Conheça o Mjolnir, o lendário martelo de Thor no universo Marvel

Muitos super-heróis utilizam objetos no combate contra o mal e que se tornaram o símbolo que os representa. O Capitão América tem seu escudo, o Homem de Ferro as suas armaduras, e o Lanterna Verde o seu anel. Com o Deus do Trovão da Marvel não é diferente. Thor possui consigo o poderoso martelo mágico de cabo curto chamado Mjolnir (pronuncia-se MI-ÔL-NIR). Ele pode ser curto, mas é como dizem: não é o tamanho do martelo que importa, mas como é usado.

A prisão de um deus cósmico

Mjolnir é forjado

Há muitas eras atrás uma tormenta cósmica, chamada Deus Tempestade, ameaçou as estruturas de Asgard, a cidade dos deuses. Odin compareceu para defender seu reino contra o invasor, batalhando contra a tempestade por vários dias, até que conseguiu aprisioná-la dentro de um pedaço de minério de uru.

Após essa batalha, Odin pediu aos anões do reino de Nidavellir para fazer uma arma com o minério de uru. Os anões precisaram utilizar o calor de uma estrela para conseguir trabalhar esse metal tão raro. Ao final de dezessete dias ininterruptos de forjadura, um martelo de cabo curto foi feito. A arma foi batizada de Mjolnir, que significa "aquilo que esmaga".

Muitas outras eras se passaram depois disso. Eventualmente o Deus Tempestade morreu em sua prisão no interior do martelo, que reteve os poderes da tormenta cósmica. Em adição a isso, Odin também lançou um encantamento sobre Mjolnir que impediria que qualquer um pudesse empunhar a arma.

Apenas muitos anos depois, e após incontáveis provações de valor que Odin entregaria Mjolnir nas mãos de seu filho Thor, concedendo-lhe assim o título de Deus do Trovão.

Poderes dignos de um deus

Os poderes do deus do trovão

Mjolnir é conhecido como uma das armas mais poderosas do universo Marvel. É praticamente indestrutível, graças à sua composição de metal uru e aos encantamentos de Odin. Porém, não é isso que faz com que tenha uma fama tão imponente, e sim as habilidades que esse martelo concede àquele que o utiliza. Confira alguns dos diversos poderes contidos nessa arma.

Manipulação do Clima

O principal poder concedido pelo martelo é a capacidade de controlar o clima, em especial as tempestades. O martelo não apenas concede o controle de tempestades, como também dá os poderes de criá-las. Aquele que tem posse de Mjolnir pode conjurar ventos, furacões, nevascas, chuvas, raios e trovões. Embora Thor consiga fazer tudo isso por conta própria, seus poderes ficam extremamente ampliados quando combinados com Mjolnir.

Retornar para a mão

Sempre que o martelo é arremessado, após acertar (ou errar) seu alvo, ele retorna automaticamente para a mão de seu usuário.

Voo

Usuários desse martelo mágico podem girá-lo muito rapidamente, segurando na tira de coura da base, para arremessá-lo com grande força. Caso se mantenham segurando a tira de couro após o arremesso, podem voar utilizando a força de Mjolnir. Esse vôo é tão rápido que é capaz de ultrapassar a velocidade do som.

Projeção de energia

Esse poder se apresenta como um grande impacto no solo que cria uma forte onda de energia ao redor. Ótimo ataque para situações em que é preciso atingir vários inimigos ao mesmo. Thor utiliza esse poder para canalizar sua energia divina em forma de um golpe. O resultado é uma explosão tão poderosa que é considerada uma ameaça real até mesmo para seres ultra-poderosos, como Ego, o planeta vivo, Surtur e Galactus. 

Teletransporte

Mjolnir também é capaz de criar fendas espaciais, portais que possibilitam uma viagem instantânea entre lugares distantes, inclusive em dimensões diferentes. É dessa forma que Thor se transporta entre o reino de Asgard para a Terra.  

Não é para todo mundo

Valor

"Aquele que empunhar este martelo, se for digno, possuirá o poder de THOR"

São muitas e extremamente poderosas as habilidades concedidas por Mjolnir. Nas mãos de uma pessoa errada, esse martelo poderia se transformar em uma arma terrível a serviço do mal. Para impedir que isso acontecesse, Odin lançou um encantamento poderoso em Mjolnir.

Essa magia faz com que o martelo só possa ser erguido por uma boa pessoa, valorosa e digna de ter os poderes para utilizá-los de modo altruísta. Caso contrário, o martelo ficará preso ao chão e não poderá ser levantado, não importa o quão forte é o indivíduo que tente empunhá-lo.

Apenas Odin é capaz de alterar o encantamento. Isso pode ser feito para impedir que alguém possa levantá-lo, como no caso de Thor, ou para permitir que alguém não digno possa utilizá-lo temporariamente. 

Alguns personagens que já se demonstraram dignos de empunhar Mjolnir são: Odin, Steve Rogers, Bill Raio , Tempestade e a Garota-Esquilo. Atualmente o martelo mágico está sob os cuidados de Jane Foster, que também assumiu o título de "Thor". 

Cópias e duplicatas

Outros martelos

Uma vez que não é qualquer um que pode por suas mãos no Mjolnir, não é de se espantar que essa arma inspirasse a forjadura de outros martelos mágicos. Vários vilões e até mesmo alguns heróis já tentaram replicar o martelo de Thor, alguns com até certo êxito.

Odin mesmo já ordenou em duas ocasiões que fossem feitos martelos com poderes similares aos de Mjolnir. O primeiro, Martelo de Guerra, foi dado a Red Norvell para que ele assumisse o posto de Thor na proteção de Asgard. O segundo martelo, chamado de Rompe-Tormentas, foi dado ao alienígena Bill Raio Beta por ele ter se provado digno de empunhar Mjolnir.

Outro personagem que também se mostrou digno de utilizar Mjolnir foi Erik Masterson. Para mostrar gratidão pelos seus atos heroicos, Thor presenteou Erik com uma arma de poderes semelhantes ao seu martelo, uma maça mágica chamada Trovejante. Após isso, Erik se tornou um super-herói com o mesmo nome de sua arma.

De forma bem mais científica e nada mágica, Tony Stark, Reed Richards e, aparentemente, Hank Pym fizeram uma réplica eletrônica de Mjolnir. A arma foi dada para o clone de Thor, chamado de Ragnarok. Esse martelo sem nome possuía mecanismos internos que conseguiam simular praticamente todos os poderes do Mjolnir original, como criar raios de energia, controlar o clima ao redor e voltar para a mão quando arremessado.

Obviamente que Loki, o principal inimigo de Thor, não poderia ficar de fora. Ele também já criou uma réplica de Mjolnir. Seu martelo era chamado de Stormbringer (algo como "fazedor de tempestades") e foi um presente para a integrante dos X-Men, Tempestade. De posse desse martelo, Tempestade adquiriu poderes divinos. Contudo, abdicou da arma quando descobriu que estava sendo manipulada pelo Deus da Trapaça.

Tempestade voltaria a usar Stormbringer mais uma vez. Dessa vez o martelo foi dado por Thor, que queria que ela o usasse para ajudá-lo a proteger Asgard. Ela se tornou a Deusa da Tempestade mais uma vez, porém, durante uma eventual luta contra Thor, Tempestade empunhou Mjolnir para destruir Stormbringer.

Essa é a história e os poderes do incrível Mjolnir, o martelo capaz de conceder os poderes de Thor. Você seria digno de empunhar Mjolnir? Conseguiria erguê-lo do chão?

Mjolnir estará presente (até ser destruído) em Thor: Ragnarok, que estreia dia 26 de outubro no Brasil.