Luke Cage: descubra tudo sobre o super-herói inquebrável

Há muito mais a descobrir nesse super-herói do que aquilo que você assistiu na série Luke Cage na Netflix. Descubra fatos e curiosidades sobre a história deste Defensor e lenda da Marvel!

1. Origem das ruas

Luke Cage

Luke Cage cresceu no Harlem, no seio da criminalidade e violência. Ele se juntou a um gangue com o amigo Willis Stryker, e viveu seus dias fazendo pequenos roubos e lutando nas ruas.

Mas quando Luke viu o quanto estava magoando sua família, decidiu abandonar o mundo do crime. O seu amigo Stryker não viu isso com bons olhos e ficou absolutamente furioso quando descobriu que sua ex-namorada Reeva tinha se juntado a Luke. Stryker se vingou e criou uma armadilha, colocando drogas na casa de Luke e alertando a polícia para isso.

Luke foi então preso por um crime que não tinha cometido, algo que expressava um sentimento da época em relação à comunidade negra.

2. O herói Marvel do Blaxploitation

Luke Cage

Luke Cage foi criado no época dourada da Blaxpoitation, em 1972, com a HQ Luke Cage: Hero For Hire. A Marvel queria aproveitar a popularidade desse polêmico subgênero cinematográfico.

Blaxploitation foi um movimento do cinema norte-americano da época dos anos 70. A palavra surgiu da conjugação de black (negro) e exploitation (exploração). Estes filmes eram destinados à comunidade negra e tinham afro-americanos como atores e diretores.

A necessidade de criação destes filmes surgiu pela própria comunidade negra querer ver a sua realidade representada no cinema. O Blaxploitation foi um movimento controverso – para alguns representava o empoderamento do público negro, para outras era um veículo cinematográfico de velhos estereótipos.

3. O primeiro super-herói afro-americano a ter seu título

Luke Cage

Pantera Negra é oriundo de Wakanda, Máquina de Guerra e Falcão eram parceiros de outros super-heróis, e assim Luke Cage se tornou o primeiro super-herói negro a ter seu nome numa HQ solo.

Nas histórias originais de Luke Cage não existiam supervilões querendo dominar o mundo – mas sim polícias corruptos, homens abusando do seu vasto poder e criminosos das ruas. Luke Cage foi o super-herói da Marvel a representar o clima político tenso entre a comunidade negra e a classe dominante.

4. Os seus poderes têm ligação com o Capitão América

um experimento que deu errado

Quando Luke estava na prisão, ele se voluntaria para um experimento científico semelhante ao que transformou Steve Rogers em Capitão América. Mas um guarda preconceituoso interfere no experimento e as coisas não correm como planejado.

No final, nem tudo é ruim pois Luke obteve os superpoderes de pele inquebrável e força sobre-humana.

5. Seu nome verdadeiro não é Luke Cage

Luke Cage

Carl Lucas é o nome real do super-herói. Luke Cage foi o nome adotado por ele quando ganhou seus poderes que o tornaram mais forte que qualquer guarda da prisão. Cage significa jaula em inglês, daí a ideia do nome.

6. Herói de Aluguel

Herói de Aluguel

Após escapar da prisão graças aos seus novos poderes, Luke Cage dedica-se ao negócio de ajudar pessoas por um preço. Se autodenominando “herói de aluguel”, Luke adota igualmente o nome de Poderoso e usa roupas e acessórios extravagantes (a tiara prateada hilária, por exemplo).

Tudo isso serve para se destacar entre os outros super-heróis e vestir um uniforme como eles. Afinal, no final do dia, Luke precisava ganhar dinheiro, e porque não usar seus superpoderes?

7. Seu melhor amigo é Punho de Ferro

Luke Cage e Punho de Ferro

Quem imaginaria que personagens tão diferentes como Luke Cage e Danny Rand pudessem ser melhores amigos? Isso aconteceu porque seus quadrinhos solos estavam caindo em popularidade, então a Marvel decidiu juntá-los em uma HQ.

A filha de Luke se chama Danielle em honra a Punho de Ferro, cujo nome verdadeiro é Daniel.

8. O romance inesperado mas duradouro com Jessica Jones

Jessica, Luke e Danielle

Luke e Jessica conheceram-se no trabalho, quando ela já se dedicava à atividade de detetive privada. Ambos partilhavam a força sobre-humana e um estilo de vida fora do comum, e sua atração mútua resultou numa relação ocasional descomprometida.

Após uma noite em que ambos tinham bebido demais, Jessica descobre que está grávida. Eles decidem se juntar, e após o nascimento da bebê Danielle, se casaram.

Atualmente são dos casais mais estáveis dos quadrinhos e com uma história de amor de fazer inveja. Jessica e Luke conseguiram deixar as mágoas do passado e juntos encontraram o equilíbrio.