Quem são os Eternos? Conheça esses seres superpoderosos da Marvel

Vingadores 4 marcará o fim de mais uma fase de filmes do Universo Cinematográfico da Marvel e o começo de uma nova. Já sabemos que filmes como Homem-Aranha: Longe de Casa, Pantera Negra 2 e o filme solo da Viúva Negra já estão ou em produção ou em planejamento para a fase quatro, mas recentemente um novo título não muito conhecido também entrou para essa lista: os Eternos. Conheça agora um pouco mais sobre esses seres superpoderosos.

Experimentos de alienígenas

Celestiais

A história começa juntamente à evolução humana. Cerca de um milhão de anos atrás os Celestiais, uma raça de seres extraterrestres superpoderosos, fizeram sua primeira visita à Terra. Eles selecionaram a espécie animal mais desenvolvida do planeta para serem suas cobaias em experimentos genéticos. O resultado dessas experiências foram três novas raças: os humanos comuns, como são hoje em dia; os Deviantes, seres agressivos e de genética instável; e os Eternos, semelhantes aos humanos comuns, porém superpoderosos e praticamente imortais.

Esse processo de evolução forçada através de experiências genéticas era uma prática comum dos Celestiais, que a realizaram com várias outras raças de planetas de todo o universo conhecido. Outras raças que passaram por esse procedimento são os Skrulls e os Kree. É por esse motivo que humanos, skrulls e krees se parecem tanto e até mesmo podem se reproduzir entre si.

Características e poderes

biologia

À primeira vista, os Eternos são bastante semelhantes a seres humanos comuns, porém de comum eles não têm nada. Conseguem viver por longos períodos de tempo, milhares de anos, sendo praticamente imortais. São super resistentes e possuam uma incrível habilidade de regeneração. Um Eterno só morre se sofrer um golpe que disperse uma quantidade absurda de moléculas do seu organismo.

Todos possuem habilidades psiônicas e superforça, mas a amplitude desses poderes varia de um indivíduo para outro. Também conseguem projetar energia cósmica por seus olhos e mãos. Contudo, cada indivíduo costuma se especializar em um de seus poderes, aumentando ainda mais a variedade de habilidades que essa raça de seres superpoderosos pode apresentar.

A Unimente

Uni-Mind

Outra habilidade que os Eternos apresentam, e a mais poderosa, é a capacidade de criar a Unimente. Trata-se de um construto feito luz, ondas psíquicas e energia que surge quando todos os Eternos unem seus poderes e corpos. Neste estado, todos os Eternos unem suas mentes, força de vontade e inteligência em um único ser.

Apenas o Eterno Principal, o líder da raça, é capaz de dar início ao ritual para a formação da Unimente. Esse título é adquirido seja por herança familiar ou conquistado através de combate.

Conflitos internos

Guerra

Avançamos no tempo para 750.000 anos atrás. Os Eternos se organizaram em uma grande cidade, chamada Titanos, localizada nas montanhas ao norte da Ásia. Apesar de serem uma civilização avançada, ainda existia muito conflito entre si. Os Eternos estavam divididos entre duas facções de pensamento, aqueles que seguiam Ouranos, que se consideravam superiores e queriam dominar o planeta inteiro, e os seguidores de Kronos, que não compactuavam com essas ideias.

Por causa dessa polarização, uma guerra civil explodiu e perdurou por vários anos. Não foi resolvida até que os líderes de cada uma das facções se enfrentaram. Kronos foi o vencedor e sentenciou Ouranos e vinte e quatro de seus seguidores ao exílio, expulsando-os da Terra em direção ao espaço.

Exílio no espaço

Espaço

Os Eternos exilados da Terra vagaram pelo sistema solar até que aterrissaram no planeta Urano, onde encontraram um posto avançado das tropas do Império Kree. Lá eles foram atacados por um robô sentinela, mas facilmente se livraram dele e tomaram posse do local e de sua tecnologia. Ouranos, então com recursos, imediatamente começou a construir uma nave com a qual poderia retornar à Terra. Porém esse plano não foi bem aceito por todos os Eternos. Astron e outros três seguidores preferiram ficar em Urano e construir sua própria colônia no planeta.

No entanto, os planos de Ouranos foram frustrados. Quando a nave já estava em curso para a Terra, ela foi atacada por uma frota Kree, em retaliação pelo ataque em Urano. Apenas sete Eternos sobreviveram ao ataque. Eles juntaram seus poderes e se esconderam em Titã, uma das luas de Saturno. Lá eles formaram uma colônia e prosperaram como civilização. Gerações depois, nasceria um novo Eterno, porém portador de uma mutação que alterava seu corpo e perturbava sua mente. Esse Eterno é Thanos, o titã louco.

Já os Eternos de Urano, para fugir do ataque dos Kree, buscaram abrigo no interior do planeta, onde entraram em contato com uma raça inteligente nativa, chamados de Aborígenes. Apesar dos Aborígenes os acolherem, também disseram que se um dia os abandonassem, os Eternos teriam que enfrentar a destruição.

Vivendo como deuses

Divindades

Entre os Eternos que ficaram na Terra, muitos assumiram papéis de divindades entre várias culturas humanas em vez de se manterem alheios ao resto do mundo. Foi o caso com os Incas, Astecas e Maias. No entanto, o caso mais notório (e problemático) foi com os gregos. Após o fim de Titanos, os Eternos se espalharam pelo mundo, fundando novas cidades. Um grupo formou Olímpia, uma cidade nas montanhas da Grécia.

Nessa época, os deuses Olimpianos buscavam adoradores e também se localizaram na região da Grécia. Zeus, líder dos Olimpianos fez um acordo com Zuras, o líder dos Eternos. Esse acordo estipulou que os Eternos agiriam como os representantes dos deuses na Terra. Contudo, os humanos, por terem mais contato com os Eternos, começaram a assumir que os Eternos é que eram os deuses. Essa confusão deixou os Olimpianos enfurecidos, o que causou uma guerra entre os dois grupos.

Membros notáveis

Notáveis

Ikaris

Um Eterno da cidade de Polaria, localizada onde hoje fica a Sibéria. Possui cerca de 20000 anos. É um grande guerreiro Eterno com grande experiência em batalhas contra os Deviantes. Nos tempos da Grécia Clássica era comumente confundido com o deus Apolo.

Makkari

Eterno da cidade de Olímpia, na Grécia. Nos tempos clássicos era confundido com o deus Hermes. Dedicou a especializar seus poderes naturais, moldando-os na forma de supervelocidade. Também possui grande conhecimento em engenharia, sendo um habilidoso construtor de naves e veículos de alta velocidade.

Thena

Originalmente chamada de Azura, mudou de nome após seu pai, Zuras fechou o acordo com os deuses Olimpianos para que se assemelhasse ao nome de Atena, filha de Zeus. É uma experiente guerreira e inspirou os mortais a construir a cidade de Atenas em sua homenagem, e não para honrar a deusa.

Sersi

Considerada uma das Eternas mais jovens, apesar de já ter milhares de anos. Durante a Grécia clássica era conhecida como a bruxa Circe. Também esteve presente como companheira de Merlin durante o tempo do reinado do Rei Arthur. A especialidade de seus poderes é controlar objetos com sua mente ao nível atômico. Já foi uma integrante dos Vingadores.