu “o rei terá vinte filhos, você terá três”. Myrcella, Tommen e Joffrey nasceram da relação incestuosa entre Cersei e Jaime.

Ela seria rainha, mas não por muito tempo

Questionado sobre se Cersei seria rainha, Maggy responde que sim, mas deixa claro que seu reinado seria curto. A profeta fala de alguém mais jovem e mais belo que levaria tudo o que Cersei tem de mais precioso e a derrubaria.

Graças a esta parte da profecia, Cersei desconfiou imediatamente de mulheres como Sansa Stark ou Margaery Tyrell, temendo que elas fossem a encarnação das palavras fatídicas. Atualmente, muitos acreditam que é Daenerys Targaryen quem corresponde a esta previsão.

Seus filhos morreriam antes dela

Maggy prevê que os filhos de Cersei teriam “coroas douradas” e “de ouro suas mortalhas”. É muito provável que as coroas se refira ao estatuto de realeza dos filhos de Cersei assim como aos seus cabelos loiros. Ned Stark teve a certeza que as crianças não eram filhos de Robert, muito graças ao fato de nenhum deles ter o seu tradicional cabelo escuro.

Lannister puros, as crianças tinham o cabelo da cor do ouro como seu verdadeiro pai. A referência às mortalhas indicou que Cersei veria seus filhos morrer, algo que aconteceu e foi selado com o suicídio de Tommen no final da sexta temporada – e onde ele estava vestido com um traje dourado.

O valonqar seria o seu fim

Esta parte da profecia não assistimos na série mas ela está presente na mesma cena dos livros. Maggy profetiza que “quando suas lágrimas a afogar, o valonqar enrolará as mãos em sua pálida garganta branca e a estrangulará até roubar sua vida.”

As lágrimas da profecia indicam que Cersei estaria no final da sua sanidade, algo que parece cada vez mais provável com a morte dos filhos e consequente descida à loucura. Valonqar é Alto Valiriano para “irmão mais novo”, com Tyrion e Jaime sendo ambos candidatos a este papel.

Embora Cersei tenha um profundo ódio por Tyrion (em parte, talvez motivado pela sua interpretação da profecia), Jaime pode ser o valonqar. Os gêmeos nasceram com pouco tempo de diferença, mas Jaime foi o segundo bebê a nascer, sendo assim mais novo que sua irmã.

O que levaria Jaime a matar Cersei?

Jaime e Cersei

O relacionamento entre estes dois personagens é profundamente complexo e desconcertante, mas ninguém pode negar que são o amor da vida um do outro. Irmãos gêmeos, amantes secretos, confidentes e pais... Cersei e Jaime têm um laço que ninguém fora da sua ligação pode compreender.

O que levaria então ele a matar a mulher que sempre idolatrou? Nos últimos anos, o seu relacionamento sofreu vários golpes que os afastou em direções opostas. Jaime perdeu a sua mão, o que foi algo consideravelmente doloroso quando lembramos que ele era considerado um dos melhores guerreiros dos Sete Reinos. Cersei não reconheceu nesse Jaime fragilizado o seu Jaime, e demorou a aceitar a nova realidade.

Algo que ela nunca compreendeu ou aprovou foi o amor fraterno genuíno entre Jaime e Tyrion, o irmão que ela sempre desprezou. E foi devido a esta ligação que Jaime libertou Tyrion da prisão, o que levou ao assassinato do patriarca Tywin Lannister. Cersei ficou furiosa com Jaime por ter ajudado a escapar o homem que ela achava que tinha assassinado seu filho Joffrey e que matou o seu pai.

O suicídio de Tommen foi algo que a rainha recusou discutir com Jaime, algo que ele está claramente com necessidade de resolver. Afinal, foi a sua explosão do Septo de Baelor que levou o filho a tirar a própria vida.

Em “The Queen’s Justice”, Cersei promete se casar com Euron Greyjoy quando a guerra terminar. Além da óbvia traição que isso representa, o pirata é alguém que Jaime tem um profundo desprezo e do qual não consegue esconder seus ciúmes.

Nos livros, a relação de ambos está desfeita em pedaços, após Jaime ter descoberto que Cersei o tinha traído com outros homens. Mas mesmo assim, o que seria necessário para ele matar sua irmã? O mesmo motivo que o levou a matar Aerys Targaryen II.

Cersei está se transformando em uma nova versão do Rei Louco

Cersei Lannister

No final da sexta temporada assistimos à espiral de loucura de Cersei atingir o seu ponto máximo. Buscando vingança do Alto Pardal e dos seus principais inimigos em Porto Real, Cersei olhou para a história do Rei Louco como inspiração e usou fogovivo para explodir com o Septo de Baelor.

Aerys Targaryen II era fascinado pelo fogovivo e planejava usar esta substância para incendiar Porto Real, espalhando e escondendo vários barris pela cidade. Quando Jaime descobriu este plano, ele sacrificou a sua honra para salvar incontáveis vidas inocentes. Ele tentou que Aerys visse a razão mas nada o demoveu das suas intenções, e Jaime tomou então a difícil decisão de matar o Rei Louco. Apenas Brienne de Tarth sabe a verdade sobre aquele que se tornou o infame Regicida.

Com esta história no seu passado, como pode Jaime aprovar o que Cersei fez no Septo de Baelor?

Na sétima temporada, assistimos a uma Cersei cada vez mais obcecada com os seus inimigos. Esta é mais uma característica compartilha pela rainha e pelo Rei Louco: ambos profundamente paranoicos e vendo inimigos em todas as direções.

No episódio The Queen’s Justice”, Cersei assassina Tyene Sand em frente a sua mãe em um método muito similar àquele que Aerys usou para matar Brandon e Rickard Stark. E após a tortura sádica das Serpentes de Areia, o que fez a rainha? Como forma de celebração da sua vingança, Cersei teve relações sexuais com Jaime (que está inicialmente desconfortável e recusando os avanços dela).

Isto seria exatamente aquilo que o Rei Louco teria feito. O próprio Jaime descreveu como Aerys ficava sexualmente excitado ao ver alguém ser queimado até à morte.

Nesse mesmo episódio, na cena entre Jaime e Olenna Tyrell, o cavaleiro descreve como Cersei imaginou várias maneiras de torturar e matar a Rainha dos Espinhos. A própria Cersei confessou que quase não dorme e fica imaginando como fazer sofrer os seus inimigos, algo que encontra novo paralelismo com o Rei Louco.

Antes de morrer, Olenna Tyrell descreveu Cersei Lannister como uma “doença”, algo que Jaime cada vez menos pode negar. Ele já cumpriu seu dever de eliminar um tirano de Westeros – conseguirá fazê-lo novamente se esse tirano for Cersei?

Uma pista visual?

Cersei e Jaime

A profecia do valonqar fala especificamente de morte por estrangulamento e parece que a série colocou um interessante easter eggcom essa referência. Na estreia da temporada 7, os irmãos Lannister estão pisando um novo mapa de Westeros que foi pintado no chão da Fortaleza Vermelha.

Cersei está posicionada em uma área do mapa conhecida como “Gargalo” e que em inglês é conhecido como “The Neck” ou “o pescoço”. E onde está Jaime? O cavaleiro está na região conhecida como “Os Dedos”.

Em uma série conhecida por colocar easter eggse ter várias referências, é difícil acreditar que isso tenha sido um mero acaso… E você, o que acha sobre essa teoria? Será que esse vai realmente ser o fim da temível Cersei Lannister?