GUIA definitivo sobre THENA, de OS ETERNOS, em 10 tópicos!

Desde que a Marvel Comics anunciou o filme de Os Eternos para a Fase 5 de seu universo cinematográfico, a curiosidade em torno dos membros da equipe naturalmente aumentou. Mas uma personagem em particular tem gerado grande interesse: Thena!

O alvoroço em torno da guerreira, por sua vez, se dá devido a outro nome: Angelina Jolie. A renomada atriz foi a escolhida para viver a Eterna, e uma escolha desse peso já indica aos fãs que sua personagem será importante não apenas para este filme, mas para o MCU como um todo.

Por isso, vamos logo matar a curiosidade acerca de Thena, em 10 pontos que abordam desde sua origem aos seus poderes e sua relação com outros personagens (incluindo os Vingadores!).

1. Eternos e Deviantes?

eternos deviantes

Os Eternos foram uma das três novas raças criadas pelos Celestiais, seres extraterrestres superpoderosos. Os Celestiais costumavam escolher as espécies mais desenvolvidas de cada planeta e fazer experimentos genéticos.

Os Skrulls e os Kree são frutos desses experimentos. Já na Terra, a prática originou os humanos normais, os Eternos e os Deviantes. Enquanto os Deviantes se caracterizam por sua agressividade e genética instável, os Eternos assumem a função de proteger o universo contra dos Deviantes, usando seus superpoderes.

Isso, contudo, não quer dizer que todos os Eternos sejam bons. Um exemplo de Eterno que acabou se tornando um dos maiores vilões da Marvel é Thanos. Mas não estamos aqui para falar de Thanos, e sim de sua prima: Thena!

2. Nos quadrinhos

os eternos thena

Criada pelo quadrinista Jack Kirby, grande parceiro de Stan Lee, Thena foi apresentada na HQ Os Eternos #5, em 1976.

Mas o que poucos sabem é que a primeira vez em que a personagem realmente apareceu foi lá em 1940, no quadrinho Red Raven Comics #1. Sua aparição, contudo, foi como a mitológica deusa Minerva.

Mas Thena ganhou ainda um novo nome. Em 2000, a HQ Novos Eternos: Apocalipse Agora #1 reapresentou a personagem como Corona.

3. Quem é Thena?

os eternos thena

Nascida na cidade grega Olympia, Thena recebeu o nome de Azura. Contudo, seu pai, Zuras, exigiu por decreto real que seu nome fosse trocado para Thena. Dessa forma, ele se assemelharia ao nome da filha de Zeus, Athena.

A medida foi tomada como forma de selar o acordo entre os deuses olimpianos com os Eternos. A partir dele, os Eternos passaram a atuar como os deuses representantes na Terra. Thena se tornou, então, a representante pessoal de Athena (deusa da sabedoria na mitologia grega) e a líder dos Eternos na Terra.

As várias vezes em que Thena foi confundida por Athena ou Minerva fez, inclusive, com que a cidade de Atenas tenha sido construída em sua homenagem, e não em homenagem à verdadeira Athena, como os humanos pensam.

4. O relacionamento com um deviante

thena os eternos

Thena foi criada como uma estudiosa e uma guerreira. Sua vida tomaria um novo rumo, contudo, após conhecer Kro, o líder dos Deviantes.

Um dos primeiros deviantes criados pelos celestiais, Kro é imortal e tem a capacidade de alterar sua forma. Considerado um vilão, ele chegou a atuar como o Diabo, tentando influenciar e apavorar humanos.

Sua sede por maldades, contudo, parece mudar ao conhecer Thena. Embora tenha tido a oportunidade de matá-la, ele não a mata e acaba se aproximando da guerreira eterna. Em determinado momento Kro chega a exercer controle mental sobre Thena, mas, ao se recuperar, a guerreira se une novament ao eternos para combater o deviante.

Mas tem mais aí nessa história! Kro escondeu dos demais deviantes o relacionamento (cheio de idas e vindas) de milhares de anos com Thena. E a vez em que o casal se relacionou durante a Guerra do Vietnam resultou na gravidez da guerreira.

5. Os destinos dos gêmeos Donald e Débora

thena os eternos

Para proteger seus filhos da guerra entre Eternos e Deviantes, Thena usa seus poderes para implantar os próprios embriões em uma mulher infértil, a senhora Ritter, que os cria sem saber de sua origem.

Contudo, um humano que sabia da existência de Eternos e Deviantes, o Dr. Daniel Damian, envia o monstro Ajak para matar as crianças. Para protegê-los, Thena os leva para Olympia, mas segue mantendo seu parentesco em segredo.

Damian, contudo, consegue sequestrá-los e lhes conta a verdade sobre seus pais. No final, Kro e Thena conseguem resgatar seus filhos.

6. Tzabaoth e o Dark Angel

thena os eternos

Os gêmeos Ritter também ganharam poderes semelhantes aos de seus pais, tais como força sobrehumana, resistência, capacidade de voo e de soltar raios de energia por seus olhos.

Mas o ápice de seus poderes pôde ser visto em duas ocasiões nos quadrinhos. Em Vingadores #370-371, os irmãos se unem em um processo de fusão, dando origem a uma criatura com duas bocas, quatro olhos e quatro braços, o Tzabaoth.

Já em Heroes for Hire #6, eles se unem novamente, mas dessa vez se transformam em uma elegante criatura mecânica alada chamada de Dark Angel (Anjo Negro).

7. Uma nova Thena?

thena os eternos

Na edição de 2006 de Os Eternos, a Marvel Comics apresentou o que parecia ser uma nova versão da personagem. Aqui, Thena, assim como Sersi e Makkari, foi afetada pelos poderes de Sprite e não tinha memórias de sua vida como uma Eterna.

A guerreira vivia na Terra, onde trabalhava como uma pesquisadora na Stark Enterprises. Na nova versão, Thena também era casada com o humano Thomas Elliot, com quem tinha um filho.

Eventualmente, Thena passou a ter terríveis pesadelos que traziam de volta memórias soltas nas quais ela era imortal e combatia Deviantes. Após um deles, ela acordou com seus poderes e uniforme de volta.

Após retomar sua antiga forma, Thena é recrutada por Ikaris para ajudar os Eternos a impedir que o Dreaming Celestial acordasse de seu sono em um local abaixo de Los Angeles. Ao final do arco, ela segue ao lado dos Eternos, mas leva seu filho para morar com eles.

8. Poderes

thena os eternos

Os poderes de Thena são:

  1. Velocidade sobrehumana
  2. Força
  3. Resistência
  4. Capacidade de regeneração
  5. Explosões de energia
  6. Voo
  7. Geração de ilusões
  8. Transmutação de matéria
  9. Controle de mentes
  10. Telecinesia
  11. Telepatia
  12. Teletransporte

9. Unimente

thena os eternos

A habilidade de maior poder dos Eternos consiste na formação de uma espécie de entidade chamada Unimente.

Para tanto, o Eterno Principal, líder da raça, precisa dar início ao ritual no qual os Eternos unem seus poderes, corpos, mentes, força de vontade e inteligência em um único ser, o Unimente.

O título de Eterno Principal pode ser adquirido por herança familiar ou combate. Thena se torna Eterno Principal após a morte de seu pai, Azura.

10. A relação de Thena com outros heróis

thena os eternos

Embora os Eternos tenham sido criados como personagens à parte do universo Marvel mais conhecido, isso não se manteve por muito tempo. Thena, inclusive, é uma das integrantes do grupo que mais teve algum tipo de relação com heróis mais conhecidos dos fãs e já apresentados no Universo Cinematográfico Marvel.

Além de Tony Stark, a guerreira chegou a ajudar Thor e os Vingadores na batalha contra o vilão Maelstrom.

Dos quadrinhos para o cinema

thena os eternos
Arte: Carlos Gzz

O presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, confirmou durante a San Diego Comic Con 2019 que Angelina Jolie será a responsável por dar vida a Thena nos cinemas.

Nos quadrinhos, Thena morreu na HQ Vingadores #4, publicada em 2018. Sua morte é uma das muitas fatalidades da guerra entre os próprios Eternos.

A expectativa dos fãs, contudo, é que a Marvel encontre uma forma de trazer a personagem de volta à vida, agora que sua história também será contada nos cinemas.

Os Eternos tem estreia marcada para 6 de novembro de 2020.

FIQUE POR DENTRO

Os Eternos | Revelada primeira imagem do filme!

Os Eternos | Filme terá a primeira heroína surda da Marvel

Os Eternos | Angelina Jolie destaca treinamento pesado para o filme!