Ordem completa dos filmes do Homem-Aranha

Ao todo, o Homem-Aranha está em 11 filmes, sendo 3 deles protagonizados por Tobey Maguire; 2 com Andrew Garfield vivendo o teioso; 5 com Tom Holland assumindo o papel (2 solos e 3 com os Vingadores); e a premiada animação que reuniu 6 versões do herói abordando o aranhaverso pela primeira vez.

Não é possível estabelecer uma ordem cronológica dos longas, visto que as três séries de filmes live-action abordaram Peter ainda adolescente, mostrando diferentes aventuras já vividas pelo personagem nos quadrinhos. A ordem mais correta, portanto, é a de lançamento dos longas nos cinemas.

1. Homem-Aranha (2002)

filmes homem-aranha

Estúdio: Sony
Intérprete: Tobey Maguire
Vilão: Duende Verde
Diretor: Sam Raimi
Elenco: Tobey Maguire, Willem Dafoe, Kirsten Dunst, James Franco, J. K. Simmons, Cliff Robertson, Rosemary Harris, Joe Manganiello.

Dirigido por Sam Raimi, este primeiro filme do Homem-Aranha foi um presente para os fãs dos quadrinhos e abriu caminho para o gênero no cinema. Considerado por muitos um dos mais fiéis à essência das histórias das HQs do personagem, o longa mostrou o momento em que Peter é picado pela aranha; explorou a surpresa do adolescente ao ganhar poderes; acompanhou o desenvolvimento da paixão de Peter por Mary Jane; e trouxe uma emocionante cena para a morte do tio Ben.

Embora mostre Peter na escola, o filme acompanha o momento em que o cabeça de teia entra na faculdade e começa a trabalhar como fotógrafo no Clarim Diário, sob a chefia de J. Jonah Jameson. Além disso, o filme nos apresentou a personagens clássicos, como Mary Jane Watson, Harry Osborn, Norman Osborn e Flash Thompson.

Vale destacar ainda que o longa teve grande impacto por ter Nova York como um dos elementos principais, e por ter sido lançado no ano seguinte ao atentado de 11 de setembro. Havia, inclusive, cenas com o Homem-Aranha fazendo uma teia entre os prédios do World Trade Center, mas elas foram excluídas por respeito às vítimas.

Momentos marcantes

filmes homem-aranha

Algumas cenas de Homem-Aranha foram eternizadas na história do cinema. A primeira delas é o momento em que tio Ben dá o famoso conselho a Peter: Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.

A segunda é a cena do beijo de cabeça para baixo entre o herói e Mary Jane, referenciada em tantas outras produções posteriormente. A trilha sonora de Danny Elfman também foi outro ponto alto do longa.

2. Homem-Aranha 2 (2004)

filmes homem-aranha

Estúdio: Sony
Intérprete: Tobey Maguire
Vilão: Doutor Octopus
Diretor: Sam Raimi
Elenco: Tobey Maguire, Alfred Molina, Kirsten Dunst, James Franco, J. K. Simmons, Rosemary Harris.

Quando os fãs de Peter Parker achavam que a Sony não poderia repetir a dose e oferecer uma sequência com a mesma qualidade do primeiro filme da trilogia, o estúdio surpreendeu a todos e trouxe para os cinemas um segundo filme ainda melhor que o primeiro.

Agora na faculdade, Peter enfrenta as dificuldades da vida adulta e o dilema sobre continuar ou não a ser o Homem-Aranha, sacrifício que põe em jogo sua vida pessoal e profissional. Com o filme trazendo mais uma boa abordagem de um vilão clássico, os fãs ficaram extremamente satisfeitos com o tom humano com o qual o Doutor Octopus foi construído.

Cenas marcantes

filmes homem-aranha

Neste filme, foram muitas as cenas que marcaram os fãs do teioso - ou aqueles que passaram a ser fãs do herói depois do filme. O resultado das incríveis lutas entre o Homem-Aranha e o vilão foi muito elogiado. A cena em que Peter impede a queda de um vagão do metrô e tem sua identidade descoberta e protegida pelos cidadãos se tornou um momento clássico.

O discurso de tia May sobre heróis é outro ponto alto desta trilogia. A crescente tensão com Harry Osborn, outrora melhor amigo de Peter, também já foi apresentada no longa. O filme teve até referência ao Doutor Estranho! E, claro, temos Mary Jane falando a famosa frase "Vá pegá-los, tigrão!".

3. Homem-Aranha 3 (2007)

filmes homem-aranha

Estúdio: Sony
Intérprete: Tobey Maguire
Vilão: Homem-Areia, Venom, Harry Osborn
Diretor: Sam Raimi
Elenco: Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Topher Grace, Bryce Dallas Howard, Rosemary Harris, J.K. Simmons.

Nem tudo é perfeito, e o terceiro filme do Homem-Aranha acabou dividindo os críticos e os fãs, principalmente no que condiz à abordagem do clássico vilão Venom. No longa, Peter se vê possuído pelo simbionte e muda por completo sua personalidade. Mas o que deveria ter ficado assustador, ficou apenas... meio embaraçoso.

Com conflitos em seus bastidores, o filme acabou acumulando vilões que não tiveram espaço para serem trabalhados como mereciam. Ainda assim, conta com importantes momentos e personagens, como o vilão Homem-Areia, a rápida aparição de Gwen Stacy (primeiro amor de Peter nos quadrinhos) e o próprio Eddie Brock. A trama ainda explora a relação entre Harry e Peter.

Momentos marcantes

filmes homem-aranha

Infelizmente, um momento marcante do filme seria justamente a cena mais criticada: quando Peter está possuído por Venom, se torna arrogante e agressivo, e faz uma dancinha peculiar pela rua, enquanto todos olham sem entender.

Mas há outras boas cenas, como a transformação do Homem-Areia, o momento em que o Peter se livra da simbiose (muito similar aos quadrinhos) e, claro, quando Peter salva Gwen caindo de um prédio. Esta última cena ganhou, inclusive, referência na animação Homem-Aranha no Aranhaverso.

Havia planos para a realização de um quarto filme dirigido por Raimi, com rumores de que o diretor pretendia ter John Malkovich interpretando o vilão Abutre. O projeto, porém, não saiu do papel. Alguns anos depois, a Sony decidiu reiniciar a franquia.

4. O Espetacular Homem-Aranha (2012)

filmes homem-aranha

Estúdio: Sony
Intérprete: Andrew Garfield
Vilão: Lagarto
Diretor: Marc Webb
Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Sally Field, Rhys Ifans, Denis Leary, Campbell Scott, Irrfan Khan, Martin Sheen.

Completamente independente da trilogia anterior, a nova série de filmes que teve início com O Espetacular Homem-Aranha reiniciou a história de Peter Parker, pecando um pouco ao repetir a narrativa em que o jovem ganha seus poderes e perde seu tio.

Mas o filme tem outros problemas. Embora Garfield tenha semelhança física com a imagem do personagem nos quadrinhos, a personalidade mais "skatista descolado" que deram a este novo Peter Parker muito se diferencia do jeito nerd do teioso nos quadrinhos. Por outro lado, o senso de humor mais afiado agradou.

Além disso, o longa apresentou Gwen Stacy, e os fãs curtiram a forma como a personagem foi trabalhada, mais ativa e menos vítima que a Mary Jane da primeira trilogia. E a química entre Garfield e Emma Stone é inegável.

O filme também parece não ter feito uma boa escolha ao incluir na trama uma fixação de Peter em descobrir como seus pais morreram e um novo arco de história por trás disso, algo que não é visto nas HQs.

Momentos marcantes

filmes homem-aranha

Em determinado momento do filme, vemos Peter salvando uma criança de dentro de um carro que havia caído de uma ponte. Por um momento, o herói acha que não vai conseguir salvar o menino, e o desespero na expressão de Garfield faz com que a audiência se lembre que o herói é apenas um adolescente, ainda que tenha super poderes.

5. O Espetacular Homem-Aranha 2 (2012)

filmes homem-aranha

Estúdio: Sony
Intérprete: Andrew Garfield
Vilão: Electro, Duende Verde, Rhyno
Diretor: Marc Webb
Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Sally Field, Jamie Foxx, Dane DeHaan, Paul Giamatti, Denis Leary, Marton Csokas e Felicity Jones.

O segundo filme da nova franquia seguiu na aposta de uma trama que não existe nos quadrinhos. Segundo a história, os pais de Peter teriam criado a aranha que lhe dá super poderes, e isso funcionaria apenas no rapaz devido às propriedades de seu sangue.

Talvez por não existir nas HQs, talvez por outros defeitos do longa, a plot não agradou. O vilão electro também não teve uma boa recepção e a força do filme ficou mais uma vez apoiada na química entre Garfield e Stone.

O final do longa indicava a apresentação do icônico Sexteto Sinistro em um possível terceiro filme, mas a baixa bilheteria deste segundo fez com que a Sony desistisse do projeto e, algum tempo depois, começasse a estudar a possibilidade de revitalizar o personagem em parceria com a Disney e a Marvel.

Momentos marcantes

filmes homem-aranha

Embora a apresentação do vilão Rhyno - em uma versão robô - tenha sido rápida, a cena em que o herói luta contra o personagem agradou aos espectadores. Já a emoção do filme ficou por conta da cena final entre Peter e Gwen.

6. Capitão América: Guerra Civil (2016)

filmes homem-aranha

Estúdio: Disney/Marvel
Intérprete: Tom Holland
Vilão: Hidra, Barão Zemo
Diretor: Anthony e Joe Russo
Elenco: Tom Holland, Chris Evans, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Sebastian Stan, Daniel Brühl, Chadwick Boseman, Elizabeth Olsen, Anthony Mackie, Paul Rudd.

O terceiro longa do Capitão América marcou o retorno do Homem-Aranha aos filmes Marvel. Mais uma vez em sua versão adolescente, Peter Parker ganhou uma personalidade mais parecida com a do personagem nos quadrinhos, com a interpretação de Tom Holland.

Embora tenha poucas cenas, o teioso foi uma excelente adição ao filme que trouxe o conflito entre Capitão América e Homem de Ferro para os cinemas. Com seu humor desajeitado, o personagem fez bonito também nas cenas de ação e deixou ali o gancho para seu primeiro filme solo no MCU.

Momentos marcantes

filmes homem-aranha

Praticamente todas as (poucas) cenas que ele teve no filme. Da conversa com Tony Stark em sua casa à sua chegada triunfante na guerra Civil, roubando o escudo do Capitão América. Do diálogo com Steve Rogers em plena batalha aos demais momentos em que se admirava com cada herói que conhecia.

7. Homem-Aranha: De Volta Ao Lar (2017)

homem-aranha filmes

Estúdio: Disney/Marvel
Intérprete: Tom Holland
Vilão: Abutre
Diretor: Jon Watts
Elenco: Tom Holland, Michael Keaton, Jon Favreau, Zendaya, Donald Glover, Jacob Batalon, Marisa Tomei, Robert Downey Jr., Laura Harrier, Tony Revolori.

Homem-Aranha: De Volta Ao Lar inseriu o herói definitivamente no MCU, fazendo as devidas ligações com os demais filmes. O vilão Abutre, por exemplo, constrói sua armadura a partir da tecnologia Chitauri que chegou à Terra na época da Batalha de Nova York, lá em Vingadores.

Sem repetir a história de como ele ganha seus poderes, o filme acompanha Peter tentando conciliar as dificuldades do Ensino Médio com seu "Estágio nas Indústrias Stark" (seu trabalho como herói), tendo início pouco depois dos acontecimentos de Guerra Civil. Ao seu lado, está seu melhor amigo Ned. Na escola, vemos também Michelle, Flash e Liz, por quem Peter está apaixonado. Sem novas "convocações" dos Vingadores, o Homem-Aranha age por conta própria quando descobre o que o Abutre está fazendo.

Para não voltar a destacar também a morte do tio Ben, a Marvel fez uma escolha ousada e transferiu a imagem paterna para Tony Stark, o que não agradou a todos os fãs. Mesmo com alguns problemas, o longa cumpre sua função de devolver o personagem ao universo Marvel e de apresentá-lo a novas gerações.

Momentos marcantes

homem-aranha filmes

homem-aranha filmes

Tradução - Está se movendo! Não posso parar agora! Última chance! Preciso manter o impulso -- mais! Apenas um pouco mais--!

As cenas de ação em geral merecem destaque, como o momento em que o Homem-Aranha resgata seus amigos no elevador no Monumento de Washington, e a insana batalha entre o herói e o Abutre em cima de um avião.

Mas uma outra cena merece uma menção: o momento em que Peter reúne forças para levantar-se debaixo dos escombros de um galpão que o Abutre destruiu em cima dele. A força da cena é o fato de ser extremamente fiel à capa de uma das HQs do personagem.

8. Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

homem-aranha filmes

Estúdio: Sony
Intérprete: Shameik Moore como Miles Morales (voz) e Jake Johnson como Peter Parker (voz)
Vilão: Rei do Crime, Duende Verde, Gatuno, Octopus, Escorpião e Lápide
Diretor: Bob Persichetti, Peter Ramsey, Rodney Rothman
Elenco: Shameik Moore, Jake Johnson, Hailee Steinfeld, Mahershala Ali, Lily Tomlin, Luna Lauren Velez, Kimiko Glenn, Nicolas Cage.

Primeiro filme do Homem-Aranha a apresentar Miles Morales, a abordar o multiverso, a trazer o gênero animação e a ganhar um Oscar. Homem-Aranha no Aranhaverso fez história. O longa caiu nas graças dos fãs e da crítica ao trazer a estética dos quadrinhos para as telas, reunir 6 diferentes versões do personagem, abordar um Peter Parker adulto, e trabalhar bem um vilão (Rei do Crime).

A trama acompanha o adolescente Miles Morales, que assim como Peter ganhou seus poderes após ser picado por uma aranha radioativa. Em seu mundo, Parker morre ao enfrentar o Rei do Crime, enquanto tentava impedir que o vilão ligasse um acelerador de partículas que poderia acessar outros universos.

Quando outras 5 versões do Homem-Aranha aparecem no universo de Morales, eles se unem para combater Wilson Fisk e os demais vilões, retornarem aos seus mundos e destruírem o acelerador.

Momentos marcantes

homem-aranha filmes

Sem ter uma história exatamente relacionada aos demais filmes do Homem-Aranha, este longa poderia até ser visto antes ou depois dos filmes seguintes desta lista. Contudo, vamos deixá-lo nesta posição tanto para seguir a ordem de lançamento, quanto porque este filme traz referências à trilogia original. E todas essas cenas merecem destaque.

Todas as cenas em que Miles "voa" pelos prédios e descobre seus poderes também trazem uma estética incrível que muito agradou aos fãs. A cena pós-crédito e as participações de Stan Lee são outros pontos altos.

9. Vingadores: Guerra Infinita (2018)

homem-aranha filmes

Estúdio: Disney/Marvel
Intérprete: Tom Holland
Vilão: Thanos
Diretor: Anthony e Joe Russo
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Chris Evans, Scarlett Johansson, Benedict Cumberbatch, Tom Holland, Chadwick Boseman, Elizabeth Olsen, Anthony Mackie, Sebastian Stan, Zoe Saldana, Josh Brolin, Chris Pratt.

Assim como Capitão América: Guerra Civil, os dois últimos filmes dos Vingadores contaram com o Peter Parker de Holland no time. Embora os longas não sejam focados no personagem, os eventos de suas tramas têm ligação direta com o segundo filme solo do teioso no MCU.

Em Guerra Infinita, Thanos está cada vez mais próximo de atingir seu objetivo de possuir todas as Joias do Infinito e usá-las para matar metade do universo, o que para ele garantiria a sobrevivência da outra metade.

Já nesta primeira parte da conclusão da chamada Saga do Infinito, vemos a reunião de quase todos os heróis apresentados ao longo de 10 anos, em mais de 20 filmes. Um verdadeiro evento cinematográfico, o longa abordou mais uma vez a relação entre Peter e Tony Stark, e mostrou o cabeça de teia como um verdadeiro herói, disposto a arriscar sua vida para salvar a todos em pleno espaço. Ah, e temos Peter usando o uniforme do Aranha de Ferro.

Momentos marcantes

homem-aranha filmes

As interações de Peter com os Guardiões da Galáxia renderam muitas risadas entre os espectadores. Mas o momento mais marcante sempre será aquela cena final entre ele e Tony, que deixou muito fã emocionado no cinema.

10. Vingadores: Ultimato (2019)

homem-aranha filmes

Estúdio: Disney/Marvel
Intérprete: Tom Holland
Vilão: Thanos
Diretor: Anthony e Joe Russo
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Chris Evans, Scarlett Johansson, Benedict Cumberbatch, Elizabeth Olsen, Zoe Saldana, Josh Brolin, Chris Pratt.

O último filme dos Vingadores na Saga do Infinito - e atual detentor da maior bilheteria da história do cinema - contou com a presença de Peter Parker apenas mais para o final. Mas sua participação não passou despercebida.

Presente na grande batalha contra Thanos, Peter traz mais uma dose de ação, comédia e emoção já tão característica do personagem vivido por Holland. Ainda que com apenas poucos minutos de tela, o Homem-Aranha viveria ali o que marcaria sua vida daí em diante, e suas ações no seu próximo filme solo.

Momentos marcantes

O reencontro entre Peter e Tony Stark deixou os espectadores entre a emoção e as risadas.

11. Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

homem-aranha filmes

Estúdio: Disney/Marvel
Intérprete: Tom Holland
Vilão: Vilões Elementais, Mysterio
Diretor: Jon Watts
Elenco: Tom Holland, Samuel L. Jackson, Jake Gyllenhaal, Jon Favreau, Zendaya, Jacob Batalon, Marisa Tomei, Ben Mendelsohn, J.K. Simmons.

O segundo filme solo do Aranha na Marvel se passou na Europa, durante uma viagem de verão de Peter e seus amigos de escola. Ainda lidando com uma grande perda pessoal e com a grande pressão que caiu nos ombros do Homem-Aranha, Peter perde a confiança em si mesmo.

Embora o jovem tente se concentrar em avançar em sua relação com MJ, vilões feitos dos quatro elementos - terra, água, fogo e ar - atacam as cidades, obrigando o garoto a voltar à ativa mesmo durante suas férias - ele inclusive é "intimado" por Nick Fury para ajudar. Mas desta vez, ele tem um aliado, um herói que vem atuando nos países europeus, conhecido como Mysterio.

Com sequências que vêm direto dos quadrinhos, boas atuações, um vilão bem trabalhado e o crescimento da maturidade e da independência do Homem-Aranha, este filme agradou fãs e críticos e deixou um grande gancho para o terceiro longa.

Momentos marcantes

homem-Aranha filmes

A cena em que Mysterio usa seus recursos de ilusões contra Peter merece destaque por sua execução e sua estética, e principalmente pelas referências às HQs do herói. O confronto final entre Peter e Beck é outro ponto alto, que fez com que os fãs vibrassem com as habilidades do cabeça do teia.

Mas a cena pós-crédito com certeza é um dos grandes destaques, deixando um gancho (quase desesperador) para o próximo filme e contando com o retorno de um dos personagens mais queridos da trilogia original.

Próximos filmes

Homem-Aranha 3

homem-Aranha filmes

Um terceiro filme do Homem-Aranha com Tom Holland já está confirmado para a fase 4 do MCU, com estreia prevista para o dia 16 de dezembro de 2021. Contudo, alguns desentendimentos recentes quase colocaram um fim no acordo entre Sony, que ainda detém os direitos do personagem, e a Disney/Marvel.

A partir de uma nova negociação, foi assegurado que ainda veríamos o personagem em mais um filme no MCU. Embora outros longas solos ou participações em futuros filmes dos Vingadores ainda não tenham sido confirmados, os planos da Marvel eram contar com Holland nas próximas fases de seu universo cinematográfico ainda por muito tempo.

Pouco se sabe ainda sobre a trama do terceiro filme, mas Peter deve encarar as consequências de ter tido sua identidade revelada ao mundo no final do segundo longa. Além disso, há rumores de que a Marvel queria apresentar o Sexteto Sinistro nos filmes do teioso, reunindo alguns dos vilões que já apresentou, como Abutre e Mysterio.

Participações e rumores

homem-Aranha filmes

O que parece certo, até o momento, é que o novo acordo entre Sony e Marvel prevê a participação do ator também nas produções Sony do universo do personagem, como Venom 2, com estreia prevista para 25 de junho de 2021, e Morbius, que deve chegar aos cinemas no mesmo ano.

Homem-Aranha no Aranhaverso 2

homem-Aranha filmes

Outra produção já confirmada é a sequência de Homem-Aranha no Aranhaverso, com data de estreia prevista para 7 de outubro de 2022.

Também sem nada revelado sobre a trama deste filme, temos apenas uma dica de um novo personagem que provavelmente veremos: Homem-Aranha 2099. A outra versão do herói, dublada por Oscar Isaac, apareceu na cena pós-crédito do primeiro longa.