Conheça o Professor Xavier, o mutante pai dos X-Men

O grande mentor dos X-Men, o homem que se dedicou à causa mutante pela via pacifista, Charles Xavier é uma peça-chave no mundo das HQs.

Descubra um pouco mais sobre a vida do Professor Xavier com os fatos e curiosidades que preparamos para você!

Um bebê aristocrata

Xavier e mãe

Charles Francis Xaviernasceu em uma rica família aristocrata, tendo sido o único filho de Sharon e Brian Xavier, um pesquisador de energia nuclear. Charles perdeu seu pai ainda quando criança, e mais tarde sua mãe casou com Kurt Marko, um colega de trabalho de seu falecido pai.

Dessa união, Charles ganhou um irmão, Cain Marko. Mas Cain sempre teve inveja de Charles e acabou se tornando, anos mais tarde, o vilão Fanático.

É o mutante mais poderoso do mundo

Professor Xavier

O professor Xavier é reconhecido como o mutante mais poderoso que já pisou na terra. Um telepata absolutamente extraordinário, Charles Xavier é capaz deler a mente de outros e projetar seus próprios pensamentos numa distância de até 400 quilômetros.

Sua habilidade de manipular mentalmente qualquer pessoa torna possível a criação de ilusões mentais, como aparentar invisibilidade. Seus poderes também dão a possibilidade de apagar memórias parciais ou totais de alguém, assim como de induzir o alvo a um estado de paralisia temporário.

A manifestação de suas habilidades mutantes ocorreu quando Charles tinha 10 anose desde jovem que ele é careca, como efeito colateral da sua mutação.

Seu melhor amigo é também seu inimigo mais antigo

Magneto e Xavier

Tradução:

Olá Erik.

Charles. É bom vê-lo, meu velho amigo. Nós estávamos esperando você...

Falar do Professor X sem falar de Magneto é impossível, e a relação de amizade dos dois é fascinante. Ambos estão unidos em suas vidas e seus caminhos se cruzam frequentemente ao longo de décadas, sendo tão normal vê-los unidos contra um inimigo em comum como combatendo na defesa de seus ideais opostos.

Curiosamente, os dois lutam pela defesa da raça mutante, mas com visões ideológicas bem distintas. Magneto acredita que os mutantes são superiores aos humanose que devem dominar esses seres inferiores antes que sejam dominados por eles.

O Professor X defende uma coexistência harmônica entre mutantes e humanos, lutando pela afirmação pacífica dos direitos mutantes e protegendo os dois lados de ações malignas que sirvam para incitar o ódio.

Como ficou ele em uma cadeira de rodas?

Professor Xavier

Charles Xavier percorria os Himalaias quando encontrou um alienígena chamado Lúcifer. O alien estava na área preparando a invasão de sua raça, e é claro que o Professor Xavier era um obstáculo para seus planos. Com receio de uma interferência de Xavier, Lúcifer jogou uma rocha enorme em cima de Charles, esmagando suas pernas.

A fundação da Escola Xavier para Jovens Superdotados

Professor Xavier e X-Men

Se tem uma obra na vida de Charles Xavier que qualquer nerd conhece é a fundação da escola para jovens mutantes. A Escola Xavier para Jovens Superdotados nasceu para acolher mutantes adolescentes e treiná-los para que utilizassem de forma responsável os seus poderes.

Todos os alunos são ensinados para usar suas habilidades mutantes para o bem da Humanidade, existindo uma forte ideologia pacifista na educação.

Mais tarde, quando os primeiros alunos se graduaram e se tornaram adultos, o Professor X mudou o nome da escola para Instituto Xavier para Estudos Avançados. A localização continua a ser na Mansão X, de propriedade do fundador.

Cérebro: o computador detetor de mutantes

Professor Xavier

O gênio científico do Professor Xavier permitiu a ele a criação de uma máquina capaz de descobrir a localização de qualquer mutante no mundo. Essa máquina poderosa é a Cérebro, em que os poderes de telepatas são amplificados a níveis extremos, tornando possível se percorrer todo o planeta à procura de um mutante específico.

Utilizando o aparelho, se consegue escutar os batimentos cardíacos de todos os mutantes e detectar sua localização. Qualquer pessoa pode usar Cérebro, mas são os mutantes com poderes telepáticos que produzem os melhores resultados.

A bizarra irmã gêmea de Xavier

Xavier e Cassandra

A aparição de Cassandra Nova, irmã de Charles Xavier, é das histórias mais bizarras do Universo Marvel.

Antes de começarmos a explicar a identidade dessa personagem, primeiro temos de explicar o conceito de mummudrai: um mummudrai é um conjunto de parasitas sem corpo e compostos por energia emocional. Esses seres são conhecidos por aparecerem no útero pouco antes do nascimento do bebê e serem o oposto total da pessoa que está quase nascendo. Segundo essa lenda Shi’ar, o bebê tem que lutar contra o seu mummudrai ainda dentro do útero.

Foi isso que aconteceu na gravidez de Sharon Xavier e que resultou no nascimento de Charles. Xavier derrotou sua irmãzinha maléficacom seus poderes telepáticos, mas voltaria a encontrá-la décadas depois, quando Cassandra Nova conseguiu se libertar de sua existência meramente energética e criou seu próprio corpo.

Cassandra passou anos planejando sua vingança contra o irmão e chegou a provocar uma série de acontecimentos terríveis na vida do Professor Xavier, conseguindo inclusive trocar de corpo com ele através de seus poderes telepatas.

No corpo de Charles Xavier, Cassandra Nova causou danos terríveis, arruinando a vida do Professor e chegando até a revelar ao grande público sua identidade como mutante.

David Haller, o filho que Xavier desconhecia

Legião

Antes de se tornar o pai dos X-Men, Charles Xavier esteve em Israel usando os seus poderes para ajudar sobreviventes do Holocausto. Aqui conheceu uma paciente chamada Gabrielle Haller com quem viria a desenvolver um breve romance. Da união dos dois, nasceu David; mas Charles só soube do seu filho muitos anos depois... 

Tal como o seu pai, David Haller é um mutante de nível Ômega extremamente poderoso. Um personagem complexo e intrigante conhecido como Legião