Conheça os 35 artefatos mais poderosos do Universo Marvel

Ao longo de sua história, o Universo Marvel tem contado com numerosos objetos cujo poder alcançou um nível extraordinário: dispositivos, artefatos, armas e ferramentas que concedem a seus usuários poderes inimagináveis.

As suas origens são diversas, podendo ser produto de forças místicas, cósmicas ou simplesmente criados pela ciência e pelo ser humano.

Desde o escudo do Capitão América até às Joias do Infinito, apresentamos aqui os 35 artefatos, materiais e armas mais poderosos das páginas dos quadrinhos da Marvel.

1. Coração do Universo

coração do universo

  • Primeira aparição: The Death of Captain Marvel (1982)
  • Criador: Jim Starlin

O objeto mais poderoso de todo o Universo Marvel é capaz de criar e destruir universos inteiros. Teve uma participação fundamental em Marvel Universe: The End (2003), embora esse relato não esteja dentro do cânone oficial.

A maior parte de sua história é desconhecida, mas é sabido que é praticamente onipotente. Na verdade, esse objeto até conseguiu ser poderoso o suficiente para enfrentar todos os seres cósmicos do universo.

2. Cubos Cósmicos

cubo cosmico

  • Primeira aparição: Tales of Suspense #79 (1966)
  • Criadores: Stan Lee e Jack Kirby

Os Cubos Cósmicos são matrizes poliédricas geralmente em forma de cubo que são capazes de conter quantidades incríveis de poder e alterar e reorganizar a composição do universo em resposta aos desejos de seu portador.

Criados a partir da energia de outra dimensão, seu usuário tem o poder de os usar para remodelar a realidade a seu capricho e a alterar radicalmente.

3. Joias do Infinito

joias do infinito

  • Primeira aparição: Joia da Alma: Marvel Premiere #1 (1972); Joia do Poder e do Tempo: Marvel Team-Up vol. 1 #55 (1977); As 6 Joias juntas: Avengers Annual vol. 1 #7 (1977)
  • Criadores: Roy Thomas, Gil Kane, Bill Mantlo, John Byrne e Jim Starlin

As seis Joias do Infinito, também conhecidas como Joias Alma, são alguns dos artefatos mais poderosos do Universo Marvel, cada uma com uma variedade diferente de capacidades incríveis.

Segundo Thanos, as Joias foram forjadas a partir dos restos de um ser todo poderoso e onipotente do universo anterior ao nosso, que alegadamente se auto destruiu devido à perspectiva de que tudo o que existia era apenas ele e mais nada.

Com seu desaparecimento, deu forma ao universo tal como o conhecemos e sua essência reencarnou na forma de seis joias, cada uma delas controlando um aspecto metafísico da realidade.

A primeira vez que se teve notícia das Joias Alma foi quando o Alto Evolucionador entregou uma delas a Adam Warlock para aumentar seu poder e vencer o Fera.

Posteriormente, Thanos, obcecado com sua amada Morte, prometeu a esta a destruição do universo e o fim de toda a vida tal como a conhecemos. Para o conseguir, decidiu reencontrar todas as Joias e as unir na poderosa Manopla do Infinito.

  • A Joia do Tempo (Verde): Concede a seu portador domínio sobre o tempo, viajar pelo tempo, deter, abrandar ou acelerar o fluxo temporal, acelerar ou retardar o envelhecimento, ver o futuro passar.
  • A Joia do Espaço (Azul): Concede domínio sobre viagens pelo espaço, especialmente através da teletransportação e permite inclusivamente estar em diferentes lugares ao mesmo tempo.
  • A Joia da Alma (Laranja): Concede o poder de roubar a alma de qualquer ser, além de modificar e controlar as almas dos vivos e dos mortos.
  • A Joia da Realidade (Vermelha): Concede o poder de alterar a realidade e as próprias leis do universo, da mesma forma que um Cubo Cósmico.
  • A Joia do Poder (Roxa): Concede a seu usuário mais força, resistência, durabilidade e poder de forma a manipular a energia a níveis ilimitados. Converte seu portador em alguém onipotente.
  • A Joia da Mente (Amarela): Concede capacidades psiônicas quase ilimitadas que incluem telepatia e telecinesia e permite conectar com todas as mentes do universo. Basicamente, é como o subconsciente do universo.

4. Manopla do Infinito

manopla do infinito

  • Primeira aparição: Surfista Prateado vol. 1 #44 (1990)
  • Criadores: Jim Starlin e Ron Lim

A Manopla do Infinito é um artefato cósmico criado por Thanos quando conseguiu reunir as seis Joias do Infinto. Com o poder combinado de todas elas, Thanos obteve um poder divino sobre todo o universo e decidiu, assim, eliminar metade de todos os seres vivos com um simples estalar de dedos.

5. Cofre dos Antigos Invernos

cofre dos antigos invernos

  • Primeira aparição: Thor vol. 1 #346 (1984)
  • Criador: Walter Simonson

O Cofre dos Antigos Invernos é um artefato elementar e místico de origem asgardiana que contém em seu interior a fúria de Niffleheim, o primeiro Reino de Gelo, e é capaz de libertar a fúria de mil invernos assassinos ao se abrir sua tampa.

Essa poderosa relíquia tem sido utilizada principalmente pelos Gigantes de Gelo e Malekith, o Acusador.

6. Cristal M’Kraan

cristal m'kraan

  • Primeira aparição: X-Men vol. 1 #107 (1997)
  • Criadores: Chris Claremont e Dave Cockrum

O Cristal M’Kraan é o nexo de todas as realidades, um enorme pedaço de cristal em forma de prisma, de cor avermelhada, que contém em seu interior uma galáxia de neutrões.

Conhecido como o fim de tudo o que existe, o Cristal mantém em equilíbrio a realidade e sua destruição poderia quebrar a realidade, o universo e a vida tal como a conhecemos. Devido a isso, a raça alienígena conhecida como Shi’ar o vigia constantemente, protegendo o Cristal e, assim, toda a existência.

7. Nulificador Supremo

Nulificador Supremo

  • Primeira aparição: Quarteto Fantástico vol. 1 #50 (1966)
  • Criadores: Stan Lee e Jack Kirby

O Nulificador Supremo é um artefato de origem desconhecida e de pequeno tamanho (cabe perfeitamente em uma mão) que pode eliminar da existência qualquer coisa que seu usuário queira.

Foi descrito como a arma mais devastadora do universo, já que é capaz de apagar do mapa um Sistema Solar completo em um microssegundo.

8. Anéis do Mandarim

anéis do mandarim

  • Primeira aparição: Tales of suspense #50 (1964)
  • Criadores: Stan Lee e Don Heck

Objetos de grande poder em forma de anéis utilizados pelo Mandarim, o maior inimigo de Homem de Ferro.

Encontrados em uma nave espacial extraterrestre na China, albergam a essência de guerreiros alienígenas mortos faz muito tempo e cada um deles tem características poderosas especiais que os tornam uma arma mortífera e perigosa nas mãos do vilão.

9. Cetro de Watoomb

cetro watoomb

  • Primeira aparição: Amazing Spider-Man Annual vol. 1 #2 (1965)
  • Criadores: Stan Lee e Steve Ditko

O Cetro de Watoomb, seguramente o artefato místico mais poderoso na Terra, é uma espécie de varinha de pouco menos de meio metro de tamanho, de composição cristalina e com duas cabeças de demônio em cada extremo.

Com um poder quase onipotente, o cetro é controlado pelo pensamento de seu usuário e é utilizado principalmente para melhorar, multiplicar, reunir, impor e redirigir energias místicas.

10. Joia Carmesim de Cyttorak

gema de cyttorak

  • Primeira aparição: Uncanny X-Men vol. 1 #12 (1965)
  • Criadores: Stan Lee e Jack Kirby

Também conhecido como Rubi de Cyttorak, esta joia de imenso poder foi criada pela antiga entidade mística Cyttorak, o Senhor do Cosmos Carmesim.

A Joia é o meio de entregar a um ser humano uma porção de incrível poder, o convertendo dessa forma em seu avatar, o imparável Fanático.

11. Olho do Mal de Avalon

olho do mal

  • Primeira aparição: Quarteto Fantástico vol. 1 #54 (1966)
  • Criadores: Stan Lee e Jack Kirby

Forjado com um metal desconhecido, o Olho do Mal de Avalon é praticamente indestrutível e foi criado para combater os Famor, uma raça de seres extra dimensionais com poderes místicos e elementais.

O cetro tem a capacidade de manipular a matéria, o tempo, destruir campos de força e lançar poderosos raios de energia pura.

12. Tactigon

tactigon

  • Primeira aparição: Vingadores: The Initiative #1 (2007)
  • Criadores: Dan Slott e Stefano Caselli

O Tactigon é uma arma incrivelmente poderosa de origem extraterrestre que se adere ao braço de seu usuário e pode formar qualquer arma que este seja capaz de imaginar.

Depois de se desconectar de seu anfitrião extraterrestre original por causa de uma batalha há muitos anos, o Tactigon caiu na Terra e aterrissou em São Francisco. Esse artefato é capaz de se transformar em uma arma perfeita para derrotar qualquer oponente.

13. Black Vortex

black vortex

  • Primeira aparição: Legendary Star-Lord #5 (2015)
  • Criadores: Sam Humphries e Paco Medina

O Vórtice Negro foi criado por uma Divindade Celestial, depois que um Viscardi chamado Gara comunicou aos poderosos Celestiais o desejo que sua espécie tinha de explorar mais além seu potencial.

Com as palavras “me submeto ao Vórtice Negro”, o indivíduo recebe um poder incrível, ficando isento de perigos, tanto físicos como mentais.

14. Pedra Ka

pedra ka

  • Primeira aparição: Nova vol. 1 #6 (1977)
  • Criadores: Marv Wolfman e Sal Buscema

A Pedra Ka é uma antiga joia de poder que se crê estar conectada às Pedras Alfa e Omega que se encontram em Kree-Lar e que supostamente são restos do universo anterior.

Originalmente um fragmento da Árvore da Vida, a pedra concede imortalidade e os poderes de um deus.

15. Olhos de Uatu, o Vigia

uatu

  • Primeira aparição: Quarteto Fantástico vol. 1 #13 (1963)
  • Criadores: Stan Lee e Jack Kirby

Mais do que um artefato, os olhos de Uatu, o Vigia são órgãos por si só. Alojados no interior de seu crânio, seus olhos dão a capacidade de vivenciar e registrar cada evento mesmo que nunca tenha ocorrido.

Os registros que Uatu, o Vigia armazena em seus olhos são extremamente valiosos e podem causar muitos problemas caindo nas mãos erradas.

16. Darkhold

darkhold

  • Primeira aparição: Marvel Spotlight #4 (1972)
  • Criadores: Gerry Conway e Mike Ploog

O Darkhold, conhecido também como o Livro dos Pecados ou o Livro Shiatra dos Condenados é um grimório de magia negra que contém as escrituras do deus arcano Chtron.

Esse livro indestrutível é capaz de libertar os males mais terríveis e costuma estar na posse de Doutor Estranho.

17. Destruidor

destruidor

  • Primeira aparição: Journey into Mystery vol. 1 #118 (1965)
  • Criadores: Stan Lee e Jack Kirby

O Destruidor é uma armadura encantada de aspecto humanoide, sem consciência, mas animada pela força vital de um ser vivo.

Seus poderes incríveis a convertem em praticamente indestrutível e é alimentada por porções de poderes de diferentes deuses.

18. Olho de Agamotto

agamotto

  • Primeira aparição: Strange Tales vol. 1 #127 (1964)
  • Criadores: Stan Lee e Steve Ditko

O Olho de Agamotto foi dado a Doutor Estranho pela entidade extra dimensional conhecida como Agamotto, um ser místico imortal que se diz ser o primeiro Feiticeiro Supremo.

Além de dissipar disfarces e ilusões, pode abrir portais dimensionais. Ditko se inspirou no “Olhos que Tudo Vê”, um famoso símbolo budista, para criar esse artefato.

19. Orbe de Agamotto

orbe agamotto

  • Primeira aparição: Strange Tales vol. 1 #118 (1964)
  • Criadores: Stan Lee e Steve Ditko

O Orbe de Agamotto é uma espécie de bola de cristal muito poderosa que se encontra na posse de Doutor Estranho e que é um de seus recursos mais valiosos na defesa da Terra e da realidade.

É um importante objeto com poderes de clarividência e detecção de atividades mágicas e feitiços misticos.

20. Capa de Levitação

capa de levitação

  • Primeira aparição: (capa azul) Strange Tales vol. 1 #114 (963), (capa vermelha) Strange Tales vol. 1 #127 (1964)
  • Criadores: Stan Lee e Steve Ditko

A Capa de Levitação, cuja origem é completamente desconhecida, foi entregue a Doutor Estranho pelo Ancião após derrotar pela primeira vez Dormammu.

O Doutor Estranho usou a capa durante todo seu percurso e é capaz de a controlar telepaticamente. Além disso, é uma valiosa arma de defesa contra poderosas ameaças.

21. Mjölnir

mjolnir

  • Primeira aparição: Journey into Mystery vol. 1 #83 (1962)
  • Criadores: Stan Lee e Jack Kirby

Mjölnir é o martelo mágico de Thor, benzido pelo poder de Odin e forjado com o metal asgardiano Uru.

O martelo concede ao deus do trovão a maioria de seus poderes e habilidades e só pode ser manejado por aqueles que são considerados “dignos”.

22. Pedras Norn

pedra norn

  • Primeira aparição: Journey into Mystery vol. 1 #116 (1965)
  • Criadores: Stan Lee e Jack Kirby

As Pedras Norn são umas poderosas pedras mágicas asgardianas capazes de abrir portais para os oito Reinos e que podem conceder poderes sobre-humanos e converter em realidade os desejos de seu portador.

O poder das pedras depende de cada usuário, que tem que ser aceito pelos elementos misticos para as poder manejar.

23. Livro dos Vishanti

vishanti

  • Primeira aparição: Strange Tales vl. 1 #116 (1964)
  • Criadores: Stan Lee e Dick Ayers

O Livro dos Vishanti é a contrapartida boa do Darkhold e é o maior livro de feitiços de magia branca que existe.

A sua origem é desconhecida e se encontra atualmente debaixo da custódia de Doutor Estranho.

24. Hofund

hofund

  • Primeira aparição: Journey into Mystery vol. 1 #101 (1966)
  • Criadores: Stan Lee e Jack Kirby

Hofund é a espada mágica de Heimdall, forjada pelo metal uru e encantada pelo próprio Odin.

Heimdall a usou em inúmeras ocasiões para proteger o Bifrost, a Ponte do Arco-Iris que dá acesso a Asgard. Tem sido capaz inclusivamente de contrastar o poder de Mjölnir.

25. Coroa da Serpente

coroa serpente

  • Primeira aparição: Sub-Mariner vol. 1 #9 (1969)
  • Criadores: Roy Thomas e Marie Severin

A Coroa da Serpente é uma das mais antigas e poderosos objetos místicos na história da humanidade.

Criada pelos seguidores de Set como meio de assegurar seu regresso a nosso plano de realidade, a Coroa permite a seu portador ler e controlar mentes e manipular matéria e energia.

26. Bandas Quânticas

bandas cuánticas

  • Primeira aparição: Quarteto Fantástico vol. 1 #164 (1975)
  • Criadores: Roy Thomas e George Pérez

As Bandas Quânticas são um par de braceletes alienígenas que concedem a seu possuidor incríveis poderes.

Embora tenham estado durante muito tempo na posse de Quasar, têm sido usadas também por outros personagens como Glakanda, Marvel Boy e Phyla-Vell.

27. Nega-Bandas

nega bandas

  • Primeira aparição: Captain Marvel vol. 1 #16 (1969)
  • Criadores: Archie Goodwin, Don Heck

As Nega-Bandas são umas armas poderosas de origem Kree conhecidas por terem sido utilizadas pelo Capitão Marvel.

Sua fonte de poder reside na Zona Negativa e nas próprias energias psiônicas do portador.

28. Espada de Odin

odinsword

  • Primeira aparição: Journey into Mystery vol. 1 #117 (1965)
  • Criadores: Stan Lee e Jack Kirby

A Espada de Odin, normalmente conhecida como Odinsword, é muito mais poderosa que Gungnir e Mjölnir.

É capaz de canalizar a força de Odin e a força vital de seu portador. Inclusivamente um Galactus de um universo alternativo conseguiu se alimentar da espada e, assim, assimilar a energia de vários planetas.

29. Gungnir

gungnir

  • Primeira aparição: Thor vol. 1 #275 (1978)
  • Criadores: Roy Thomas e John Buscema

Gungnir, conhecida como a Lança dos Céus, é um instrumento que tem acompanhado sempre Odin como arma e símbolo de poder.

A lança de três pontas foi forjada em metal Uru e existem diferentes teorias sobre a sua origem.

30. Espada do Crepúsculo

espada do crepúsculo

  • Primeira aparição: Journey into Mystery vol. 1 #104 (1964)
  • Criadores: Stan Lee e Jack Kirby

A Espada do Crepúsculo foi criada pelo demônio Surtur, governante de Muspelheim, um dos nove reinos da mitologia asgardiana.

A espada, capaz de abrir fendas entre dimensões e forjada no coração da Galáxia Ardente, é um poderoso canalizador para as energias mágicas. Além disso, aumenta o poder dos usuários e atua como um escudo de proteção contra outros objetos mágicos.

31. Cetro de Controle Cósmico

cetro

  • Primeira aparição: Quarteto Fantástico Annual vol. 1 #6 (1968)
  • Criadores: Stan Lee e Jack Kirby

O Centro de Controle Cósmico é uma poderosa arma que permite a seu usuário manipular a matéria e a energia cósmica reorganizando sua estrutura molecular.

Annihilus foi seu portador até ter sido derrotado após os sucessos destrutivos ocasionados pela Onda de Aniquilação que assolou a galáxia.

32. O metal místico Uru

metal uru

  • Primeira aparição: (aparição de Mjölnir) Journey into Mystery vol. 1 #83 (1963), (o metal é mencionado pela primeira vez) Journey into Mystery vol. 1 #85 (1963)
  • Criadores: Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby

O Uru é uma substancia mística quase indestrutível forjada a partir do núcleo de uma estrela moribunda.

Se trata de uma mistura de pedra e metal e é conhecido por ser o material com o qual foi forjado o martelo de Thor, Mjölnir.

33. Adamantium

adamantium

  • Primeira aparição: Vingadores vol. 1 #66 (1969)
  • Criadores: Roy Thomas e Barry Windsor-Smith

O Adamantium é uma liga de aço artificial praticamente indestrutível criada acidentalmente pelo doutor Myron MacClain, enquanto tentava recriar o acidente que deu origem ao escudo do Capitão América.

É perigoso dentro do corpo de um ser humano a não ser que este possua capacidades curativas, como no caso de Wolverine.

34. Vibranium

vibranium

  • Primeira aparição: (Anti-metal) Demolidor vol. 1 #13 (1966), (Vibranium de Wakanda), Quarteto Fantástico vol. 1 #53 (1966)
  • Criadores: Stan Lee, Jack Kirby e John Romita Sr.

O Vibranium é um mineral metálico de origem extraterrestre, considerado um dos materiais mais fortes e resistentes do mundo. Pode ser encontrado de duas formas diferentes:

  • Vibranium de Wakanda: Há aproximadamente 10.000 anos, um grande meteorito composto de Vibranium caiu na nação africana de Wakanda. Tem a propriedade de absorver em seu interior a energia vibratória que se encontra em seu redor, por exemplo as ondas de som e a energia cinética.
  • Vibranium Antártico ou Anti-Metal: um tipo diferente de Vibranium foi descoberto posteriormente na Terra Selvagem (uma região oculta situada na Antártida) por Lord Robert Plunder, pai de Ka-Zar. Esse isótopo tem propriedades muito diferentes e emana vibrações que debilitam e rompem as ligações moleculares de todo tipo de metal que se encontre em seu redor, convertendo metais sólidos em líquidos.

O Vibranium é um elemento muito presente no Universo Marvel e podemos o encontrar principalmente no escudo de Capitão América (composto por Vibranium e proto-adamantium) e no uniforme de Pantera Negra.

35. Escudo do Capitão América

escudo

  • Primeira aparição: Captain America Comics #2 (1941)
  • Criadores: Joe Simon e Jack Kirby

O escudo do Capitão América foi criado a partir de uma liga rara de Vibranium e uma liga de ferro experimental, sendo praticamente indestrutível.

É utilizado por Steve Rogers tanto como uma arma ofensiva como defensiva e a única energia da qual não se consegue proteger é a energia psiônica.