10 curiosidades que você precisa saber sobre Stan Lee

O mundo dos quadrinhos perdeu um dos seus fundadores. E, embora todo mundo conheça as histórias excitantes que Stan Lee criou para seus personagens super-poderosos, existem vários fatos sobre ele próprio que não são tão conhecidos.

Confira, então, essas 10 curiosidades sobre a vida de Stan Lee!

1. Ele quase largou os quadrinhos

quarteto fantástico

Nos anos 60, os quadrinhos eram vistos como algo lido apenas por pré-adolescentes. Por isso, foi pedido a Stan Lee que escrevesse textos mais simples. Na altura, o escritor estava considerando mudar de carreira e acreditou que a criação do Quarteto Fantástico seria seu último trabalho na área.

Então, e com o apoio de sua esposa, Lee resolveu ser rebelde e aumentou a complexidade de seu texto e também de seus personagens. Na verdade, a HQ do Quarteto Fantástico ganhou tanto sucesso que acabou mudando o paradigma dos quadrinhos, fazendo frente a títulos como Liga da Justiça, da DC.

2. Já esteve em mais filmes do que a maioria das estrelas de Hollywood

stan lee

Stan Lee tem seu nome nos créditos de 121 filmes, incluindo algumas animações. Isso supera algumas das estrelas mais populares de Hollywood, como George Clooney (88), Meryl Streep (85) e Tom Hanks (88).

Lee tem até sua própria estrela em Hollywood, em frente ao edifício Live Nation.

3. Posicionou-se contra o racismo e a intolerância

Stan Lee

Durante as décadas de 60 e 70, Stan Lee se expressou abertamente contra a intolerância, especialmente em uma época em que o racismo era mostrado abertamente nos Estados Unidos.

Ele criou também uma grande diversidade de super-heróis diferentes do estereótipo homem branco que conseguiram suas próprias HQs. Entre estes contam-se Pantera Negra, Demolidor, Feiticeira Escarlate e Jean Grey.

4. Estreou com o Capitão América, aos 19 anos

Capitão América

Lee começou trabalhando na Timely Comics com apenas 17 anos de idade, como assistente. Dois anos depois, ele teve a oportunidade de escrever uma pequena história de duas páginas do Capitão América.

O jovem escritor assinou com seu nome artístico Stan Lee e chamou à história Captain America Foils the Traitor’s Revenge. Foi nessa mini-história que o super-herói usou pela primeira vez seu ataque de ricochete com o escudo.

A sua primeira HQ completa seria Capitão América #5, publicada em publicada em 1941.

5. O seu superpoder seria a Sorte

lucky man

Stan Lee’s Lucky Man é uma série britânica sobre um detetive que tem o poder de controlar a Sorte.

A ideia de série veio de uma declaração que Lee fez aos fãs, dizendo que se pudesse escolher um superpoder seria o poder de controlar a Sorte.

6. Seu nome verdadeiro é Stanley Lieber

Stan Lee

Todo mundo conhece o escritor como Stan Lee, mas esse não era seu verdadeiro nome. O escritor foi registado como Stanley Martin Lieber, tendo optado pelo pseudônimo Stan Lee para os quadrinhos, pensando que seu nome verdadeiro iria ser usado apenas para trabalhos considerados de maior prestígio.

Anos depois, o escritor viria a mudar seu nome legalmente para Stan Lee.

7. Ele nunca foi dono da Marvel nem dos personagens que criou

marvel

Embora se tenha tornado no nome mais conhecido da Marvel, Stan Lee apenas trabalhou para a empresa, sem nunca ter qualquer domínio sobre ela. Como todos os personagens que ele criou foi como empregado da Marvel, Lee nunca pôde receber qualquer lucro extra por seus trabalhos.

Porém, a Marvel todos os anos lhe dava um pagamento honorário por respeito ao seu contributo para o sucesso da empresa.

8. Sua esposa era seu barbeiro

Joan

Stan Lee revelou uma vez um segredo sobre seu cabelo. Na verdade, durante toda sua vida adulta, ele nunca visitou um barbeiro, pois era sua esposa Joan Boocok que cortava seu cabelo.

O escritor revelou essa curiosidade na segunda página de seu livro de memórias. Os dois estavam casados desde 1947, tendo Joan falecido em 2017.

9. Começou por escrever obituários

Stan Lee

Antes de ganhar a vida criando personagens fantásticos, Lee escrevia obituários de celebridades em Nova Iorque.

Eventualmente ele desistiu desse emprego por ser muito deprimente e deu uma reviravolta na sua vida profissional.

10. Seu cameo favorito é baseado nos quadrinhos

cameo

Desde o primeiro filme de Homem-Aranha em 2002, Stan Lee tem feito aparições em todos os filmes da Marvel. Uma vez, ele confessou que seu cameo favorito é o de Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007). 

Esta cena foi inspirada na história de Fantastic Four Annual Volume 1 #3, em que durante o casamento de Reed e Sue, Lee e Kirby tentam invadir a cerimônia sem sucesso.