Descubra Shang-Chi, o mestre do Kung Fu do Universo Marvel

Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, anunciou que estaria desenvolvendo um filme sobre o super-herói Shang-Chi para ser uma figura central da fase 4 do UCM. Mas quem é esse personagem?

Sendo o primeiro super-herói asiático, Shang-Chi participou em vários eventos importantes do Universo Marvel nos quadrinhos, lutando até em variados times.

Confira tudo sobre o mestre das artes marciais, Shang-Chi!

O significado de seu nome

Shang Chi

O nome Shang-Chi, ao ser traduzido do mandarim, significa “O elevar e avançar do Espírito".

O personagem foi criado por Steve Englehart e Jim Starlin, em 1973, para dar resposta ao interesse cada vez maior do público por artes marciais. Shang-Chi teve uma infância solitária, com a maior parte de seu tempo passado a treinar para se tornar em um mestre de Kung Fu. A identidade de sua mãe é desconhecida, logo seu nome foi escolhido por seu pai.

Shang-Chi é uma homenagem a Bruce Lee

Bruce Lee

Se você conferir os desenhos de Shang-Chi nos anos 70, vai reparar que ele é muito parecido com o mestre de Kung-Fu Bruce Lee. Não foi acidente que seus criadores fizessem do famoso ator um modelo para o personagem, visto o objetivo dos quadrinhos.

Durante os anos 80, Stan Lee conheceu Linda e Brandon Lee, a viúva e filho de Bruce Lee. Durante essa altura, foi falado da possibilidade de fazer um filme de Shang-Chi com Brandon como protagonista. Infelizmente, o ator viria a morrer durante as filmagens de O Corvo, em 1994.

Criado a partir de um personagem já existente

fu Manchu

Durante o inicio dos anos 70, a Marvel quis capitalizar esse interesse crescente do público pelo Kung Fu, mas não conseguiu adquirir os direitos para adaptar o popular show Kung Fu em uma HQ. A empresa então comprou o vilão Dr. Fu Manchu e personagens associados criados por Sax Rohmer, em 1972.

A partir daí, a Marvel desenvolveu Shang-Chi como um novo personagem para integrar as restantes que foram adquiridas. As primeiras histórias que envolviam o personagem mostravam como era sua relação com Dr. Fu Manchu e Sir Denil Nayland Smith e, embora vários personagens fossem usados e abandonados durante algum tempo, Shang-Chi foi o que se mostrou mais popular e consistente.

Sua cor de pele foi um problema

Shang Chi

Os quadrinhos sempre criaram alguma polêmica no que toca a criar personagens que não fossem brancas. Nos anos 30 e 40, não era incomum representar personagens asiáticos de forma estereotipada.

Devido às limitações de cores oferecidas até aos anos 80, a Marvel resolveu colorir Fu Manchu em um amarelo pálido e Shang-Chi em um amarelo vivo. Isso foi considerado ofensivo na altura, mas felizmente, à medida que a tecnologia melhorou, também a representação do personagem nos quadrinhos.

Devido às polêmicas, a Marvel mudou o nome de Fu Manchu para Zheng Zu para quebrar de vez com o estereótipo visto como racista.

Seu lar é na China

Shang Chi

A maior parte dos super-heróis do Universo Marvel vivem e trabalham em Nova Iorque, mas Shang-Chi não. Por toda sua vida, ele passou a maior parte do tempo no local onde nasceu, que continua a chamar de lar mesmo tendo viajado em aventuras em vários locais por todo mundo.

Shang-Chi nasceu na província de Hu’nan na China e vive na pequena vila pesqueira Yang Yin na China. Durante vários anos ele deixou o local mas voltou sempre.

O mestre do Kung Fu

Kung Fu

Shang-Chi é o Mestre do Kung Fu do Universo Marvel. Ele foi educado de forma a procurar sempre a excelência e o domínio de seus talentos quando foi colocado em um retiro em Honan, na China. Aí ele passou a maioria de seu tempo estudando e treinando.

O herói foi treinado não só por seu pai mas também por outros mestres, todos extremamente habilidosos nas artes marciais. Como ele foi criado para capitalizar o interesse por esses esportes, ele é o mais habilidoso dos lutadores no Universo Marvel.

Filho de um super-vilão

fu manchu

Quando a Marvel comprou os direitos para Dr. Fu Manchu, o personagem foi criado dentro do Universo Marvel como um super-vilão. Seu filho, Shang-Chi foi criado do zero e não sabia das ambições maléficas de seu pai durante sua adolescência.

Quando seu treino ficou completo, seu pai o enviou em missão para neutralizar o inimigo Dr. Petrie. Nessa missão, Shang-Chi encontrou o nêmesis de seu pai Sir. Denis Nayland Smith, que abriu seus olhos para a vilania de Manchu, fazendo com que o jovem se virasse contra seu pai.

Como Shang-Chi derrotou seu próprio pai

fu manchu

Shang-Chi desejava parar a demanda maléfica de seu pai, mas sem nunca retirar sua vida. Mesmo após Manchu enviar M’Nai, o melhor amigo do filho, para o liquidar, Shang-Chi nunca quis realmente matar seu pai. No entanto, ele acabaria por ser o responsável pela morte dele de forma indireta.

Fu Manchu já tinha 200 anos quando Shang-Chi nasceu e isso se devia ao especial Elixir Vitae, que preservava sua vida. Eventualmente os efeitos do Elixir começaram diminuindo e ele precisava do sangue de seu filho para continuar vivendo. Shang-Chi destruiu então o depósito de sangue que existia fazendo com que seu pai envelhecesse e morresse como resultado.

O exílio

Shang Chi

Após a morte de seu pai devido a sua recusa de o ajudar, Shang-Chi percorreu o mundo perturbado emocionalmente, pois se sentia terrivelmente culpado pelo sucedido. Eventualmente ele chegou à conclusão de que se devia retirar.

Shang-Chi passou a morar então na vila Yang Yin na província chinesa de Kwang Tung. Aí, se tornou em um pescador durante vários anos. Eventualmente ele foi novamente chamado à luta quando seu amigo foi raptado por extremistas. Mesmo assim, Shang-Chi continua passando largos tempos de exílio entre suas batalhas.

Trabalhando como agente secreto

Shang Chi

Quando Smith revelou para Shang-Chi a verdadeira natureza de seu pai, ele também abriu as portas do MI-6 para o herói. Essa agência de serviços secretos britânica utilizou os serviços de Shang-Chi em várias missões, o que o tornou em um dos principais agentes secretos.

Shan-Chi e o Imortal Punho de Ferro

punho de ferro

Em termos de artes marciais, apenas Danny Rand, o Imortal Punho de Ferro, pode ser considerado tão bom quanto Shang-Chi. Desde sua criação que Rand tem sido apresentado como o mais poderoso artista marcial no Universo Marvel. Porém, os dois mestres lutaram um contra o outro em mais do que uma ocasião, acabando sempre por empatar.

Embora Rand consiga focar seu chi em seu punho e fazer dele uma poderosa arma, suas habilidades de luta não ultrapassam as de Shang-Chi.

Participação na HQ Heróis de Aluguel

Shang Chi

Shang-Chi e Punho de Ferro lutaram um contra o outro mas também foram aliados em outras ocasiões. Na HQ Heróis de Aluguel, de 2007, Shang-Chi era um dos personagens principais que apareceu lutando junto com outros super-heróis.

Durante essa série, ele e seu time se juntam a Punho de Ferro para salvar Colleen Wing e Tarantula, com a ajuda de Misty Knight e Luke Cage.

Ele é um dos Vingadores

vingadores

Tal como muitos super-heróis da Marvel, Shang-Chi pertenceu aos Vingadores, mais especificamente aos Vingadores Secretos. Quando seu pai retornou à vida, Shang-Chi se juntou ao time debaixo da liderança de Steve Rogers para tentar derrotar seu pai.

Durante esses eventos, ele se tornou um grande aliado de Rogers acabando por ficar ligado aos Vingadores Secretos sempre que fosse preciso.

Eventualmente, após o arco Vingadores vs. X-Men, ele aceitou o convite de Capitão América para integrar os Vingadores originais. A partir daí, Shang-Chi ajudou o time em numerosos eventos contra vários adversários.

Seu estilo de luta deriva do Wushu

wushu

Shang-Chi é o Mestre do Kung Fu no Universo Marvel mas também aprendeu a dominar outros tipos de artes marciais, as quais o ajudaram em numerosas batalhas.

Tal como Bruce Lee, ele é mestre de Wushu, que é um termo que engloba uma grande variedade de artes marciais chinesas. Além disso, também possui várias habilidades no uso de um bastão chines, o nunchaku, e é também mestre de jian, a proficiência no uso de uma espada de dois gumes, além de outras armas.

Ele consegue evitar e defletir balas

balas

Não só Shang-Chi é um excelente lutador de artes marciais, mas também consegue se defender de armas de fogo. Seus movimentos são tão velozes que ele consegue evitar balas, mas também as braçadeiras usadas pelo herói são usadas para defletir essas mesmas balas.

Controlando seu corpo na perfeição

Shang Chi

Devido a seu treino, Shang-Chi consegue adormecer os receptores de dor de seu corpo, diminuir a velocidade com que venenos atuam em sua corrente sanguinia e abrandar seu sangramento. Isso se deve a sua alta capacidade de concentração que permite que o herói consiga derrotar inimigos com super-poderes considerados mais fortes que ele.

Shang-Chi e suas cópias

clones

Quando Shang-Chi foi criado originalmente, ele era muito habilidoso mas não era um super-humano. Mais tarde, o personagem ganhou a possibilidade de conseguir fazer cópias de si próprio através da Bomba da Origem em Kobe, no Japão.

Aí, dezenas de suas cópias saíram da Bomba, todas com igual habilidade de luta. A partir daí, não é possível confirmar se esse é um numero limitado de cópias ou se Shang-Chi consegue criar mais duplicados sempre que queira.

FIQUE POR DENTRO:

Os 9 melhores heróis da Marvel sem superpoderes extraordinários!

Os Vingadores mais poderosos que ainda não estão no UCM!

11 times que podem substituir os Vingadores na próxima fase do UCM.