Quem é a Condessa de Fontaine, de Falcão e o Soldado Invernal

Conforme anunciado pelo roteirista Malcolm Spellman, o 5º episódio de Falcão e o Soldado Invernal apresentou uma nova e muito importante personagem para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel (MCU): a Condessa Valentina Allegra de Fontaine. Mas quem é essa Condessa? Para se ter uma noção do que a personagem pode vir a significar na próximas produções do MCU, vamos começar pelo nome pela qual ela é mais conhecida nos quadrinhos: Madame HYDRA!

Quem foi Valentina Allegra de Fontaine nas HQs

condessa falcão e o soldado invernal

O penúltimo episódio de Falcão e o Soldado Invernal mostrou a multi premiada atriz Julia Louis-Dreyfus (ganhadora de 11 Emmys) dando vida à Condessa Valentina Allegra de Fontaine. Ela é a misteriosa mulher que se apresenta a John Walker pouco depois de ele ser penalizado por suas ações no 4º capítulo da série, sendo expulso de seu posto como Capitão América e tendo todos os seus direitos como soldado revogados. A Condessa está ciente de que Walker tomou o soro e de que ele não tem o escudo, e afirma saber seu real valor, indicando que eles podem trabalhar juntos.

Nos quadrinhos, ela foi apresentada em Strange Tales #159, publicada em 1967, como uma agente da S.H.I.E.L.D. que atuava diretamente ao lado de Nick Fury, e que chegou a ter um relacionamento com ele. Ela chega a liderar um grupo de agentes mulheres da organização, conhecida como Femme Force. As coisas começam a mudar quando Fury deixa o comando da S.H.I.E.L.D., o que causa o rebaixamento de todos os agentes que eram próximos a ele, incluindo a Condessa. A partir daí, ela decidiu se afiliar à HYDRA. Mas ela não foi a primeira Madame HYDRA.

A 1ª e a 2ª Madames HYDRA

condessa falcão e soldado invernal

A primeira Madame HYDRA das HQs, na verdade, foi a personagem Ophelia Sarkissian, mais conhecida como Víbora. Bem antes de assumir essa identidade, contudo, Ophelia foi adotada, ainda vem jovem, pela HYDRA. Na organização, ela conquistou o título de Madame HYDRA e passou por experiências e treinamentos pesados. Um tempo depois, contudo, ela faz um pacto com o Deus Chthon (relembre quem é Chlton e qual sua possível relação com WandaVision e Doutor Estranho 2). Ele lhe dá habilidades de cobra, momento em que ela passa a usar o nome Víbora.

Não sabemos se a Marvel pretende apresentar Ophelia em uma próxima produção do MCU - ela já foi apresentada no filme Wolverine, e de fato é uma personagem das HQs dos X-Men - , mas é a partir daí que a Condessa assume o título de Madame HYDRA, o cargo mais alto na hierarquia da organização já dado a uma mulher. Após um tempo, contudo, o Governo Americano descobre que Valentina, na verdade, trabalha para a instituição de espionagem soviética Leviathan, e sempre trabalhou como agente infiltrada tanto na S.H.I.E.L.D quanto na HYDRA.

O futuro da Condessa no MCU

condessa falcão e soldado invernal

De acordo com a Vanity Fair, o plano inicial da Marvel era apresentar Valentina no primeiro filme solo da Viúva Negra. Os constantes adiamentos do filme, devido à pandemia, e talvez mesmo uma mudança de direção da personagem fez com que o estúdio decidisse introduzi-la já em Falcão e o Soldado Invernal, ligada a John Walker. Vale lembrar que, agora que perdeu o título de Capitão América, Walker deve assumir sua identidade como Agente Americano, vilão por algum tempo nas HQs, mas posteriormente um aliado dos Vingadores.

Segundo a publicação, o MCU traria a personagem como mais uma das mulheres que foram treinadas no programa da Sala Vermelha, assim como Natasha e Yelena. Caso essa plot se mantenha no filme, pode não apenas ser uma boa forma de interligar as duas produções como de se alinhar com o fato de que a personagem também é uma espiã russa nos quadrinhos.

condessa falão e soldado invernal

Mas vamos um pouco além? Vamos sim! Conforme a Marvel já anunciou, uma série do arco Invasão Secreta - no qual é descoberto que vários personagens importantes, na verdade, são Skrulls disfarçados. Pois bem, nos quadrinhos, Valentina é uma das primeiras pessoas que Nick Fury descobre ser um Skrull. Será que a Condessa do Julia Louis-Dreyfus também vai ser?

O site Inverse trouxe ainda uma teoria bem sombria de como a Marvel pode usar a personagem futuramente. Como é possível relembrar nesse artigo sobre o final de WandaVision, o arco Invasão Secreta ocasiona a criação do time Vingadores Sombrios, liderados por Norman Osborn. Nas HQs, Osborn conta com a ajuda de Victoria Hand, mas a personagem foi apresentada e morta em Agents of S.H.I.E.L.D.. Poderia Valentina tomar esse lugar de braço direito de Osborn na liderança dos Vingadores Sombrios?

Por outro lado, ela não nos parece alguém que ficaria à sombra de um homem no MCU, e sua apresentação em Falcão e o Soldado Invernal muito nos lembrou os momentos em que Nick Fury recrutava os Vingadores. Será que ela será a grande líder dos Vingadores Sombrios no futuro? Ela está recrutando Walker para a HYDRA? Ou sua chegada indica que veremos o retorno da Leviathan - apresentada em Agente Carter - ao MCU?

A única coisa de que podemos ter certeza por enquanto é: vem coisa grande por aí, e a Condessa está envolvida nisso.