Batman v Superman: Conheça todas as referências aos quadrinhos

Atenção! Artigo com Spoilers!

O filme de Zack Snyder já estreou há algum tempo e se você é mesmo fã da DC, provavelmente já foi ao cinema pelo menos umas duas vezes para ver na telona o tão aguardado conflito entre Batman e Superman.

Desde a sua estreia que o filme tem criado polêmica. A crítica parece ter odiado o filme (28% no Rotten Tomatoes) enquanto a opinião dos fãs ficou dividida. Snyder encheu o filme de easter eggs e de referências a várias histórias em quadrinhos, mas você conseguiu perceber quais as principais HQs presentes em Batman v Superman?

The Dark Knight Returns

batman-o-cavaleiro-negro-regressa

Essa foi a HQ que serviu de base para o filme de Zack Snyder. Nela podemos encontrar um Bruce Wayne mais velho, um Batman aposentado que após anos se vê obrigado a vestir de novo o uniforme de Batman (a escolha de Ben Affleck para o papel leva isso em conta).

É nessa HQ que Batman enfrenta Superman e que, com uma ajudinha do Arqueiro Verde, acaba derrotando o Homem de Aço.

As referências no filme de Snyder a esta HQ são várias. O uniforme do Batman é totalmente inspirado naquele que aparece na história em quadrinhos, assim como a Bat-armadura que Batman utiliza na luta contra Superman.

A própria forma que Batman arruma para enfraquecer o Superman é bem parecida com aquela que vemos nos quadrinhos. Na HQ Bruce Wayne sintetiza a Kryptonite que é atirada, em pó, por uma flecha, e assim o elemento entra no sistema respiratório do Superman. Em BvS, Batman transforma a Kryptonite em um gás colocado dentro de granadas, que afetam a respiração do Superman.

Injustice: Gods Among Us

injustice-superman

Essa HQ está presente de um jeito menos óbvio. Injustice serviu de inspiração para duas cenas em particular:

Lembra quando o Flash apareceu para o Bruce Wayne num sonho dizendo: “Bruce, ouça! É a Lois! Lois Lane! Ela é a chave! Cheguei muito cedo? Você estava certo em relação a ele! Você sempre esteve certo em relação a ele! Você tem que nos encontrar!”.

Antes desta cena (e ainda no sonho de Bruce Wayne), Superman se dirige a um Batman capturado dizendo: “Ela era o meu mundo e você a tirou de mim”.

Ambas as cenas são uma referência à HQ da Injustice, onde após ter sido envenenado pelo Coringa com a toxina do medo do Espantalho, Superman alucina, pensa que está enfrentando o Apocalypse, e acaba matando Lois Lane.

Na sequência desse acontecimento, Superman mata o Coringa e fica obcecado em fazer um mundo mais seguro, criando uma espécie de ditadura, capturando todos que se intrometem no seu caminho. É provável que tenha um filme baseado nesta HQ no futuro, já que BvS deixou a porta aberta com estas referências.

A Morte do Superman

a-morte-do-superman

Se você já assistiu o filme, essa aqui é bem explícita. Nessa HQ’s, Superman acaba morrendo depois de um confronto com Apocalypse, que nem no filme. Antes de morrer, Superman pergunta a Lois: “Consegui? Parei o Apocalypse”? Ao que Lois responde: “Sim, você salvou a todos nós”. No seu funeral, aparecem todos os membros da Liga da Justiça usando uma braçadeira negra com o ‘S’ de Superman.

Na cena do enterro em BvS, podemos ver um caixão preto com o símbolo do Superman metalizado. Uma pequena referência ao uniforme que Superman utiliza numa HQ em que ele reaparece depois do seu ‘coma curativo’ (sim, depois de mortos os Krytponianos entram num chamado coma que os... cura).

superman-caixão

Por falar em histórias bizarras, você sabia que Kal-El já foi o Batman numa HQ? Saiba tudo, neste artigo!