Conheça a poderosa e mística Feiticeira Escarlate!

Feiticeira Escarlate, ou Wanda Maximoff, é uma das super-heroínas mais poderosas do universo Marvel. Juntamente com seu irmão Mercúrio, ela usufrui da popularidade tanto dos X-Men como dos Vingadores.

Sua história é também mais diversa do que a de qualquer outro personagem tanto da Marvel como da DC. Confira, então, tudo o que sabemos sobre essa feiticeira mística.

Sua babá era uma vaca

bova

Quando Magda Lehnsherr escapou de seu marido Magneto e deu à luz os gêmeos Wanda e Pietro nas montanhas Wundagore, a mulher-vaca Bova serviu de parteira.

Aí, há muito tempo atrás, um geneticista super-avançado chamado Alto Evolucionário juntou DNA de humanos com o de animais com o intuito de criar os New Men, uma raça de criaturas antropomórficas inteligentes. Uma dessas criaturas é Bova, que servia de babá nessa nova sociedade.

A história de origem de Feiticeira Escarlate e Mercúrio conta que Bova ficou cuidando dos bebês quando Magda fugiu e teve que deixá-los. A babá tentou encontrar pais adotivos para as crianças que, eventualmente, foram deixadas ao cuidado da família cigana Maximoff.

Quem é seu pai?

father

Durante algum tempo foi certo que Feiticeira Escarlate e Mercúrio eram filhos do mutante Magneto. Originalmente, a história contava que Magda Lehnsherr, esposa de Erik Lehnsherr, havia dado à luz os gêmeos no topo da montanha Wundagore, na Transia. Ela teve que escapar para que Magneto não encontrasse as crianças, acabando os bebês sendo adotados pelo casal cigano Maximoff.

No entanto, recentemente, foi revelado que afinal Marya e Django Maximoff são mesmo os pais biológicos dos gêmeos e que Magneto apenas fez os jovens acreditar que ele seria seu verdadeiro pai para conseguir ganhar sua lealdade.

Basicamente, os garotos foram raptados pelo Alto Evolucionário que manipulou seus cromossomos, desenvolvendo assim os seus poderes. Após experimentar com eles, ele os devolveu aos pais que não sabiam da verdadeira identidade dos garotos.

Relação com seu irmão

quicksilver

Mercúrio e Feiticeira Escarlate são irmãos gêmeos que, embora por vezes não estejam totalmente de acordo, são bastante próximos um do outro, compartilhando suas lutas e se protegendo mutuamente.

Em uma das cronologias mais famosas do universo Marvel, os quadrinhos Ultimate, normalmente os personagens costumam ser retratados com versões descomplicadas de si próprias. Mas não é isso que acontece com estes irmãos. Embora não seja oficial, é extremamente insinuado que estas novas versões de Feiticeira Escarlate e Mercúrio estão envolvidas romanticamente em uma relação incestuosa.

Seus poderes foram aprendidos

magia

Feiticeira Escarlate, ao contrário do que muitos pensam, não nasceu com todos os seus poderes. Na verdade, suas habilidades naturais apenas consistem na possibilidade de criar projeções psiônicas que alteram a realidade e manipulam probabilidades. Ou seja, ela consegue explodir, desfazer, partir, incendiar ou até enferrujar objetos de forma telecinética. Isto porque enquanto era um bebê, Wanda foi enfeitiçada por um bruxo das trevas chamado Chthon.

Suas mágicas e feitiços, por outro lado, foram ensinados para ela por uma bruxa chamada Agatha Harkness. Agatha a ensinou fundamentalmente a aumentar sua concentração, melhorar sua projeção de poderes mentais e como causar coincidências, desenvolvendo o controle de suas habilidades originais. Apesar de todo esse seu treino, Wanda continua não conseguindo dominar totalmente a habilidade de canalizar seus poderes.

Antes de ser uma heroína ela foi uma vilã

vilã

Feiticeira Escarlate é uma super-heroína popular, mas tanto ela como seu irmão Mercúrio começaram sendo super-vilões. A dupla apareceu pela primeira vez em X-Men #4, em 1964, criada por Lee e Kirby. Os dois eram membros da Irmandade de Mutantes que era liderada por Magneto, o grande inimigo dos X-Men nas suas aventuras iniciais.

Quando Wanda era ainda uma garota, o vilão a salvou de um grupo de camponeses que estariam tentando matá-la por ser uma bruxa. A partir daí, a garota se sentiu na obrigação de apoiar Magneto em todas as suas missões.

Wanda também nutria uma grande raiva contra a humanidade em geral, porém, a falta de compaixão de Magneto por vidas inocentes era tão extrema que ela não conseguiu mais a suportar. Aí, os irmãos abandonaram a Irmandade e acabaram se juntando aos Vingadores.

E foi assim que Feiticeira Escarlate se tornou na heroína que hoje conhecemos. No entanto, seus poderes voláteis e estado emocional complexo levaram a que ela saltasse de heroína a vilã várias vezes durante sua história.

Casamento com Visão e nascimento de seus filhos

visão

As capacidades de alteração da realidade de Wanda fizeram com que ela se alienasse dos outros, até que acabou encontrando companheirismo com o androide Visão.

Na verdade, Wanda e Visão são dos personagens que contam com um dos romances mais duradouros dos quadrinhos. E devido a isso eles até ganharam sua própria HQ chamada The Vision and the Scarlet Witch que conta suas aventuras.

Em determinado momento durante o seu romance, Wanda usou seus poderes mágicos para engravidar de Visão, mas suas ações vieram com grandes repercussões. A feitiçaria que ela usou para dirigir a energia da vida para seu ventre continha a essência do demônio Mefisto.

Embora ela tenha dado à luz dois gêmeos saudáveis, Tommy e Billy, Mefisto acabou criando um esquema para desestabilizar o poder que Wanda tinha sob seus filhos. Ele conseguiu raptar Visão e o desmantelar, o recriando em seguida, mas sem acesso a suas emoções. Esse acontecimento deixou Feiticeira Escarlate emocionalmente destruída, afrouxando seu poder e acabando por perder seus filhos após suas almas terem sido reabsorvidas pelo demônio.

A partir daí, a relação entre Visão e Feiticeira Escarlate nunca mais seria a mesma e a tragédia a iria tornar ainda mais instável e volátil.

Felizmente, as almas das crianças reincarnaram mais tarde em dois garotos que viriam a se tornar nos jovens heróis Wiccano e Célere. Finalmente, os dois garotos e sua mãe se reencontraram.

Derrotou sozinha os Vingadores

avengers

Quando o controverso Brian Michael Bendis pegou nos quadrinhos dos Vingadores, ele quis destruir a equipe para a reconstruir em seguida do zero. No arco Vingadores: A Queda, o escritor conseguiu isso ao eliminar vários personagens em um grande número de eventos aparentemente sem ligação entre si.

Porém, quando a poeira assentou, foi revelado que todos esses conflitos haviam sido maquinações de Feiticeira Escarlate. E, embora fosse explicado em histórias posteriores que ela estaria sob a influência de outros vilões, na realidade foram seus poderes massivos que quebraram a equipe.

Chega de Mutantes!

mutantes

Apenas três palavras ilustram o quão poderosa Feiticeira Escarlate é.

Após Vingadores: A Queda, durante o arco Dinastia M, Wanda estava em um estado depressivo que a deixou apática. Os Vingadores e os X-Men resolveram, então, se juntar para discutir se Wanda deveria ou não ser morta para prevenir mais cataclismos devido a seus poderes instáveis. Isso deixou Mercúrio tão indignado que convenceu Wanda a alterar o mundo de forma a que os mutantes se tornassem a raça dominante.

Finalmente, após uma grande batalha nessa nova realidade, ela é levada a reverter sua magia e, para isso, falou apenas três palavras “Chega de Mutantes”. Com isso, Feiticeira Escarlate modificou a existência para seu estado original, mas com a diferença de que 90% dos mutantes do planeta terem perdido suas habilidades. Este feitiço foi tão complexo e poderoso que nem o Dr. Estranho ousou o desfazer.

Ela fez parte de várias equipes ao longo do tempo

lady

Embora Feiticeira Escarlate tenha alguma dificuldade em se conectar com outros seres humanos, ela nunca teve problemas em trabalhar com outros super-heróis, ou super-vilões, em diferentes times.

Inicialmente ela era membro da Irmandade de Mutantes, mas rapidamente deixou essa equipe para se juntar aos Vingadores, acabando por se tornar em um dos membros mais importantes desse time.

Durante a sua carreira ela também fez parte da Fabulosos Vingadores, Senhoras Libertadoras, Vingadores da Costa Oeste, Defensores, Defensores Secretos e Força Tarefa.

Feiticeira Escarlate e Ash Williams contra os zumbis

ash

Em 2007, na HQ Marvel Zombies vs. The Army of Darkness, Ash Williams, o lendário protagonista da franquia Evil Dead, liderou uma equipe de super-heróis para recuperar o Necronomicon, com o objetivo de eliminar a praga zumbi. Sua mais importante aliada foi a Feiticeira Escarlate, que o ajudou quase até ao final de sua missão. Infelizmente, a heroína acabou sendo tragicamente devorada por uma versão zumbi do Justiceiro.