Conheça Nova, um dos super-heróis mais poderosos da Marvel

Criado por Marv Wolfman e John Buscema em 1976, Nova é um dos super-heróis mais poderosos dos quadrinhos Marvel.

Sua origem está intimamente ligada aos Tropa Nova, a força que policial do planeta Xandar e seus poderes conseguem fazer frente aos de heróis como Surfista Prateado.

Saiba mais sobre Nova, o poderoso super-herói cósmico da Marvel.

Origem

nova

Richard Rider nasceu em Hempstead e, quando ainda era um adolescente, foi escolhido aleatoriamente pelo alienígena Rhomann Dey para herdar os seus poderes. Isto porque Dey era o ultimo centurião sobrevivente dos Tropa Nova e necessitava de alguém que sucedesse.

Quando o vilão Zorr destruiu Xandar e feriu Dey mortalmente, este ainda o conseguiu perseguir até à Terra, apenas para transferir seu poder para o primeiro humano que encontrou.

Entendendo seus poderes

nova

Após receber os poderes de Dey, Rider foi hospitalizado em estado de coma. Aí, Dey explicou para ele telepaticamente o que aconteceu e qual seria sua missão.

Ao recuperar e receber alta do hospital, Rider tentou ignorar o que se havia passado e continuar com sua rotina normal, mas rapidamente recebeu seu novo uniforme em casa, descobrindo também muitos de seus poderes na mesma altura.

Ao aceitar finalmente sua nova vida, Dey assumiu o papel de super-herói, lutando contra vários vilões de Nova Iorque.

Trocando seus poderes pelo mundano

nova

Após várias aventuras tanto na Terra como no Espaço, Rider se cansou da vida de super-herói e desejou voltar para sua vida e seus amigos. Porém, ele teve de aceitar perder seus poderes para o fazer.

Rider aceitou essas condições e retornou à Terra, onde levou uma vida normal trabalhando em um restaurante. Mas o herói rapidamente se arrependeu de sua decisão, se tornando depressivo.

Os Novos Guerreiros

novos guerreiros

Após receber novamente seus poderes e retornar à vida de super-heróis, Nova se junta ao time de Radical, os Novos Guerreiros. Aí, ele foi conhecido como Kid Nova e teve de ganhar novamente o respeito de todo mundo devido a sua ausência.

Os Novos Guerreiros iriam entrar em várias aventuras e Rider até encontrou o amor junto de sua aliada Namorita.

Seu relacionamento com Namorita

Namorita

Nova e Namorita se apaixonaram no momento em que se viram e juntos viveram um romance, se bem que atribulado.

Tudo começou quando a heroína se transformou em Kymaera de pele azul. Embora Rider continuasse junto dela sem se importar com sua aparência, eles se começaram se afastando e o herói começou até namorando Laura Dunham.

Mais tarde, Namorita começou ela própria um relacionamento com Tocha Humano e, embora Rider sentisse ciume dessa relação, os dois nunca mais voltaram a ficar juntos.

A saga Aniquilação

nova

Com o arco Aniquilação, a Marvel atualizou os conceitos cósmicos anteriormente abordados nos seus quadrinhos para uma audiência moderna.

Aqui, Nova se junta a Senhor das Estrelas para derrotar a Onda de Aniquilação, um exército liderado pelo vilão Aniquilador. Os dois contaram com a ajuda de outros heróis como Gamora e Drax para os ajudar.

É durante esse evento que Nova absorve o poder de todo seu planeta Xandar que havia sido restaurado, se transformando no poderoso Nova Prime.

O novo Nova

nova

Após lutar contra Thanos no Cancerverso no final do arco Aniquilação, Rider desaparece com os Tropa Nova. É assim que Sam Alexander vem tomar seu lugar.

Sam é um jovem de 15 anos que encontra o capacete de seu pai, que havia desaparecido misteriosamente. Ao colocar o objeto, Sam ganha os poderes de Nova. O garoto veio até a se juntar aos Vingadores e aos Campeões.

Poderes e habilidades

nova

Sendo Rider portador de toda a Força Nova que outrora era usada para aumentar os poderes de todos os membros de Tropa Nova, é normal que ele seja um ser extremamente poderosos. Esses são seus poderes mais significativos:

  • Força sobre-humana: aumento de força física permitindo que um murro destrua tudo em seu torno num raio de 3 milhas.
  • Velocidade sobre-humana: possibilidade de correr a velocidades para além da capacidade física humana, mais rápido do que a velocidade da luz.
  • Resistência sobre-humana: os músculos de Rider produzem menos toxinas de fadiga do que os humanos normais, conseguindo se cansar durante 24 horas até ter de parar.
  • Pontaria sobre-humana: Rider consegue jogar feixes de energia com uma pontaria de milímetros.
  • Durabilidade sobre-humana: o corpo de Rider é resistente a todas as formas convencionais de dano físico, incluindo balas, quedas, temperaturas ou pressão extremas e ácidos.
  • Agilidade sobre-humana: agilidade, balanço e coordenação acima do normal em humanos.
  • Regeneração: nas ocasiões raras em que Rider se machuca, ele consegue rapidamente curar seus ferimentos. Porém, é impossível recuperar membros perdidos.
  • Voo: possibilidade de voar a velocidade da luz, viajando pelo espaço.
  • Geração energética: Rider canaliza a Força Nova e a expele em forma de explosões, para criar portais no espaço e para emitir energia eletromagnética.
  • Combate corpo-a-corpo: Rider domina o combate corpo-a-corpo, mesmo quando não utiliza sua Nova Force.

FIQUE POR DENTRO:

7 Personagens da Marvel que já derrotaram Thanos.

Conheça a origem e história dos Guardiões da Galáxia nos quadrinhos.

8 coisas que tem de saber sobre Peter Quill, o Senhor das Estrelas.