Conheça a origem e história de Peter Parker, o Homem-Aranha!

O Homem-Aranha é, provavelmente, o super-herói com quem os leitores de quadrinhos mais consegue se identificar. Ele é um adolescente que ainda frequenta a escola, é um pouco deslocado socialmente e possui preocupações mundanas, como conseguir um emprego para ajudar a Tia em casa. Veja mais sobre esse grande herói da Marvel.

Origem

Origem


Ainda quando era apenas um bebê, Peter Parker se tornou órfão. Seus pais eram oficiais da CIA e foram mandados para uma missão em um país da Europa Oriental para atuarem como agentes duplos. Contudo, ambos foram descobertos e executados na queda do avião onde viajavam. Peter foi adotado por seus tios, Ben e May Parker, que o criaram como se fosse seu próprio filho.

À medida que crescia, Peter Parker mostrava ser bastante inteligente, tendo muito interesse por assuntos relacionados à ciência. Era também tímido, o que, aliado à sua personalidade estudiosa, tornava-o um excluído social em sua escola e alvo principal de vários bullies, como Flash Thompson.

A picada de aranha

Picada

Certa vez, quando tinha quinze anos, Peter foi a uma demonstração pública sobre manuseio seguro de lixo nuclear. Durante a demonstração de um acelerador de partículas, uma aranha foi irradiada pelo aparelho. O aracnídeo, cai em Peter Parker, picando-o na mão. Em seguida, despenca ao chão e morre por causa da radiação.

No caminho de volta para casa, um carro quase atropela Peter, mas esse consegue escapar ao pular por cima do veículo. Dessa forma Peter percebe que estava diferente e que tinha ganhado poderes, associando-os imediatamente à picada da aranha.

Com grandes poderes, grandes responsabilidades

Com grandes poderes, grandes responsabilidades

Peter, procurando um modo de testar seus novos poderes e ganhar uma grana extra, resolve se mascarar para participar de uma luta contra um lutador profissional. Apenas teria que aguentar três minutos dentro do ringue. Peter vence sem nenhuma dificuldade e ganha a oportunidade de se apresentar em uma luta na TV. É nesse momento que ele cria seu uniforme clássico e assume o nome de Homem-Aranha. Logo se torna um sucesso na TV.

Após sua primeira participação na TV, Peter tem a oportunidade de impedir um ladrão que estava escapando, mas não faz nada alegando que não era sua responsabilidade fazer aquilo. Dias depois, ao voltar para casa, Peter descobre que seu Tio Ben havia sido assassinado e que o assassino tinha sido encurralado em um depósito. Peter se veste de Homem-Aranha e facilmente captura o bandido, para então descobrir que era o mesmo ladrão que ele deixara escapar.

Sentindo remorso, Peter percebe que quando alguém possui algum poder, possui também a obrigação de utilizá-los responsavelmente. Dessa forma acabaram os dias do Homem-Aranha astro de TV e iniciaram os dias do Homem-Aranha super-herói, o famoso amigo da vizinhança.

Seu maior inimigo: as contas para pagar!

Contas para pagar

Não foi apenas o despertar da consciência heroica do Homem-Aranha que a morte do Tio Ben ocasionou. Peter Parker e Tia May se viram com problemas financeiros com a ausência da principal fonte de renda da família. Dessa forma, Peter se viu forçado a procurar um emprego.

Apesar de sua boa intenção, Peter foi negado em todos as vagas de emprego que se candidatou (incluindo uma tentativa de se juntar ao Quarteto Fantástico). Eventualmente encontrou um anúncio do Clarim Diário pedindo fotos do Abutre. Parker não só conseguiu vender as fotos do vilão, como também o impediu agindo como o Homem-Aranha. Finalmente tinha encontrado um trabalho que poderia conciliar com sua carreira de super-herói.

Gênio da ciência

Gênio da ciência

Como foi dito anteriormente, Peter possui um grande afinidade com a ciência. Tanto é que seus conhecimentos de mecânica e química foram essenciais para se tornar o herói tão marcante que é. Graças a eles foi capaz de criar seu dispositivo mais versátil: o lançador de teias. Esse mecanismo em formato de bracelete é o que permite com que o Homem-Aranha dispare suas teias contra os inimigos e se balance pelos prédios de Nova York.

Já seus conhecimentos de químicas foram aplicados para desenvolver o fluído de teia. Esse polímero é pressurizado e armazenado em cápsulas e serve como "combustível" para o lançador de teias.

Vilões

Vilões

Ser um super-herói não é fácil, além de ter que se preocupar com o pagamento de suas contas e com os estudos, ainda é preciso ficar atento aos possíveis ataques de super-vilões. Essa é uma preocupação forte para o Homem-Aranha, pois poucos heróis possuem tantos inimigos como ele.

Um tema comum entre seus vilões são os animais, vários deles possuem nome ou um uniforme que remeta a algum bicho. É o caso do Rino, Dr. Octopus, o Lagarto, o Escorpião, o Abutre e o Camaleão, para citar alguns. Nesta categoria também se encaixa Kraven, que apesar de não ter uma ligação com um animal específico, é especialista em caçá-los, inclusive aranhas.

Ganhou a inimizade de gente poderosa, como o chefe do Clarim Diário, J. Jonah Jameson. Também arranjou briga com chefes do submundo de Nova York, revesando com o Demolidor os direitos de dar umas porradas no Rei do Crime. Além (como é comum na galeria de vilões de vários super-heróis) de encarar ameaças extra-terrestres, como é caso do simbionte Venom.

Por mais que todos esses inimigos sejam terríveis ao seu modo, nenhum deles causou mais impacto e tormento na vida do Homem-Aranha quanto o Duende Verde. Esse vilão pode ser considerado o principal inimigo do Cabeça-de-teia. Não só o vilão tinha como identidade secreta Norman Osborn, pai de um dos melhores amigos do Aranha, Harry Osborn, como depois esse amigo se tornou o Duende Verde. Contudo, a maior vilania do personagem foi ter causado a morte da namorada de Peter, Gwen Stacy.

Interesses amorosos

Interesses amorosos

Peter Parker é praticamente o estereótipo do garoto nerd americano, porém sem o desconforto social característico. Isso pode ser posto a prova observando a grande quantidade de namoradas que já possuiu, contando com nomes como Liz Allen e Betty Brant.

Contudo, alguns nomes se sobressaem nessa lista e um deles é o de Gwen Stacy. Peter a conheceu no seu primeiro ano na universidade e viu nela uma cabeça extremamente inteligente, além de bonita! O relacionamento entre os dois parecia promissor, mas acabou abruptamente com a morte da garota pelas mãos do Duende Verde.

Outra namorada bastante conhecida de Peter foi Mary Jane Watson. Ela era a sobrinha da vizinha de Tia May, com quem a Tia sempre tentava apresentar a Peter, que sempre evitava a situação. Peter ficou maravilhado quando aceitou e descobriu que a garota em questão era uma ruiva lindíssima.

Até mesmo vilãs possuem uma chance com o Teioso, como foi o caso da ladra de joias Gata-Negra. Ela e o Homem-Aranha tiveram um romance por certo tempo, mas Peter logo foi trocado pela adrenalina da vida criminosa.

Poderes, habilidades e equipamento

Poderes, habilidades e equipamento

Ao ser mordido pela aranha radioativa, além da dor na mão, Peter também ganhou vários poderes que o possibilitou se transformar em um super-herói. Confira quais são esses poderes que dão tantas responsabilidades para o garoto.

Escalar paredes: O principal poder que a aranha passou para o garoto. Peter consegue fazer com que partes do seu corpo (principalmente pés e mãos) grudem em superfícies sólidas. Isso o possibilita escalar paredes de prédios sem o menor problema.

Super-força: Sua estrutura física também foi alterada após a picada. Não teve a aparência do seu corpo modificada, mas sua força com certeza mudou. Homem-Aranha é capaz de levantar objetos diversas vezes mais pesados do que ele mesmo, além de possibilitá-lo dar saltos enormes.

Velocidade sobre-humana: Talvez seja uma extensão do poder de super-força, mas vale a menção. Apesar de não ter a velocidade de um super-velocista, como o Mercúrio, Peter corre muito mais rápido que um ser humano normal. Contudo, ainda prefere se locomover através de suas teias.

Super-resistência: O corpo do homem-aranha também possui uma capacidade de resistência muito maior do ue a de um humano comum. Isso quer dizer que ele é capaz de resistir a quedas de grandes alturas ou ao golpe de um inimigo com super-força. Além disso, o corpo do Homem-Aranha é mais resistente à fadiga e esforços físicos.

Super-agilidade: As habilidades físicas e motoras de Peter Parker também foram drasticamente melhoradas. Isso, aliado aos seus reflexos que também foram aprimorados, o possibilita executar feitos acrobáticos dignos dos melhores atletas olímpicos,

Sentido Aranha: Poder extra-sensorial que o permite perceber quando está em uma situação de perigo, como uma emboscada ou o disparo de uma arma de fogo. Esse sentido se manifesta como uma sensação formigante na parte de trás de seu crânio.

Lançadores de teias: O que seria de uma aranha sem sua capacidade de gerar teias? Esse equipamento desenvolvido pelo próprio Peter é o que o possibilita se balançar pela cidade e a prender os criminosos. O lançador possui vários tipos de disparo de teias, como teia-taser, teia magnética, teia de espuma expansiva e rede de teia.

Rastreador: Outro de seus equipamentos mais utilizados é o rastreador, um pequeno aparelho que coloca em seus inimigos para poder segui-los depois.

Além desses poderes citados, é válido dizer que Peter Parker é muito inteligente, possui um Q.I. estimado em 250 pontos, com amplos conhecimentos nas áreas de mecânica, química, biologia e física. Além disso, também possui grande experiência em combate corpo-a-corpo.

Esse é um perfil resumido do herói, há muitas outras coisas acerca de Peter Parker. Até porque o Homem-Aranha foi criado em 1962, e já viveu muitas aventuras nesses mais de cinquenta anos de quadrinhos.

Você já conhece o canal do Aficionados no Youtube?