Conheça Monica Rambeau, a primeira Capitã Marvel

O filme da Capitã Marvel está cada dia mais perto de estrear, mas você sabia que essa super-heroína que veremos não foi a primeira personagem da Marvel a adotar esse nome? Antes dela foi Monica Rabeau, uma heroína tão poderosa quanto Carol Danvers e digna do título de Capitã Marvel. Descubra mais sobre essa personagem.

Origem

origem

Monica Rambeau, em sua vida antes de se tornar uma super-heroína, era uma cidadã de Nova Orleans, Luisiana. Contudo, já atuava a serviço da justiça, pois era uma oficial da guarda costeira, atuando como capitã de um navio cargueiro. 

Um dia, seu trabalho fez com que entrasse em conflito direto contra um grupo terrorista e um cientista maligno que tinham como missão montar uma superarma. Na tentativa de impedir que tal dispositivo fosse criado, Monica foi bombardeada com energia extra dimensional. Isso, em vez de lhe causar qualquer dano, fez com que adquirisse o superpoder de transformar seu corpo em energia. Desde então, passou a utilizar esse dom adquirido no combate ao crime.

Capitã Marvel antes da Capitã Marvel

Vingadores

A super-heroína passou a experimentar com seus poderes e suas ações logo chamaram a atenção da mídia, que foi quem a batizou de Capitã Marvel muitos anos antes de Carol Danvers receber esse título. Monica, em sua carreira de combate ao crime, eventualmente encontrou outros heróis. Um deles foi o Homem-Aranha, a quem ela recorreu para ser apresentada aos Vingadores. Sua intenção com isso era obter ajuda de heróis experientes para controlar os seus poderes recém-adquiridos.

Foi inicialmente aceita apenas como uma integrante em treinamento. Seus mentores foram o Capitão América e a Vespa, e ambos se tornaram grandes amigos de Monica. Após mostrar um ótimo desempenho nas missões da equipe, Capitã Marvel finalmente se tronou uma integrante oficial e até mesmo assumiu o posto de líder da equipe.

Muitos nomes

nomes

Apesar de ser a Capitã Marvel original, esse nome não se manteve por muito tempo. Na verdade, Monica é uma das heroínas que mais adotaram diferentes codinomes ao longo de sua carreira.

Começou como Capitã Marvel, nome dado a ela pela cobertura midiática de suas ações. No entanto, concordou em ceder o título de Capitão a Genis-Vell, o filho de Mar-Vell, o Capitão Marvel original. A partir de então, adotou o nome de Fóton. No entanto, tempo depois o próprio Genis-Vell, após adquirir novos poderes, tomou o nome Fóton para si. Isso deixou Monica furiosa e após discutir com ele, passou a se chamar de Pulsar.

Hoje em dia, Monica Rambeau já utiliza outro codinome. Atualmente ela é a super-heroína Espectro.  

Poderes

poderes

Forma de energia

O bombardeamento de energia extra dimensional fez com que a estrutura física de Monica Rambeau se alterasse. Ela é capaz de se transformar e controlar todos os tipos de energia do espectro eletromagnético. Entre os tipos de energia que já demonstrou a habilidade de manipular estão: raios gama, raios-x, luz visível, radiação infravermelha e ultravioleta, eletricidade, e ondas de rádio e micro-ondas.

A manipulação dessas energias resulta em outras habilidades que podem ser consideradas como outros poderes distintos. Essas habilidades são:

  • Voo;
  • Intangibilidade;
  • invisibilidade;
  • Disparo de energia;
  • Absorção de energia;
  • Duplicação de energias desconhecidas.

Consciência Cósmica

Além disso, Monica possui uma conexão com todas as energias do universo. Ela não mais processa as informações que seu corpo capta como um ser humano normal. Possui uma espécie de sentido apurado, que faz com que ela saiba se há algo realmente de errado ou que esteja ameaçando o universo.