9 fatos sobre as garras do Wolverine que você tem de saber

Wolverine é uma das figuras icônicas da Marvel mas as suas garras são a sua imagem de marca. Uma das armas mais reconhecidas dentro e fora dos quadrinhos, elas merecem que você saiba mais sobre a sua história.

Confira 9 fatos sobre as garras que todo o fã de Wolverine deve saber!

1. Suas garras eram originalmente de osso

Wolverine

A origem do Wolverine já sofreu várias alterações, algo que é muito comum no universo dos quadrinhos. Uma dessas mudanças está relacionada com as suas famosas garras. Nas primeiras versões do Carcaju, ele tinha “apenas” o seu fator de regeneração como poder mutante. As garras tinham sido fundidas em seu esqueleto pelo sinistro programa Arma X.

Mas isso mudou quando alteraram a sua história de origem e exploraram a sua infância até então desconhecida. É devido a um evento trágico com um familiar que Wolverine vê pela primeira vez as suas garras surgiram do seu corpo. Essas garras são de osso e acompanharam Logan durante várias décadas antes da intervenção da Arma X.

2. Não são de adamantium puro

Wolverine

O adamantium é um metal fictício que só existe no universo Marvel e está dividido em 3 tipos: adamantium puro, secundário e Beta. O primeiro tipo é, como o nome indica, o adamantium no seu estado mais puro. O segundo tipo surgiu por necessidades de orçamento, já que a versão pura é muito cara.

As garras do Wolverine são do tipo adamantium Beta. Esta versão do metal permite ao adamantium se adaptar às características únicas de Logan, e funcionar em conjunto com a sua capacidade de regeneração rápida.

3. Elas podem voltar a crescer

garras do Wolverine

Graças ao adamantium Beta, as garras estão completamente interligadas com o seu poder de regeneração. Isso significa que elas podem voltar a crescer mesmo que alguém consiga o incrível feito de as quebrar.

4. São uma arma quase inquebrável

Wolverine vs Gladiador

O adamantium pode ser um metal extremamente poderoso e resistente mas não é indestrutível. Em raras ocasiões, Wolverine viu as suas as garras em perigo. Em X-Men #25, no evento Atrações Fatais, Magneto usa os seus poderes para arrancar todo o adamantium do corpo do Carcaju. É devido a esse ato bárbaro que Logan descobre suas garras de osso e entende que elas fazem parte do seu esqueleto.

Existe também a versão de uma realidade alternativa, na Terra-691, contada por Rancor, uma descendente de Wolverine. Ela conta como o Gladiador, líder da guarda imperial Shi’ar, conseguiu arrancar uma das garras do seu antepassado.

5. As garras podem ser recolhidas individualmente

Wolverine

Cada uma das suas garras podem ser recolhidas de forma individual, conforme os desejos do Carcaju. Wolverine pode ainda soltar suas garras para diferentes comprimentos.

6. Wolverine sente dor sempre que as usa

Velho Logan

Claro que ele nunca admitiria isso para seus inimigos, mas a verdade é que Wolverine sente dor sempre que solta suas garras. Ele não tem orifícios especiais entre os dedos que permitam que as garras saiam sem envolver dor.

Sempre que eles as usa, elas perfuram a sua pele e a dor faz parte do processo. Graças aos seus poderes de regeneração, essas feridas ficam curadas quase instantaneamente – mas Wolverine nunca é poupado da dor causada.

7. As garras nem sempre fizeram parte dele

Wolverine

O roteirista Len Wein e o artista John Romita foram os criadores do personagem e a sua ideia original era diferente do que hoje conhecemos. As garras de Wolverine faziam parte do seu equipamento, saindo de umas luvas especiais.

8. Elas já tiveram uma minissérie

HQ Garras

Em 2006, a Marvel lançou a HQ Wolverine e Gata Negra: Garras, que juntava os dois personagens com essa arma de eleição. Ao contrário de Logan, a Gata Negra tem suas garras nas luvas.

9. Adamantium é uma palavra derivada de “indomável” em grego

Wolverine

Adamantium é derivado da palavra grega adamastos, cujo significado é “indomável.” Os autores estavam inspirados quando surgiram com essa derivação que é perfeita para Wolverine. Se há alguém que não quer ser domesticado ou amansado, esse alguém é Logan.