Saiba mais sobre o poderoso Império Kree da Marvel

Junto com os Skrulls e os Shi’ar, os Kree são a raça extraterrestre mais poderosa do universo Marvel. Mas, embora sejam uma raça avançada cientificamente, eles estão estagnados geneticamente, o que causou com que se tornassem obcecados em resolver essa situação.

Agora que os Kree estão tendo um papel mais importante no UCM, fique conhecendo essa raça imperialista a fundo!

Os Kree têm mais de 6 milhões de anos

kree

A raça Kree é muito antiga. Tendo em consideração que os humanos apenas têm cerca de 200,000 anos, os Kree têm uns impressionantes 6 milhões. Porém, a história de sua raça não é muito conhecida até ao ponto em que eles encontraram os Skrull. Ou seja, existem cerca de 5 milhões de anos obscuros em sua história.

Além disso, durante o seu período dourado, os Kree conseguiram colonizar uns impressionantes milhares de planetas, se expandindo por toda sua galáxia.

Sua primeira aparição

kree

Embora os Kree andem por aí há 6 milhões de anos, eles apareceram pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel apenas em 1967, na HQ Quarteto Fantástico #65, criados por Stan Lee e Jack Kirby.

Em sua estreia, os Kree são os vilões da história, representados como sedentos por guerra e imperialistas. Os dois Kree que aparecem na HQ foram Ronan, O Acusador e Inteligência Suprema, e ambos se vieram a tornar centrais na história da espécie.

Inimigos mortais dos Skrulls

kree

Os Kree adoram guerra, especialmente se for contra seus inimigos Skrull. Na verdade, as duas espécies têm estado constantemente em guerra desde que se encontraram.

Tudo começou quando os Skrull encontraram os Kree e sua raça vizinha, os Cotati. Os primeiros deram então às duas outras raças um desafio e como resultado escolheram os Cotati como sendo a raça dominadora.

Isso humilhou os Kree de tal forma que o Império declarou guerra aos Skrull, a qual durou centenas de milhares de anos. Até aos dias de hoje, os dois impérios continuam inimigos mortais, entrando em conflito frequentemente.

Duas cores de pele

kree

Existem dois tipos de Kree: os que têm pele azul e os que têm pele rosa. Mas a diferença não se limita apenas à sua cor. Os Kree azuis são conhecidos como a raça pura, em menor quantidade mas mais poderosos que os outros. De resto, todos têm a mesma fisionomia, mas estes são reconhecidos como superiores dentro de toda a espécie. Por isso, normalmente, são eles que têm posições de autoridade e que governam o Império.

Já os Kree rosa são mais parecidos com os humanos caucasianos a nível de aparência devido a sua cor clara. Eles são o resultado de uma mistura entre Kree e outras espécies em experimentos evolutivos e são também mais duradouros que os azuis e, por isso, acabaram ficando em maioria.

Os pais dos Inumanos

inumanos

Os Kree são conhecidos por suas tentativas desesperadas de forçar sua raça a evoluir. Devido a essa obsessão eles estão dispostos a fazer o que for necessário para conseguirem atingir seu objetivo.

Durante algum tempo, eles fizeram vários experimentos genéticos para recomeçarem sua evolução congelada, o que criou os Kree de pele rosa e, mais tarde, os Inumanos, ao conduzirem esses experimentos em humanos primitivos.

Essa nova espécie se separou então dos humanos primitivos e formou sua própria sociedade desenvolvida tecnologicamente.

Os Kree quase foram aniquilados

kree

Em um dos arcos mais épicos da história dos Kree, sua sociedade inteira quase foi completamente aniquilada. Em uma guerra orquestrada pelo Império Skrull e Inteligência Suprema, os Kree acabaram lutando contra o império Shi’ar.

Quando a guerra começou a ameaçar o Sol da Terra, os Vingadores se envolveram para proteger o planeta e isso levou a que uma Bomba-Nega fosse detonada em território Kree. Como consequência, uma imensa explosão e reação radioativa destruiu o império e os sobreviventes foram forçados a se render ao Império Shi'ar.

Eles evoluíram nos Ruul

ruul

Após a explosão da Bomba-Nega, nem tudo foi mau e o que o que restou da espécie começou a evoluir novamente. Ou seja, graças a sua quase extinção, eles finalmente conseguiram evoluir nos Ruul.

Porém, esse nova forma de Kree era muito violenta e estaria tentando restabelecer o Império, prometendo espalhar destruição. Felizmente para o resto do universo e infelizmente para os Kree, rapidamente a espécie retornou a sua forma original, devido a mais uma quebra na evolução.

O Império é uma ditadura militar

kree

O sistema político dos Kree consiste em uma ditadura gerida por Inteligência Suprema, cuja autoridade é absoluta e a maior parte dos Kree o veneram como a um deus.

Eles são imperialistas, militaristas e nacionalistas e se focam em manter sua espécie forte e pura e em expandir seu território. Além disso, todas as religiões para além do culto a Inteligência Suprema são proibidas.

As mulheres Kree têm poderes mentais

kree

As mulheres Kree nascem com poderes especiais, conseguindo ter a habilidade inata de influenciar os homens com seus poderes mentais, o que provoca nos homens sentimentos de tal desejo que permite aos membros femininos da sociedade os controlar. Algumas mulheres Kree conseguem também sugar a força vital de outros seres apenas os beijando.

Esses poderes foram considerados um risco para a sociedade e, por isso, todas as mulheres passaram a ser obrigadas a uma cirurgia que destrói o centro de prazer de seus cérebros. Porém, algumas conseguiram escapar a esse procedimento.

Nem todos os Kree são vilões

mar vell

Os Kree são conhecidos por espalhar a guerra e a destruição, mas por vezes aparecem alguns super-heróis dessa raça. Um dos melhores exemplos é o original Capitão Marvel, ou Mar-Vell, que é um dos heróis mais populares dos quadrinhos da Marvel.

Embora sua aparência pareça a de um homem normal, Mar-Vell é na verdade um Kree de pele rosa se fazendo passar de humano. Esse herói foi um dos primeiros Kree a aparecer nos quadrinhos, em 1968.

Os Kree no UCM

capitã marvel

O novo filme que conta a origem de Capitã Marvel vai se focar também no conflito entre os Kree e seus inimigos mortais, os Skrull. Embora o UCM ainda não tenha introduzido os Skrull, os Kree já apareceram algumas vezes, como em Guardiões da Galáxia e Agents of S.H.I.E.L.D..

Em Guardiões da Galáxia ficamos conhecendo Ronan, O Acusador e Korath, O Perseguidor, dois Kree radicalizados que saíram do Império para se juntar temporariamente a Thanos. Já em Agents of S.H.I.E.L.D., os Kree foram revelados precisamente como criadores dos Inumanos.

Passado nos anos 90, Capitã Marvel vai introduzir a Starforce, um grupo de Kree consistindo em Capitã Marvel, Minn-Erva, Att-Lass, Bron-Char e uma versão mais nova de Korath. Ronan aparecerá também no filme, mas ainda fazendo parte do Império.