Homem-Formiga e a Vespa finalmente fez sua estreia nos cinemas, trazendo uma nova e divertida aventura, novos super-heróis, novos vilões e, como não pode faltar nunca num filme da Marvel, novas referências e easter eggs.

Confira agora nossa lista das melhores referências e seus significados.

Jimmy Woo

Jimmy Woo

Jimmy Woo, agente do FBI responsável por verificar se Scott Lang está cumprindo sua prisão domiciliar é um personagem saído diretamente dos quadrinhos. Sua versão original surgiu pela primeira vez em 1958 e combatia o Garra Amarela, um vilão estereotipado e racista. Anos mais tarde, Jimmy Woo foi transformado em um agente da SHIELD para combater o Godzilla. Woo é mais conhecido por liderar os Agentes da Atlas, um grupo de personagens obscuros dos anos 50. 

Chorando sobre um livro

the fault in our stars

Na cena em que conhecemos a rotina de Scott Lang em sua prisão domiciliar, vemos que uma das atividades que faz é ler. Contudo, não se trata de qualquer livro, mas um que o faz se desmanchar em lágrimas. O livro em questão é A Culpa é das Estrelas, do escritor americano, John Green. O livro conta a história de amor entre dois jovens adolescentes que enfrentam o câncer. Realmente uma história que justifica todo aquele choro.

Galáxias em átomos

Animal house

Em outra cena na casa de Scott, vemos ele assistir a um filme. É o filme de comédia Clube dos Cafajestes (Animal House, 1978), e na cena específica, dois personagens têm uma discussão sobre a possibilidade da existência de galáxias inteiras dentro de átomos. Uma referência bastante acertada com o tema do Homem-Formiga e a Vespa.

Bill Foster

Goliath

Um dos novos personagens a quem somos apresentados durante o filme é o Dr. Bill Foster, antigo colega de laboratório do Dr. Hank Pym. Descobrimos que ele também é um pesquisador sobre física quântica e alterar o tamanho de objetos, tendo ele mesmo utilizado disso para crescer no passado. Nos quadrinhos, Bill realmente foi colega de Hank Pym, e aperfeiçoou a fórmula do Homem-Formiga para o crescimento. Dessa forma, tornou-se o super-herói conhecido como Golias.

Elihas Starr

egghead

Quando a vilã, Fantasma, conta sobre o seu passado e como adquiriu seus poderes, descobrimos que seu nome é Ava Starr, filha do Dr. Elihas Starr, outro ex-colega de laboratório do Dr. Hank Pym. Nos quadrinhos, Elihas Starr é um dos maiores inimigos do Homem-Formiga, um cientista genial, porém maligno também conhecido como Cabeça de Ovo.

Toque do celular

morrisey

Em um dos momentos mais hilários do filme, temos mais uma nova dose das histórias de Luis. Dessa vez, no entanto, ele é ainda mais verborrágico e aleatório no que conta. Em certo momento ele diz que no restaurante de sua avó havia uma jukebox que só tocava músicas de Morrissey. Essa história deve ser uma das que ele mais gosta de contar pois, mais tarde, quando o telefone de Scott recebe uma ligação de Luis, a música do toque é Everyday is like a Sunday, do Morrisey.

Wazzup

wazzup

Em outro momento, Luis faz uma referência direta a um "querido comercial", como ele mesmo diz. Tenta, mas não consegue imitar o "wazzuuuuup" do comercial de TV. O comercial que ele se refere é uma propaganda da cerveja Budweiser, no qual vários amigos ficam gritando "wazzup" um para o outro pelo telefone.

Aparição de Stan Lee

Stan Lee

Como todo filme adaptado dos quadrinhos da Marvel (salvo algumas raras exceções), Stan Lee está de volta para mais uma aparição relâmpago. Dessa vez, seu carro é atingido pela Vespa e encolhe bem diante dos seus olhos. Isso faz com que diga "É, os anos 60 foram divertidos, mas eu estou pagando o preço agora."

Them!

them

Existem duas referências ao filme O Mundo em Perigo (Them!, 1954), filme no qual o inimigo são formigas gigantes. A primeira é quando Bill Foster e Ava tentam ativar o Túnel Quântico e percebem várias formigas removendo os cabos do maquinário. Bill então aponta e diz "São eles" ("Them", no original em inglês, o nome do filme).

A segunda referência é na cena do drive-in improvisado por Scott, Hope e Cassie. É justamente o filme que eles estão assistindo.

O sonho de Cassie

cassie

Durante o filme, Cassie revela seus sonho de querer ser a assistente de seu pai em suas aventuras como super-herói. Nos quadrinhos, Cassie realiza esse vontade e se transforma na super-heroína Estatura, utilizando as partículas Pym para aumentar seu tamanho e combater o crime. Atualmente ela age com o nome de Ferroada, e também consegue encolher e possui asas sintéticas em seu uniforme.

Cena pós-créditos

oh snap

Como já era esperado para este filme, a cena pós créditos mostrou as consequências de Thanos conseguir todas as Joias do Infinito e acabar com metade da vida do universo. Na primeira cena pós créditos, vemos que Scott Lang fica preso no Reino Quântico quando Hank Pym, Janet e Hope são apagados da existência.

Na segunda cena, vemos novamente a formiga gigante tocar bateria. Pode parecer ser apenas isso, mas ao fundo é possível ouvir o barulho de estática da TV. Mais um sinal de que boa parte do mundo simplesmente desapareceu.

Curtiu as referências? Quantos desses easter eggs você conseguiu encontrar? Deixamos alguma coisa de fora? Nos conte o que você percebeu e não listamos aqui.