Os 19 melhores easter eggs e referências da série Punho de Ferro

Em um mundo conectado como o do Universo Cinematográfico Marvel, é sempre interessante estar atento a todos os detalhes. Várias referências e easter eggs ligam esse gigante da ficção em Marvel's Iron Fist, mas existem ainda menções e alusões fora do UCM.

Confira os melhores easter eggs e referências da série Punho de Ferro!

Artigo com spoilers.

1. A outra identidade de Danny

passaporte

Como paciente do hospital psiquiátrico, Danny é confrontado com um passaporte canadense com a sua foto. O problema? Não é o seu nome que lá aparece mas sim “John Anderson”.

Esse é um nome muito comum nos países de língua inglesa mas é também um personagem menor da Marvel. John Anderson surgiu nos quadrinhos do Homem-Aranha em 2003 como vizinho de Peter Parker. Ele chegou a ajudar o Cabeça de Teia em uma batalha contra o Doutor Octopus.

2. As cores do Punho de Ferro

Davos e Danny

Muitos fãs do herói ficaram decepcionados por descobrirem que Danny Rand não usaria o seu uniforme tradicional. O visual amarelo e verde foi considerado demasiado extravagante para televisão e foi atualizado para uma versão moderna.

Você vê isso no vestuário de Danny e Davos em K’un-Lun, com a presença de um amarelo e verde mais escuro que o tradicional.

3. Vingadores e Hulk

Hulk

Como já vem sendo tradicional nas séries Marvel / Netflix, existe novamente a referência ao “incidente”. Ou seja, aos eventos do primeiro filme dos Vingadores que tiveram Nova Iorque como campo de batalha.

O médico psiquiatra de Danny conta ao seu paciente que “Você sabe que, desde o incidente, eu tenho visto muito mais pessoas que acreditam verdadeiramente que têm superpoderes?”

E um dos Vingadores tem especial destaque: Hulk. O alter ego furioso de Bruce Banner é referido quando se discute o vídeo onde Danny coloca a Corporação Rand em risco. “Você tem mais visualizações de YouTube que aquele cara verde incrível!” é a frase usada para descrever o sucesso viral de Danny.

4. Filha do Dragão

Colleen Wing

Os fãs de Colleen Wing e Misty Knight dos quadrinhos devem ter adorado essa referência. Quando Colleen participa pela primeira vez em lutas ilegais, ela escolhe o codinome Filha do Dragão para se apresentar.

Uma das mais importantes marcas da vida da guerreira é justamente a parceria “Filhas do Dragão” criada juntamente com Misty Knight. O uso de um vestuário esportivo branco é também uma referência ao seu visual típico nos quadrinhos.

5. Crane Mother

Crane Mother

Danny revela que foi salvo por dois monges chamados Chodak e Toshi que pertencem à Ordem da Crane Mother. Esse é um nome muito significativo na história dos quadrinhos do herói.

Crane Mother era a líder de K’un-Zi, uma das 7 Cidades Celestiais de que K’un-Lun faz parte. Contrariamente ao que parece ser o caso na série, Crane Mother era inimiga de Punho de Ferro e usou Davos para atacar o herói.

6. Lembranças de Game of Thrones

Game of Thrones

Uma divertida referência a Game of Thrones é feita quando Danny é atacado por pacientes do hospital psiquiátrico. Antes da violência começar, um deles diz a frase “Ward Meachum manda suas lembranças”.

A frase “Os Lannister mandam suas lembranças” é mítica no universo Game of Thrones graças ao terrível Casamento Vermelho. E é uma referência ainda mais hilária quando lembramos que o ator Finn Jones interpretou Loras Tyrell na série de fantasia medieval.

7. Os Defensores

Defensores

Em um ataque velado a Danny Rand, Madame Gao refere os poderes do herói juntamente com outros bem conhecidos do público. Ela menciona Demolidor como “o diabo de Hell’s Kitchen” e Luke Cage como o “homem com pele inquebrável”.

Infelizmente (ou talvez não) Jessica Jones não é referida pela misteriosa vilã. Será que Jessica vai ser o ataque surpresa contra o Tentáculo?

8. Frank N. Stein

Frankenstein

Se você prestar atenção ao celular de Ward quando seu pai liga, você verá o nome “Frank N. Stein”. Dizendo o nome em voz alta, ele fica Frankenstein, em uma clara e divertida referência ao monstro clássico.

Com Harold Meachum retornando dos mortos como o monstro trágico, esse easter egg é um detalhe que mostra o senso de humor de Ward.

P.S.: É sabido que Frankenstein foi o cientista criador e não o monstro, mas a verdade é que todo o mundo conhece a criatura desse jeito.

9. Os adesivos monstruosos de Kirby

Danny

Quando Danny recebe o escritório e mesa do seu pai, ele busca imediatamente uma memória da sua infância: os adesivos que colava na mesa do seu pai. Eles ainda estão lá e são uma surpresa para os fãs dos quadrinhos, e em particular, aqueles que adoravam a obra de Jack Kirby.

Os adesivos são ilustrações do artista, com monstros e criaturas bizarras como Mangog ou Orrgo da época dos anos 50 e 60.

10. O sucesso de Karen Page como repórter

Karen Page

A última vez que assistimos a Karen Page foi quando ela aceitou ser repórter no jornal New York Bulletin. O jornal e Karen são referidos ao longo de Punho de Ferro, começando com uma entrevista de Ward a uma jornalista do Bulletin. Essa repórter telefona ao editor do jornal e pede a ele para não dar a capa do dia seguinte a Karen.

Mais tarde, Danny refere o nome de Page quando confronta o conselho de administração da Rand com um artigo muito positivo da repórter.

11. Uma investigadora pouco sóbria

Jessica Jones

Quando Joy e Ward são despedidos da Corporação Rand, a filha do clã Meachum toma medidas drásticas. Determinada a retornar ao poder, Joy contrata uma investigadora privada para recolher informação danosa sobre as pessoas que votaram a saída dos Meachum.

Joy se refere a investigadora como sendo muito boa no seu trabalho quando ela está efetivamente sóbria. Lembra alguém bem familiar? Jessica Jones, claro.

12. Vários easter eggs de Luke Cage

Danny

E todos eles chegando através da enfermeira mais popular dos super-heróis: Claire Temple. Ela diz a frase tradicional de Luke Cage – Sweet Christmas! - quando está perseguindo o Tentáculo, mostrando que adotou já um pouco do seu jeito.

No final da série Luke Cage, o herói do Harlem é forçado a voltar para o presídio Seagate. Mas nem por isso a ligação entre Luke e Claire parece ter esfriado. Em duas cenas diferentes, assistimos a Claire lendo cartas enviadas por ele, mostrando que a união se mantém forte.

A introdução de Danny a Luke acontece graças a uma camiseta do herói inquebrável. Após Claire tratar os ferimentos de Danny, ele precisa de roupa para substituir a sua camisa ensaguentada. Felizmente, a enfermeira tem exatamente o que ele precisa: uma camiseta de Luke cheia de buracos de balas.

13. Negócios corrompidos

Roxxon

A infiltração do Tentáculo na Corporação Rand é um dos pontos centrais de Punho de Ferro, mas está longe de ser a única empresa com esse problema. Harold Meachum revela que as companhias Roxxon e Midland Circle estão também infiltradas pela organização criminosa.

Roxxon é uma empresa dedicada ao petróleo conhecida pela sua falta de ética, com várias menções no universo cinematográfico Marvel. Midland Circle foram os responsáveis pela criação do buraco literal em Hell’s Kitchen que Matt Murdock descobriu na segunda temporada do Demolidor.

14. Indústrias Stark em crise?

Indústrias Stark

Davos lê a revista Forbes que destaca Danny Rand na capa, mas existe uma menção clara às Indústrias Stark. Acima da fotografia de Danny, é possível ler “As Indústrias Stark são demasiado grandes para falharem?”

Será isso uma indicação de futuros problemas para Tony Stark?

15. O uniforme clássico do Punho de Ferro

Punho de Ferro

Bakuto mostra a Danny imagens gravadas por soldados chineses em 1948 no Himalaia. Protegendo o caminho aberto de K’un-Lun, está um antigo Punho de Ferro, dando tudo de si.

Embora sejam imagens em preto e branco, vemos que o campeão de K’un-Lun tem a típica bandana do Punho de Ferro dos quadrinhos.

16. Noiva das Nove Aranhas

Noiva das Nove Aranhas

Buscando o salvamento de Sabina, Danny Rand aceita o desafio mortal do Tentáculo. O desafio é dividido em 3 combates, mas é no segundo que os fãs vêm a introdução a uma vilã dos quadrinhos. Ela é a Noiva das Nove Aranhas, e embora seu nome não seja revelado na série, ela usa o seu veneno aracnídeo para ganhar vantagem sobre o Punho de Ferro.

O nono episódio da temporada tem ainda mais uma referência à vilã. O título “Mistress of all agonies” (ou “a senhora de todas as agonias”) é igual a uma técnica de combate da vilã.

17. Combate e álcool

easter egg

Um dos easter eggs mais sensacionais da série não é uma referência ao universo Marvel. Quando Danny descobre o complexo industrial de Gao na China, um homem embriagado guarda a passagem. Isso não parece ser um problema até que o bêbado revela ser um ótimo guerreiro contra Danny.

Isso é uma homenagem ao filme O Mestre Invencível de Jackie Chan, datado de 1978. Nesse filme, Chan aprende a arte marcial do pugilismo bebâdo com um mestre apropriadamente alcoolizado.

18. Já vimos Darryl com outro Defensor

Darryl

Darryl é um dos jovens alunos de Colleen Wing no seu dojo, mas essa não é a primeira vez que ele aparece no universo Marvel. Na série Luke Cage, Darryl é interrogado pela polícia sobre o paradeiro do herói inquebrável.

19. Cameo de Stan Lee

Stan Lee

Uma tradição adorada pelos fãs e que não pode faltar a nenhuma série ou filme Marvel. Stan Lee continua marcando a sua presença nas séries Netflix como o rosto do recrutamento para a polícia de Nova Iorque.

Excelsior!