Confira os melhores easter eggs e referências de Nós

Tal como no filme Corra!, Jordan Peele juntou vários easter eggs e referências em seu novo longa Nós, principalmente relacionados com a cultura pop do momento.

Por isso, confira essa lista com as melhores referências do filme!

Atenção: contém spoilers de Nós.

Hands Across America

hands across America

O filme começa com uma publicidade a Hands Across America, que mais tarde se vai revelar importante na trama. Esse era um evento de caridade que tinha como objetivo juntar 6 milhões de pessoas nos EUA de mãos dadas de forma a criarem uma corrente humana de Nova Iorque até à Califórnia.

O objetivo seria conseguir pelo menos $50 milhões de dólares para combater a forme e ajudar os sem-abrigo nos EUA. Mas, embora milhões de pessoas tenham participado, o evento apenas conseguiu angariar cerca de $15 milhões de dólares.

As Cassetes

No início do filme, vemos uma telinha passando o anúncio de Hands Across America rodeada de várias cassetes. Algumas são de filmes populares dos anos 80.

C.H.U.D - A Cidade das Sombras

chud

Esse filme de terror de 1984 conta a história de como monstros humanoides vivendo no subsolo resolvem subir à superfície e destruir a cidade de Nova Iorque. O título significa Humanoid Underground Dwellers (moradores humanoides do subsolo).

Além da trama de Nós ter parecenças com a de C.H.U.D - A Cidade das Sombras, Peele contou em entrevista que o pai de sua primeira namorada era Douglas Cheek, o diretor do filme.

Os Goonies

goonies

Uma história de aventura passada em túneis debaixo da terra, é a trama de outro filme dos anos 80 que está representado nas cassetes. Mas, além disso, existe outra referência a Os Goonies no filme. 

Durante o discurso final de Red, esta espelha o que Sean Astin disse em um momento motivador:

"É nosso momento agora. Nosso momento lá em cima."

A Hora do Pesadelo

a nightmare on elm street

O filme de terror de Wes Craven que tem como protagonista o aterrador Freddy Krueger também está presente na cena inicial e em duas outras ocasiões em Nós.

Uma delas é na cara queimada de Pluto, tal como a de Freddy Krueger. A outra é a luva castanha usada pela família, similar à do assassino.

Além da Imaginação

the twilight zone

Jordan Peele é um grande fã confesso do clássico Além da Imaginação, tanto que ele até está criando um reimaginação da série.

A cena em que Adelaide vê Red pela primeira vez no espelho sorrindo para ela foi inspirada particularmente pelo episódio Mirror Image da série. Aí, uma mulher é assombrada por uma versão duplicada de si mesma e, em uma cena, ela olha um espelho e vê sua sósia olhando e sorrindo para ela.

Jeremiah 11:11

Jeremiah

Esse verso da Bíblia é visto em um cartaz de um sem abrigo e na testa de seu doppelgänger. Ele se refere ao aviso que Deus deu aos judeus sobre idolatrar falsos ídolos e de como estes seriam castigados se o fizessem.

O número aparece também novamente quando o filho de Adelaide aponta para o relógio que aponta 11:11. Alguns fãs especulam se a escolha dos números poderá ser exatamente por serem dois pares iguais.

Michael Jackson

thriller

Quando Adelaide é criança, ela escolhe vestir uma camisola da famosa música de Michael Jackson Thriller.

Já no vídeo musical, o cantor se transforma em um zumbi, refletindo não só o tema do terror, mas também da dualidade presente dentro de um individuo. Além disso, as roupas de Michael Jackson, a luva em uma só mão e o casaco vermelho, são perturbadoramente similares aos uniformes utilizados pelos duplos em Nós.

Os Garotos Perdidos

the lost boys

A mãe de Adelaide menciona durante o passeio pela praia de Santa Cruz que estão rodando um filme perto do carrossel. Ela se refere ao filme de vampiros Os Garotos Perdidos, que estaria sendo filmado nesse local, exatamente no ano de 1986.