Confira 18 easter eggs e referências da série Os Defensores

Gostou de assistir a Os Defensores e agora quer descobrir todas as referências? Então chegou no melhor lugar. Confira todos os easter eggs e referências que um verdadeiro fã da série não pode perder!

Spoilers para a série.

1. Shaft

Shaft

Nas cenas iniciais, vemos Punho de Ferro e Colleen Wing escapando de um ataque de Elektra. Eles estão com um homem moribundo que não revelou sua identidade na série. Mas na chamada de elenco, o personagem interpretado pelo ator Marko Zaror tem o nome de Shaft.

Shaft é um membro dos Virtuosos, o grupo liderado por Stick conta o terrível Tentáculo.

2. Berkowitz

Berkowitz

No início de Os Defensores, Matthew Murdock está em tribunal interrogando um homem de negócios corrupto chamado Berkowitz. Esta é uma referência obscura ao filme O Justiceiro de 1989, em que Frank Castle foi interpretado por Dolph Lundgren. Nesse filme, Castle tinha um amigo policial chamado Jake Berkowitz.

3. O renascimento de Harlem

Os Defensores

Quando Luke Cage sai da prisão, ele retorna ao Harlem que tanto adora – mas a presença de Mariah Dillard é ainda sentida de formas sutis. O ônibus que Luke pega tem um anúncio publicitário para o “New Harlem Renaissance”, ou seja o renascimento do novo Harlem.

Esta frase era o slogan da campanha política de Mariah Dillard na primeira temporada de Luke Cage. Aparecendo novamente em Os Defensores, isso confirma que o império político de Mariah continua vivo. Dillard e Shades podem ter desaparecido quando Luke foi para a prisão, mas é certamente uma questão de tempo até retornarem ao Harlem.

4. Fã da trilha sonora de Luke Cage

Os Defensores

Quando Luke Cage vai ter com Cole para descobrir onde ele está trabalhando, um pôster musical está na parede. O pôster é do cantor Jidenna e da música “Long Live The Chief”, uma das canções mais marcantes da trilha sonora de Luke Cage.

Jidenna fez um cameo cantando essa mesma música no clube Harlem’s Paradise, no episódio 5 da primeira temporada de Luke Cage.

5. Referência obrigatória aos Vingadores

Karen Page

O que seria uma série Marvel / Netflix sem a referência aos Vingadores e à Batalha e Nova York? Em Os Defensores temos uma pequena menção ao “incidente” durante o programa de rádio “Trish Talk”. Nas séries solos de cada Defensor, vemos a Batalha de Nova York ser chamada de incidente.

Mais tarde, quando Matt entra no escritório de Karen, vemos que ela não tirou os jornais emoldurados da parede que pertenciam a Ben Urich. Um desses jornais descreve novamente a invasão alienígena a Nova York durante o filme Vingadores.

6. Elektra de vermelho

Elektra

Você pode saber pouco de quadrinhos mas sabe certamente que a cor de Elektra é sempre o vermelho. O visual lendário da anti-heroína pula das páginas para a série quando assistimos a Elektra ser ressuscitada pelo Tentáculo. Finalmente do lado negro, a assassina abraça o seu vermelho icônico.

7. O telhado do poder (mas não só)

Alexandra

Um dos primeiros encontros entre Alexandra e Madame Gao acontece em um telhado que os fãs já conheceram anteriormente. Na primeira temporada do Demolidor, Gao recebe o Rei do Crime no jardim do telhado, em uma cena que demonstra que ela é a pessoa mais poderosa dos dois.

Agora em Os Defensores, é Alexandra quem assume o poder e Madame Gao é subserviente à sua líder.

Curiosamente, este mesmo local foi usado no primeiro Homem-Aranha do diretor Sam Raimi, em uma cena entre o herói e Mary Jane Watson.

8. Espada Tsukamoto

Tetsuo

Danny e Colleen estão buscando informações sobre o Tentáculo em Nova York quando a samurai descobre uma espada especial. Colleen diz que essa espada é uma Tsukamoto, algo que parece ser uma referência bizarra a um diretor japonês.

Shinya Tsukamoto é um diretor de culto que da história do cinema, especialmente dentro do subgênero cyberpunk. O filme que o levaria à fama foi Tetsuo: O Homem de Ferro, lançado em 1989.

Existem algumas razões obscuras para este easter egg: Elektra é corrompida pela sua própria escuridão interior, tal como o personagem do filme japonês, e ainda a referência óbvia ao codinome de Tony Stark.

9. Um soco em Luke Cage

Luke Cage

Na primeira temporada de Luke Cage, existe uma cena memorável em que um criminoso dá um soco na cara do herói e acaba quebrando sua própria mão, enquanto Luke não tem nem um arranhão.

Em Os Defensores, a cena é visualmente repetida mas dessa vez é Punho de Ferro quem dá um soco em Luke. Ao contrário do que aconteceu antes, Cage fica chocado em descobrir a força surpreendente de Danny Rand.

10. A tradicional arma de Elektra

Elektra

Elektra foi ressuscitada pelo Tentáculo e muito de quem era se perdeu entre a vida e a morte. Mas existem fragmentos da sua identidade que surgem quando Alexandra mostra a ela o arsenal à sua disposição.

Embora Elektra escolha umas espadas curtas conhecidas como wakizashi, a sua atenção também é cativada pelas sai – as armas tradicionais da assassina nos quadrinhos.

11. Cameo de Stan Lee

Stan Lee

O grande criador da Marvel não falhou em estar presente em mais uma produção da Casa das Ideias. Mantendo a coerência das suas aparições no universo televisivo, Stan Lee surge novamente como porta-voz da polícia nova-iorquina em um pôster nas ruas onde Jessica Jones e Matthew Murdock caminham.

12. Piano

Os Defensores

Murdock e Jones seguem as pistas do estranho caso do arquiteto que se matou no escritório da detetive e vão a sua casa. A filha da vítima fala de como o pai tocava piano durante a noite e isso dá uma ideia ao Demolidor.

Matthew decide tocar piano e descobre os planos de John Raymond para o edifício da Midland Circle. Mas sabe qual é a música que ele toca? O tema da série Os Defensores.

13. O esqueleto do dragão

dragão

Quando finalmente é descoberto o que o Tentáculo queria nas profundezas de Midland Circle, vemos o esqueleto de enorme dragão. O easter egg está na forma como o esqueleto está colocado na terra: da mesma forma que a marca de dragão no peito do Punho de Ferro.

13. Ironclad?

Ironclad

Danny Rand pode ser o Punho de Ferro e o poderoso campeão de K’un-Lun, mas Jessica Jones está nem aí para esse misticismo. No último episódio, durante uma das lutas finais, Jessica chama Danny de “Ironclad” em uma piada que brinca com o nome Punho de Ferro (Iron Fist, no original).

Embora seja só um trocadilho da heroína, essa é também uma referência a um vilão da Marvel com o codinome Ironclad. No Brasil, o personagem ficou conhecido como Encouraçado e pertenceu aos Alienígenas, grupo de vilões típicos dos quadrinhos do Hulk.

14. O braço de Misty

Misty Knight

No último episódio, Colleen, Claire e Misty Knight enfrentam Bakuto em uma cena que vai mudar a vida da policial para sempre. O vilão do Tentáculo corta um braço a Misty, uma cena que faz parte da história da personagem nos quadrinhos.

Originalmente, quando Misty Knight perdeu o braço, foi sua amiga Colleen Wing quem a apoiou a ultrapassar a depressão e a encorajou a aceitar ajuda de Tony Stark. Foi o Homem de Ferro quem deu uma nova vida a Knight quando lhe ofereceu um braço biônico.

Em Os Defensores, vemos que Colleen se preocupa bastante com Misty e está ao seu lado no hospital. Em um centro médico que pertence a Danny Rand, é provável que o braço biônico seja oferecido pelo Punho de Ferro em vez de ser uma ajuda de Tony Stark.

15. O quadro do hospital

Os Defensores

Na mesma cena em que Colleen visita Misty no hospital, a samurai tem um quadro branco atrás dela que tem várias referências ao universo Marvel.

O easter egg mais óbvio é o de Linda Carter, que aparece no quadro como L. Carter. Este era o nome da primeira Enfermeira Noturna dos quadrinhos, uma personagem que cuidou de vários super-heróis, incluindo Luke Cage e Punho de Ferro. A Claire Temple das séries é inspirada em Linda Carter, assim como a Christine Palmer de Doutor Estranho.

No mesmo quadro está também o nome do Dr. E. Wirtham, que é uma referência ao vilão Cardíaco. Um personagem menor das histórias do Homem-Aranha, Elias Wirtham era realmente um médico, fazendo dessa uma referência inteligente para estar no quarto de hospital de Misty.

Mais abaixo no quadro vemos os nomes dos médicos Dr. Tony Isabella e Dr. Arvell Jones. Estes são também os nomes dos criadores da personagem Misty Knight.

16. Café com Luke Cage

Jessica Jones e Luke Cage

Jessica Jones e Luke Cage tiveram finalmente uma conversa sobre o final atribulado do seu romance. O carinho que ambos têm um pelo outro falou mais alto, e os dois fizeram as pazes e deixaram o passado onde ele pertence.

Mas como ainda existe claramente algo mais forte entre eles, Jessica diz a Luke que espera que eles possam ir tomar um café. Isso é uma referência sutil a uma das piadas da série do super-herói inquebrável, onde a frase “tomar um café” significa ter relações sexuais.

Embora Luke tenha entendido a frase desse jeito, não há confirmação se Jessica estava realmente se referindo a algo mais… Teremos que esperar pela segunda temporada das suas séries solos para descobrir se eles voltam a estar juntos ou não.

17. Maggie e Matthew

Demolidor

O final de Os Defensores mostra o sacrifício do Demolidor e o impacto da sua morte nos seus amigos. Mas isso é uma série baseada nos quadrinhos e nessas histórias a morte nem sempre é tão definitiva como para os mortais comuns.

As últimas cenas revelam um Matthew inconsciente em uma cama de hospital, rodeado de várias freiras, e uma delas diz a outra “vão buscar a Maggie”. O nome não é uma escolha acidental, já que Maggie é a mãe do super-herói nos quadrinhos.

A cena de Matt na cama é claramente inspirada na história “Born Again”, escrita por Frank Miller e considerada umas das mais icônicas do Demolidor. Vários rumores indicam que essa HQ vai ser adaptada para a terceira temporada do Homem Sem Medo.

18. Cena pós-créditos

Justiceiro

Quando os créditos rolaram, você pulou logo fora? Os fãs que foram pacientes e esperaram pelo fim dos créditos, assistiram ao teaser da série Justiceiro. Frank Castle vai voltar às ruas e soltar seus demônios na sua série solo ainda este ano, em uma data ainda por anunciar.