As 16 super-heroínas mais poderosas da Marvel

Embora as personagens femininas tenham começado a ganhar seu devido espaço nos filmes Marvel apenas nos últimos anos, os quadrinhos da editora sempre contaram com heroínas extremamente poderosas. Algumas delas já ganharam versões live-action, outras devem chegar ao MCU nos próximos anos. Mutantes, heroínas que nasceram sem poderes, frutos de experiências ou até originais de universos paralelos. A Marvel tem um time feminino de peso!

16. Mulher Invisível

heroínas marvel

Apresentada na HQ: The Fantastic Four Vol.1 (1961)
Filme/Série: Quarteto Fantástico (2005) e Quarteto Fantástico (2015)

A única integrante feminina do quarteto fantástico, Susan Storm pode não chamar muita atenção graças aos seus poderes de ficar invisível, mas é uma personagem muito poderosa. Seu outro poder, o de criar campos de energia, geralmente na forma de barreiras defensivas, permite que ela entre nas mais diferentes batalhas e aventuras sem que sofra muitos danos. Essa habilidade é tão útil que Susan é uma dos poucos heróis dos quadrinhos que nunca morreram.

O poder não está presente apenas em Susan, também corre na família. Seu filho, Franklin, muitas vezes é considerado o mutante mais poderoso do mundo. Tal mãe, tal filho.

15. Gamora

heroínas marvel

Apresentada na HQ: Strange Tales #180 (1975)
Filme/Série: Guardiões da Galáxia (2014), Guardiões da Galáxia Vol.2 (2017), Vingadores: Guerra Infinita (2019), Vingadores: Ultimato (2019)

Uma personagem que possui o título de "mulher mais perigosa da galáxia" precisa estar na lista das super-heroínas mais poderosas da Marvel. Gamora é uma integrante do grupo espacial de heróis, os Guardiões da Galáxia. Contudo, antes disso, ela foi uma grande assassina intergalática, período em que conquistou seu título tão temível.

Gamora é a filha adotiva de um dos maiores vilões do universo Marvel, o titã louco, Thanos. Ele foi o responsável pelo treinamento desumano a que Gamora foi submetida para se tornar a guerreira que é. Além disso, após Gamora ter sido espancada por bandidos, Thanos também adicionou melhorias biônicas ao corpo dela. Essas melhorias fazem com que Gamora possua força, velocidade, resistência e reflexos muito superiores aos de uma pessoa comum.

14. Mulher-Hulk

heroínas marvel

Apresentada na HQ: Savage She-Hulk #1 (1980)
Filme/Série: She-Hulk (série - estreia indefinida)

A Mulher-Hulk pode ser verde e super-forte como o seu primo, o Hulk original, mas é bem diferente em essência. Ao contrário do gigante esmeralda, Jennifer Walters quando se transforma em Mulher-Hulk não perde o controle e consegue manter toda a sua inteligência. Além disso, ela também não precisa estar em uma situação estressante para mudar de forma, conseguindo fazer isso sempre quando quer.

Por ser uma Hulk sob controle, Jennifer Walters se mostra uma peça muito valiosa para qualquer equipe de super-heróis. Seu currículo é impressionante, já tendo participado de muitos grupos. Entre eles estão os Heróis de Aluguel, os Vingadores, o Quarteto Fantástico e os Defensores.

13. Mônica Rambeau/Espectro

heroínas marvel

Apresentada na HQ: Amazing Spider-Man Annual #16 (1982)
Filme/Série: Capitã Marvel (2019) e WandaVision (2020)

Filha de Maria Rambeau - apresentada no filme Capitã Marvel como melhor amiga de Carol Danvers - Mônica cresceu dedicando-se a ajudar os outros. Quando adulta, se tornou tenente da patrulha portuária. Mas foi ao ajudar o professor Andre LeClare que sua vida viraria de cabeça para baixo.

Os dois tentam impedir que o ditador sul-americano Ernesto Ramirez use o gerador de energia extra-dimensional que LeClare criou. Na batalha para destruir o protótipo, Mônica acaba sendo atingida por energias extra-dimensionais e ganhando o poder de converter seu corpo em energia.

Em sua trajetória como heroína, Mônica chegou a contar com a ajuda do Homem de Ferro, do Homem-Aranha, do Capitão América e da Vespa para controlar seus poderes e crescer dentro dos Vingadores, grupo do qual eventualmetne se torna líder. Velocidade sobre-humana, voo, invisibilidade, duplicação e absorção de energia, rajadas de energia e modificação de sua aparência estão entre suas habilidades.

12. Vampira

heroínas marvel

Apresentada na HQ: The Avengers Annual #10(1981)
Filme/Série: X-Men - O Filme (2000), X-Men 2 (2003), X-Men: O Confronto Final (2006), X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

Uma mutante cujo poder é justamente absorver as memórias e poderes ao entrar em contato físico com outras pessoas. Geralmente os poderes que Vampira absorve não permanecem consigo por mais que algumas horas. Contudo, existem algumas exceções à essa regra. Um exemplo disso são os poderes cósmicos da Capitã Marvel, a origem de sua capacidade de voar. Foram adquiridos após um longo contato com a super-heroína e nunca mais desapareceram.

Vampira já esteve envolvida em algumas equipes, como as opostas Irmandade de Mutantes e os X-Men. Também, graças a versatilidade de seus poderes, foi encarregada pelo Capitão América como líder de uma subdivisão dos Vingadores.

11. Valquíria

heroínas marvel

Apresentada na HQ: The Avengers # 83 (1970)
Filme/Série: Thor: Ragnarok (2017)

Brunnhilde, a Valquíria, é uma heroína um tanto desconhecida em comparação com as outras personagens presentes nesta lista, mas nem por isso menos poderosa. Ela é uma grande guerreira de Asgard que, há muitos anos, possuía a tarefa de levar as almas dos guerreiros mortos em combate para Valhalla.

Uma das principais características de Vaquíria é a sua super-força. Ela não apenas é mais forte que um ser humano comum, mas também possui uma força assombrosa mesmo para os padrões asgardianos. O normal é que uma mulher asgardiana consiga erguer até 25 toneladas de peso; e um homem, 30. Já Brunnhilde consegue erguer 45 toneladas.

Essa personagem se resume a força bruta, ela é também uma ótima líder. No passado era a líder das valquírias de Asgard, e nos tempos modernos foi responsável por criar um grupo de super-heroínas na Terra, as Destemidas Defensoras.

10. Magia

heroínas marvel

Apresentada na HQ: Giant-Size X-Men #1 (1975)
Filme/Série: Os Novos Mutantes (2020)

Illyana Nikolaievna Rasputin é provavelmente uma das usuárias de magia mais poderosa de que se tem registro nas HQs Marvel, tendo tido como mentores outros heróis como Ororo/Tempestade (de outra dimensão) e Doutor Estranho.

Irmã do mutante Colossus, Illyana foi sequestrada ainda criança pelo demônio Belasco, que a levou para o Limbo, onde retirou metade de sua alma e a inseriu numa Pedra de Sangue, para que ela desenvolvesse por completo seu potencial. Em uma de suas fugas de Belasco, ela criou a Espada das Almas, que refletia sua alma dilacerada.

Magia é capaz de se teletransportar pelo tempo e espaço, tem amplos poderes mágicos, limitados apenas na Terra. Quando está na Terra-616, ela ainda é capaz de usar sua projeção astral, pressentir presenças místicas e invocar sua espada (que mata seres místicos e faz encantamentos, mas não machuca seres normais).

9. America Chavez

heroínas marvel

Apresentada na HQ: Vengeance #1 (2011)
Filme/Série: Ainda não apresentada no cinema ou na televisão

Primeira personagem latinoamericana LGBTQ+, America Chavez nasceu e cresceu numa realidade chamada de Paralelo Utópico. Criada por suas mães, ela parece ter absorvido os poderes do ser conhecido como Demiurgo. Quando o Paralelo Utópico foi ameaçado de destruição e suas mães se sacrificaram tentando salvar o lugar e America, a menina decide viajar pelo multiverso e se provar como uma heroína.

Velocidade que quase excede a da luz, força suficiente para explodir um inimigo em fragmentos apenas com um soco, durabilidade sobre-humana e capacidade de voar estão entre os poderes da Miss America. Além disso, pode abrir buracos na realidade, viajando facilmente pelo multiverso.

8. Tempestade

heroínas marvel

Apresentada na HQ: Giant-Size X-Men #1 (1975)
Filme/Série: X-Men - O Filme (2000), X-Men 2 (2003), X-Men: O Confronto Final (2006), X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), X-Men: Apocalipse (2016), X-Men: Fênix Negra (2019)

Ororo Munroe é uma mutante extremamente poderosa, suas habilidades de controle do clima são tão impressionantes que em sua juventude foi considerada uma deusa em seu país de origem. Não por acaso que seu codinome de super-heroína é Tempestade, ela é capaz de criar chuvas torrenciais, ventos poderosos e relâmpagos destruidores.

Tempestade foi uma das principais integrantes do X-Men por vários anos, chegando até mesmo a assumir a posição de líder da equipe diversas vezes. Também se tornou a diretora da Escola Xavier para Jovens Super-Dotados. Quem melhor para ser um modelo para os jovens mutantes em treinamento?

7. Psylocke

heroínas marvel

Apresentada na HQ: Captain Britain #8 (1976)
Filme/Série: X- Men 3: O Confronto Final (2006) e X-Men: Apocalypse (2016)

Elizabeth "Betsy" Braddock é irmã gêmea do herói Capitão Bretanha. Telepata, adquiriu também habilidades de artes marciais após sua mente ser colocada no corpo da ninja japonesa Kwannon. Uma das integrantes mais poderosas dos X-Men, Psylocke chega a assumir o manto do Capitão Bretanha na ausência de seu irmão.

Com poderes telepáticos equivalentes aos do Professor Xavier e aos de Jean Grey, ela alcançou seu potencial completo com a ajuda de uma outra versão de Grey, da Terra-295. A partir do uso de sua telecinesia, pode ficar invisível, construir armas psiônicas, criar uma espada ou um arco e flecha de energia, e aumentar sua velocidade e força a um nível sobre-humano. Ela ainda é capaz de voar, fazer projeção astral, criar poderosas ilusões, controlar mentes e apagar memórias.

6. Thor

heroínas marvel

Apresentada na HQ: Journey Into Mystery #84 (1962)
Filme/Série: Thor: Amor e Trovão (2022) - Como Poderosa Thor

Não o asgardiano loiro e barbudo (obviamente), mas sim Jane Foster, a personagem que a princípio era apenas o interesse romântico do deus do trovão. Após o Thor original se tornar indigno de empunhar o martelo Mjolnir, Jane Foster foi quem conseguiu erguer a arma e tomar os poderes do deus do trovão para si, bem como o nome Thor.

Antes acostumada a ajudar as pessoas com seus conhecimentos médicos, agora Jane ajuda a humanidade como uma super-heroína. Ela batalha tanto contra seres cósmicos e destruidores de mundos, quanto contra o câncer de mama que a ataca em sua forma mortal.

5. Sersi

heroínas marvel

Apresentada na HQ: The Eternals #3 (1976)
Filme/Série: Eternos (2021)

Como os demais Eternos, Sersi nasceu há milhares de anos, tendo passado por diferentes e importantes períodos da história mundial, como a antiga Mesopotâmia, a Grécia Antiga de Homero, Camelot do Rei Arthur e Roma de Nero. Na atualidade, trabalha com entretenimento em Nova York, organizando festas para estrelas do cinema e super heróis, enquanto faz apresentações usando seus poderes, vistos pelos demais como mágica.

Já lutou ao lado dos Vingadores, usando poderes como: resistência sobre-humana, super força, telepatia, criação de ilusões, telecinesia, projeção de energia cósmica, transmutação de matéria, teletransporte, voo e capacidade de regeneração. Além disso, Sersi é capaz de manipular energia cósmica, o que pode aumentar sua força vital, fazendo com que seja imortal e invulnerável.

4. Emma Frost

heroínas marvel

Apresentada na HQ: The Uncanny X-Men #129 (1980)
Filme/Série: X-Men: Primeira Classe (2011)

Na série mutantes telepatas super poderosas, nossa Raianha Branca certamente está entre as mais fortes. Emma Frost tem poderes de ler, camuflar, manipular, corromper, paralisar, alterar, controlar, rastrear, possuir, danificar e bloquear mentes. Além disso, é plenamente capaz de comunicar telepaticamente, transferir informações, apagar memórias, compreender e traduzir diferentes idiomas; bem como projetar relâmpagos psiônicos, explosões de energia telecinética, criar campos de força e se curar rapidamente.

Quer mais? Emma Frost pode ficar invisível e fazer tornados. Em sua forma diamante, ganha força e resistência sobre-humanas, velocidade acima do som, diferentes tipos de imunidade e capacidade de teletransporte.

Mas não acabou! A mutante também foi uma das hospedeiras da Fênix, período durante o qual ganhou telepatia e telecinesia ilimitadas, força incalculável, imortalidade, pirocinese cósmica e capacidade de teletransporte interdimensional e viagem interestelar.

3. Capitã Marvel

heroínas marvel

Apresentada na HQ: Marvel Super Heroes #13 (1968)
Filme/Série: Capitã Marvel (2019) e Vingadores: Ultimato (2019)

Carol Danvers, após um incidente com uma tecnologia alienígena kree, teve sua estrutura genética aletrada, o que a transformou em uma híbrida entre humano e kree. Isso lhe concedeu poderes cósmicos que utilizou para se tornar a super-heroína, Ms. Marvel. Apenas anos mais tarde é que ela assumiria o nome de Capitã Marvel.

Capitã Marvel não poderia estar de fora de uma lista de super-heroínas mais poderosas, pois poder é o que não falta nela. Suas habilidades cósmicas são apresentadas das mais diversas formas. Aqui estão alguns de seus poderes: Super-força, super-resistência, fator de cura, voo, super-velocidade, projeção e absorção de energia.

Entretanto, não apenas por meio de super-poderes que Carol se mostra ser uma personagem forte. Também possui uma personalidade admirável, é destemida e uma líder nata. Já assumiu a liderança dos Vingadores e é ela a principal oposição a Tony Stark no arco Guerra Civil II.

2. Feiticeira Escarlate

heroínas marvel

Apresentada na HQ: Uncanny X-Men #4 (1964)
Filme/Série: Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014), Vingadores: Era de Ultron (2015), Capitão América: Guerra Civil (2016), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato (2019), WandaVision (2020), Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)

Wanda Maximoff é uma das principais integrantes dos Vingadorese faz juz ao seu cargo. Seus poderes parecem apenas um controle energias à primeira vista, mas são muito mais complexos. Seu poder é conhecido como "Magia do caos"e lhe concede as habilidades de controlar e distorcer campos de energia e a matéria. Em outras palavras, Feiticeira Escarlate é capaz alterar a realidade através de seus pensamentos.

A extensão de seus poderes é tão grande que a Feiticeira Escarlate já foi capaz de transformar todo o universo algumas vezes. A primeira vez, foi o que deu origem ao arco "Dinastia M" dos quadrinhos. Wanda alterou a realidade, fazendo com o que os mutantes fossem a maioria da população na Terra e os humanos a minoria. A segunda vez foi para reverter o universo para a realidade de antes. Retornou a Terra ao seu estado normal, mas com a diferença. Cerca de 90% da população mutante foi exterminada ou perderam seus poderes.

1. Jean Grey

heroínas marvel

Apresentada na HQ: Uncanny X-Men #1 (1963)
Filme/Série: X-Men - O Filme (2000), X-Men 2 (2003), X-Men: O Confronto Final (2006), Wolverine (2013), X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), X-Men: Apocalipse (2016), X-Men: Fênix Negra (2019)

O embate pelo primeiro lugar foi acirrado, mas não tem como não darmos a colocação para a mutante Jean Grey. Quando seus pais procuraram Charles Xavier para ajudar a menina, o mutante ficou tão admirado com a extensão dos poderes de Jean que decidiu criar barreiras psíquicas em sua mente para que ela usasse suas habilidades de forma completa apenas quando estivesse madura o suficiente para controlá-las.

Jean é considerada uma mutante nível Alfa e uma telepata nível Alfa. Já quando se tornou hospedeira da Fênix Negra, ela teve seus poderes elevados a um nível cósmico. Telepatia, capacidade de intervir nos pensamentos de oponentes e criar experiências e ilusões, habilidade de manipular e até apagar ou implantar memórias, controle de mentes, alteração de personalidade, capacidade de inibir os poderes de adversários, mortais explosões de energia, telequinesia e projeção astral são alguns de seus poderes.

Essas foram algumas das personagens mais poderosas dos quadrinhos da Marvel. Na sua opinião, ficou faltando alguém? Quem mais você colocaria entre as super-heroínas mais poderosas desse universo?