Conheça Esperança Summers, a poderosa filha de Cable

É difícil imaginar Cable, um guerreiro viajante do tempo e um dos mutantes mais poderosos de todos os tempos como um pai de família. Porém há mais no personagem do que apenas cicatrizes sinistras na cara, armas de fogo e braço de metal. Cable é o pai de uma garotinha igualmente poderosa, destinada a mudar o curso da história para os mutantes do mundo inteiro. Saiba mais sobre essa garota, descubra a história de Esperança.

Salvadora ou condenadora?

nascimento

Esperança foi a primeira criança mutante a nascer depois dos eventos da Dinastia M, quando Feiticeira Escarlate acabou com quase todos os mutantes do planeta, deixando-os à beira da extinção. Ela nasceu em Cooperstown, uma cidadezinha no Alasca, e é filha de Louise Spalding, uma bombeira e mãe solteira.

Assim que nasceu, a garota emitiu um pulso psíquico que explodiu o sistema de detecção de mutantes, o Cerebra. Pouco depois a Cooperstown foi atacada pelos Purificadores, um grupo extremista de ódio contra mutantes, que mataram todos em seu caminho, em busca da mutante recém-nascida. Os Purificadores haviam recebido informação de seu nascimento através de uma Sentinela Nimrod vinda do futuro.

Apesar da chacina, a bebê sobreviveu, pois foi resgatada por Cable. Segundo o herói, a garota seria uma messias, responsável por salvar tanto humanos quanto mutantes no futuro. Já de acordo com a Sentinela Nimrod e com Bishop, outro mutante do futuro, seria diferente. Ela mataria um milhão de humanos em apenas seis minutos, o que desencadearia uma nova onda de ódio e perseguição contra os mutantes.

Com a intenção de evitar todo o sofrimento da linha temporal em que nasceu, Bishop volta ao passado para matar Esperança. Cable impede que isso aconteça, mas falha ao impedir que fosse sequestrada por Mística, que usa a garota para curar Vampira de seu coma. Por fim, os X-Men e Cable decidem que ela deve ser criada no futuro, onde Cable a leva a adota como filha. Todavia, Bishop consegue rastrear a viagem no tempo de Cable e o segue, determinado a cumprir sua missão.

Um futuro nada esperançoso

Futuro

Ao chegar no futuro, Cable descobre que sua máquina do tempo havia sido danificada e que só conseguiria avançar no tempo, nuca voltar. Ele e a bebê passam a morar em Nova Liberdade, um assentamento pacífico de fazendeiros. Lá Cable se casa com uma mulher chamada Esperança, que se torna a mãe adotiva da garotinha. Por sete anos vivem em paz até que o assentamento foi atacado por insetos humanoides, quando foram obrigados a fugir e vagar pelas terras abandonadas. 

A família ainda teria mais problemas com esses insetos, enfrentando seu líder. Cable descobre que os insetos estavam sobre ordens de Bishop, que já havia destruído os outros continentes do planeta na busca da garotinha. Cable mata o inseto líder, porém sua esposa morre durante o combate. É somente então que Cable decide nomear sua filha que havia trazido do passado, chamando-a também de Esperança, como a mãe.

Cable e Esperança ainda enfrentariam muitas outras ameaças, como um novo confronto contra Bishop, então me parceria com Conflyto, um clone maligno de Cable. O resultado dessa luta faria com que Cable e Esperança viajassem no tempo, porém um erro aconteceu e os dois ficaram separados um do outro por dois anos. Os dois se encontrariam novamente e enfrentariam Bishop mais uma vez. Após isso, a dupla decide que está na hora de Esperança voltar ao passado para se juntar aos X-Men.

De volta no tempo

De volta no tempo

A volta de Esperança e Cable para esse ponto na linha temporal já era esperada não apenas pelos X-Men, mas também por vários inimigos. Sua chegada foi percebida pelos Purificadores, que imediatamente mobilizaram um ataque contra a dupla, mas foram derrotados pelos X-Men. Também foi notada pelo vilão Bastion, que foi pessoalmente tentar matar Esperança. Os X-Men conseguem escapar do ataque de Bastion e levar Esperança para a sua base, mas no processo o vilão mata Noturno.

A base dos X-Men era Utopia, um quartel geral em uma ilha que abrigava a maior parte da população mutante. Bastion não se sentiu intimidado por isso e acionou a segunda fase de seu plano, mostrando que Esperança não estava mais a salvo em Utopia que em qualquer outro lugar.

O vilão cercou a base com um campo de energia, impedindo que qualquer um entrasse ou saísse de lá. Além disso, Bastion abriu um portal que ia direto para sua dimensão natal e enviava hordas de Sentinelas Nimrods para batalhar contra os mutantes.

O ataque de Bastion foi massivo e tudo indicava que ele sairia vencedor. Para poder vencer, Cable e a X-Force foram para o futuro com a missão de reprogramar e destruir o Molde Mestre, acabando assim com a produção dos Nimrods. Foi uma missão perigosíssima com grandes chances de morte e pouca chance de retorno. Contudo, Cable sacrificou sua própria vida para que seus companheiros conseguissem retornar para a casa.

O portal dos Nimrods foi fechado e o plano de Bastion foi enfraquecido consideravelmente. O vilão então partiu para um confronto direto contra Esperança. A garota, ainda abalada pela morte de Cable, transforma seu luto em raiva e parte para o combate. Pela primeira vez ela despertou o potencial de seus poderes e copiou as habilidades de todos os mutantes ao redor para derrotar Bastion.

Integrante dos X-Men

X-men

Antes de se juntar definitivamente aos X-Men, Esperança passou por um período de luto e investigação de seu passado. Retornou a cidadezinha no Alasca onde nasceu e descobriu a identidade de sua mãe biológica, bem como também conheceu sua avó biológica.

Após isso passou a percorrer o planeta em busca das Cinco Luzes, os cinco mutantes rastreados que surgiram após a vinda de Esperança do Futuro. A garota se mostrou extremamente útil nessas missões, pois todos esses novos mutantes possuíam seus poderes fora de controle e apenas o toque de Esperança fazia com que se estabilizassem.

Continuaria a agir com os X-Men, encontrando também a sexta e a sétima luz, bem como enfrentando outros inimigos dos mutantes. Cada vez mais Esperança provava ser uma grande heroína e uma mutante poderosíssima.

Vingadores Vs. X-Men

Vingadores

O grande evento da Marvel que colocou suas duas maiores equipes de super-heróis em lados opostos teve Esperança como peça principal do conflito.

Quando os Vingadores descobrem que Esperança é a nova hospedeira escolhida pela Força Fênix, entidade cósmica que se aproxima da Terra, decidem que medidas devem ser tomadas. Eles querem levar a mutante para fora de Utopia para melhor entender o inimigo que se aproxima. Os X-Men são contra essa decisão e assim começa a porradaria entre as duas equipes.

Esperança usa uma fração do poder da Fênix e foge do conflito. Enqunto isso, parte dos Vingadores estão na lua para tentar impedir a passagem da entidade. Homem de Ferro usa um mecanismo que desenvolveu para derrotar a Força Fênix, mas só faz com que ela se fragmente em cinco partes, que tomam cinco hospedeiros mutantes. Os hospedeiros da Fênix são Ciclope, Emma Frost, Colossus, Magia e Namor, que usam seus novos poderes para derrotar os Vingadores.

Eventualmente Esperança é resgatada por Feiticeira Escarlate que a leva para K'un-Lun, a cidade mística, para receber um treinamento que a possibilitaria resistir à Força Fênix. Enquanto isso, os Vingadores conseguem derrotar três dos X-Men tomados pela Fênix, sobrando apenas Emma e Ciclope, que absorveram a energia dos que perderam. Por fim, apenas Ciclope permanece.

Esperança, usando os poderes do dragão imortal Shou-Lao, consegue conter o poder de Ciclope e o derrota. Porém, isso faz com que a Força Fênix se complete e possua seu corpo. O treinamento que recebeu em K'un-Lun se mostra útil e Esperança assume o controle da entidade e se torna a Fênix Branca. Juntamente com a Feiticeira Escarlate, Esperança gasta toda a Força Fênix para reparar o gene-x de todos os mutantes do mundo, retirando os mutantes da extinção.

Poderes

Poderes

Mimetização de poderes

O principal poder de Esperança. A garota é capaz de duplicar com perfeição os poderes de qualquer mutante que esteja ao seu redor. Ela não se limita a um poder por vez e toma para si todos os poderes em volta. Os novos poderes que adquire não são permanentes e somem com o tempo, o que exige que ela sempre esteja por perto do dono original da habilidade copiada.

Estabilização do Gene-X

Como foi mostrado em suas missões com os X-Men para encontrar as Cinco Luzes, Esperança tem o poder de estabilizar o gene-x, ou seja de ajudar mutantes a controlar seus poderes recém-desenvolvidos.