Esconder easter eggs e fazer referências é uma prática muito comum na produção de filmes, principalmente quando se trata de filmes baseados em quadrinhos. Contudo, poucos filmes fazem isso com a frequência insana de Deadpool 2. Praticamente todas as falas desse mercenário maluco carregam uma referência. Por isso, é bem provável que tenhamos deixado passar alguma coisa, mas nos esforçamos para listar e explicar as principais referências que captamos. Vamos a elas!

Como sempre, é bom avisar: CUIDADO! Este artigo está repleto de SPOILERS!

Wolverine

logan

Desde que Deadpool 2 começou a ser divulgado, temos visto menções ao Wolverine. O filme se vendia com a seguinte frase: "Do mesmo estúdio que matou o Wolverine." Porém não fazíamos ideia de quanto que o filme Logan (2017) impactou Deadpool. Logo na primeira cena do filme vemos uma caixinha de música com o formato de Wolverine espetado na árvore, uma réplica de sua morte. Nessa cena, Deadpool está de luto pela morte de sua noiva Vanessa, mas aproveita o momento para compartilhar seus sentimentos sobre a morte de Wolverine.

Sempre foi um sonho de Ryan Reynolds, ator que interpreta Deadpool (fato do qual o mercenário está bastante ciente), contracenar com Hugh Jackman no papel de Wolverine. Contudo Jackman se aposentou do papel em Logan, e é por isso que a morte do personagem incomoda tanto Deadpool. O mercenário ainda acusa Logan de ter copiado dele ao ser classificado como um filme impróprio para menores de 18 anos.

Ace Ventura

ace

Na montagem de Deadpool ao redor do mundo matando os mais diferentes tipos de pessoas e mafiosos, há um momento em que ele se levanta de um caixão durante um funeral. Ao sair do caixão, ele profere uma famosa fala do detetive Ace Ventura: "Vocês não devem entrar ai!" ("Do NOT go in there", no original).

Taxi do Dopinder

topgun - interview

Ao fugir de criminosos, Deadpool entra no táxi de seu amigo Dopinder e começam uma conversa sobre o futuro do taxista. Dopinder diz que ele também quer ser um mercenário e que Deadpool o inspirou. Para dizer isso, ele se compara a Kirsten Dunst no filme Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire, 1994), que vive uma garota que foi transformada em vampira pelo personagem de Brad Pitt, função que Dopinder atribui a Deadpool.

Pouco depois disso, Deadpool chama Dopinder de Goose, o nome do copiloto de Tom Cruise em Top Gun (1986).

Cópia descarada

yentl - frozen

O filme que Deadpool e Vanessa estão assistindo em seu aniversário de namoro é Yentl (1983), musical dramático dirigido, escrito e estrelado por Barbara Streisand. O filme conta a história de uma garota judia que precisa se disfarçar de homem para poder entrar em um treinamento religioso. Contudo, o que mais chama a atenção de Wade no filme a canção "Papa, can you hear me?", pois soa exatamente igual a música "Você quer brincar na neve?" do filme de animação, Frozen (2013).

Créditos dos filme

flashdance

Os créditos iniciais de Deadpool é uma referência direta aos clássicos musicais que marcam os créditos iniciais dos filmes de 007. Além disso, outra referência feita nesse momento é ao filme Flashdance (1983), referência essa que também foi utilizadas em alguns posters de divulgação de Deadpool 2.

John Wick

John Wick

Seguindo a linha do primeiro filme, Deadpool 2 possui os créditos iniciais sem nomes reais, apenas um monte de piadas. Uma dessas piadas é o que se refere ao diretor do filme, David Leitch, que citado como "Um dos caras que matou o cachorro de John Wick". Isso se refere a outro trabalho de direção de Leitch, no caso o filme De Volta ao Jogo (John Wick, 2014).

Mansão dos X-men

x-men

As cenas em que Wade Wilson está na mansão dos X-Men está repleta de referência ao universo de filmes dos mutantes. Ele brinca com a cadeira de roda do Professor Xavier e com o Cérebro, ainda diz que o aparelho tem o cheiro do Patrick Stewart, ator responsável por interpretar Xavier em vários filmes.

Deadpool também repete para Colossus a piada feita no filme anterior de que a mansão está vazia e não vê mais ninguém. Nesse momento, porém, os mutantes de X-Men: Apocalipse (2016) aparecem rapidamente em uma sala, mas o Fera logo fecha a porta para evitar os gritos de Deadpool.

A camiseta de Deadpool

gatas

Outro easter egg que acontece na Mansão dos X-Men, mas que não possui relação alguma com os mutantes. Quando Deadpool acorda no sofá da mansão, ele está usando uma camiseta com a seguinte frase: "Olivia and Meredith together purrever" (Olivia e Meredith juntas para sempre). Isso é uma referência a Olivia Benson e Meredith Grey, as duas gatas de estimação da cantora Taylor Swift.

Christopher Plummer

plummer

Esse é um easter egg que aparece muito rapidamente, mas que possui um significado bastante complexo. Durante a cobertura jornalística do ataque de Russell, um dos letreiros do telejornal diz a seguinte frase: "Crhistopher Plummer recusa papel em Deadpool 2." Mas o que isso quer dizer?

Christoper Plummer foi o ator que substituiu Kevin Spacey no filme Todo o Dinheiro do Mundo (All the Money in the World, 2017), após Spacey ser acusado de abusos sexuais. Esse easter egg muito provavelmente foi direcionado a T.J. Miller, ator que interpreta Weasel em Deadpool 2, pois ele também foi recentemente acusado de cometer abusos sexuais. Aparentemente, queriam substituir Miller por Plummer também.

Sr. Sinistro

Sr. Sinistro

Ainda na cena do ataque de Russell, vemos que ele é um garoto órfão que mora na Casa de Reabilitação de Mutantes Essex. O nome "Essex" pode ser uma referência ao Senhor Sinistro, um recorrente vilão dos X-Men, cujo nome real é Nathaniel Essex. Uma outra referência a esse personagem também foi feita no final de X-Men: Apocalipse, e há rumores de que ele será um possível vilão de um futuro filme da franquia.

Robocop

robocop

Quando a fonte da referência é citada no mesmo momento, ainda conta? De toda forma, vamos lá. Ao tentar conter Russell, Colossus diz a célebre fala do filme RoboCop (1987): "Venha devagar ou terá problema" ("Come quietly or there will be trouble," no original). No entanto, Russel e Deadpool percebem a referência a criticam Colossus.

Exterminador do Futuro

terminator

Outro filme clássico que é referenciado várias vezes em Deadpool 2 é Extermiandor do Futuro (The Terminator, 1984) O personagem de Cable possui muitas semelhanças com o T-800 de Arnold Schwarzenegger, ambos são caras durões, possuem partes de biônicas e viajam no tempo para cumprir uma missão assassina. Uma homenagem a Exterminador do Futuro era inevitável.

A primeira referência acontece logo quando Cable chega no presente. Ele, assim como o T-800, assalta alguns red necks.

A segunda referência acontece durante o ataque de Cable à prisão em que Russell e Deadpool estão. Há um momento em que Cable recarrega sua arma utilizando apenas uma mão, de modo bastante semelhante a Schwarzenegger em Exterminado do Futuro 2.

Por último, existe ainda uma cena em que Cable se olha no espelho de um hotel. Existe uma cena muito parecida no primeiro Exterminador, na qual o T-800 se conserta de frente a um espelho de hotel. Coincidência? Acho que não!

Les Miserables

Les Mis

Na prisão, o número de prisioneiro de Russell é 24601, o mesmo número de prisioneiro de Jean Valjean de Os Miseráveis (Les Misérables, 2012). Trata-se de mais uma evidência da obsessão que Deadpool 2 tem com Hugh Jackman. Pois o personagem de Valjean foi interpretado por Jackman.

Sharknado

sharknado

Essa é mais uma das referências mais óbvias do filme. Quando Deadpool descobre que Cable veio do futuro, ele faz algumas perguntas para o viajante do tempo, e uma delas é em qual número a franquia de filmes Sharknado está. Para quem não sabe, atualmente estamos no número 6, sem previsão de parar.

Universo DC

DC

Uma vez que Deadpool é um personagem da Marvel, isso quer dizer que ele apenas faz referência às produções dessa empresa, certo? Errado! Deadpool não tem problema nenhum em se dirigir diretamente aos personagens ou mesmo a DC, principal rival da Marvel. Ao longo do filme vemos várias referências e alfinetas aos filmes da DC.

A primeira referência é a desculpa que Deadpool dá para Vanessa por estar atrasado para a comemoração do aniversário de namoro deles. Ele diz que demorou pois estava lutando contra um brutamontes de capa, mas que fizeram as pazes assim que descobriram que suas mães se chamam Martha. Isso remete a polêmica resolução do conflito entre os heróis de Batman v Superman (2016).

Na primeira luta de Deadpool contra Cable, o viajante do tempo pergunta quem Deadpool é, que responde: "Eu sou o Batman." Algumas porradas mais tarde, Deadpool ao notar o temperamento sério de Cable, comenta: "Você é tão sombrio, tem certeza que não pertence a DC?" Uma crítica o tom excessivamente sério que os filmes da DC costumam apresentar.

Vingadores

vingadores

É claro que se até a DC foi alvo das piadas de Deadpool, a Marvel e seus Vingadores não sairiam ilesas.

Certo momento, quando Deadpool está usando a coleira que anula seus poderes, ele comenta que se derem para ele um arco e flechas, ele ficaria igual ao Gavião Arqueiro.

É um fato bastante conhecido que Cable é interpretado por Josh Brolin, o mesmo ator que assumiu o papel de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita. Claro que Deadpool não deixou isso passar batido. Em certo momento o mercenário pede para que Cable cale a boca, chamando-o de Thanos.

Outra referência a um personagem de Vingadores é quando Deadpool chama Dominó de Viúva Negra negra.

Paixão de Cristo

paixão

Em certo momento Deadpool compara o seu primeiro filme a A Paixão de Cristo (The Passion of Christ, 2004). Faz isso pois Deadpool venceu esse filme nas bilheterias domésticas, se tornando o mais bem sucedido filme para maiores de idade de todos os tempos.

Rob Liefeld

liefeld

Durante a cena incrível em que Dominó demonstra o quão cinematográfico os poderes de sorte podem ser, Deadpool faz menção a um certo quadrinista que não sabe desenhar pés. Essa é uma referência a Rob Liefeld, quadrinista que se tornou famoso por criar a X-Force, Cable e do próprio Deadpool. Liefeld é famoso por sempre desenhar alguma coisa na frente de seus heróis para que não precisasse desenhar os pés dos personagens.

X-Men Origens: Wolverine

bullet

O Deadpool que Ryan Reynolds interpreta em X-Men Origens: Wolverine (X-Men Origins: Wolverine, 2009) é um motivo de vergonha tanto para o ator quanto para os fãs do personagem. Contudo, em Deadpool 2, vemos a única cena boa do mercenário no filme do Wolverine ser reprisada. Em seu combate contra Cable, Deadpool saca sua espada e corta uma bala ao meio.

Fanático

juggernaut

O Fanático foi o vilão surpresa de Deadpool 2. Tão surpresa que até mesmo o mercenário bocudo ficou animado em ver esse inimigo gigantesco, pois é o seu personagem da Marvel favorito. Ao ver Fanático, Deadpool conta para ele quais são suas histórias favoritas em que Fanático aparece. As edições citadas são: Thor n°411 e X-Men Unlimited n°12.

Thor n°411 conta ahistória de quando Loki transporta esse vilão para Nova York, onde começa a destruir tudo a sua frente. X-Men Unlimited n°12 que conta a história de quando Fanático ficou preso dentro do Cristal de Cyttorak.

Deadpool também tenta falar para Fanático as mesmas frases usadas para acalmar Hulk  em Thor: Ragnarok e Vingadores: Era de Ultron.

Instinto Selvagem

basic instinct

A cena mais bizarra de Deadpool 2, quando o mercenário cruza as suas pernas de bebê, concedendo uma breve visão de suas partes íntima é uma referência a cena famosa do filme Instinto Selvagem (Basic Instinct, 1992). Nessa cena, Sharon Stone está sendo interrogada e desestabiliza todos os seus interrogadores ao cruzar as pernas e revelar que não está vestindo nada por baixo.

Deadpool também diz que está ao estilo Ursinho Pooh nessa cena. Pois está usando apenas uma camisa e nenhuma calça, assim como o querido personagem infantil.

Diga o que Quiserem

digam

A cena em que Deadpool leva uma caixa de som para tentar convencer Colossus a ajudá-lo foi tirada diretamente do filme Diga o que Quiserem (Say Anything..., 1989), onde o personagem de John Cusack faz o mesmo para a garota de quem gosta.

No táxi atrás de Deadpool tem um letreiro onde se lê "Alpha Flight". Esse é o nome de uma obscura equipe de super-heróis canadenses.

Dia M

dinastia

Vários cartazes com os dizeres "O Dia M está próximo" podem ser vistos nas paredes do orfanato em que Russell morava. O Dia M é um dos momentos mais marcantes da história dos mutantes nos quadrinhos. Foi quando a Feiticeira Escarlate usa seus poderes para alterar a realidade e erradica com mais de 90% da população mutante.

Deadpool cinza

cinza

No confronto final de Deadpool contra Russell, o garoto praticamente torra o anti-herói com seus poderes de fogo. Por conta disso, Deadpool fica com o seu uniforme todo coberto de cinzas. Essa é certamente uma referência ao uniforme branco-acinzentado que o mercenário usou nos quadrinhos durante sua participação na X-Force.

A filha de Cable

hope

No final do filme, Cable conta que possui uma filha e que seu nome é Hope. Nos quadrinhos, Cable realmente possui uma filha de nome Hope (ou Esperança, seu nome traduzido para o português), mas ela não é sua filha biológica. Foi adotada por ele para pudesse protegê-la, pois Hope foi a primeira mutante a nascer após o Dia M.

Cenas pós-créditos

green lantern

Finalmente chegamos na cena pós-créditos. Nela vemos que a Míssil Adolescente Megassônico conserta o aparelho de viagem no tempo de Cable e dá para Deadpool, que a chama de Eleven, em referência a personagem de Stranger Things.

Deadpool então volta no tempo para salvar Vanessa e consertar outros problemas do passado. Ele retorna para X-Men Origens: Wolverine e mata o Deadpool desse filme. Depois avança no tempo e mata Ryan Reynolds assim que ele concorda em participar do filme Lanterna Verde (Green Lantern, 2011).

Essas foram as referências e easter eggs que encontramos no filme. E você? viu alguma que não está aqui? Conte para a gente.