A X-Force é uma equipe derivada do universo de mutantes da Marvel. Foi criada pelo quadrinista Rob Liefield, que queria ver um lado mais agressivo dos X-Men. A princípio a ideia fez bastante sucesso, mas aos poucos foi declinando, como pode ser percebido pela idas e vindas da equipe. Conheça agora a trajetória da X-Force ao longo dos anos.

Formação original

Original

A X-force é uma equipe que possui um longo histórico de formações e dissoluções. Desde o princípio foi assim, pois a primeira vez que foi formada, foi logo após o término de outra equipe, os Novos Mutantes. Cable reorganizou os membros dessa equipe e formou a primeira X-Force. Seus integrantes eram: Cable, Míssil, Boom-Boom, Apache, Shatterstar, Feral e Dominó (que, na verdade, era a mutante Copycat se passando por Dominó).

Apesar da semelhança dos nomes, a X-Force pouco tem em comum com os X-Men. Sua principal função é impedir potenciais grupos terroristas mutantes antes que eles cometam alguma catástrofe. Por conta disso a equipe possui uma postura muito mais agressiva e militar que outros grupos de heróis mutantes. Seu principal inimigo foi a Frente de Libertação Mutante. 

A própria X-Force já foi considerada uma organização terrorista, assim como os vilões que elas combatiam. Isso se deu por causa da tentativa de assassinato ao Professor Xavier feita por Conflyto, um clone de Cable. A culpa recaiu em Cable e sua X-Force, que foram caçados pelos X-Men e X-Factor.

O fim da equipe aconteceu tempo depois quando muito dos seus integrantes foram incorporado a outra equipe, a X-Corporation.

Formação do Ciclope

ciclope

Muitos anos depois, após os eventos do Dia M, evento que diminuiu drasticamente os números da população mutante, Ciclope viu a necessidade de formar a X-Force mais uma vez. O objetivo da equipe era encontrar Cable, pois ele havia sequestrado a primeira mutante a nascer após o Dia M. Para isso e juntou os melhores rastreadores para essa tarefa. A equipe era composta por Wolverine, X-23, Arcanjo, Dominó (a verdadeira), Apache, Lupina, Vanisher, Elixir e Cifra.

Após Ciclope decidir que a bebê, batizada de Esperança Summers, estava melhor sob a proteção de Cable no futuro, a missão da X-Force foi alterada. A equipe passou a ter um posicionamento muito semelhante ao da primeira formação, enfrentavam ameaças potenciais para os mutantes. Seus principais inimigos foram o grupo de ódio contra mutantes conhecido como Purificadores.

A natureza dessa equipe era secreta e, portanto, foi descontinuada assim que sua existência foi revelada, que coincidiu com a volta de Esperança Summers do futuro. Contudo, esse foi o fim apenas da X-Force criada pelo Ciclope. Ainda havia mais assuntos a serem resolvidas por esse time.

Formação do Wolverine

Wolverine

Após o fim da última X-Force, Wolverine deu continuidade ao time, secretamente. Porém, para a sua equipe, ele recrutou membros que fossem assassinos experientes. Os membros dessa encarnação da X-Force são: Wolverine, Psylocke, Fantomex, Arcanjo e Deadpool. Apesar da X-Force aparecer no filme Deadpool 2, essa é a única vez que o mercenário tagarela participou da equipe.

Essa equipe também se dissolveria depois de um tempo. Mais especificamente após Wolverine matar seu próprio filho, Daken.

Segunda formação do Cable

segunda

Tempos mais tarde, após os eventos de Vingadores Vs. X-Men, Cable acorda de um coma e não perde tempo em retornar à sua vida de ação desenfreada. Mais uma vez ele forma a X-Force, com os mesmos objetivos da primeira equipe. Dessa vez o time era formado por Cable, Dominó, Forge, Colossus, Dr. Nemesis, e Boom-Boom.

Diferente da primeira equipe, dessa vez, Cable estava tendo visões do futuro, um efeito colateral do vírus tecnorgânico. Por causa disso, o grupo tinha uma espécie de dica do que aconteceria e tentavam impedir que catástrofes antes mesmo que acontecessem. Por mais que a equipe tivesse boas intenções, isso colocou o grupo em atrito contra outros heróis. No caso, contra um grupo dos Vingadores, liderado por Destrutor, tio de Cable.

Formação da Tempestade

tempestade

Em paralelo à equipe anterior, outro time da X-Force atuava pelo mundo. Essa encarnação é uma espécie de continuação daquela equipe que foi comandada por Wolverine. Esta versão era liderada tanto pela Tempestade quanto por Psylocke e também contava com os seguintes membros: Puck, Bishop, Espiral, e Cluster. A principal missão dessa equipe foi rastrear uma mutante de poderes psíquicos que havia sido sequestrada.

Terceira formação do Cable

terceira

A última versão da X-Force a aparecer nos quadrinhos. Trata-se de uma espécie de união das duas equipes anteriores. Contudo, novos membros surgiram nessa formação. A equipe era formada por Cable, Psylocke, Dominó, Medula, Fantomex, e Dr. Nemesis. O objetivo da equipe, dessa vez, consistia em eliminar ameaças e proteger os interesses da nação mutante.

A X-Force estará presente no filme Deadpool 2, que possui sua estreia marcada para o dia 17 de maio de 2018. Também há rumores de que existe um roteiro de um filme solo da equipe que está pronto já há alguns anos. Será que com o sucesso de Deadpool 2 esse roteiro verá a luz do dia?