Um dos personagens mais misteriosos da série Demolidor, Stick é alguém fascinante com sua mestria de combate e importância na vida de Matthew Murdock. Conheça agora mais detalhes sobre a história e poderes do enigmático Sitck nos quadrinhos!

Stick sempre foi um enigma

Stick

A origem deste personagem é um verdadeiro mistério, se sabendo apenas que ele nasceu cego em uma época desconhecida. Compensando sua incapacidade visual, Stick desenvolveu os seus outros sentidos a níveis muito superiores aos dos outros seres humanos.

Líder de uma ordem de guerreiros de elite

Stick

Danny Rand pode ter-se declarado como o grande inimigo do Tentáculo, mas já outros tinham esse papel antes dele se tornar o Punho de Ferro. Os Virtuosos (originalmente conhecido como Chaste) é uma classe de guerreiros de artes marciais dedicada a lutar pelo bem e a manter a ordem. Mas acima de tudo, esta organização combate o Tentáculo e o efeito nefasto que buscam espalhar no mundo em nome da entidade demoníaca que idolatram: a Besta.

Este grupo de elite ninja tem sua base de operações no cimo de uma montanha em uma localização desconhecida, sendo obrigatório para os discípulos que provem seu valor ao escalar a montanha. A vida como guerreiro dos Virtuosos é muito dura, sendo necessário desenvolver um espírito espartano e desprovido de emoções destrutivas ou consideradas impuras.

Os membros da organização desenvolvem capacidades mentais místicas e seu caminho está repleto de testes emocionais, físicos e mentais para mostrarem sua dedicação.

Stick é o líder do clã de ninjas, sendo ele mesmo um brilhante mestre de artes marciais e o grande sensei da ordem. Na série Demolidor, assistimos a Stick contar a história de origem da organização (embora não tenha ainda aparecido nos quadrinhos). Há muito tempo, o Tentáculo destruiu uma aldeia, matando todos os habitantes com a excepção de uma criança. Vendo a mãe morrer às mãos dos assassinos, a criança matou os invasores como vingança. O garoto cresceu e reuniu os melhores guerreiros que conhecia para criar a nova organização e assim nasceu “a única proteção deste mundo contra o Tentáculo”.

Sensei de Matthew Murdock, o Demolidor

Stick e Matthew

Nos quadrinhos, Stick encontrou o jovem Matt depois do acidente com o caminhão e o material radioativo que mudaria a sua vida. Foi o líder dos Virtuosos que ensinou Murdock a controlar os seus sentidos, a ser um guerreiro de artes marciais e a dominar o seu famoso sentido radar.

Embora diferente da habilidade de Stick, Matthew desenvolveu o seu sentido radar que permite a ele reconhecer o mundo à sua volta através de ondas eletromagnéticas (algo como um sonar biológico).

Stick foi um professor duro com o seu aprendiz, frequentemente rebaixando e diminuindo Matthew para que ele aprendesse a usar a sua raiva interior. O sensei do futuro Demolidor levou sempre seu aluno até o limite, compartilhando com ele sua visão impiedosa da vida e forçando Matthew a dar tudo de si.

Quando Matt já era adulto e se tinha tornado no super-herói Demolidor, uma bomba causou a perda do seu sentido radar. Foi novamente com orientação de Stick que Murdock voltou a desenvolver sua capacidade perdida.

Elektra foi sua aprendiz

Stick e Elektra

Na série Demolidor vemos como Elektra desenvolveu suas capacidades mortíferas com Stick desde criança mas, nos quadrinhos foi um pouco diferente. Originalmente, Elektra Natchios apenas conheceu Stick depois de terminar seu relacionamento com Matthew Murdock. Embora ainda amasse Matt, a jovem precisava de se afastar de tudo e todos quando o seu pai foi assassinado por terroristas.

Elektra rumou ao Japão para estudar artes marciais junto de um sensei que tinha sido expulso dos Virtuosos. Sua eficácia e rapidez de aprendizagem eram notáveis, mas Elektra estava com seu coração cheio de ódio e buscando vingança pela morte do pai. Seu primeiro sensei sabia que só uma pessoa poderia ser capaz de ajudar a jovem a se libertar das suas emoções negativas: Stick.

Seguindo os conselhos do mestre, Elektra buscou paz de espírito junto de Stick. O grande sensei aceitou a guerreira no clã, treinando-a durante um ano com Elektra aprofundando suas habilidades e desenvolvendo os poderes místicos da ordem. Mas ela continuava com o mesmo problema que a tinha levado até a ordem, estando ainda consumida com emoções destrutivas.

Este fato levou à sua expulsão dos Virtuosos e Elektra traiu tudo o que lhe tinha sido ensinado quando se juntou ao Tentáculo.

Poderes e habilidades de Stick

Stick

O sensei possui um sentido de radar semelhante ao de Demolidor, até superando o do super-herói. Embora cego, Stick consegue obter a percepção da localização de tudo e todos à sua volta, afirmando que esta sua capacidade foi desenvolvida através de treinamento.

Com a excepção da visão, Stick possui os outros sentidos muito mais apurados que uma pessoa normal. O grande mestre de artes marciais tem a capacidade de canalizar e manipular o Chi (sua energia vital), sendo capaz de comunicar através de telepatia ou drenar mentalmente a energia de outra pessoa.

Stick não possui força sobre-humana mas é um grão-mestre em várias artes marciais asiáticas, sendo um ninja de excelência.