A história e poderes de Heimdall, o guardião eterno de Asgard

Heimdall é conhecido por ser o fiel guardião de Asgard, defendendo o reino dos deuses da Marvel de todos os perigos. Mas o que você realmente sabe sobre esse misterioso personagem? Confira agora os principais fatos sobre Heimdall e descubra o que inspirou a sua criação.

Sentinela da ponte arco-íris

Heimdall e Odin

A origem de Heimdall está envolta em mistério, sabendo-se apenas que é irmão da deusa guerreira Sif e que teve nove mães, conhecidas como as Nove Deusas que personificavam o mar. Considerado um deus asgardiano, Heimdall possuía talentos e habilidades únicas que o tornavam o guardião perfeito da Bifrost, a ponte arco-íris.

Bifrost é o único portal permanente entre os reinos de Asgard e Midgard (o nome asgardiano para o planeta Terra). Depois da guerra e invasões frequentes dos Gigantes de Gelo e dos Gigantes da Tempestade, Odin precisava encontrar um sentinela para defender Asgard. Três guerreiros corajosos lutaram para serem escolhidos pelo Pai-de-Todos mas foi Heimdall quem conquistou a honra.

Graças aos seus superpoderes de percepção e sentidos extremamente avançados, Heimdall se tornou o eterno guardião da ponte arco-íris. Durante longos anos, o irmão de Sif esteve em seu posto, defendendo e vigiando Asgard, necessitando do mínimo de descanso. Mas nem mesmo este sentinela poderia derrotar o poder destruidor do demônio Surtur.

Quando o grande vilão de fogo invadiu Asgard, ele também destruiu a Bifrost, humilhando assim o seu vigia. Mas quando Surtur foi finalmente derrotado, Odin deu parte do seu poder a Heimdall para que o guardião reconstruísse a ponte arco-íris, e assim ele retornou à sua missão permanente.

Os poderes de uma divindade asgardiana

Heimdall

Como asgardiano, Heimdall possuiu atributos físicos impressionantes como superforça, supervelocidade, super-agilidade, super-resistência que o protege de temperaturas extremas, ataques poderosos e balas, super-reflexos e estamina muito superior à de um humano.

O sentinela da Bifrost possui um fator de regeneração que lhe permite recuperar muito rapidamente de ferimentos e curar ossos quebrados. Mas Heimdall não é o Wolverine e não é capaz de regenerar membros ou órgãos sem necessitar de magia.

Além dos poderes e capacidades típicas dos deuses de Asgard, Heimdall tem habilidades inigualáveis mesmo no seu reino. Os seus sentidos são extraordinários mesmo comparando com outros deuses, com várias descrições de como o guardião consegue ver e ouvir tudo o que acontece em Asgard, até o mais leve bater de asas.

Existe a lenda de que Heimdall consegue ver através do tempo e do espaço, e é capaz de projetar sua imagem através de longas distâncias para entregar mensagens importantes. O guardião tem ainda habilidades proféticas, possuindo a capacidade de prever certos perigos e acontecimentos futuros.

Objetos mágicos poderosos

Heimdall

O sentinela imponente de Asgard possui dois objetos essenciais para defender o reino dos perigos: a espada Hofund e a trompa Gjallhorn. Foram os anões de Nidavellir que criaram Hofund e Odin fez encantamentos mágicos na espada. Com esta arma, Heimdall consegue invocar forças cósmicas, manejar chamas azuis do fogo das estrelas e ainda disfarçar-se misticamente como um mortal comum em Midgard.

Gjallhorn é o chifre que Heimdall usa para avisar Asgard das ameaças invasoras ao reino. Será com esta poderosa trompa que Heimdall convocará os deuses para a batalha final do Ragnarok.

Inspiração mitológica

Heimdallr

Heimdall foi criado por Stan Lee, Jack Kirby e Larry Libeber em 1962 e apareceu pela primeira vez nas páginas da HQ Journey Into Mistery #85. Mas esta é uma personagem profundamente inspirada em um deus nórdico com um nome similar: Heimdallr.

Na mitologia nórdica, Heimdallr era filho de Odin e de nove mães, todas elas irmãs e representando o espírito das ondas e do mar. O guardião da Bifrost mora em Himinbjörg, local onde a ponte arco-íris se encontra com o céu.

Os seus sentidos são extraordinários, e Heimdallr é conhecido por uma audição e visão únicas, capaz de detetar inimigos à distância de milhares de quilômetros. Quando ele escuta ou avista o perigo de invasores, o deus toca a trompa Gjallhorn para alertar Asgard.

Heimdallr está destinado a soar a trompa no início do Ragnarök e a enfrentar o seu maior inimigo em batalha: Loki. A profecia dita que, quando o fim do mundo asgardiano chegar, Heimdallr e Loki conhecerão o seu fim às mãos um do outro.