6 motivos que fazem de Thanos o melhor vilão da Marvel

Desde de 2012, com o primeiro filme dos Vingadores, que a Marvel vem preparando terreno para a chegada de Thanos, o grande vilão intergalático. Bem aos poucos a companhia criou a expectativa para o encontro entre o titã roxo e os maiores heróis da Terra, nos dizendo para temer por esse dia. A espera foi angustiante e ansiosamente aguardada. Por fim, Thanos chegou. E a Marvel cumpriu o que prometeu! Em Vingadores: Guerra Infinita vimos o melhor vilão da Marvel dar uma surra nos heróis que aprendemos a amar.

Confira nossos motivos para acreditar que Thanos é o melhor vilão da Marvel!

1. Ele é poderoso

Ele tem as joias para isso!

Esse motivo é inegável. Afinal, Thanos já começa Vingadores: Guerra Infinita com a Joia do Poder. Contudo, não é apenas isso que faz de Thanos um ser poderoso. Ele é um lutador forte, capaz de virar em uma luta contra o Hulk, ao ponto de traumatizar o verdão. Durante todo o percurso do filme, vemos o esforço sobre-humano dos Vingadores para pará-lo, mas o máximo que conseguem é uma gota de sangue de Thanos (e uma machadada que deveria ter acertado a cabeça).

Seu poder não está limitado à sua força e resistência física. Thanos é também um grande conquistador intergalático, que por vários anos teve sucesso em invadir e derrotar as forças de planetas inteiros. Para isso, possui o comando de naves espaciais gigantescas e de tropas de alienígenas Chitauri. O sucesso de sua empreitada de aniquilação pelo universo. 

2. Possui aliados competentes

os maiores nomes da conquista intergalática alternativa

Thanos possui um quarteto de poderosos aliados, um time de elite que envia em suas missões pela Galáxia. São conhecidos como a Ordem Negra e realizam os mais variados serviços para Thanos, desde assassinato e captura das Joias do Infinito, a liderar as tropas conquistadoras na guerra.

Nos filmes vimos sua competência, por mais que, eventualmente, todos tenham sido derrotados (afinal, enfrentaram os Vigadores!). Próxima Meia-Noite e Corvus Glaive podem ter falhado ao capturar Visão, mas deixaram o heróis extremamente danificado. Também souberam utilizar essa primeira derrota para enganar os heróis e infiltrar Corvus Glaive em Wakanda.

Estrela Negra, o alienígena gigantesco que é pura força bruta. No ataque a Nova York, os heróis precisaram transportá-lo para longe da batalha, pois não conseguiam lidar com seus ataques. Perdeu uma de suas mãos, mas isso não o impediu de participar do cerco a Wakanda.

Por fim, Fauce de Ébano, o arauto de Thanos que anuncia a todos a grandeza de seu mestre. Não apenas conseguiu capturar Doutor Estranho e sua Joia do Tempo, como deu a entender que ele jamais falhou em uma missão dada por Thanos. Infelizmente, havia um Homem-Aranha e um Homem de Ferro em seu caminho.

3. Empenhado em sua missão

tem que acabar a vida!

Desde que seu mundo morreu por causa da escassez de recursos causada pela superpopulação, Thanos passou a dedicar sua vida a trazer equilíbrio para o universo. Segundo Thanos, metade da vida no universo deveria ser eliminada para que assim a outra metade tivesse uma chance de viver dignamente. Pois, sem controle, a vida se auto-destrói. Assumiu para si o peso da decisão de fazer o que é certo (novamente, segundo sua lógica deturpada) e matar metade do universo.

Por causa disso passou a procurar pelas seis Joias do Infinito, pois elas o dariam o poder de alterar a realidade e acabar com metade da vida do universo em um estalar de dedos. No entanto, não ter esses artefatos não o impediu de perseguir seu objetivo do jeito mais lento. Thanos invadiu vários planetas com o único objetivo de matar aleatoriamente metade da população. Um grande objetivo para um grande vilão.

4. Ele não é de todo mau

minha guerreirinha

É dito que todo grande vilão pensa ser o herói de sua própria história, e isso pode ser aplicado a Thanos. Ele realmente pensa estar fazendo um bem para o universo em sua campanha de aniquilação pela galáxia. Vemos que ele ressente a morte trágica de seu planeta natal e que isso o motiva em sua busca. Isso faz com que o personagem seja muito mais complexo do que um vilão que é mau porque sim.

Também conseguimos (em parte) ter empatia com Thanos e seu relacionamento com Gamora, sua filha adotiva. Claro, ela foi criada num ambiente terrível no qual tinha lutar contra suas irmãs adotivas, correndo o risco de morrer ou ter parte do corpo amputada como castigo. Porém, Thanos realmente a amava a filha e foi com o coração partido que ele a matou para conseguir acesso à Joia da Alma.

5. Ele venceu

Achou que o Thanos não ia vencer? Achou errado otário!

Thanos não foi o primeiro vilão do Universo Marvel a vencer seus inimigos (Zemo de Capitão América: Guerra Civil também teve seu plano realizado), mas com certeza é o que tinha o objetivo mais difícil de ser realizado. Seu compromisso inabalável para com seu plano fez com que conseguisse obter todas as seis Joias do Infinito, ainda que lhe tenha custado tudo. Foi o vilão que enfrentou o maior número de super-heróis e ainda saiu por cima. No final do dia, tinha matado metade do universo e voltou para casa para ver o pôr do sol.

6. Ele representa perigo real

top socão na cara

Esse argumento vai além dos filmes da Marvel e é influenciado por eventos do mundo real. Agora que os contratos de vários atores que vivem os Vingadores estão terminando, o perigo de que seus personagens morram definitivamente é real. Portanto, Thanos realmente pode ser o fim de personagens como Tony Stark, Steve Rogers, Bruce Banner e Thor.

Não importa o que acontecerá no futuro da Marvel, já é certo que Thanos foi o personagem que causou o maior impacto e trouxe mais mudança para esse universo.

O que você acha desses motivos? Concorda que Thanos seja o melhor vilão da Marvel?