Fase 5 da Marvel | Tudo o que já sabemos sobre os filmes e séries

O aguardado painel da Marvel Studios na Comic Con 2022 aqueceu o coração dos fãs do jeito que só a Marvel sabe fazer. Kevin Feige, presidente do estúdio, anunciou nada menos que todas as produções da Fase 5 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). E ainda revelou um pouquinho do que podemos esperar da Fase 6. Fizemos este artigo para trazer tudo que for saindo de novidade sobre a Fase 5! E vamos atualizando sempre com mais.

Mas atenção! A Fase 4 ainda não acabou! E a Comic Con também trouxe trailer de She-Hulk e Pantera Negra: Wakanda para Sempre. E também tem série ainda vindo este ano. E você pode conferir tudo no link abaixo!

Fase 4 da Marvel | Tudo sobre os filmes e séries (com datas de estreias atualizadas)

Índice com as datas de estreia (Fase 5 da Marvel)

fase 5 mcu

Se quiser ver logo as informações a respeito de um filme ou série em específico, basta clicar nos links abaixo e "pular" para a parte que falamos sobre eles aqui no texto. Divirta-se!

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania - 17 fevereiro de 2023

marvel fase 4

A Marvel apresentou um trailer exclusivo de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania durante a Comic Con 2022. Embora o estúdio não tenha divulgado o vídeo ainda, seu conteúdo acabou vazando na internet. E já trazemos as principais informações do que o teaser mostra.

O teaser tem início com Scott Lang precisando ir tirar sua filha Cassie da cadeia. Não é explicado o motivo de sua prisão, mas dá a entender que a jovem já tenta agir como a vigilante Estatura. Após este momento, vemos Scott, Cassie, Hope (Vespa), Janet (Vespa original) e Hank Pym (Homem-Formiga original) em volta da mesa de jantar. Sem explicação, todos são misteriosamente sugados para dentro do Reino Quântico. Neste momento, ouvimos a voz de Kang conversando com Scott:

"Você é um homem interessante, Scott Lang. Mas o tempo não é o que você pensa. Não é uma linha reta." A partir daí, o teaser mostra novas regiões do Reino Quântico e seres que parecem de raça alienígena. Cenas de perseguição, batalha e heróis machucados se seguem.

Uma mulher misteriosa aparece, usando uma armadura escura e uma maquiagem vermelha nos olhos. O teaser é finalizado com o aguardado encontro entre Kang e Scott.

Peyton Reed, que dirigiu os dois primeiros filmes do herói, retorna para esta terceira produção. Já o roteiro será assinado por Jeff Loveness. E se você não conhece o trabalho do roteirista, basta dizermos que ele já trabalhou antes com comédia em produções como Rick and Morty, Jimmy Kimme Live!, Emmys e Oscars. Além disso, Loveness também não é estranho ao mundo dos super heróis, já tendo escrito histórias para HQs de personagens como Wolverine, Homem-Aranha, Capitão América e Mulher-Maravilha.

O vilão Kang, o Conquistador!

loki final

Para quem não está se recordando muito do personagem, aqui vai um resumo. Lá na série Loki, Loki e Sylvie conhecem o verdadeiro nome por trás da TVA: Kang. Um cientista do século 31, Kang descobriu como se comunicar com outras versões suas no multiverso. Algumas de suas versões usaram a oportunidade para trocar conhecimentos e tecnologias. Outras, infelizmente, viram ali a oportunidade para conquistar outros universos.

Para impedir essas batalhas, Kang criou a TVA, uma organização que organizaria o multiverso e a Linha Sagrada do Tempo. Sylvie, porém, não era a favor da falta de livre arbítrio e da destruição de universos e linhas do tempo que a TVA promovia, e decidiu matar Kang. Com sua morte, a Linha Sagrada do Tempo foi "libertada", com várias ramificações/universos/linhas do tempo surgindo a partir daí.

Quando enfim retornam à TVA, Sylvie e Loki descobrem que ninguém lá os conhecem, pois não estão no mesmo universo em que estavam anteriormente. Por trás deles, podemos ver a estátua de uma das versões de Kang que desejava dominar novos universos: Kang, o Conquistador.

Esta variante de Kang foi apresentada nos quadrinhos em 1964. Nas HQs ele também é uma variante de Nathaniel Richards, na Terra 6311. Enquanto na Terra-616 (universo original do MCU), Nathaniel Richards é pai de Reed Richards, o Senhor Fantástico, sua variante da Terra 6311 se tornaria Kang por volta do século 30. Nas HQs, Kang usa uma máquina do tempo do Nathaniel da Terra 616 para viajar no tempo e no multiverso. No MCU, por outro lado, a intervenção de Sylvie parece ter sido a porta de entrada do personagem.

Vale lembrar ainda que o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura nos apresentou ao conceito de incursão. Este fenômeno acontece quando duas Terras de diferentes universos colidem, o que pode resultar na destruição de um ou dos dois universos envolvidos. Quando pensamos nisso, vem a reflexão sobre o poder de Kang. Enquanto Thanos conseguiu fazer com que metade de um universo desaparecesse, Kang pode destruir vários universos.

Estatura vem completar o Jovens Vingadores

cassie lang

Após os cinco anos que se passaram durante a Dizimação de Thanos, Cassie Lang cresceu. Neste filme, ela será interpretada por Kathryn Newton (The Society, Lady Bird). Nas HQs, a jovem assume a identidade heróica de Estatura, tendo poderes similares aos do pai.

Com sua apresentação, a Marvel parece completar o time dos Jovens Vingadores, que deve ser formado por:

  • Estatura (Cassie Lang)
  • Wiccano e Célere (Tommy e Billy, filhos de Wanda, apresentados na série WandaVision)
  • Ms. Marvel (apresentada na série Ms. Marvel)
  • Kate Bishop (Gaviã Arqueira, apresentada na série Hawkeye)
  • America Chavez (apresentada em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura)
  • Elijah Bradley (Patriota, apresentado na série Falcão e o Soldado Invernal)
  • Kid Loki (apresentado na série Loki)

PARA SABER MAIS SOBRE O HOMEM-FORMIGA E A VESPA

Conheça o Homem-Formiga, o pequeno grande herói da Marvel

Os curiosos poderes do Homem-Formiga que você precisa conhecer

Tudo o que precisa saber sobre a pequena mas poderosa Vespa!

Invasão Secreta - 2º trimestre de 2023

fase 5 mcu

Após passar uma temporada no espaço verificando o que lá fora poderia representar riscos para a Terra, Nick Fury descobre que o perigo já está no planeta. Esta aguardada série vai adaptar o arco no qual Fury descobre que um grupo de Skrulls está se infiltrando entre os humanos. Já há vários na Terra, e qualquer pessoa pode ser um deles. Mas, como o foco é dominar o planeta, a raça alienígena tentou substituir figuras importantes e de poder.

Com a ajuda de Talos, um Skrull com quem fez amizade há muitos anos (como vimos em Capitã Marvel e, depois, em Homem-Aranha: Longe de Casa), Fury precisa impedir que essa seita de Skrulls conquiste o poder da Terra.

Durante a Comic Con 2022, um teaser exclusivo foi apresentado aos presente no painel da Marvel Studios. Embora ainda não tenhamos imagens, uma descrição já caiu na internet:

“Nick Fury emerge da luz de uma nave. Ele está voltando para a Terra após anos no espaço, e não respondeu aos pedidos de ajuda de Maria Hill. Desta vez, ele o fez pois a situação é diferente: Nick protege o que ‘eles’ querem [não é revelado quem são ‘eles’ no trailer]. Máquina de Combate é questionado a respeito de alguns detalhes de segurança. Fury está pronto para lutar, mas Olivia Colman diz que ele ‘não está em forma’. É possível ver Emilia Clarke em ação, atirando com uma arma. Talos quer saber o que os Skrulls querem com Fury.”

Série contará com elenco de peso

invasão secreta

Além do retorno de alguns nomes conhecidos, Invasão Secreta contará com o trabalho de grandes nomes do cinema e da televisão. A maior parte deles ainda não teve seu personagem revelado, embora já se saiba que Kingsley Ben-Adir deve viver o vilão principal. Confira o elenco:

  • Samuel L. Jackson (Nick Fury)
  • Cobie Smulders (Maria Hill)
  • Ben Mendelsohn (Talos)
  • Don Cheadle (Máquina de Guerra)
  • Martin Freeman (Everett K. Moss)
  • Emilia Clarke
  • Olivia Colman
  • Kingsley Ben-Adir
  • Killian Scott
  • Christopher McDonald
  • Carmen Ejogo

Série será "menor" que o arco dos quadrinhos

invasão secreta

Como Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, bem observou em uma entrevista anterior, o arco Invasão Secreta tem mais personagens que o filme Vingadores: Ultimato. Como a trama não será o foco da Saga do Multiverso, a série trará uma versão compacta, com seus seis episódios abordando elementos das conspirações e paranoias políticas que a invasão dos Skrulls causou.

Ainda assim, a produção deve apresentar importantes personagens que muito provavelmente veremos em outros filmes ou séries Marvel. É difícil imaginar o estúdio não aproveitando nomes como Emilia Clarke e Olivia Colman em outras produções.

Sharon Carter pode ser uma Skrull infiltrada (teoria!)

invasão secreta

Sabemos que Emily VanCamp sequer foi confirmada no elenco de Invasão Secreta, mas a trajetória de Sharon Carter na série Falcão e o Soldado Invernal foi, no mínimo, bem suspeita. Além de ser a verdadeira pessoa por trás do vilão Mercador, Sharon protagonizou uma cena pós-créditos que deixou todo mundo com um pé atrás com a agente.

Com a ajuda de Sam Wilson, ela consegue ser inocentada de suas infrações anteriores, cometidas para ajudar os Vingadores. Com isso, ela retorna a sua posição como agente do governo. Mas, na cena pós-créditos, Sharon liga para alguém e informa: agora ela tem acesso a tudo que eles precisam.

Seguindo a noção de que os Skrulls tentam se infiltrar em posições de poder (e de que a Marvel precisa explicar esta cena), faria sentido que a agente se revelasse uma Skrull.

SAIBA MAIS!

Descubra quem são os Skrulls

O essencial sobre Nick Fury, o comandante da SHIELD

Conheça Maria Hill, o braço direito de Nick Fury!

Quem é a Condessa de Fontaine, de Falcão e o Soldado Invernal, e qual sua possível relação com Invasão Secreta

Guardiões da Galáxia: Vol. 3 - 5 de maio de 2023

marvel fase 4

As informações sobre o terceiro filme dos Guardiões ainda eram poucos, com a Marvel focando seus esforços atualmente na divulgação de She-Hulk e Pantera Negra: Wakanda para Sempre. Contudo, o trailer exclusivo exibido apenas para os presentes na Comic Con 2022 acabou vazando na internet, e já temos mais alguns detalhes do que deve rolar no longa.

O teaser não deixa claro qual será o novo grande desafio dos Guardiões, mas há vária cenas de ação e comédia que indicam que desafios não vão faltar.

Gamora está de volta

guardiões da galáxia 3

Para a emoção dos fãs, e de Peter Quill, Gamora está de volta! Mas, calma, não a mesma Gamora de antes. Conforme os fãs devem lembrar de Vingadores: Ultimato, a Gamora de outra linha do tempo que surgiu com as modificações causadas pelos Vingadores, acabou decidindo ficar na linha do tempo principal do MCU.

Uma das cenas, inclusive, traz Peter Quill relembrando momentos que viveu ao lado de Gamora de forma apaixonada, apenas para ouvir desta nova Gamora que ela não é a mesma pessoa.

Adam Warlock e o Alto Revolucionário vêm aí!

adam warlock

Outro ponto muito esperado pelos fãs é a apresentação de Adam Warlock, que será vivido pelo ator Will Poulter (Maze Runner, Midsommar). Criado artificialmente por um grupo de cientistas para ser o ser perfeito, Adam acaba se voltando contra os planos malignos de seus criadores. Buscando um sentido para sua vida, ele encontra o Alto Revolucionário, um cientista obcecado por evolução, que será vivido por Chukwudi Iwuji no longa.

Nos quadrinhos, o Alto Revolucionário dá a Joia da Alma para Adam e é o responsável pela criação do Adam Warlock como o conhecemos nas HQs e como veremos no filme. A partir daí, ele ganhou o poder de ver as almas de outros seres e de aprisioná-las em uma dimensão dentro da Joia. Ainda não sabemos como isso será abordado no longa, visto que a trama com as Joias do Infinito já foi tema da Saga anterior.

Há muito tempo, a apresentação do personagem já era aguardada pelos fãs, dada a sua ampla participação no arco das Joias do Infinito e da manopla de Thanos. Contudo, Adam passa a integrar devidamente o MCU a partir de agora. E sua interação com os Guardiões também não é novidade, já tendo integrado o grupo nas HQs.

Em entrevista ao site Screen Rant, durante a Comic Con 2022, o diretor James Gunn falou sobre o personagem no filme:

"Eu acho que, como todos os Guardiões, ele tem uma personalidade muito específica. Quando você tem um personagem como o Adam, que foi escrito por variados autores de quadrinhos, cada um tem sua versão dele. Esta é a nossa versão de Adam, e eu acho ele um personagem muito espetacular."

Vale destacar que há rumores de que Adam é o verdadeiro vilão deste terceiro filme. Caso isso se confirme, contudo, podemos esperar uma mudança em seus objetivos, visto que o personagem é um herói nos quadrinhos e deve seguir em outras produções do MCU depois.

Origem de Rocket

fase 5 mcu

Pelo visto, Rocket vai protagonizar algumas das cenas emocionantes do filme. Em um rápido vislumbre, o teaser mostra o que parece ser uma versão criança de Rocket, indicando que o longa pode trazer sua origem.

A despedida dos Guardiões da Galáxia

O trailer também foi marcado por várias cenas emocionantes. E o filme não deve ser diferente. Embora as produções dos Guadiões tenham ficado conhecidas por seu tom de comédia, este será o último filme do grupo.

Os novos personagens apresentados, contudo, vão aparecer em outras produções do MCU. E nada impede que até mesmo alguns dos integrantes dos Guardiões apareçam em outros filmes.

PARA SABER MAIS SOBRE OS GUARDIÕES DA GALÁXIA

Quem é Adam Warlock? Conheça a história extraordinária do herói!

Conheça a origem e história dos Guardiões da Galáxia nos quadrinhos

5 curiosidades sobre Groot dos Guardiões da Galáxia que você não sabe

Echo - 3º trimestre de 2023

echo

Maya Lopez já foi apresentada na série Hawkeye. Sobrinha/filha adotiva de Wilson Fisk, Maya é a líder do grupo Jaquetas Vermelhas e buscava se vingar do Ronin, acreditando que ele era o responsável pela morte de seu pai, Wilson Lopez. Após descobrir que Fisk foi o mandante do assassinato de seu pai, Maya chegou ao final da série virando as costas para ele.

Entre as poucas informações já liberadas da série, sabe-se que a trama vai acompanhar Maya retornando a sua cidade natal e se reconectando com suas raízes nativo-americanas. Ao explorar essa origem da heroína, a série deve acompanhar seu trajetória para assumir a identidade Echo, sendo a primeira heroína mulher com deficiência física do MCU (Maya é surda e não tem uma das pernas).

Rei do Crime e Demolidor confirmados na série!

echo demolidor

Desde que o Demolidor apareceu em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, e que o Rei do Crime integrou a lista de personagens da série Hawkeye, os fãs se perguntavam quando os veriam novamente. Vincent D'Onofrio e Charlie Cox retornam aos papéis em que brilharam na série Demolidor, da Netflix (já parte do catálogo do Disney+).

Nos quadrinhos, quando ainda contava com a confiança de Maya, Wilson Fisk tentou usar a jovem de duas diferentes formas. Para evitar conflitos legais que estava tendo com o advogado Matt Murdock, ele tentou fazer com que Maya convencesse Matt sobre a bondade de seu pai adotivo, algo em que ela realmente acreditava.

O plano acabou resultando numa aproximação entre os dois, que dão início a um relacionamento romântico. Entretanto, como Echo, Maya tenta caçar o Demolidor, sem saber sua identidade, por acreditar que ele seja o culpado pela morte de seu pai biológico.

Ainda não sabemos como a série deve abordar a relação dos dois personagens, visto que na trama Maya já não confia em Fisk, e que esse arco de culpar alguém pela morte do pai da heroína foi usado com o Gavião Arqueiro. Contudo, tanto ela quanto Matt têm bastante história com o Rei do Crime, e não vão faltar possibilidades.

Novos Vingadores vêm aí

echo vingadores

Vale lembrar que a expectativa é de que Maya venha a compor o time dos Novos Vingadores no futuro do MCU, algo que ela já fez nos quadrinhos, inclusive. A heroína deve participar do grupo ao lado de nomes conhecidos e novos personagens, como Sam Wilson (como novo Capitão América), Yelena Belova (como nova Viúva Negra), Doutor Estranho, Homem-Aranha, Eros (vivido por Harry styles na cena pós-créditos de Eternos), Shang-Chi, Cavaleiro da Lua, Capitã Marvel, entre outras possibilidades.

Além disso, nas HQs, a heroína é uma das hospedeiras da Força Fênix. E Maya também lutou ao lado dos heróis como Fênix, um arco que, com certeza, os fãs gostariam de ver.

CONHEÇA MAIS SOBRE O UNIVERSO DA ECHO

Conheça ECHO, a incrível heroína da Marvel!

Conheça a origem e entenda os poderes do incrível Demolidor

O poder e a influência de Wilson Fisk, o Rei do Crime

Loki (2ª Temporada) - 3º trimestre de 2023

loki segunda temporada

As informações sobre a segunda temporada de Loki ainda são escassas, mas vamos ao que já sabemos. Todo o elenco principal deve retornar aos seus respectivos papéis: Tom Hiddleston (Loki), Sophia DiMartino (Sylvie), Owen Wilson (Mobius), Gugu Mbatha-Raw (Ravonna Lexus) e muito provavelmente Jonathan Majors (Kang, o Conquistador).

Os seis novos episódios devem mostrar as consequências da decisão final de Sylvie de matar Aquele que Permanece, a versão de Kang que controlava a linha sagrada do tempo. No episódio final, a morte do personagem não trouxe a liberdade esperada por Sylvie, mas sim um caos na linha do tempo, com várias ramificações surgindo.

Já Loki acaba sendo enviado para uma TVA na qual Morbius não se recorda dele, e onde existe uma gigante estátua de outra versão de Kang, aquele que é conhecido como O Conquistador. É esta versão, inclusive, que veremos como principal vilão do Homem-Formiga e da Vespa em Quantumania. E o antagonista deve seguir nas próximas produções Marvel, visto que o filme Vingadores: a Dinastia de Kang foi anunciado como um dos dois filmes que fechará a Fase 6 do MCU e a Saga do Multiverso.

Novo personagem vem aí!

loki segunda temporada

Nova temporada, novos personagens. Mas as informações ainda são praticamente inexistentes. O que se sabe até o momento é que o ator Rafael Casal (Blindspotting) foi escalado para o que foi descrito como um "papel grande".

Além disso, com uma abordagem tão aberta do multiverso, será que podemos esperar a participação de outros heróis do MCU já envolvidos com isso? Doutor Estranho, Feiticeira Escarlate, America Chavez, Homem-Formiga... talvez numa cena pós-créditos?! Que comecem as teorias!

PARA SABER MAIS SOBRE LOKI

Para relembrar o que rolou na 1ª temporada de Loki, confira o artigo sobre a Fase 4 do MCU!

Loki | FINAL EXPLICADO e tudo sobre KANG, o Conquistador!

Conheça os mistérios de Loki, o vilão da Marvel

The Marvels - 28 de julho de 2023

the Marvels

Antes previsto para ser lançado depois de Guardiões da Galáxia Vol. 3 e Blade, Capitã Marvel 2 foi mais uma das produções que recebeu uma nova posição na ordem de lançamentos do MCU após a reorganização das datas de estreia. Resta saber se o filme vai fechar a Fase 4 ou dar início à Fase 5.

E se você acha que, por ser a última estreia confirmada, até o momento, ainda teríamos poucas informações sobre o filme, é aí que você se engana. O longa terá supervisão de Kevin Feige e seu roteiro será assinado por Megan McDonnell, que também trabalhou na primeira temporada da websérie WandaVision. Mas tem mais!

Quando se passa o novo filme?

fase 4 mcu

Uma das grandes dúvidas que existia sobre o filme era em que período ele deve se passar. A trama trará Carol Danvers depois dos acontecimentos de Vingadores: Ultimato? Ou mostrará mais do passado da heroína ajudando aqueles que precisam pelo espaço? Com a estreia de WandaVision e, principalmente, com a cena mid-credits do episódio final da série, aparentemente já temos essa resposta: no presente!

A cena em questão mostra um Skrull que estava disfarçada de humana se revelando para Monica Rambeau e afirmando que ela está sendo requisitada no espaço por alguém que ela conhece. Vale lembrar que a personagem já foi confirmada em Capitã Marvel 2. Além disso, algumas de suas cenas em WandaVision sugeriram que ela guarda algum rancor de Carol, assunto que deve ser retomado no filme. É provável que as vejamos lutando juntas, agora que Monica já ganhou seus poderes.

Ms. Marvel vem aí

fase 4 mcu

Ms. Marvel vem aí! Brie Larson já tinha declarado em algumas entrevistas que gostaria de ver Kamala Khan no filme. E a presença da jovem heroína no longa já foi confirmada.

Primeira heroína muçulmana da Marvel, a jovem Kamala idolatrava a Capitã Marvel e, inclusive, foi apresentada na edição #14 de Capitã Marvel, em 2013, mas ganhou sua série de quadrinhos própria depois disso. As duas não só já lutaram lado a lado como Carol deu sua bênção para Kamala usar o nome Ms. Marvel.

Desde então, a jovem Ms. Marvel caiu nas graças dos fãs Marvel, motivo pelo qual o anúncio de uma série no Disney+ foi muito bem recebido. Por isso e porque a heroína também faz parte de um importante grupo de heróis dos quadrinhos: Os Novos Vingadores!

Capitã Marvel 2 pode apresentar os Novos Vingadores

fase 4 mcu

Com as novas datas, tudo leva a crer que Capitã Marvel 2 agora vai encerrar a Fase 4 do MCU, que não incluiu nenhum filme dos Vingadores. A teoria dos fãs é que o longa vai introduzir o grupo, antes de um anúncio oficial de Vingadores 5 para a próxima fase do MCU.

Vale lembrar que Ms. Marvel já fez parte de algumas das formações do grupo, que também já teve como integrantes o Capitão América de Sam Wilson, Nova, Visão, Homem-Aranha (Miles Morales), Demolidor, Quarteto Fantástico, Soldado Invernal, Luke Cage e Wolverine. Mas há ainda outra evidência da provável introdução dos Novos Vingadores.

Em novembro de 2019, um vídeo supostamente de uma audição para Ms. Marvel vazou na Internet. A candidata a Kamala Khan lê um texto que cita os Novos Vingadores e os Inumanos. A jovem se dirige a alguém que se identifica como "Capitã", explica que viu os Novos Vingadores e que um de seus parentes é um inumano. Vale destacar, contudo, que a Marvel não confirmou a veracidade desse vídeo.

Mutantes em Capitã Marvel 2?

fase 4 mcu

Sim, Capitã Marvel 2 pode ser mais uma das produções que vão introduzir os mutantes no MCU. De acordo com uma publicação que o canal Superhero Buzz fez em abril de 2020, a sequência pode contar com a presença de Vampira.

A mutante seria apresentada como uma vilã líder de um grupo terrorista mutante. Caso você esteja estranhando essa versão da personagem, é importante destacarmos: essa é a origem da Vampira nas HQs!

Nos quadrinhos, a mutante é uma vilã treinada por Mística para acabar com os X-Men. E sabe quando ela se une ao grupo de Charles Xavier? Depois de absorver os poderes e a psique de Carol Danvers! Enquanto Vampira começa sua trajetória como heroína, a Capitã Marvel acaba em um coma. A informação ainda não foi confirmada pela Marvel.

PARA SABER MAIS SOBRE THE MARVELS

Capitã Marvel: conheça a história e os poderes da super-heroína

Capitã Marvel | Conheça as 2 principais origens da heroína!

Conheça Monica Rambeau, a primeira Capitã Marvel

Conheça Kamala Khan, a incrível Miss Marvel!

Conheça Goose, o espetacular gato da Capitã Marvel!

Blade - 3 de novembro de 2023

blade

Durante a Comic Con de 2019, a Marvel Studios anunciou um novo filme do Blade, agora parte do MCU, e com ninguém menos que Mahershala Ali vivendo o caçador de vampiros. Desde então, foram poucas as novidades sobre o longa, que teve a adição de apenas mais três nomes a seu elenco: Delroy Lindo (Malcolm X, Destacamento Blood), Milan Ray (Tropa Zero) e Aaron Pierre (Old).

Ganhador de dois Oscars, Ali já participou de outra produção Marvel. O astro viveu o vilão Boca de Algodão na série da Netflix Luke Cage. Assim como as demais produções do streaming com a Marvel, Luke Cage foi adicionado recentemente ao catálogo da Disney+, e ainda não ficou claro se a história das séries é considerada canônica no MCU.

Stacy Osei-Kuffour (série Watchmen) assinará os roteiros. Já Bassam Tariq, indicado ao BAFTA, será o responsável pela direção da série.

O Cavaleiro Negro pode aparecer?

blade

A cena mid-credits de Eternos nos trouxe Dane Whitman mexendo em uma misteriosa caixa, em seu escritório. Após ver sua namorada, a Eterna Sersei, ser sequestrada, Dane parece dedidido a ajudar de alguma forma. Ele abre a caixa e olha para seu interior, onde está uma espada com a inscrição "Para mim, morrer é lucro".

O artefato se trata da Espada de Ebano, que outrara pertenceu ao tio de Dane, o Cavaleiro Negro original. A cena é um teaser à jornada do personagem para se tornar o próximo Cavaleiro Negro, mas uma voz no final da cena surpreendeu os fãs. Antes que Dane pudesse pegar a espada, a voz de Blade o alerta: "Você tem certeza disso, Sr. Whitman?"

Por conter forte magia, a espada garante proteção e imortalidade a seu portador, mas também acaba levando o Cavaleiro a um caminho de grande violência. Blade é bastante experiente com o sobrenatural, e poderia guiar Dane. Mas a dúvida que fica é: Dane vai aparecer no filme de Blade ou Blade deve aparecer em uma produção sobre o Cavaleiro Negro no futuro?

O caçador de vampiros que é meio vampiro

blade

Blade é filho de Lucas e Tara Cross. Integrante de uma sociedade secreta, Lucas foi preso na Latvéria. Tara, grávida, fugiu para a Inglaterra e passou a se identificar como Tara Brooks. Ela ficou sob os cuidados do médico Deacon Frost, sem saber que ele era um vampiro. Durante o parto, Frost se alimentou do sangue de Tara, acabou matando a mulher e contaminando o bebê Eric com enzimas que lhe dariam habilidades de vampiro.

Após crescer órfão e querendo vingar a morte de sua mãe, um jovem Eric acaba salvando o músico Jamal Afar de um ataque de vampiros. Afar, que também era caçador de monstros, decide treinar o garoto para se tornar um calador de criaturas sobrenaturais.

SAIBA MAIS SOBRE BLADE

Conheça Blade, o Caçador de Vampiros!

Ironheart - 4º trimestre de 2023

ironheart

A série de Riri Williams pode até vir apenas mais para o final de 2023, mas a aguardada personagem já será apresentada no final de 2022, com a estreia de Pantera Negra: Wakanda para Sempre, em novembro. Na trama do segundo filme do Pantera, Riri procura abrigo em Wakanda com a ajuda de Shuri. Após o governo usar uma das invenções da jovem cientista para invadir Atlantis, os atlantes estão culpando e perseguindo ela. Isso, inclusive, motivará o ataque de Namor e dos atlantes a Wakanda.

O trailer ainda mostrou Riri forjando sua primeira armadura, já mostrando o coração de ferro que inspira seu nome de heroína. A série, contudo, deve explorar mais da origem da personagem e sua relação com Tony Stark, o Homem de Ferro.

Em termos de elenco, a série conta com Dominique Thorne (Judas e o Messias Negro) no papel principal. Outros nomes já confirmados são Anthony Ramos (In the Heights), Harper Anthony, Manny Montana (Good Girls), Lyric Ross (This is Us) e Alden Ehrenreich (Han Solo: Uma História Star Wars).

Qual é a relação entre Riri Williams e Tony Stark?

ironheart

Em 2016, as HQs Invincible Iron Man chegavam a um questionamento similar ao qual passamos no MCU após a morte de Tony Stark: quem será o próximo Homem de Ferro? Foi quando a HQ #7 da série nos apresentou a Riri Williams. Gênia da ciência declarada desde os cinco anos, Riri cursou entrou para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) aos 11 anos e se formou aos 15. Por este motivo, a interação dela com outra importante personagem de igual inteligência como Shuri é algo que muito empolga o público.

Querendo usar suas habilidades para o bem, ela cria uma armadura com base em um antigo modelo criado por Tony Stark. Em 2018, quando ganhou sua própria HQ, Riri Williams assume a identidade heroica de Coração de Ferro (Iron Heart) e desenvolve uma nova armadura com a ajuda de Stark em inteligência artificial.

Agatha: Coven of Chaos - 2023-2024

agatha

Anteriormente anunciada como Agatha: House of Harkness, a série spinoff de WandaVision ganhou o novo título de Agatha: Coven of Chaos na Comic Con 2022. Vivida pela atriz Kathryn Hahn, Agatha foi uma das personagens mais populares da série da Feiticeira Escarlate, embora seja a principal vilã da produção.

Algumas cenas já demonstraram que há muito no passado de Agatha que poderia ser abordado. Mas nada ainda foi revelado sobre a série solo da bruxa, e não é possível saber se a trama vai falar da origem da personagem, do que aconteceu com ela depois dos acontecimentos de WandaVision, ou as duas coisas.

Vale lembrar que, no final de WandaVision, a Feiticeira Escarlate consegue vencer Agatha, mas não a mata. Em vez disso, ela aprisiona sua mente. Outro ponto que é importante destacar é que, nas HQs, Agatha é mentora de Wanda e a ajuda a dominar seus poderes. Será que veremos isso em algum ponto?

SAIBA MAIS SOBRE AGATHA HARKNESS

Tudo sobre a bruxa AGATHA HARKNESS de WandaVision

Daredevil: Born Again - 2º trimestre de 2024

daredevil

Uma das melhores surpresas entre os anúncios da Marvel Studios na Comic Con 2022, com certeza, foi a série Daredevil: Born Again, que contará com nada menos que 18 episódios. Por alguns torturantes anos, os fãs do personagem, da interpretação de Charlie Cox de Matt Murdock e da série da Netflix ficaram numa espécie de limbo após o cancelamento da produção. A Marvel iria conseguir os direitos da série e do personagem novamente? Ele faria parte oficialmente do MCU?

Após um embargo de mais ou menos três anos depois do cancelamento da série, o herói finalmente chegou ao MCU. Matt fez um cameo rápido em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, como advogado de Peter Parker. E sim, Charlie Cox está de volta ao papel! Além do filme do teioso, o personagem também marcará presença nas séries She-Hulk e Echo.

Ainda não há informações sobre quem mais do elenco original da série da Netflix pode retornar, com exceção, claro, de Vicent D'Onofrio, que vive o Rei do Crime

A história de Born Again

daredevil

Ao que tudo indica, a série vai adaptar o arco de história da HQ Born Again, escrita pro Frank Miller e ilustrada por David Mazzucchelli e 1986. Na trama, Matt Murdock chega ao desespero por não conseguir combater as forças do Rei do Crime, Wilson Fisk. O arco inspirou a terceira temporada da série Demolidor, da Netflix, mas a produção mudou vários pontos da história original.

Em Born Again, Karen Page deixou a Nelson & Murdock para seguir carreira como atriz, mas acabou se tornando viciada em heroína. Em um momento de desespero, ela vende a informação de que Matt é o Demolidor, em troca de drogas. Em posse dessa informação, o Rei do Crime consegue mandar alguém do governo congelar as contas de Matt. Fisk ainda chantageia o policial Nicholas Manolis para testemunhar que Murdock subornou uma testemunha para cometer perjúrio. Isso faz com que o advogado seja impedido de atuar em sua profissão.

Querendo destruir o Demolidor por completo, Fisk bombardeia sua casa. Sem emprego, sem casa, sem dinheiro e correndo risco de vida, Matt acaba sofrendo de paranoias. Com seu estado mental cada vez mais prejudicado, ele ainda é capaz de sobreviver a uma tentativa de assassinato de Fisk. Depois de vagar pela rua, ele acaba sendo abrigado por sua mãe, Maggie, e é levado para se recuperar em uma igreja.

O arco ainda envolve um impostor se passando pelo Demolidor, outras tentativas de assassinato de Fisk, o super soldado Nuke (um vilão que leva a bandeira dos Estados Unidos desenhada no rosto) e até mesmo os Vingadores.

CONHEÇA MAIS SOBRE O DEMOLIDOR

Conheça a origem e entenda os poderes do incrível Demolidor

O poder e a influência de Wilson Fisk, o Rei do Crime

Conheça ECHO, a incrível heroína da Marvel!

Capitão América: Nova Ordem Mundial - 3 de maio de 2024

capitão américa 4

Como já era esperado desde o final da série Falcão e o Soldado Invernal, Sam Wilson retorna como Capitão América em um filme solo, primeira produção centrada em um "herói legado" do MCU. Ainda não foram divulgados detalhes acerca da trama do longa, mas vale lembrarmos que o primeiro episódio da série Falcão e o Soldado Invernal tinha exatamente o mesmo título: A Nova Ordem Mundial.

Talvez o filme solo de Sam Wilson mostre mais das consequências que o mundo ainda enfrenta desde o retorno da metade de sua população. Mas há outro tema a ser abordado que parece mais provável: há uma organização de super vilões que também usa o nome "Nova Ordem Mundial".

A Nova Ordem Mundial

capitão américa 4

Criada por ninguém menos que o Caveira Vermelha, a organização tinha o objetivo de dominar o mundo. Sua inteira composição foi mantida em segredo, mas seus integrantes incluíram alguns perigosos vilões. Nas HQs, a Nova Ordem Mundial comprou parte da Floresta Amazônica, o que causou conflitos com grupos ambientalistas e com o Pantheon.

Composta pelos descendentes do meio humano meio argadiano Agamemnon, a organização secreta Pantheon tinha como objetivo manter a paz no mundo. Em determinado momento, eles recrutam o Hulk, e é ele que é enviado para investigar as ações da Nova Ordem Mundial. Contudo, a organização criminosa captura o herói e o mutante Mentallo controla sua mente e passa a usá-lo a seu favor. O arco segue com uma batalha contra os Vingadores.

A trajetória da Nova Ordem Mundial nos quadrinhos é relativamente breve, mas as consequências de seus atos e o legado que alguns de seus integrantes seguiram levando tiveram bastante peso em outras sagas. Após usar controle mental em Hulk, o Caveira Vermelha volta utilizar o recurso ao roubar os poderes mentais e telepáticos de ninguém menos que Charles Xavier. Nas HQs, isso leva a um confronto entre Vingadores e X-Men que ocasiona a morte de Xavier.

Não é possível saber ainda se algo desse arco será adaptado para o quarto filme do Capitão América. Vale ainda lembrar que o longa antecede um filme que será inteiramente focado em outro grupo de vilões, e cujos alguns dos integrantes já foram apresentados em Falcão e o Soldado Invernal (ver Thunderbolts logo abaixo!). A Marvel poderia abordar um outro grupo de vilões a essa altura? O estúdio pode abordar o arco substituindo um grupo de vilões por outro? Vamos precisar esperar um pouco para saber.

SAIBA MAIS!

Quem é a Condessa de Fontaine, de Falcão e o Soldado Invernal

Saiba tudo sobre Sam Wilson, aka Falcão, o herói alado da Marvel!

COMO AS SÉRIES SE ENCAIXAM NA LINHA DO TEMPO DO MCU?

Ordem cronológica oficial do MCU: filmes e séries Disney+ da Marvel

Thunderbolts - 28 de julho de 2024

thunderbolts

O grupo de "heróis" Thunderbolts foi apresentado na HQ O Incrível Hulk #449. A equipe de super poderosos surgiu com a promessa de proteger o mundo. Posteriormente, contudo, os fãs dos quadrinhos foram surpreendidos pela revelação que o grupo, na verdade, era composta apenas por super vilões.

Nas HQs, os Thunderbolts foram inicialmente liderados pelo Barão Zemo, que já fez seu retorno ao MCU em Falcão e o Soldado Invernal. Mas, ao que tudo indica, a perigosa equipe deve ganhar liderança da Condessa Valentina Allegra de Fontaine nos cinemas.

thunderbolts

Em Falcão e o Soldado Invernal, fomos apresentados a Condessa. No episódio final da série, a misteriosa mulher recruta John Walker, o Agente Americano, para fazer parte de sua equipe. A personagem, interpretada pela premiada atriz Julia Louis-Dreyfus, voltou a aparecer na cena pós-créditos de Viúva Negra, tentando recrutar Yelena Belova. Contudo, após descobrir a verdade sobre a morte de Natasha, na série Hawkeye, Yelena talvez não siga trabalhando com a Condessa.

As chances é que vejamos pelo menos o Agente Americano e o Barão Zemo de volta para lutar na equipe. Além dos vilões já conhecidos, contudo, essa versão dos Thunderbolts contará com novos vilões ainda não apresentados nos cinemas. A informação foi confirmada pelo presidente da Marvel Studios Kevin Feige, na última Comic Con.

DESCUBRA A HISTÓRIA DA CONDESSA, SUA RELAÇÃO COM FURY E MAIS!

Quem é a Condessa de Fontaine, de Falcão e o Soldado Invernal

Outros filmes e séries já confirmados (Fases 6)

mcu fase 6

Além dos projetos descritos acima - que já estão mais avançados em sua produção - a Marvel Studios já confirmou o desenvolvimento e os planos para outros importantes projetos. São eles:

1. Quarteto Fantástico [Filme]
Ano de lançamento: 8 de novembro de 2024
Ano em que a história acontece: ?

2. Vingadores: Dinastia Kang [Filme]
Ano de lançamento: 2 de maio de 2025
Ano em que a história acontece: ?

3. Vingadores: Guerras Secretas [Filme]
Ano de lançamento: 9 de setembro de 2025
Ano em que a história acontece: ?

Outras produções que podem ocupar as datas da Fase 6

4. X-Men [Filme]
Ano de lançamento: sem data
Ano em que a história acontece: ?

5. Armors Wars [Série]
Ano de lançamento: sem data
Ano em que a história acontece: ?

6. Wakanda [Série]
Ano de lançamento: sem data
Ano em que a história acontece: ?

7. What... If? (2ª temporada) [Série]
Ano de lançamento: sem data
Ano em que a história acontece: ?

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De entrevistas sobre assuntos banais a documentários densos e dramáticos, é curiosa por natureza. Entre maratonas de séries, discussões sobre filmes, viagens e aulas de idiomas, vai matando um pouco dessa curiosidade pelo mundo. Cearense graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.