As mais memoráveis participações de Stan Lee em séries e desenhos animados

Stan Lee foi uma lenda da história dos quadrinhos, tendo inventado vários dos personagens mais icônicos dessa mídia. No entanto, ele não era uma pessoa cujas ocupações se limitavam apenas às revistinhas de super-heróis. É bem conhecido que ele também fazia participações especiais em filmes de quadrinhos, mas você sabia que ele também apareceu em várias séries de TV?

Coletamos aqui as participações mais marcantes de Stan Lee, mas, para que a lista não ficasse extremamente enorme, selecionamos apenas obras de ficção, nada de documentários ou reality shows. Também pegamos apenas participações de Stan Lee cujos personagens são ou ele mesmo, ou diretamente inspirados em sua aparência característica.

Homem-Aranha (1994 - 1998)

Homem-Aranha

Stan Lee foi um dos produtores executivos desse clássico desenho animado dos anos 90, e no último episódio da série, ele fez uma aparição. Nesse episódio, Homem-Aranha enfrenta a vilã Madame Teia, que o  transporta para o mundo real, onde ele é apenas um personagem fictício. Homem-Aranha então conhece Stan Lee. O herói então leva o quadrinista em um passeio pelos arranha-céus de Nova York. No fim, Homem-Aranha retorna para sua dimensão original e deixa Stan preso no topo de um prédio, que torce para que o Quarteto Fantástico apareça para ajudá-lo a descer.

Robot Chicken (2001 - )

Robot Chicken

Em 2002, Stan Lee participou do episódio Tapping a Hero da terceira temporada de Robot Chicken, dando voz a um boneco de si mesmo em uma sketch que o parodiava.

Os Simpsons (1989 - )

Os Simpsons

Os Simpsons, tendo o costume de sempre trazer participações especiais em seus episódios, obviamente não deixaria Stan Lee, o Homem, de fora. O quadrinista já apareceu em vários episódios do seriado dessa família amarela. A primeira vez foi no episódio O Ataque do Pit-Pai, da 13ª temporada. Também apareceu no episódio O Casamento do Ano, oficializando a união do Cara dos Quadrinhos com Kumiko, uma garota japonesa.

Heroes (2006 - 2010)

Heroes

Heroes foi uma série claramente inspirada pelos quadrinhos de super-heróis e, fazendo justiça a essa mídia, chamou Stan Lee para fazer uma aparição. Isso aconteceu no 16° episódio da primeira temporada, no qual Stan interpreta o papel de um motorista de ônibus.

O Espetacular Homem-Aranha (2008 - 2009)

Espetacular Homem-Aranha

Voltando ao mundo dos desenhos animados, novamente Stan aparece em uma animação do Homem-Aranha. No primeiro episódio da segunda temporada de O Espetacular Homem-Aranha, Stan Lee aparece como um trabalhador no porto da cidade.

The Big Bang Theory (2007 - )

The Big Bang Theory

The Big Bang Theory gosta de se promover como uma das séries mais nerds da atualidade, abordando tudo que for possível desse universo. Por isso, não é nenhuma surpresa ver que Stan Lee, uma das maiores personalidades do mundo nerd, teve uma aparição no episódio 16 da terceira temporada, interpretando a si mesmo. No episódio, Sheldon perde uma oportunidade de ter um autógrafo de Stan Lee e começa a perseguir o quadrinista.

Entourage (2004 - 2011)

Entourage

No episódio Bottom's Up, da sétima temporada, Stan Lee aparece como um convidado especial, interpretando a si mesmo.

Nikita (2010 - 2013)

Nikita

No sexto episódio da primeira temporada, The Guardian, Stan Lee aparece como a testemunha de um assalto a um banco que é entrevistado por um telejornal. O mais interessante dessa participação é o nome de seu personagem, Hank Excelsior, uma referência direta ao bordão "Excelsior" comumente usado por Stan Lee.

Heroman (2010)

Heroman

Stan Lee, em parceria com o estúdio de animação japonês, Bones, criou o anime chamado Heroman. Conta a história de um garoto, Joey Jones, e o seu robô gigante, Heroman, em suas aventuras para salvar o planeta da ameaça dos skruggs, uma raça alienígena insetóide. Stan Lee aparece como o patrão do restaurante em que Joey trabalha.

Eureka (2006 - 2012)

Eureka

Eureka é uma série do canal Syfy, sobre a cidade e Eureka, habitada principalmente por grandes mentes do mundo científico. No episódio Glimpse, da quarta temporada, vemos que Stan Lee é um dos gênios que habita a cidade, no caso, Dr. Lee, também conhecido como Generalissimo.

Chuck (2007 - 2012)

Chuck

Stan Lee interpreta a si mesmo em Chuck, no entanto, uma versão diferente de si mesmo. No universo dessa série, Stan Lee é um agente secreto do governo americano. No episódio em que aparece ele está presente na festa de fim de ano da CIA e possui um grande interesse amoroso pela General Beckman.

How It Should Have Ended (2005 - )

Dessa vez a participação de Stan Lee foi em uma web série. Ele "reprisou" seu papel no filme O Espetacular Homem-Aranha, no qual interpreta um bibliotecário extremamente distraído que nem mesmo percebe a luta entre o Homem-Aranha e o Lagarto. Em How It Should Have Ended, vemos a reação desse personagem ao perceber a bagunça.

Ultimate Spider-Man (2012 - 2017)

Ultimate Spider-Man

Mais um desenho animado do Homem-Aranha, mais uma aparição de Stan Lee. Dessa vez ele é Stan, o zelador da escola onde Peter Parker estuda. O personagem aparece em vários episódios diferentes, sendo até mesmo um aliado do Homem-Aranha em certas ocasiões. Em um dos episódios é revelado que Stan na verdade é um agente da SHIELD disfarçado.

The Guild (2007 - 2013)

The Guild

No décimo primeiro episódio da web série The Guild, Stan Lee faz uma aparição, interpretando a si mesmo. No episódio em questão Stan é capturado em uma convenção por um Master Chief e seus capangas.

Agentes da S.H.I.E.L.D. (2013 - )

Agentes da S.H.I.E.L.D.

Agentes da SHIELD foi o primeiro investimento da Marvel Studios no ramo das séries e é claro que Stan Lee esteve lá. Logo na primeira temporada, Stan Lee é um gentil velhinho que se simpatiza com o disfarce criado por Simmons. Além dessa aparição feita pessoalmente, Stan também apareceu em outras temporadas, porém apenas por meio de fotos.

Phineas e Ferb (2007 - 2015)

Phineas e Ferb

No episódio especial de Phienas e Ferb em que o desenho faz um crossover com o Universo Marvel, Stan Lee esteve lá. Nesse episódio, Stan era um vendedor de cachorro quente em Nova York.

Hulk e os Agentes de S.M.A.S.H. (2013 - 2015)

Hulk e os Agentes da S.M.A.S.H.

Esse desenho animado do Hulk também é outra série que Stan Lee teve uma participação recorrente. Nos primeiros episódios, seu personagem era conhecido como o Vendedor Stan, mas depois ele conseguiu se eleger e se tornou Stan, o prefeito de Vista Verde.

Séries Marvel exclusivas da Netflix (2015 - )

Netflix

Aqui juntamos todas as aparições de Stan Lee nas séries da Marvel na Netflix, ou seja, todas as vezes que vemos o rosto do quadrinista em Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro, Defensores e Justiceiro. Juntamos tudo pois isso acontece sempre de modo bastante semelhante, através de suas fotos em cartazes. Nessas séries, ele é conhecido como Irving Forbush, um capitão e garoto propaganda da polícia de Nova York. Com o passar das temporadas, podemos perceber que Irving abriu uma companhia de advocacia.

Agente Carter (2015 - 2016)

Agente Carter

No episódio Blitzkrieg Buttom, Stan Lee aparece sentado ao lado de Howard Stark, quando este está engraxando seus sapatos. Stan então pede o jornal emprestado a Stark para que possa ler a seção de esportes.

The Reflection (2017)

The Reflection

The Reflection é outro anime co-criado por Stan Lee, mas dessa vez em parceria com Hiroshi Nagahama (responsável por Mushishi) para o Studio Deen. Diferente das outras parições de Stan Lee, em The Reflection, ele teve uma importância muito maior, pois foi um vilão da série, conhecido como Mr. Mystic.

Runaways (2017 - )

Runaways

Na primeira temporada dessa série Marvel da Hulu, Stan Lee faz sua aparição como um motorista de limusine encarregado de conduzir os jovens heróis dessa série.

Operação Big Hero: A Série (2017 - )

Operação Big Hero:A Série

Uma das maiores surpresas do filme Operação Big Hero foi ver que Stan Lee também fez uma aparição. No caso ele interpretou o papel do pai milionário de Fred. Em 2017 o filme deu origem a uma série animada com todos os personagens originais, inclusive o personagem de Stan Lee.

Cloak & Dagger (2018 - )

Cloak & Dagger

A última aparição de Stan Lee em uma serie se deu em Cloak & Dagger, e mesmo assim apenas sua imagem foi mostrada. Ele apareceu em uma obra de arte que faz referência ao trabalho de Andy Warhol, artista plástico influente nos anos 60.

Stan Lee morreu no dia 12 de novembro de 2018, mas está para sempre imortalizado nos super-heróis e histórias que criou, bem como em suas várias participações especiais em filme e séries. O Homem para sempre será lembrado por seus fãs.