Quem é Kate Bishop, a Gaviã Arqueira dos Jovens Vingadores

A divulgação do novo trailer de Vingadores: Ultimato nesta quinta causou um burburinho entre os fãs. Uma imagem em particular chamou a atenção: Clint Barton ensinando uma jovem garota a atirar com arco e flecha.

Uma das principais teorias sobre a identidade da menina aponta primeiro para Lila Barton, filha do Gavião Arqueiro, apresentada ainda bem criança em Vingadores: Era de Ultron.

A outra especulação, contudo, aposta em Kate Bishop. E essa possibilidade deixou os fãs bem mais animados. Vem entender porquê!

A Gaviã Arqueira

kate bishop

Filha de uma família muito rica de Nova York, Katherine Bishop cresceu com o desejo de ajudar os outros. Após a morte de sua mãe e o distanciamento de seu pai, esse desejo só cresceu.

Em determinada ocasião, a garota se vê em um perigo mortal enquanto investigava as atividades de seu pai, mas é salva pelo Gavião Arqueiro. A admiração pelos Vingadores só cresce, mas principalmente pelo Gavião, um humano normal sem poderes, apenas habilidades.

Tendo Clint Barton como modelo, Katherine Bishop não tardou em treinar arco e flecha e se unir ao combate ao crime quando soube que os Jovens Vingadores estavam se formando.

Kate é a terceira personagem e primeira mulher a assumir o manto de Hawkeye, traduzido no português como Gaviã Arqueira.

Passado

kate bishop

Na HQ Jovens Vingadores Especial, descobrimos que Kate passou por um traumático ataque antes de se unir ao novo time de heróis. Sem dar muitos detalhes do ocorrido, o quadrinho mostra apenas que a jovem foi brutalmente atacada no Central Park.

Nenhum de seus colegas de Jovens Vingadores sabem do trauma que impulsionou Kate a aprender a lutar. A garota contou apenas a seu terapeuta e a Jessica Jones.

A construção da heroína

kate bishop

Entre as principais características de Kate estão sua destreza e sensatez em situações de risco, bem como sua independência, sua força e sua excelência como arqueira.

Após seu primeiro encontro com os Jovens Vingadores, a garota decide investigar o time por conta própria. Para tanto, ele invade a sede dos Vingadores. Lá, pega parte do equipamento de Mockingbird e do Gavião Arqueiro e outros materiais (que alguns supõem ser a espada do Swordsman e o cinto da Viúva Negra).

Após a primeira missão do jovem time contra Kang O Conquistador, o Capitão América e o Homem de Ferro ordenam que o grupo se desfaça e se recusam a treiná-los sem o consentimento de seus pais.

Kate leva, então, seus colegas de time para um depósito abandonado que um dia pertenceu à empresa de seu pai, Bishop Publishing. Na ocasião, ela também leva novos trajes, já que Steve Rogers pediu que nunca mais tocasse naqueles uniformes de novo, referindo-se ao material que ela pegou na sede dos Vingadores.

Os Jovens Vingadores

kate bishop

O time já teve algumas formações diferentes. Durante a participação de Kate Bishop, a composição mais popular era Elijah Bradley (Patriota), Theodore "Teddy" Altman (Hulkling), Billy Kaplan (Asgardiano/Wiccano) e Cassie Lang (Estatura), a filha de Scott Lang (Homem-Formiga).

Entre os relacionamentos mais famosos na equipe, está a amizade entre Kate e Cassie, o constante clima de romance alvo de piadas entre Kate e Patriota e o real romance entre Wiccano e Hulking.

Armas

kate bishop

Após uma missão em que Patriota acaba se ferindo gravemente, Kate e o Capitão América têm uma discussão na qual a jovem afirma que o incidente poderia ter sido evitado caso os heróis tivessem tido o devido treinamento.

Depois de um tempo, Jessica Jones vai até Kate levando o arco e flecha original do Gavião Arqueiro. Jessica conta a Kate que a única outra pessoa a se impor a Steve Rogers era Clint Barton. Por isso, o Capitão América envia a arma do amigo para a garota e diz que ela pode se tornar a próxima Hawkeye.

Arcos de que participa

kate bishop

Sua primeira aparição nos quadrinhos foi em 2005, na HQ Jovens Vingadores #1, escrita por Allan Heinberg e desenhada por Jim Cheung. Além de integrar o jovem time de heróis, a Gaviã Arqueira lutou ao lado de Clint Barton na série de HQs Hawkeye de 2012; e na All-New Hawkeye, de 2015.

A personagem está presente em arcos como: Jovens Vingadores, Guerra Civil, Jovens Vingadores Presents, Invasão Secreta, Siege, Era Heroica, Marvel NOW!, Ultimate Marvel, Vingadores A Cruzada das Crianças, Guerras Secretas, What If? e Old Man Hawkeye.

Kate chegou a ter seu próprio quadrinho, em 2016, como parte do catálogo da Marvel NOW!. A HQ, contudo, só teve 16 edições e foi cancelada em 2018. Toda a trajetória da heroína pelos quadrinhos, porém, já a tornaram um dos personagens favoritos dos fãs.