Confira os 12 melhores easter eggs e referências de Logan!

Como o último capítulo da história do Wolverine, era de esperar que Logan tivesse várias referências ao universo X-Men. O filme não desilude nesse departamento mas seus easter eggs são discretos.

Confira agora as 12 melhores referências encontradas em Logan!

Atenção: artigo com spoilers para o filme.

1. Uma espada especial

Wolverine

Sempre o solitário errante, Wolverine não é um homem que possua muitos bens ou memórias físicas. Mas houve algo que ele trouxe do Japão e que ele exibe no seu quarto: uma espada samurai.

Isso parece ser uma ligação direta ao filme anterior da trilogia de Wolverine e uma referência aos quadrinhos que exploraram esse lado do Carcaju.

2. Alkali, um nome maldito

Lago Alkali

No primeiro encontro entre Donald Pierce e Logan, o mercenário revela que trabalha para uma empresa chamada Alkali. Os fãs de X-Men irão se lembrar imediatamente da inspiração para o nome: o lago Alkali. Esse foi o local onde o Coronel Stryker mantinha o programa secreta Arma X.

3. Estátua da Liberdade

X-Men 1

Charles Xavier relata a Logan as suas visões de uma garota mutante e de alguém que acompanha ela querendo se encontrar com Wolverine. O antigo Professor X diz que elas esperam por ele na Estátua da Liberdade, ao que Logan responde que isso aconteceu há muito tempo.

Essa foi uma referência ao primeiro filme dos X-Men dirigido por Bryan Singer. É na Estátua da Liberdade que ocorre a primeira grande batalha de Wolverine com os X-Men.

Mais tarde, Charles Xavier prova que sua visão estava correta: elas esperavam por Logan no motel Liberty, onde havia uma placa com a imagem da Estátua da Liberdade.

4. O passado negro de Wolverine

Wolverine

Em uma cena dramática entre Xavier e Wolverine, o Professor recorda o momento em que encontrou Logan pela primeira vez, treinando para ser um lutador em jaulas, e como ele foi acolhido pelos X-Men. Charles menciona ainda que ele era viciado em drogas.

O passado de Wolverine como lutador não foi algo que Xavier tenha realmente visto com seus próprios olhos. Essa é uma referência ao primeiro filme da saga X-Men, quando vemos Logan pela primeira vez lutando dentro de uma jaula de um bar.

As drogas não foi algo que tenha acontecido nos filmes, mas sim nos quadrinhos. Antes de fazer parte do programa Arma X, Logan ficou obcecado com o seu poder de cura e fez inúmeras tentativas com drogas para testar o seu poder.

5. O que Wolverine (não) fez

HQ Velho Logan

Os fãs esperavam que o filme indicasse que a destruição dos X-Men tivesse acontecido pelas mãos de Wolverine. Afinal, foi isso que aconteceu na HQ O Velho Logan, quando o herói foi manipulado pelo vilão Mysterio para acreditar que a Mansão X estava sendo atacada por inimigos.

Wolverine mata todos os oponentes e, no fim descobre que tudo tinha sido uma ilusão criada por Mysterio. Na realidade, Logan tinha matado todos os mutantes da escola.

No filme Logan, o incidente não é inteiramente explicado mas sabe-se que não foi Wolverine a causar a tragédia. Existe uma menção por Charles Xavier daquilo que ele terá causado, e fica subentendido que a sua fragilidade e instabilidade mental levaram a um ataque inconsciente na mansão que matou 7 membros dos X-Men.

6. O cinema Essoldo

Shane

Chegados ao quarto de hotel, Charles e Laura assistem ao filme Shane (no Brasil traduzido para Os Brutos Também Amam) que desperta a memória do Professor. Xavier diz à garota que ele viu esse filme pela primeira vez no cinema Essoldo, na sua terra natal.

Essa é uma referência à história pessoal de Patrick Stewart. O ator realmente assistiu a esse filme no cinema Essoldo, em Dewsbury, uma cidade que ficava junto da sua vila.

A frase de Xavier para Laura foi algo que não estava inicialmente no roteiro, tendo surgido por intervenção do ator. Stewart contou ao diretor o quanto adorava o filme, e lembrou a sua infância no cinema, algo que James Mangold quis usar em Logan.

7. HQ X-Men

Wolverine

Os quadrinhos que Wolverine encontra na mochila de Laura são Uncanny X-Men #117 e #132. As histórias e a arte das HQs foram criadas propositadamente para o filme por Dan Panosian. Mas os números existem mesmo, embora com tramas diferentes.

Uncanny X-Men #117 mostra como Charles Xavier se decidiu dedicar à cooperação entre humanos e mutantes. Isso é algo que continua presente em Logan e vemos que o Professor X não largou sua dedicação até o último suspiro.

O número #132 tem um combate tremendo entre Wolverine e Donald Pierce, um dos vilões do filme Logan.

8. As crianças mutantes

Rictor

A empresa Transigen criou clones de vários mutantes, mas não conseguimos saber o nome de todos. É sugerido que uma criança seja filha do Homem de Gelo, devido ao seu poder mutante, mas nunca é confirmado.

Além de Laura, é revelado que um dos garotos tem DNA clonado de Christopher Bradley, um mutante com poderes elétricos. Ele foi um dos mutantes a aparecer no filme X-Men Origins: Wolverine, como membro da equipe de Stryker, e foi interpretado pelo ator Dominic Monaghan. Nos quadrinhos ele também é conhecido como Raio e Maverick.

O líder dos garotos mutantes tem um nome bem familiar: Rictor. Nos quadrinhos, Rictor foi um dos primeiros membros da X-Factor e seus poderes mutantes são a criação de ondas de choque e até terramotos.

9. The Last of Us

The Last of Us

Desde que as primeiras imagens do filme foram liberadas que todo mundo fala das semelhanças entre o game The Last of Us e o filme. Assistindo ao filme, podemos dizer que isso é realmente um fato impossível de negar, tornando o game essencial para os fãs do filme.

10. A barba do Velho Logan

Wolverine

Wolverine cai de cansaço quando alcança finalmente o posto das crianças mutantes. Dormindo durante dois dias seguidos, os garotos têm tempo para cortar sua barba em uma brincadeira inocente. O resultado é muito semelhante à barba que o Carcaju tem na HQ O Velho Logan.

11. Um brinquedo especial

Wolverine

Enquanto todos se unem a Laura na despedida a Logan, um dos garotos – Bobby – está abraçado ao seu brinquedo: uma figura do Wolverine, com seu uniforme amarelo tradicional. É um detalhe emocionante, com todos todos os fãs de X-Men se sentindo como Bobby naquele momento trágico.

12. X final

logo X-Men

Logan tem vários momentos de arrancar nosso coração e jogar no lixo, mas esse foi provavelmente o mais triste. A pequena Laura virando a cruz da sepultura de Logan e rodando para assinalar um X.

A simbologia é óbvia mas é o final merecido para o velho guerreiro. Apesar de tudo o que ele passou, ele será sempre um membro dos X-Men.