Fique por dentro do Multiverso da Marvel

Os quadrinhos da Marvel são conhecimentos por suas aventuras entre diversos universos, com por vezes diferentes versões dos mesmos super-heróis. Esse conjunto de locais e cronologias são conhecidos como o Multiverso Marvel. Mas quando nasceu esse conceito e que impacto pode ter nas aventuras de nossos heróis favoritos?

Saiba tudo sobre o Multiverso Marvel e sua história!

A criação do Multiverso

doutor estranho

Foi no Universo DC e não Marvel que o termo “multiverso” foi utilizado pela primeira vez, quando o autor Michael Moorcok o mencionou em Mulher-Maravilha #59 (1953). Aqui, a heroína descobre a existência de vários universos, que mais tarde serão explorados pela primeira vez com Barry Allen viajando até Terra-Dois, em Flash #123 (1961).

A Marvel também teria seus universos paralelos por volta dessa altura, mas não organizados como a DC. Na verdade, os artistas responsáveis pelo Multiverso da Marvel como o conhecemos hoje são Jack Kirby e Steve Ditko, mas a Marvel apenas iria organizar suas realidades alternativas no final dos anos 70, em What If? (1977). Aí, é explorada a possibilidade de existirem mundos paralelos com diferentes versões dos heróis populares já existentes.

Em 1979, no livro Marvel Dois-em-Um #50, é pela primeira vez revelado que as viagens no tempo podem alterar o passado ao criar uma história alternativa, consolidando algumas regras básicas do funcionamento do Multiverso Marvel.

Foi durante os anos 80, no entanto, que Marc Gruenwald e Jim Shooter iriam começar aquilo que se tornaria o Multiverso Moderno da Marvel, com o evento crossover Contest of Champions (1982).

Isso daria origem ao livro Manual Oficial do Universo Marvel (The Official Handbook of the Marvel Universe), com descrições detalhadas sobre todo o Universo Marvel, incluindo o panteão dos heróis e variadas realidades alternativas.

O Universo Primário

616

Quando os quadrinhos da Marvel começaram se expandindo nos anos 60, todos os super-heróis faziam parte do mesmo universo e cronologia. Foi em 1983 que Alan Moore designou essa Terra Primária como Terra-616 nos quadrinhos de Capitão Britânia. Alegadamente, ele utilizou esse número por ser considerado um símbolo bíblico da Besta e para representar assim o seu descontentamento com super-heróis mainstream.

Esses números são chamados de Números de Realidade Oficial e são usados para diferenciar os variados universos paralelos. O número escolhido comprova a insignificância do Universo Primário, sendo apenas um entre muitos.

Terra-616 é sincrônico à nossa realidade e, por isso, a maior parte dos eventos reais afetam também os super-heróis. Porém, existem outras questões ficcionais como a Lei de Registro de Super-Humanos ou a hostilidade entre humanos e mutantes a causar impacto na história.

Outra característica interessante é a existência de países ficcionais como Wakanda, Genosha e Latveria.

Os principais Universos Paralelos

ultimate

Embora existam inúmeros universos paralelos nos quadrinhos, apenas alguns são relevantes para as histórias da Marvel. Esses são os mais importantes:

  • Terra-1610 – Marvel Ultimate: Com seu início em Homem-Aranha Ultimate #1 (2000), esse universo existe tradicionalmente fora de Terra-616, até que os eventos de Guerras Secretas (2015) juntou ambas as cronologias. Criado para um público moderno, as histórias no universo Ultimate são mais realistas, embora ainda com elementos fantásticos.
  • Terra-199999 – UCM: Terra-199999 se separou do Multiverso a partir do lançamento do filme Homem de Ferro (2008).
  • Terra-92131 – Marvel Animada: Esse universo começou com a série animada X-Men (1992) e é o lar das histórias animadas da Marvel.
  • Terra-928 – Marvel 2099: Começando em Homem-Aranha 2099 #1 (1992), esse universo explora como será a vida dos heróis e vilões da Marvel no futuro. Embora de início se pensasse que seriam duas realidades diferentes, na verdade Terra-928 é Terra-616 mas no futuro.
  • Terra-982 – MC2: Desde o lançamento dos quadrinhos que falam de mundos paralelos What If? vol. 2 #105 (1998), a maior parte das histórias deste universo se passa nos anos 90, com heróis originais como Garota-Aranha, Wild Thing e Quinteto Fantástico.
  • Terra-2149 – Zumbis Marvel: Em Quarteto Fantástico Ultimate #21 (2005) é explorado o que aconteceria se vários heróis virassem zumbis.
  • Terra-712 – Esquadrão Supremo: Nesse universo paralelo vemos as aventuras do time Esquadrão Supremo, uma paródia à Liga da Justiça da DC.
  • Terra-148611/Terra-555 – Novo Universo: Como homenagem aos 25 anos da Marvel, Jim Shooter criou este universo mais realista e parecido com o nosso. Em 2006, por alturas de seu 20º aniversário, Terra-148611 sofreu um reboot e se transformou em Terra-555.

Dimensões alternativas e de bolso

asgard

O Multiverso inclui um número infinito de universos paralelos, mas nem todos pertencem à mesma categoria. Em primeiro lugar, temos o Omniverso, uma ideia que inclui todos os universos ficcionais existentes, independentemente de sua origem ou publicação.

Logo a seguir, vem o Multiverso Marvel, composto por diversos universos alternativos sendo Terra-616 considerado o primário.

Existem também dimensões de bolso como Limbo, Asgard e o Microverso. Cada universo dentro do Multiverso tem sua versão diferente de estas pequenas dimensões, o que permite que existam várias versões de heróis como Thor.

O que existe para além do Multiverso?

beyonders

No exterior do Multiverso existe uma raça extra-dimensional chamada Beyonders. O seu poder é massivo e eles são os criadores de alguns itens como o Cubo Cósmico.

Além disso, eles foram os responsáveis pelo evento Guerras Secretas, visto que são os criadores de Homem-Molecular, uma singularidade que existe em todos os Universos e que foi feita a pensar na destruição de todo o Multiverso.

Quando os universos colidem

incursão

Quando dois universos colidem dá-se uma Incursão, que acaba resultando na destruição de ambas as realidades. Esses eventos são produto da contração do Multiverso, a qual se iniciou com a morte de Homem-Molecular.

A única maneira de se sobreviver a uma Incursão é ao destruir uma das realidades em uma janela de tempo de 8 horas, antes que ambas colidam.

Quem protege o Multiverso?

mar-vell

Com tantas ameaças é normal que existam seres cujo propósito é proteger o Multiverso, mesmo que estejam confinados a apenas uma realidade. Capitão Mar-Vell é o mais popular desses guardiões. Após sua morte, o primeiro Quasar Wendell Vaughn veio a o substituir, junto com os descendentes do Kree, Genis-Vell e Phyla-Vell.

Mais recentemente, até Galactus juntou um time de entidades cósmicas para salvar o Multiverso do Primeiro Firmamento, a encorporação senciente do Primeiro Cosmos. A equipe conhecida por Eternity Watch inclui Psi-Hawk, Ego-Prime, Infinaut e Figurador.

Celestiais e Abstratos Cósmicos

abstratos

Os poderosos Celestiais apareceram pela primeira vez em Eternos #2 (1976) e foram criados por Jack Kirby. Tanto esses seres como os Aspirantes foram criados pelo Primeiro Firmamento e seu objetivo é popular os Universos com formas de vida superiores, como os Eternos.

Foi quando as duas raças irmãs lutaram entre si que o Primeiro Firmamento foi estilhaçado, com seus fragmentos criando o Segundo Cosmos, ou o primeiro verdadeiro Multiverso.

Na verdade, a Marvel cria personificações de todos os seus elementos cósmicos e por isso é possível existirem aventuras com esses chamados Abstratos Cósmicos. Mesmo o próprio Multiverso tem a sua versão corporal, Eternidade. Outros desses seres incluem o Tribunal Vivo e Morte, entre outros.

A importância dos universos alternativos na Marvel

Aranhaverso

Sempre que um super-herói era criado ou uma aventura mexia com o espaço/tempo, o Universo Primário era afetado de forma, alegadamente, irreversível. Assim, ao criar outras dimensões e universos dentro do grande esquema das coisas permite que os autores possam arriscar mais.

Um dos melhores exemplos disso é o arco Era do Apocalipse, em que um vilão conseguiu derrotar os X-Men mas sem comprometer sua sobrevivência em Terra-616.

O Multiverso permite também que Peter Parker (Terra-616) compartilhe aventuras com Miles Morales (Terra-1610) ou Velho Logan (Terra-807128) possa passar tempo com Laura Kinney (Terra-616), na HQ All-New Wolverine.

Além disso, com a existência do Multiverso os autores conseguem criar eventos épicos trans-dimensionais como o Aranhaverso (2014), que juntou todos os Aranhiços na luta contra o vilão Morlun.

Como o Multiverso pode afetar o UCM

doutor estranho

De fato, Doutor Estranho é um super-herói que pode trazer um elemento dinâmico ao UCM relativamente a aventuras trans-dimensionais. No futuro, Estranho pode ajudar outros heróis a visitar outros universos dentro do Multiverso, abrindo portas para possibilidades infinitas a nível criativo.

Além de que assim, é também possível juntar heróis de outras Terras ou heróis que já haviam morrido em Terra-616, aos heróis que ainda a habitam.

FIQUE POR DENTRO:

O essencial sobre as Guerras Secretas, o grande crossover das HQs Marvel.

Descubra as outras versões do Homem-Aranha do Aranhaverso.

Tudo o que precisa saber sobre Mar-Vell, o Capitão Marvel original.

5 fatos essenciais sobre os incríveis Celestiais da Marvel.

Quem é William Braddock, o Capitão Aranha (Spider-UK) da Marvel?