O essencial sobre Valquíria, a guerreira feroz de Thor: Ragnarok!

A Valquíria, também conhecida como Brunnhilde, é uma poderosa guerreira de Asgard, coletora de almas da Terra, e uma incrível super-heroína dos quadrinhos. Como se não bastasse, foi apresentado que a personagem também terá sua estreia no universo cinematográfico da Marvel, presente em Thor: Ragnarok. Conheça mais sobre a Valquíria.

Condutora de almas

Condutora de almas

Brunnhilde é a líder das Valquírias, deusas que possuíam como tarefa guiar as almas dos guerreiros mortos em combate até Valhalla. Isso é, desde que eles fossem seguidores dos deuses Asgard. Em Valhalla esses guerreiros competem em batalhas amistosas e participam de grandes banquetes até que o Ragnarok aconteça, quando irão lutar ao lado de Odin na grande batalha por Asgard.

Por séculos Brunnhilde e suas companheiras serviram a esse propósito. Contudo, mais recentemente na história da Terra, Odin se viu forçado pelos deuses de outros panteões a cortar relações com a humanidade. Por isso, as Valquírias tiveram seu trabalho limitado a recolher as almas apenas de Asgardianos.   

Corpo mortal

Corpo mortal

Devido a redução de seus trabalhos, Brunnhilde ficou entendiada e eventualmente começou a sair em aventuras com a Encantor. Após um tempo, Brunnhilde percebeu os métodos malignos de sua aliada e quis terminar essa parceria. Porém, foi nesse momento que Encantor se voltou contra a Valquíria e aprisionou sua alma em um cristal, deixando seu corpo em um estado de animação suspensa.

A Valquíria então se tornou um brinquedo na mão de Encantor. A feiticeira utilizava dos poderes de Brunnhilde, tanto para si mesma (geralmente assumindo a forma de Brunnhilde) quanto cedendo temporariamente para seus lacaios.

Por anos a Valquíria esteve aprisionada, até que Encantor transferiu seus poderes e consciência para o corpo de uma mortal chamada Barbara Norris. Encantor fez isso pois precisava da ajuda de Brunnhilde para escapar da feiticeira Casiolena. Além disso, também contou com a ajuda dos Defensores. Após a batalha, Encantor não desfez o seu feitiço em Brunnhilde, mas a manteve com uma leve amnésia, o que a fez pensar que estava em seu corpo verdadeiro.

Carreira como super-heroína

Defensora de Midgard

Uma vez de volta a ação, Valquíria se junta aos Defensores na tarefa de proteger a humanidade das mais variadas ameaças. Ao lado dessa equipe de heróis, a guerreira asgardiana vivenciou várias aventuras. Entre os eventos mais marcantes estão sua liderança das tropas da deusa Hella e a retomada de seu corpo original.

Brunnhilde também participou de outro grupo de super-heróis, os Vingadores Secretos. Nessa equipe, esteve aos serviços de Capitão América, juntamente de Fera, Cavaleiro da Lua, Máquina de Combate, Homem-Formiga, Nova e Viúva Negra. Foi durante sua estadia com os Vingadores Secretos que Valquíria recebeu uma missão diretamente de Odin. A guerreira foi encarregada de encontrar as Armas da Serpente, antigos artefatos mágicos que colocariam a Terra em perigo caso fossem encontradas por Sin, a filha do Caveira Vermelha. 

Depois de sua temporada com os Vingadores Secretos, Brunnhilde recebeu da deusa Freyja a sugestão de liderar um novo grupo de Valquírias que seria formado por heroínas de Midgard, a Terra. O grupo foi nomeado de as Destemidas Defensoras. Entre as integrantes do grupo estavam Misty Knight, Danielle Moonstar, Hipólita e Annabelle Riggs, uma arqueóloga que possui uma queda por Brunnhilde.

Poderes

Poderes

Brunnhilde é uma asgardiana, portanto possui força, velocidade, resistência, e todas as outras características físicas superiores as de uma humano comum. Além disso, também é um exímia lutadora, com conhecimentos avançados em técnicas de combate. Veja abaixo seus principais poderes.

Super-força

Só por ser uma asgardiana Brunnhilde já possui uma força muito maior do que um ser humano comum. Contudo, ela tampouco é uma asgardiana comum. A Valquíria é capaz de levantar objetos de 45 toneladas sem problema algum, ou seja, 15 toneladas a mais que um homem asgardiano comum.

Super-resistência

Asgardianos possuem a pele muito mais grossa que a de um ser humano normal, em adição a isso, também são muito mais resistentes a impactos, temperaturas extremas e pressão do ambiente.

Fator de cura

Outra característica da fisiologia asgardiana é a velocidade de seu metabolismo. A regeneração celular acontece muito rapidamente, feridas leves se curam dentro de algumas poucas horas e ossos dentro de dias. Contudo, esse fator de cura é incapaz de repor órgãos ou membros perdidos.

Percepção da morte

Um de seus poderes únicos de Valquíria. Brunnhilde é capaz de sentir quando a morte de uma pessoa está se aproximando. Ela vê a pessoa em volta de um "brilho da morte". Isso permite que ela saiba quem corre mais perigo e deve ser salvo mais urgentemente.

Teletransporte místico

Outro poder próprio às Valquírias. Com essa habilidade Brunnhilde é capaz de se teletransportar para qualquer outro reino dos mortos, carregando consigo a alma de um morto.

Não restam dúvidas de que Valquíria será uma grande aliada para Thor em seu novo filme. A personagem será interpretada pela atriz Tessa Thompson.

Thor: Ragnarok estreia no dia 26 de outubro no Brasil.