Quem são os Eternos? Conheça esses seres superpoderosos da Marvel

Quem são os Eternos, o próximo grupo de heróis que promete encabeçar a Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel? Entre os filmes mais esperados, o longa que vai apresentar a equipe conta com um elenco estelar, com nomes como Angelina Jolie, Kit Harington, Salma Hayek, Richard Madden, Gemma Chan e Kumail Najiani.

Saiba quem é quem no time, sua história, seus poderes e quem interpreta cada um no filme. Confira ainda qual é a origem desses personagens já tão antigos e qual a sua conexão com personagens que já conhecemos do Universo Cinematográfico Marvel (MCU).

Ikaris (Richard Madden)

eternos ikaris

Ikaris nasceu na cidade Polaria, na Sibéria. Esteve amplamente envolvido em eventos históricos, que ganharam narrativas e lendas em diferentes culturas, com destaque para a mitologia grega. Foi um líder justo para os Eternos na Terra, onde se tornou um guardião da humanidade por decisão da Unimente (entidade originada a partir da união das mentes e poderes de pelo menos 7 Eternos).

Foi designado como responsável por tirar o Eterno Ajak de sua animação suspensa no Templo dos Deuses Espaciais. Ajak é o comunicador oficial entre os Celestiais e os Eternos, e Ikaris deveria "acordá-lo" quando fosse necessário detectar a próxima chegada dos Celestiais.

Após muito tempo de convivência com os humanos, Ikaris chegou a abandonar suas tradições e a assumir uma identidade humana, usando o nome "Ike Harris". Em determinado momento, a Eterna Thena assumiu como líder do grupo, o que causou certo confronto entre os dois, que alimentam uma inimizade antiga.

Na Terra, Ikaris lutou ao lado dos Vingadores algumas vezes, incluindo a tentativa da equipe de impedir que os Deviantes acordassem o temido Celestial Sonhador. Por motivos desconhecidos, esse Celestial foi condenado e preso em sono suspenso pelos demais Celestiais, e passou a ser visto como um iminente grande perigo.

Eventos históricos/mitológicos dos quais participou

  • Atlantis e Arca de Utnapishtim: durante a tentativa de combater a Deviante Lemuria, os Celestiais causaram uma enchente na terra, que ficou conhecida como o Grande Cataclisma. Para salvar sua família e parte da vida animal, o eterno Utnapishtim construiu uma arca (referência a Arca de Noé). Ikaris foi o responsável por guiar a arca até uma montanha, onde os sobreviventes puderam reiniciar a sociedade.
  • Grécia antiga: neste período, Ikaris combateu diversos Deviantes, entre eles um na forma de Minotauro. Era frenquentemente confundido com o deus grego Apolo.

Poderes

  • Quase Imortalidade: imune a envelhecimento por idade, doenças e toxinas.
  • Capacidades físicas sobre-humanas: força, resistência e durabilidade
  • Capacidade de regeneração
  • Voo
  • Poderes psiônicos: pode ler pensamentos superficiais, criar ilusões, manipular moléculas e átomo do ar para criar barreiras de proteção
  • Telepatia
  • Telequinesis
  • Manipulação de energia cósmica: que pode usar como arma, soltando flashs de energias de suas mãos, por exemplo
  • Teletransporte

No filme

Ikaris vai ser interpretado pelo ator escocês Richard Madden (Game of Thrones, Rocketman). Pelo pouco apresentado no trailer, Ikaris terá um relacionamento milenar com Sersi.

Sersi (Gemma Chan)

eternos sersi

Apresentada nas HQs apenas dez anos depois da estreia dos Eternos nos quadrinhos, Sersi logo se tornou peça fundamental da equipe. Filha dos Eternos Helios e Perse, ela nasceu pouco tempo depois do Grande Cataclisma, o evento de dimensões apocalípticas ocasionado pelo combate à Deviante Lemuria.

Entre os Eternos, Sersi era a que mais demonstrava o desejo de viver entre os humanos de forma harmoniosa. Durante o período da antiga Mesopotâmia, ela conheceu o Capitão América, que havia viajado no tempo. Foi, inclusive, Steve Rogers que a convidou para integrar os Vingadores em outro momento.

Em determinado momento de sua história, Sersi passou a demonstrar grande agressividade. Isso fez com que Ikaris e os demais Eternos suspeitassem de uma possível "Mahd Wy'ry", um espécie de colapso mental causado pela longa expectativa de vida dos Eternos. Sersi negou e teve o apoio dos Vingadores.

Os Eternos decidiram colocá-la em um vínculo de alma, conhecido como Gann Josin, com Dane Whitman, o Cavaleiro Negro. A esperança era que os sentimentos de Sersi por ele permitissem que as ondas de pensamento de Dane exercessem uma influência calmante na mente de Sersi.

Eventos históricos/mitológicos dos quais participou

  • Odisseia: na Grécia Antiga, conheceu o herói Odysseus durante a sua longa jornada de 10 anos que ficaria conhecida como a Odisseia. Teve um relacionamento com ele e fez parte de sua jornada ao seu lado.
  • Caixa de Pandora: foi a responsável por recapturar todos as coisas más que escaparam da Caixa da Pandora.
  • Camelot: durante o reinado do Rei Arthur, Sersi chegou a desmascarar um homem que se passava pelo mago Merlin.

Poderes

  • Quase imortalidade: graças a seu controle consciente de todas as suas estruturas moleculares
  • Capacidades físicas sobre-humanas: força, resistência e durabilidade
  • Capacidade de regeneração
  • Telepatia
  • Poderes psiônicos: extremamente habilidosa em criar ilusões
  • Voo
  • Telequinesis
  • Projeção de energia cósmica: é capaz de soltar jatos de energias de suas mãos
  • Teletransporte
  • Projeção de imagens: pode projetar seus pensamentos na mente de outras pessoas para mostrar claramente suas ideias ou experiências
  • Transmutação de matéria: Sersi é a única integrante dos Eternos que é nível 5 nesta habilidade, podendo transformar quase qualquer coisa no que desejar.

No filme

A atriz escolhida para dar vida a Sersi, apontada como tendo grande destaque no filme, foi a anglo-chinesa Gemma Chan (Crazy Rich Asians, Raya e o Último Dragão). Chan já viveu uma personagem no Universo Cinematográfico Marvel (MCU), ela interpretou a guerreira Kree Minerva. Ainda assim, os produtores de Eternos declaram que a atriz era a única escolha para dar vida a Sersi.

Thena (Angelina Jolie)

eternos thena

O nome original de Thena é Azura. Filha de Zuras, Thena nasceu em Olympia e teve seu nome trocado por um decreto real que fez parte do acordo com os deuses olimpianos que determinava que o Eternos seriam seus representantes na Terra. Para tanto, seu nome foi trocado por um que se assemelhasse ao da filha de Zeus, Athena. A cidade de Atenas, inclusive, foi construída em homenagem a Thena, e não a Athena, como os humanos pensam.

Além de representante da deusa da sabedoria, Thena chegou a assumir a liderança dos Eternos na Terra, após a decisão de Ikaris de assumir uma identidade humana. Já trabalhou nas Indústrias Stark, e já chegou a ajudar os Vingadores na batalha contra o vilão Maelstrom. Contudo, Thena teve um conturbado e abusivo relacionamento com o Deviante e vilão Kro. Entre idas e vindas por milhares de anos, o romance resultou na gravidez da Eterna.

Para proteger os filhos da guerra entre Eternos e Deviantes, ela usa seus poderes para implantar seus embriões em uma humana infértil, que cria as crianças como seus filhos. Quando mais velhos, os gêmeos Débora e Donald também desenvolvem poderes, incluindo a capacidade de se fundirem em uma única criatura.

Eventos históricos/mitológicos dos quais participou

  • 2ª Guerra Mundial: durante a guerra, Thena assumiu a identidade da deusa romana Mineva e persuadiu seu pai Júpiter (Zuras) a enviar Mercúrio (Makkari) para combater Pluto (Kro), que agia na batalha sob a identidade do ditador Rudolph Hendler.
  • Grécia Antiga: se tornou a representante de Athenas na Terra

Poderes

  • Imortalidade: é imune a envelhecimento comum, venenos, doenças e toxinas
  • Capacidades físicas sobre-humanas: força, resistência, velocidade, reflexos e durabilidade
  • Capacidade de regeneração
  • Voo
  • Telepatia
  • Telequinesis
  • Teletransporte
  • Manipulação de energia cósmica: pode usar a manipulação de energia cósmica para produzir luz (fotoquinesis), calor (termoquinesis), para emitir explosões de energia como arma e para criar armas como espadas.
  • Manipulação molecular: embora não tenha a mesma aptidão de Sersi para isso, Thena também é capaz de usar seus poderes psiônicos para manipular as moléculas de objetos e transformá-los em outras coisas.

No filme

A aclamada atriz americana Angelina Jolie entra para o MCU dando vida a Thena. Ainda não há muitas informações sobre as diferenças entre a Thena das HQs e do filme.

Makkari (Lauren Ridlof)

eternos makkari

Um dos primeiros Eternos a surgir, Makkari foi criado pelo Celestial Tiamut O Comunicador. Mais tarde, esse Celestial acabaria sendo condenado a um estado de sono suspenso, passando a ser conhecido como Celestial Sonhador. Devido a essa conexão, Makkari acaba sendo o único capaz de se comunicar com o Celestial Sonhador quando ele é acordado.

Desde jovem, Makkari teve paixão por tecnologia e velocidade. Ele uniu as duas coisas no seu aprendizado de engenharia e no desenvolvimento de diferentes meios de transporte de grande velocidade. Em determinado momento de sua história, chegou a fazer um pesado treino de meditação para transferir mais de seu poder cósmico para sua velocidade. Não à toa, ele se tornou o Eterno mais rápido.

Por algum tempo, assumiu a identidade do deus Mercúrio no combate ao deviante Kro. Posteriormente, usa a identidade heroica de Furacão, deixando a humanidade acreditar que ele era filho do deus do trovão Thor, enquanto protegia Terra de diferentes perigos. Durante os anos 1960, chegou a fazer parte do grupo de heróis Primeira Linha. posteriormente, viria a lutar ao lado dos Vingadores também.

Eventos históricos/mitológicos dos quais participou

  • Tempos antigos no Egito: assim como outros Eternos, Makkari ajudou no desenvolvimento de novas civilizações, repassando conhecimentos de agricultura, uso de metais e até da escrita.
  • Grécia antiga: era comumente confundido com o deus Hermes
  • Roma antiga: estava presente no momento em que Nero botou fogo em Roma para culpar os cristãos, e salvou Sersi do incêndio
  • 2ª Guerra Mundial: usando a identidade de Mercúrio, Makkari foi enviado por Zuras para combater o deviante Kro, que se passava por um ditador que interagia com os nazistas.
  • Aulas com Elvis: nos anos 1950, Makkari conheceu o jovem Elvis Presley, a quem deu algumas lições de guitarra

Poderes

  • Capacidades físicas sobre-humanas: como força e, principalmente, velocidade
  • Voo: Makkari consegue maninpular partículas subatômicas da força gravitacional para levitar e fazer outras pessoas ou objetos levitarem
  • Poderes psiônicos: usa seus poderes para criar ilusões que usa para se disfarçar, manipula átomos para transformar objetos e usa sua mente para operar os veículos de velocidade que cria
  • Teletransporte
  • Manipulação de energia cósmica: pode usar a manipulação de energia cósmica para emitir explosões de energia como arma.

No filme

O longa trará uma versão diferente do personagem. Além do fato de que seremos apresentados a uma versão mulher do Eterno, essa versão será interpretada pela americana Lauren Ridloff (The Walking Dead, O Som do Silêncio), que é surda.

Kingo Sunen (Kumail Najiani)

eternos kingo

Kingo Sunen teve origem em um assentamento japonês dos Eternos, nas montanhas acima de Hokkaido. Durante o século XVI, Kingo aprendeu os costumes e habilidades samurais. Na atualidade, ele se tornou uma estrela do cinema japonês, geralmente dando vida a personagens samurais.

Quando os Celestiais retornaram à Terra, Kingo se teletransportou para Olympia para encontrar os demais Eternos e saber como lidariam com a situação. Ele ajudou Ikaris e seus aliados a impedir o Deviante Kro de abrir a Pirâmide dos Ventos, onde estava o temido Celestial Sonhador. Aliou-se ainda aos Vingadores da Costa Leste, assim como outros Eternos, na tentativa de impedir que o vilão Ghaur libertasse o Celestial Sonhador.

Poderes

  • Quase imortalidade: é imune a envelhecimento comum, venenos, doenças e toxinas
  • Capacidades físicas sobre-humanas: força, resistência e durabilidade
  • Capacidade de regeneração
  • Voo
  • Manipulação de energia cósmica: pode emitir explosões de energia
  • Manipulação molecular: pode usar seus poderes psiônicos para manipular as moléculas de objetos e transformá-los em outras coisas.
  • Habilidades samurais: mesmo com seus poderes, Kingo prefere lutar da forma tradicional Samurai

No filme

O personagem será interpretado pelo ator, humorista e roteirista paquistanês-estadunidense Kumail Nanjiani (Silicon Valley, Doentes de Amor). Aparentemente, há uma mudança de etnia na versão cinematográfica de Kingo, embora ele se mantenha de nacionalidade oriental e sua história deva seguir uma trama similar às das HQs.

Phastos (Brian Tyree Henry)

eternos phastos

Com um espírito melancólico e uma certa resistência a batalhas, Phastos é um dos Eternos mais reservados. Por muito tempo, ele viveu com uma tristeza profunda, cuja causa nunca foi revelada, uma vez que pouco se sabe sobre seu passado. O que as HQs revelam é apenas que ele segue em uma busca por algo que o faça compreender o sentido da vida.

É extremamente inteligente e é visto como mestre em tecnologia para os Eternos na Terra, tendo criado armas e diferentes inventos para o grupo. Durante a Era moderna, Phastos se uniu aos demais Eternos para combater os Deviantes e o vilão Apocalypse. Neste período, os Eternos vieram a público sem revelar sua verdadeira origem, e se apresentando como um grupo de super heróis. A identidade heroica de Phastos era "Cessar-fogo".

Eventos históricos/mitológicos dos quais participou

  • Grécia antiga: Phastos era frenquentemente confundido com o deus olímpico Hefesto, dada suas habilidades como ferreiro de armas. Durante as provas enfrentadas por Hércules, ele e Ikaris acompanharam de perto o semi-deus, preocupados com as possíveis consequências de um deus olímpico estar entre os mortais.

Poderes

  • Quase imortalidade: é imune a envelhecimento comum, venenos, doenças e toxinas
  • Capacidades físicas sobre-humanas: força, resistência e durabilidade
  • Capacidade de regeneração
  • Voo: Phastos é capaz de voar por levitação a cerca de mais de 900 km por hora, por meio da manipulação mental de partículas subatômicas da foça gravitacional, com a qual ele também consegue fazer outras pessoas levitarem
  • Manipulação de energia cósmica: pode projetar energia cósmica em feixes e raios de seus olhos e mãos, na forma de calor ou luz, sendo capaz de vaporizar objetos sólidos com os seus chamados feixes de desintegração
  • Poderes psiônicos: a extensão dos poderes psiônicos de Phastos não é muito grande, ainda assim é capaz de criar ilusões como disfarce e manipular as moléculas de objetos para transformá-los em outras coisas.
  • Teletransporte

No filme

Phastos será vivido pelo estadunidense Brian Tyree Henry (Atlanta, Se a Rua Beale Falasse), mas teremos mais informações sobre a vida pessoal do Eterno no filme. No longa, Phastos viverá o primeiro romance LGBTQ+ do MCU, sendo casado com um homem interpretado pelo ator Haaz Sleiman. Os dois devem, inclusive, protagonizar a primeira cena de um beijo LGBTQ+ numa produção Marvel.

Gilgamesh (Don Lee)

eternos gilgamesh

Inicialmente, Gilgamesh não tinha consciência de sua relação com os Eternos. Ele viajou pelo mundo enfrentando monstros e tiranos, para ajudar as diferentes comunidades que encontrava em seu caminho. Conquistou títulos como rei, e ficou conhecido por nomes como "A besta da Lenda", "Matador de dragões", "O Esquecido", "O Inimigo Esquecido", "Herói", "Eterno Perdido" e "Guerreiro".

Após descobrir sua origem como Eterno, Gilgamesh acabou sendo preso por Zuras, líder do grupo. Zuras o exilou a uma seção específica de Olympia, justificando sua decisão como tentativa de impedir a insistência do Esquecido de intervir nos problemas humanos. Gilgamesh passou séculos banido. Acabou sendo solto pelo Eterno Sprite para que pudesse ajudar no novo retorno dos Celestiais.

Por ter colocado sua vida em risco, Gilgamesh foi libertado por Zuras após seu retorno do espaço. Zuras lhe deu o título de "herói", mas ele abandonou esse título. Anos depois, ele viria a ajudar os Vingadores a salvar o filho do Sr. Fantástico e da Mulher Invisível e a reconstruir o time dos Vingadores, a que ajudou várias outras vezes.

Eventos históricos/mitológicos dos quais participou

  • 3000 antes de Cristo: Gilgamesh se tornou o rei de Uruk, na Suméria (atual Iraque)
  • Sansão: em seu caminho, lutando contra monstros e tiranos pelo mundo, foi confundido com Sansão
  • Hércules: da mesma forma, foi confundido com Hércules, enquanto realizava feitos heroicos. Chegou a lutar ao lado do semi-deus

Poderes

  • Quase imortalidade: é imune a envelhecimento comum, venenos, doenças e toxinas
  • Capacidades físicas sobre-humanas: força, resistência, velocidade e durabilidade
  • Capacidade de regeneração
  • Manipulação de energia cósmica: é capaz de produzir e lançar poderosos jatos de energia de suas mãos, que podem ser usados como arma, como forma de calor ou para rearranjar um objeto a nível molecular
  • Voo: por ter poderes de telequinesis extremamente desenvolvidos, Gilgamesh consegue flutuar e voar, podendo alcançar a velocidade do som em seu voo
  • Teletransporte

No filme

Gilgamesh será vivido pelo ator coreano-estadunidense Ma Dong-seok (Train to Busan). No filme, ele será apresentado como um herói sensível e bem humorado. Ainda não se sabe se o longa contará a história de sua trajetória como "O Eterno Esquecido". Há rumores de que o personagem pode desenvolver uma paixão por Thena, e de que ele fará parte do combate mortal contra os Deviantes que deve acontecer mais para o final do filme.

Sprite (Lia McHugh)

eternos sprite

Com sua eterna aparência de criança, o milenar Sprite é conhecido por seu gosto por pregar peças e trapaças em seus companheiros Eternos e nos humanos. Mas a verdade é que ele sempre sonhou com a possibilidade de alcançar uma aparência adulta. A primeira vez que viu um possível caminho para isso foi em 1906, após a câmara em que o Celestial Sonhador estava ser danificada pelo terremoto de São Francisco.

Os Eternos se uniram na Uni-Mente para consertar o espaço. Nesse momento, Sprite percebeu que, um dia, poderia usar o poder do Celestial Sonhador para alcançar seu sonhado corpo adulto. Na Era Moderna, ele consegue acessar o poder do Celestial Sonhador. Para colocar seu plano em prática, ele apaga as memórias dos outros Eternos e lhes dá diferentes novas vidas como humanos na Terra. Seu plano, contudo, acaba dando errado e ele é morto por Zuras. Os Eternos recuperam suas memórias no decorrer dos anos.

Em determinado ponto dos quadrinhos, um evento causa a morte em massa dos Eternos, mas sua natureza eterna faz com que eles renasçam. Sprite também acaba ressuscitando, mas dessa vez renasce como uma garota e só recebe as memórias seguras, não tendo recordações das últimas centenas de anos de sua vida.

Eventos históricos/mitológicos dos quais participou

  • Shakespeare: um dos disfarces que usou para pregar peças nos humanos foi o de um menino com o nome Puck, que acabou inspirando o personagem homônimo de Shakespeare
  • Peter Pan: em uma de suas brincadeiras, Sprite apareceu levitando em pleno Hyde park, em Londres, em 1901. Ele fez isso em frente ao escritor J.M. Barrie, que acabou se inspirando no evento para criar o personagem Peter Pan

Poderes

  • Quase imortalidade: por ter completa consciência de suas estruturas moleculares e por manipular energia cósmica, Sprite é imune a envelhecimento comum e é praticamente indestrutível
  • Capacidades físicas sobre-humanas: força, resistência, velocidade e durabilidade
  • Capacidade de regeneração
  • Poderes psiônicos: Sprite é considerada nível 5 (máximo) no uso de seus poderes psiônicos para criar ilusões, sendo capaz de manipular por completo as percepções e até as memórias de outra pessoa
  • Voo: por meio de sua habilidade de telequinesis, pode voar em altas velocidades
  • Telequinesis: é capaz de mexer e manipular objetos ou criaturas vivas
  • Manipulação de matéria: Sprite pode alterar e transformar praticamente qualquer coisa. Suas habilidades de manipulação de matéria são do mais alto nível

No filme

Sprite será interpretada pela jovem atriz americana Lia McHugh (The Lodge, Estrada Maldita), já apresentando no MCU a versão feminina da personagem. Não se sabe ainda se o filme irá abordar o episódio em que Sprite apaga as memórias dos Eternos.

Ajak (Salma Hayek)

eternos ajak

Ajak é parte de um subgrupo dos eternos conhecido como Eternos Polares. Teve grande atuação na América Central, sendo visto como um deus entre os povos Incas e Astecas. Durante a terceira vinda dos Celestiais à Terra, ele ficou responsável por ser a ligação entre os Eternos e os Celestiais.

Após ajudar Zuras no planejamento do plano de voo para os Celestiais deixarem o planeta, ele assumiu de fato essa função de ligação entre Eternos e Celestiais. Ajak foi posto em uma espécie de sono suspenso, na forma de átomos, na Cidade dos Deuses do Espaço. Lá ele aguardaria ser acordado por Ikaris no eventual retorno dos Celestiais. Ikaris o acorda apenas na Era moderna, com a 4ª vinda dos Celestiais.

Em outro momento da história, Sprite consegue enganar os Eternos para despertar o Celestial Sonhador. Seu objetivo era usar seu poder para ter um corpo adulto. Para a grande decepção de Ajak, que tinha tomado como sua missão de vida a comunicação entre Eternos e Celestiais, o Celestial Sonhador escolhe o Eterno Makkari como único elo de comunicação. Também por ver a comunicação com um Celestial banido como blasfêmia, Ajak acaba por alimentar um ódio por Makkari.

Eventos históricos/mitológicos dos quais participou

  • Guerra de Troia: Durante o século XIII antes de Cristo, Ajak lutou no conflito, sendo confundido com Ajax
  • Babilônia: lutou contra o Deviante Kro na Babilônia cerca de 500 anos antes de Cristo
  • Astecas: com forte presença na América Central, Ajak foi adorado como Quetzalcoatl
  • Incas: o povo Inca via ajak como um deus, ao qual chamavam de Tecumotzin, Senhor do Voo

Poderes

  • Quase imortalidade: a completa consciência de suas estruturas moleculares e a manipulação de energia cósmica lhe permite ser invulnerável a envelhecimento comum e é praticamente indestrutível frente a armas humanas
  • Capacidades físicas sobre-humanas: força, resistência, velocidade e durabilidade
  • Voo
  • Manipulação de matéria: Ajak é nível 3 (de 5) na capacidade de manipular moléculas de matéria mentalmente
  • Manipulação de energia cósmica: pode emitir jatos de energia cósmica de suas mãos e olhos

No filme

A atriz e produtora mexicana naturalizada americana Salma Haeyk dará vida a uma versão mulher de Ajak. Ao que tudo indica, a personagem será capaz de se comunicar com os Celestiais, como nas HQs.

Druig (Barry Keoghan)

eternos druig

Druig nasceu em Polaris e é primo de Ikaris. Também conhecido como "Lorde das Chamas e dos Pesadelos", ele é um dos Eternos mais perigosos. Sempre conflituoso e com intenções dúbias, foi uma decepção para seu pai Valkin e ganhou reputação por seus planos e golpes, embora tenha lutado algumas vezes ao lado dos demais Eternos.

Entre os humanos, Druig chegou a trabalhar como agente da KGB. Neste período, descobriu seu gosto por torturar pessoas. Após Sprite tramar para apagar a memória dos Eternos e lhes dar uma vida como humanos, Druig se tornou "Ivan Druig", vice-primeiro-ministro de Vorozheika. Ao recuperar sua memória, poderes e ambições, ele prendeu todos os chefes de governo e assumiu o controle de Vorozheika após uma sangrenta revolução onde matou todos aqueles que já o traíram.

Após ajuda a conter o Celestial Sonhador, Druig auxiliou Zuras na busca elos demais Eternos, mas conseguiu fazer uma lavagem cerebral em vários deles para torná-los seus seguidores. Ikaris lutou contra o primo e os eternos corrompidos sozinho em Vorozheika, e depois os levou para a batalha com seus aliados em São Francisco, os X-Men. Eles acabam se unindo novamente, porém, para conter a Horda, uma ameaça vinda do espaço.

Eventos históricos/mitológicos dos quais participou

  • Guerra mongol: em 122 D.C., Druig marchou junto ao exército de Guenguis Khan na invasão mongol à Europa com a justificativa de estar apenas estudando os humanos. Ele, contudo, acaba tendo influência no resultado da guerra.
  • KGB: já nos tempos modernos, Druig trabalhou como agente da perigosa organização russa KGB, onde descobriu que gosta de torturar pessoas.

Poderes

  • Quase imortalidade: a completa consciência de suas estruturas moleculares e a manipulação de energia cósmica lhe permite ser invulnerável a envelhecimento comum e praticamente indestrutível a armas comuns, além de conseguir se regenerar facilmente
  • Capacidades físicas sobre-humanas: força, resistência, velocidade e durabilidade
  • Telepatia: além de poder se comunicar telepaticamente e ler mentes, Druig é capaz de projetar seus pensamentos em outras pessoas e de localizar e compreender seus medos, forçando seus oponentes a vivenciar esses medos, numa espécie de pesadelo acordado. Não à toa, pode controlar o comportamento das pessoas e fazer lavagem cerebral
  • Voo
  • Telequinesis
  • Ilusões: é capaz de criar ilusões para alterar sua aparência
  • Manipulação de matéria: é um dos Eternos mais habilidosos em manipulação de moléculas de matéria, com seu nível de poder sendo comparado ao de Sersi
  • Manipulação de energia cósmica: pode emitir jatos de energia cósmica de suas mãos e olhos, sendo famoso por seus jatos de chamas cósmicas que são perigosas até mesmo para outros Eternos

No filme

Considerado um dos maiores atores da Irlanda, Barry Keoghan (Dunkirk, The Batman) é o responsável por dar vida a Druig nos cinema. De acordo com descrições não confirmadas que caíram na Internet, o personagem demonstrará desprezo m relação aos humanos.

Cavaleiro Negro (Kit Harington)

eternoscavaleiro negro

Embora não seja muito conhecido pelos fãs Marvel que acompanham apenas os filmes, o Cavaleiro Negro estreou nos quadrinhos em 1967, em uma HQ dos Vingadores. Desde então, ele já apareceu em mais de 1000 edições de revistas das Marvel. Embora não seja um Eterno, e sim um humano comum, ele tem sua história bastante ligada à dos Eternos.

Antes de saber que fazia parte de uma ampla linhagem de antigos guerreiros, Dane Whitman era apenas um estudante recém graduado em Física. Ao descobrir a verdade sobre sua família, Dane herdou o título de Cavaleiro Negro de seu tio Nathan Garrett. O que ele descobre, contudo, é que seu tio havia se corrompido e usado seus poderes para o mal.

Ao assumir a chama Espada Ebony, Dane decidiu honrar o título se tornando um herói. Ele chegou a se infiltrar no grupo Mestres do Terror para agir como informante para os Vingadores, os ajudando a derrotar o perigoso grupo. Depois de salvar os Vingadores do perigoso vilão Kang, Dane aceita o convite para se tornar um dos Vingadores.

Viveu um triângulo amoroso com a inumana Crystalis e a Eterna Sersi. Para ajudar Sersi a manter o controle em um período de dificuldade, Dane se tornou seu "Gann Josin", estabelecendo uma ligação psíquica com a Eterna numa união de seus pensamentos.

Poderes

Dane não possui poderes sobre-humanos. entre suas habilidades estão:

  • Inteligência e conhecimento: é um sábio cientista, especializado em Física e com vasto conhecimento de genética e engenharia mecânica
  • Habilidades com espada: se tornou um habilidoso espadachim, sendo capaz de derrotar perigosos vilões
  • Artes marciais: é um proeminente lutador
  • Imunidade mágica: a Espada Ebony lhe permite ser imune a poderes mágicos de seus oponentes

No filme

O britânico Kit Harington (Game of Thrones, Pompeia) dará vida ao Cavaleiro Negro. Há rumores de que Dane Whitman só descobrirá seu legado como cavaleiro Negro em uma cena pós-crédito do filme Eternos, o que indica que o personagem pode ganhar filme ou série própria no futuro do MCU.

A origem dos Eternos

Celestiais

Há cerca de um milhão de anos, a raça de seres extraterrestres superpoderosos Celestiais fizeram sua primeira visita à Terra. Eles selecionaram a espécie animal mais desenvolvida do planeta como cobaia de seus experimentos genéticos, que resultaram em três novas raças:

  • Os humanos comuns, como são hoje em dia
  • Os Deviantes, seres agressivos e de genética instável
  • Os Eternos, semelhantes aos humanos comuns, porém superpoderosos e praticamente imortais

Alguns dos Eternos decidiram ficar na Terra. Seu objetivo era proteger os humanos de diferentes perigos, como os Deviantes. Além disso, eles dividiram conhecimentos que foram fundamentais na construção de diversas sociedades do planeta. Mantendo suas identidades e origem em segredo, os Eternos foram vistos como deuses por diferentes povos. Eles deixaram sua marca em várias partes da história humana, além de terem tido influência direta na cultura Inca, maia, na mitologia grega, entre outras.

Vale destacar que os Celestiais fizeram esse tipo de "evolução forçada" por meio de experiências genéticas também com outras raças de outros planetas. Exemplos disso são os Skrulls e os Kree, motivo pelo qual as duas raças possuem semelhanças com humanos e até podem se reproduzir entre si.

O que é a Unimente

Uni-Mind

Uma das grandes habilidades dos Eternos, e a mais poderosa, é a capacidade de criar a Unimente. Trata-se de um construto feito de luz, ondas psíquicas e energia que surge quando todos os Eternos unem seus poderes e corpos. Neste estado, os Eternos unem suas mentes, forças de vontade e inteligências em um único ser.

Apenas o Eterno Principal, o líder da raça, é capaz de dar início ao ritual para a formação da Unimente. Esse título é adquirido por herança familiar ou conquistado por meio de combate. Para formar a Unimente, é necessária a união de pelo menos 7 Eternos.

Como os Eternos se conectam com o MCU

eternos mcu

Há 750.000 anos atrás, os Eternos se organizaram em uma grande cidade que chamaram de Titanos, nas montanhas ao norte da Ásia. Com diversos conflitos, eles acabaram se dividindo em duas facções. a primeira era liderada por Ouranos, que se considerava superior aos humanos e queria dominar a Terra. A segunda tinha a liderança de Kronos, que não concordava com a ideia de governar os humanos. Após uma guerra civil que durou anos, Kronos venceu e condenou Ouranos e seus seguidores ao exílio no espaço.

Os Eternos exilados acabaram encontrando abrigo em Urano, onde venceram tropas do Império Kree pelo domínio do local. Ouranos construiu uma nova nave para retornar à Terra, mas foi atacado por uma frota Kree, em retaliação. Os 7 Eternos que sobreviveram ao ataque se esconderam em uma das luas de Saturno, Titã, onde formaram uma colônia. Gerações depois, nasceu um novo Eterno. Infelizmente, ele tinha uma mutação que alterava seu corpo e perturbava sua mente. Esse Eterno era Thanos, o titã louco.

Trailer